Conecte-se Conosco

Saúde

Dieta do ovo: O que é, seis benefícios e quem está proibido de a fazer

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Veja os benefícios desta dieta!

base da dieta do ovo consiste em substituir outras proteínas animais pelos ovos, ou ainda incluir este ingrediente antes das suas três principais refeições. A dieta é rica em proteínas, minerais, vitaminas B12 e B6, e compostos essências como ferro, fósforo e zinco.

A chave é que a dieta do ovo devido ao seu elevado teor proteico e baixo índice calórico, ajuda a reduzir o apetite e consequentemente a ingestão de alimentos menos saudáveis. 

De acordo com a página Mindvalley, para fazer a dieta do ovo, necessita apenas de consumir o alimento (na forma cozida), antes das três principais refeições ou substituindo outras proteínas. 

Não são permitidos snacks, somente o café da manhã, almoço e jantar, que incluam ovos cozidos.  Adicionalmente, é recomendada a ingestão de vegetais e legumes. 

Principais benefícios da dieta do ovo, segundo a Mindvalley:

Emagrecimento rápido

Existem relatos de pessoas que emagreceram até 14 quilos numa semana. Mas, cuidado, ao mesmo tempo que isso possa parecer um benefício, também pode ser uma rasteira para a saúde. O ovo contém muita proteína, vitaminas e minerais concentrados em poucas calorias, o que favorece a perda de peso ao substituir outros alimentos. 

No entanto, ao emagrecer rápido demais, perdemos mais massa magra que gordura. A gordura demora mais tempo para ser ‘queimada’. O corpo perderá massa muscular e aquilo que realmente se quer livrar, permanecerá armazenado nos tão detestados ‘pneus’. 

Como tal, a Mindvalley recomenda uma alimentação baseada na nutrição comportamental, livre de dietas restritivas. Mudar a relação com a comida é a chave para um emagrecimento saudável e duradouro. E pode ter certeza, que o ovo também faz parte desse regime alimentar equilibrado. 

A dieta é baseada num alimento funcional

Um alimento funcional fornece, além dos nutrientes básicos, substâncias em quantidades suficientes para oferecer benefícios à saúde. As vitaminas presentes no ovo, como a B12 e a vitamina A, são ótimas para a memória, visão e sistema imunológico.

Já os minerais, magnésio e cálcio, ajudam a melhorar consideravelmente o humor e a evitar doenças relacionadas com os ossos, como a osteoporose.

O ovo é um alimento barato

O ovo é uma das proteínas mais acessíveis. A produção é rápida, o que garante uma queda nos preços em relação à outras proteínas. 

Ao contrário da crença popular, o ovo não provoca colesterol

Durante anos, a comunidade médica acreditava que o ovo era o grande vilão causador do aumento do colesterol, substância primordial para o funcionamento do corpo, mas que em excesso pode causar enfartes e derrames cerebrais (AVCs). 

A gema de ovo tem cerca de 424 mg de colesterol por cada 100 gramas. Mas calma, aproximadamente 80% do colesterol é fabricado pelo próprio corpo e só 20% provém da alimentação. Apesar do ovo ser a ‘casa’ do colesterol, o que realmente aumenta os seus níveis no sangue são as gorduras saturadas. 

O ovo é versátil

O ovo pode ser preparado de diferentes formas, cozido, omelete, mexido ou frito. Além de substituir outras proteínas de forma completa, também pode ser usado em saladas e sobremesas. 

Os ovos não apenas fazem uma boa escolha de proteínas para consumir ao café da manhã, mas também podem ser ingeridos ao almoço, jantar ou até ao lanche. 

O ovo é ‘amigo’ dos vegetarianos

Quem opta pelo ovo como fonte de proteína, ao invés da carne e do leite, está ajudando o meio ambiente a minimizar os impactos da pecuária. 

Inclusive, o ovo é melhor que o leite em vários pontos, não apenas no âmbito nutricional. Outra vantagem é que poucas pessoas são intolerantes ou alérgicas ao ovo, já em relação à lactose, a história é diferente.  

A quem se destina esta dieta?

Principalmente às pessoas que querem evitar o consumo de carnes e também àquelas que desejam emagrecer rapidamente. Como o ovo fornece muitos nutrientes mesmo numa porção pequena, promove a sensação de saciedade. O alimento oferece mais ou menos 77 kcal, quando cozido. 

O Departamento de Ciências Nutricionais, da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, aponta um emagrecimento 65% mais elevado em pessoas que comem dois ovos ao café da manhã, relativamente a quem opta por comer pão.

Contraindicações da dieta do ovo

As contraindicações em comer ovos são poucas conforme destaca a publicação Mindvalley, já que o ovo é um superalimento cheio de macro e micronutrientes. Todavia, existe sim um grupo de pessoas que deve evitá-lo.

Doentes renais devem fazer uma dieta com restrição de proteínas para impedir o agravamento da patologia. Isto por que os rins não conseguem metabolizar cargas protéicas em excesso. 

Outro ponto é que, apesar do ovo não ser o ‘fantasma’ do colesterol, se apresenta níveis altos desse índice, é preferível que consulte um nutricionista para orientações específicas quanto ao consumo. Finalmente, pessoas alérgicas ao ovo não poderão aderir a esta dieta. 

Cuidados com a dieta e os principais erros cometidos

O ovo é sim um alimento repleto de benefícios. No entanto, o consumo em excesso da sua proteína, a albumina, provoca reações alérgicas e hipersensibilidade alimentares. Este trata-se de um dos erros mais comuns relativamente aos que aderem à dieta do ovo, comê-lo demais.

Outro ponto a ter em conta é que o ovo sozinho não faz milagres. Por ser um alimento completo em termos nutricionais, as pessoas esquecem-se que têm ainda assim de fazer refeições equilibradas. Acreditam que somente o ovo será suficiente e acabam por apresentar um déficit nutricional de outros componente que este não possui.  (POR NOTÍCIAS AO MINUTO)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Saúde

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

A Anvisa ressaltou que farmácias e drogarias, assim como laboratórios, distribuidores e importadores não podem cobrar acima do preço permitido pela CMED.

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um novo painel para consulta de preços de medicamentos comercializados no Brasil. A proposta é facilitar à população a consulta de preços máximos autorizados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

Em nota, a Anvisa ressaltou que farmácias e drogarias, assim como laboratórios, distribuidores e importadores não podem cobrar acima do preço permitido pela CMED.

Até então, a lista de preços máximos permitidos para a venda de medicamentos era disponibilizada no portal da Anvisa e atualizada mensalmente. Com o novo painel, além da lista, os consumidores poderão fazer consultas mais específicas, conforme o produto desejado, utilizando o nome do medicamento, o princípio ativo ou o número de registro.

Caso o consumidor perceba que o preço de um medicamento em um estabelecimento está superior ao permitido, a orientação da agência é encaminhar uma denúncia à própria CMED, “contribuindo, assim, para o monitoramento do mercado e inibindo práticas de sobrepreço pelos estabelecimentos.”

“Destaca-se que, considerando a obrigatoriedade de cumprimento dos preços-teto definidos pela CMED e registrados no Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos, o painel tem como objetivo auxiliar a consulta de preços de medicamentos, mas não substitui as listas oficiais de preços de medicamentos publicadas mensalmente.”

O Preço Máximo ao Consumidor (PMC) é o chamado preço-teto autorizado para o comércio varejista de medicamentos, ou seja, farmácias e drogarias.

Já o Preço Máximo de Venda ao Governo (PMVG) é o preço-teto para vendas de medicamentos que constam em rol ou para atender decisão judicial. Ele corresponde ao resultado da aplicação de um desconto mínimo obrigatório em relação ao Preço Fábrica (PF), que é o teto de preço pelo qual um laboratório ou distribuidor pode comercializar um medicamento no mercado brasileiro.

Por Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Saúde

Ginecomastia masculina: o que é e como tratar

Publicado

em

Em qualquer idade, a ginecomastia pode ser um golpe na autoestima dos homens. Afinal, a característica definidora dessa alteração é o crescimento da mama, que pode se tornar volumoso de forma desproporcional e adquirir uma silhueta que lembra a dos seios femininos.

Embora desconfortável, a ginecomastia nem sempre é resultado de um problema de saúde.

Isso porque ela ocorre como consequência de alterações hormonais que, em algumas fases da vida, são naturais e esperadas – logo após o nascimento, na adolescência ou quando a pessoa se torna idosa, geralmente após os 70 anos.

Muitas vezes, o incômodo estético é transitório e não exige tratamento específico. Ainda assim, é bom conhecer quando a ginecomastia pode, sim, ser resultado de alterações de saúde que demandam atenção médica.

O que causa a ginecomastia

O crescimento do tecido mamário em homens é resultado de um desequilíbrio hormonal, seja pela redução nos níveis de testosterona ou por um aumento do estrogênio.

Essa mudança pode acontecer naturalmente em função da idade – em adolescentes de 13 a 14 anos, por exemplo, estima-se que 60% chegam a apresentar algum grau de ginecomastia transitória – mas também pode ser induzida por problemas de saúde.

Possíveis causas de ginecomastia que não são influenciadas pela faixa etária e exigem um cuidado médico especial incluem:

  • Hipertireoidismo
  • Uso de anabolizantes
  • Uso de alguns medicamentos, como diuréticos, anti-hipertensivos e fármacos empregados no tratamento do câncer de próstata
  • Infecções nos testículos ou hipogonadismo
  • Insuficiência renal
  • Obesidade

Qual o tratamento para a ginecomastia

A forma de lidar com a ginecomastia depende da causa de fundo e do grau de crescimento das mamas. Muitas vezes, pode não ser necessário um tratamento específico para o problema, seja por ele ter uma duração limitada ou porque tratar a doença subjacente já ajuda a resolvê-lo de forma satisfatória.

Quando é necessário abordar a ginecomastia em si, terapias de reposição hormonal e até cirurgia para remover o tecido excedente são alternativas. Em alguns casos, também pode ser utilizado um medicamento que bloqueia os receptores de estrogênio.

Em qualquer cenário, mesmo se a ginecomastia for causada por uma alteração normal da idade, deve-se sempre consultar um médico para confirmar se o problema exige tratamento, além de receber orientações para conviver com o desconforto estético até ele ser sanado.

Fonte: Veja Saúde

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Saúde

Piso da Enfermagem: gestores insistem em não transferir valores complementares em alguns estados

Publicado

em

“Muitos enfermeiros, técnicos, auxiliares, não estão recebendo os salários e isso está gerando um cenário de injustiça e de insatisfação”. O desabafo é da presidente do Sindicato dos Enfermeiros da Bahia, (SEEB), Alessandra Gadelha. Ela reclama dos inúmeros problemas no estado, principalmente no que diz respeito ao repasse do Ministério da Saúde através do Fundo Nacional de Saúde.

“O repasse, quando chega na conta do governo do estado da Bahia, ainda existe uma demora de repassar esses valores para as empresas. Segundo problema, essas empresas quando recebem esses valores, elas estão realizando descontos, sobretudo nos descontos que são de responsabilidade patronal, como por exemplo, o FGTS, uma previsão de férias. É algo que a gente julga como irregular”, desabafa.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Davi Apóstolo concorda:

“O dinheiro está chegando nas prefeituras e algumas prefeituras não estão repassando para os trabalhadores. Estão retendo esses valores. A mesma coisa está acontecendo com algumas instituições filantrópicas que estão recebendo também esses valores por parte do estado ou de algumas prefeituras — e são poucas que estão repassando”, destaca.

Ele ainda acrescenta uma outra situação: “O Conselho Regional de Enfermagem ingressou com dez ações contra as prefeituras que estão praticando nos editais os valores muito abaixo daqueles estabelecidos na lei ou conforme aquele estabelecido pelo STF. Então, a gente está fazendo uma frente muito ampla com relação a isso também”, informa.

Em Pernambuco, por exemplo, o presidente do Sindicato Profissional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Herbert, reclama da falta de atenção e comprometimento dos órgãos que fazem o repasse dos salários.

“Aqui em Pernambuco nós temos pontos que prejudicam muito o recebimento por parte dos nossos servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada não lucrativa”, aponta.

Repasses

Recentemente, o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) entrou na justiça com um pedido de suspensão parcial do concurso público da Prefeitura de Rio dos Bois para cobrar a retificação do edital para que os salários da enfermagem sejam adequados ao piso nacional da categoria. O conselho também solicita que a Justiça estabeleça multa diária, caso a determinação não seja acatada.

Mas na outra ponta, alguns trabalhadores já conseguiram regularizar a situação. Nesta quarta-feira (24), por exemplo, o governo do Tocantins efetua o pagamento do piso da enfermagem aos profissionais do quadro da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).

O governador Wanderlei Barbosa fez o anúncio por meio de suas redes sociais. “Nós iremos depositar mais uma etapa, mais uma parcela do piso da enfermagem. Os nossos servidores podem fazer o seu planejamento para pagar os seus compromissos dentro do mês”, ressalta. (Fonte: Brasil 61)

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!