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Educação

Criança com hidrocefalia e malformação na coluna vai à escola pela 1ª vez

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Criança com hidrocefalia e malformação na coluna vai à escola pela 1ª vez  (Foto: )

Criança com hidrocefalia e malformação na coluna vai à escola pela 1ª vez (Foto: )

Shelly Wall ouviu dos médicos, durante a gestação, que seu filho teria poucas chances de sobrevivência – ela poderia começar a organizar o funeral do menino. Os especialistas haviam diagnosticado que o bebê teria espinha bífida – uma malformação dos ossos da coluna vertebral. No dia 6 de março de 2012, Noah nasceu e passou por uma cirurgia, após descobrirem que ele tinha hidrocefalia (acúmulo de líquido no crânio). Quatro anos depois, o menino está animado para ir à escola pela primeira vez.

Noah posa com sua cadeira de rodas nova. (Foto: Reprodução/Instagram)

Noah posa com sua cadeira de rodas nova. (Foto: Reprodução/Instagram)

A mãe de Noah conta que ele estudará na Allonby Primary School, uma escola pequena no Reino Unido. No começo, o menino frequentará o colégio uma vez por semana, para conseguir conciliar os horários com seus tratamentos – ele faz fisioterapia e hidroterapia e precisa seguir uma rotina rígida de exames e consultas médicas.

De acordo com o site inglês News & Star, Shelly fez questão que Noah estudasse em uma escola comum, não em uma especial, para que ele não perca a oportunidade de viver as mesmas experiências que as outras crianças. A mãe relata também que o menino está animado para iniciar as aulas: já comprou lápis, livros, lancheira e mochila novos.

Os desafios de Noah com sua saúde continuam: ele tem um cisto no cérebro e precisa ter monitoramento constante de especialistas por causa da espinha bífida. Nas próximas semanas, ele precisará passar por outra cirurgia no quadril, que exigirá imobilização e mudança na cadeira de rodas, nas roupas e nos assentos do carro.

Shelly reforça que nunca esperaria ver seu filho indo à escola e escolhendo uniformes. E conta que, se Noah se sentir bem para ir mais vezes por semana ao colégio, ela permitirá. “Ele tem seu kit de educação física e diz que quer conseguir jogar futebol um dia”, disse a mãe ao News & Star.

(Do G1)

Educação

MEC apresenta resultados do Enem 2024 com avanços em proficiência, mas queda no número de redações com nota 1.000

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O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram nesta segunda-feira (13) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

Com mais de 4,3 milhões de inscrições confirmadas, as provas foram realizadas nos dias 3 e 10 de novembro de 2024. A taxa de abstenção foi de 26,5%, representando uma redução em relação ao ano anterior, que registrou 28,1%.

Durante a coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o aumento significativo de inscritos provenientes da rede pública, atribuindo o avanço ao programa Pé-de-Meia, que oferta um incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes matriculados no ensino médio público beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

“Saímos de 58% dos alunos inscritos para 94%, e isso é resultado da política do Pé-de-Meia, que paga uma parcela extra para quem participa do exame. Além disso, houve um esforço conjunto das redes estaduais de educação”, afirmou Santana.

A partir dos avanços observados, o governo federal planeja lançar uma premiação por categorias — estados, municípios, redes de ensino e escolas — para reconhecer os esforços na melhoria da educação básica no país. Essa premiação também levará em consideração os resultados obtidos no Enem 2024.

“Essa é uma forma de reconhecer e dar ainda mais transparência aos resultados e reconhecer os esforços das redes de educação em todo o Brasil”, disse Camilo Santana. 

Outros avanços foram pontuados também foram pontuados pelo MEC, a exemplo da média geral de proficiência no exame subiu para 546 pontos, em comparação aos 543 pontos registrados na edição de 2023.

Resultados por áreas de conhecimento

Nos resultados por áreas de conhecimento, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação foram os destaques, com crescimento significativo na proficiência média. A área de Linguagens passou de 516 pontos em 2023 para 528 pontos em 2024, enquanto a Redação aumentou de 645 pontos para 660 pontos.

Já nas demais áreas de conhecimento houve uma redução na média da proficiência. Em Matemática e suas Tecnologias, a média caiu de 535 pontos para 529 pontos.

A área de Ciências Humanas e suas Tecnologias também registrou queda, com a média de proficiência passando de 522 pontos para 517 pontos. Já em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a média diminuiu de 497 pontos para 495 pontos.

Para entender os fatores que contribuíram para as variações entre as áreas de conhecimento — com destaque para o aumento significativo em Linguagens e Redação — e o crescimento da média geral do Enem, impulsionado pela ampliação do número de candidatos inscritos, o Inep está iniciando estudos sobre o uso dos resultados do exame como ferramenta de avaliação da conclusão da Educação Básica no país.

“No contexto desses estudos, os dados estão sendo analisados de forma a possibilitar a avaliação do desempenho das redes de educação e a realização de projeções que, com o uso do Saeb e do Enem, permitam entender o desenvolvimento dos estudantes que concluem a educação básica. Temos até maio para apresentar uma proposta ao ministro”, explicou Manuel Palácios, presidente do Inep.

Os dados da edição de 2024 revelaram que mais de 33% dos participantes (1.080.096) do Enem estariam acima do ponto de corte de 20% dos cursos do Sisu em 2023. Isso significa que, com 569,62 pontos (nota de corte), o estudante teria acesso a 842 cursos.

Cai número de redações com pontuação máxima 

Mesmo com o aumento na média de proficiência no Enem 2024, houve uma queda no número de redações que alcançaram a nota máxima de mil. De acordo com o Inep, apenas 12 redações obtiveram a pontuação máxima.

Desse total, um único aluno, da rede pública de Minas Gerais, conquistou a nota mil. Os outros 11 participantes são de escolas particulares localizadas em Alagoas (1), Ceará (1), Distrito Federal (1), Goiás (1), Maranhão (1), Minas Gerais (1), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Norte (1) e São Paulo (2).

A redação foi realizada no primeiro dia de aplicação do Enem, em 3 de novembro, com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, bastante elogiado pelos candidatos e professores.

As notas do Enem 2024 foram disponibilizadas desde as 8h desta sexta-feira. Apesar dos relatos de dificuldade no acesso à Página do Participante, o Inep informou que as equipes técnicas já normalizaram a situação.

De acordo com Manuel Palácios, “não houve qualquer tipo de retirada de informação do ar. Apenas uma pequena instabilidade por volta das 9h, mas que já foi recuperada”. Para os “treineiros”, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2024, o boletim individual será publicado em março de 2025. 

Fonte: JC

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Educação

Enem 2024 teve apenas 12 redações nota mil, menor número da história

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Apenas 12 estudantes conseguiram nota mil na redação do Enem 2024. É o menor número de participantes com pontuação máxima já registrado no exame, no ano passado, por exemplo, 60 pessoas tiveram nota mil. O tema da redação do Enem 2024 foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Apenas um aluno de escola pública, de Minas Gerais, conseguiu atingir a nota máxima na redação, todos os demais estudaram na rede particular.

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o Inep, órgão responsável pela prova, irá analisar os resultados. “Vamos procurar entender o que significa esse resultado e pensar em ações e políticas a partir dessa análise”, disse em entrevista coletiva na manhã desta segunda (13).

O texto da redação é corrigido a partir de cinco competências, com valor de 200 pontos cada uma: o domínio do português, compreensão do tema e aplicação de conceitos, articulação de informações, coesão e proposta de intervenção.

O Enem deste ano teve mais de 4,32 milhões de inscritos em todo o país, um aumento de 9,95% em relação a 2023. A proficiência média dos candidatos também teve aumento em relação ao ano passado, passando de 543 para 546 pontos.

“Quando há a ampliação de participantes, a tendência é de que a média diminua, por isso, esse aumento ainda que pequeno é muito positivo”, disse o ministro.

A média dos participantes, no entanto, teve queda nas provas de matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

As notas dos candidatos foram divulgadas na manhã desta segunda-feira. Com o resultado, os participantes podem concorrer às vagas das principais universidades do país.

As notas estão disponíveis na página do participante e são acessadas com login e senha.

Com o resultado em mãos, os participantes podem disputar vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), obter bolsas de estudo pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) ou financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) em cursos de faculdade particulares.

As inscrições para o Sisu 2025 começam já na sexta-feira (17) e seguem até 21 de janeiro. Nesse período, com a nota do Enem o candidato pode selecionar duas opções de curso para concorrer.

Por Notícias ao Minutos

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Educação

IFPE oferta 85 vagas em cursos gratuitos de Língua Francesa; saiba como se inscrever

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O IFPE lançou, nesta segunda-feira (13), uma chamada para preenchimento de vagas em cursos livres de Língua Francesa oferecidos gratuitamente pelo Departamento de Relações Internacionais (DRIN), no âmbito do Programa Francês para Mobilidade Estudantil (Franmobe), promovido pela Embaixada da França no Brasil.

Ofertados na modalidade semipresencial no nível básico (A1 e A2), os cursos terão duração de 15 semanas. As aulas serão ministradas por uma assistente de francês, intercambista oriunda de país francófono, selecionada pela Embaixada da França em atividade no IFPE.

Ao todo, estão sendo oferecidas 85 vagas, distribuídas em quatro cursos:

FRANCÊS BÁSICO (NÍVEL A1) – Semipresencial

30 vagas  (15 para a comunidade interna e 15 para a comunidade externa)

Carga horária: 45 horas (30 horas síncronas e 15 horas assíncronas / 3 horas semanais = 2 horas presenciais e 1 hora assíncrona).

Horário: Quintas-feiras, das 14h às 16h, presencial, na sala F-29 (Bloco F do Campus Recife). Início do curso: 06/02/2025

FRANCÊS BÁSICO (NÍVEL A1) – Remoto

30 vagas  (15 para a comunidade interna e 15 para a comunidade externa)

Carga horária: 45 horas (30 horas síncronas e 15 horas assíncronas / 3 horas semanais = 2 horas síncronas e 1 hora assíncrona)

Horário: segundas e quintas-feiras, das 12h às 13h (encontros síncronos via Google Meet)

Início do curso: 03/02/2025

FRANCÊS BÁSICO FRANMOBE 2

Modalidade: Semipresencial

15 vagas (comunidade interna e externa)

Carga horária: 45 horas (30 horas síncronas e 15 horas assíncronas / 3 horas semanais = 2 horas síncronas e 1 hora assíncrona).

Horário: Quartas-feiras, das 14h às 16h, presencial, na sala F-29 (Bloco F do Campus Recife).

Início do curso: 05/02/2025

FRANCÊS CONVERSAÇÃO (NÍVEL A2)

Modalidade: Remota

10 vagas  (15 para a comunidade interna e 15 para a comunidade externa

Carga horária: 22,5 horas (1,5 horas síncronas semanais)

Horário: Segundas-feiras, das 19h30 às 21h (encontros síncronos via Google Meet)

Início do curso: 03/02/2025

As oportunidades são voltadas tanto para o público interno, como externo do IFPE. Para participar, é preciso se inscrever nesta quarta-feira (15), das 8h às 17h59, através do preenchimento do formulário eletrônico. No ato, também é necessário anexar documentação exigida no edital.

A seleção será por meio de Sorteio Eletrônico. A divulgação do resultado está prevista para 21 de janeiro. Dependendo do curso, as aulas iniciam dia 03 de fevereiro e seguem até 29 de maio.

Os casos omissos serão analisados pelo Centro de Libras e Línguas Estrangeiras da Reitoria. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail celle@reitoria.ifpe.edu.br.

Por Diário de Pernambuco

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