Conecte-se Conosco

Destaque

Doenças de verão: conheça as mais comuns e saiba como se prevenir

Publicado

em

doencas_ver

A estação mais quente e úmida do ano é ideal para a ocorrência de desagradáveis enfermidades como dengue e conjuntivite.

Dados do Ministério da Saúde divulgados recentemente revelam que os casos de chikungunya tiveram um crescimento de 850% em 2016. Foram mais de 251 mil ocorrências da doença, que resultaram em 138 óbitos. Em 2015, foram 26 mil ocorrências e somente seis óbitos. No ano de 2017, o crescimento deverá ser ainda maior, segundo projeções internas.

Faltando pouco menos de vinte dias para o início do verão, a estação mais quente e úmida do ano, são necessários maiores cuidados com a saúde, uma vez que as temperaturas elevadas proporcionam condições ideais para a ocorrência destas desagradáveis doenças virais como dengue, chikungunya, zika e até mesmo conjuntivite. Além destas, é preciso se atentar também a problemas como desidratação, insolação, micoses e intoxicação alimentar.

José Ribamar Branco, infectologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que a alta incidência solar, falta de higiene e de saneamento são os principais responsáveis pelo crescimento de casos das chamadas doenças de verão. “O calor e a umidade facilitam a proliferação dos vírus e bactérias responsáveis por essas enfermidades. Com isso em vista, tanto a higiene pessoal quanto alimentar merecem atenção redobrada nesta época do ano.”

Saiba um pouco mais de algumas destas doenças e seus possíveis tratamentos:

Insolação: Ocorre mediante exposição prolongada a ambientes quentes e secos, envolvendo geralmente contato direto com a luz solar. O distúrbio provoca um mal-estar generalizado, febre alta, pele avermelhada e seca, pulsação acelerada, falta de ar, enjoos, tonturas e possíveis desmaios. Para evitar esses males, tome cerca de três litros de água por dia e aplique protetor solar antes de se expor ao sol, repassando, se possível, a cada duas horas, sempre com a pele seca.

Desidratação: É quando o corpo perde, de forma excessiva, líquidos e sais minerais (mais de 2,5 litros de água por dia) por meio da saliva, suor, urina e fezes. Isso pode acontecer por meio de transpiração excessiva, diarreia ou vômitos. Quando desidratada, a pessoa sente uma sede intensa, fica com os olhos, mucosas e boca secas, passa longos períodos sem urinar e aumenta a irritabilidade. “Para evitar o problema, é importante consumir líquidos frescos, alimentos leves, vestir-se com roupas leves e ficar, preferencialmente, em ambientes com sombra e arejados”, explica o infectologista.

Micoses: São infecções dermatológicas causadas pela proliferação de fungos em algumas partes do corpo. “As partes afetadas são geralmente as mais quentes e úmidas, uma vez que oferecem as condições ideais para a reprodução dos fungos. O verão favorece este processo, pois a temperatura corporal tende a aumentar e expõe-se mais a ambientes molhados”, comenta. As regiões comprometidas pelas micoses apresentam coceira constante, irritação, vermelhidão e ressecamento. Uma forma de evita-las é manter todas as dobras do corpo higienizadas e secas, não compartilhar toalhas e calçados com terceiros, não vestir sapatos fechados em dias muito quentes e não andar descalço em ambientes públicos.

Dengue, chikungunya e zica: O Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão dos três vírus, se reproduz preferencialmente em ambientes quentes e úmidos, característicos do verão. “É preciso estar duas vezes mais atento a febres, manchas e dores no corpo, que podem ser sintomas de dengue, zika e chikungunya”, explica o médico. De forma a ficar longe deste risco, é importante acabar com todo foco de reprodução do mosquito. Além disso, o uso de repelentes contra insetos pode evitar picadas que possam transmitir o vírus.

Intoxicação alimentar: As infecções gastrointestinais podem ter origem bacteriana ou viral e normalmente são originadas por conta da ingestão de comidas mal conservadas ou mal higienizadas. O médico explica que essas intoxicações costumam provocar náuseas, diarreias e vômitos. “Uma dica para se prevenir é consumir vegetais, carnes e peixes crus somente em locais confiáveis.”

Conjuntivite: É a inflamação da conjuntiva – membrana que reveste o globo ocular. A doença pode ter como origem agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. Durante o verão, a mais comum é a bacteriana, uma vez que as bactérias causadoras se propagam na água. “Os sintomas clássicos da conjuntivite são a vermelhidão, inchaço, ardência e a presença de secreção. Em dias muito quentes, tende a piorar. É muito importante não compartilhar com ninguém, enquanto estiver contaminado, objetos de higiene pessoal. Não é recomendável coçar os olhos. Lavar as mãos e o rosto com frequência também é essencial.”

Branco lembra, ainda, que, caso sintomas destas ou de outras enfermidades apareçam e se intensifiquem, é necessário buscar cuidados médicos, sempre evitando a automedicação. As três unidades da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo possuem Pronto Socorro para adultos estruturados e equipados para atender, 24 horas por dia, casos de urgência e emergência nas diversas áreas médicas, como clínica geral, cirurgia geral e ortopedia.

“O atendimento é realizado de acordo com protocolos médicos e assistenciais gerenciados e as unidades seguem o modelo de classificação de risco de urgência e emergência, o que possibilita tratar com agilidade e rapidez os casos em que o tempo é um fator determinante na conduta a ser adotada”, conta o infectologista. Além disso, as unidades mantêm plantão permanente da equipe de Neurologia no PS, o que permite realizar com rapidez os atendimentos de emergências neurológicas, como acidente vascular cerebral (AVC) e traumatismos cranianos.

Destaque

Carnaubeira da Penha: Prefeito Dr. Manoel autoriza empresa a executar Construção e Implantação de Centro Esportivo

Publicado

em

 

O prefeito do município de Carnaubeira da Penha, Manoel José da Silva, conhecido popularmente como Dr. Manoel,  dentre tantas ações estruturadoras e benéficas realizadas em prol dos múnicipes, segue imprimindo uma gestão de forma bastante responsável, transparente e jamais vista, alavancando o progresso e realizando serviços relevantes na cidade. Dessa vez, o gestor autoriza a Construção e Implantação de um Centro Esportivo na sede do município.

Tendo vencido o Processo Licitatório Nº 017/18, Tomada de Preços 001/2018, a empresa EWG Serviços LTDA, legalmente constituída e cadastrada com CNPJ 03.792.129/0001-68, com sede à Rua Francisco de Carvalho Barros,  no Centro do município de Mirandiba, representada pelo Sr. Luiz Wanderley Gomes da Silva, está autorizada pelo prefeito Dr. Manoel, a executar os Serviços de Construção e Implantação de um Centro Esportivo na sede do município, além de fornecimento de todos os materiais, equipamentos, peças, serviços e condições técnicas descritas na licitação, de acordo com o convênio firmado entre o município e o ministério de Esporte.

Pela presente, datada em 20 de maio, segunda-feira, a obra tem um prazo de execução estipulado em 180 dias, que corresponde a 6 meses.

Com isso, o gestor ampliará ainda mais o vultoso número de ações realizadas na sua gestão, além de beneficiar todo o povo carnaubeirense, em especial, os que praticam esportes e atividades físicas.

Classificados

Descrição: São 5,5×20 metros de área construída na melhor localização da Cidade, situado na Av. Primo Lopes, 81 – Centro de São José do Belmonte, antigo prédio usado pela Honda – Aliança Moto.

Excelente oportunidade para você que está precisando de um local para um comércio.

Agende sua visita e veja de perto tudo o que esse prédio tem e pode lhe oferecer. Essa é uma grande oportunidade.

Ligue agora mesmo (85) 9 99804788 e faça um bom negócio.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Destaque

Belmonte: Vereador Evandro Gonçalves parabeniza a Associação Mão Amiga e o Projeto Olhar pelo próximo, pelos mais de 500 atendimentos realizados

Publicado

em

Pelo terceiro ano consecutivo a Associação Mão Amiga em parceria com o Projeto Olhar pelo Próximo e o apoio dos parceiros, trouxe para nossa cidade atendimentos oftalmológicos como avaliação de acuidade visual, refração completa, exame dos movimentos oculares, exame da parte anterior dos olhos, exame de biomicroscopia, medição de pressão intraocular e teste do olhinho em bebês de 0 a 2 anos. Sendo realizados mais de 500 atendimentos.

“Fico muito feliz em ser um voluntário e parceiro da Associação Mão Amiga, de ser um dos idealistas deste projeto que atende pessoas carentes e que não poderiam realizar muitos destes exames sem comprometer suas rendas. O mais importante é mostrar para a população que ninguém é obrigado a se sujeitar a absolutamente nada para ter o direito de ser bem tratado e receber o devido respeito dos que realmente desejam apenas o bem das pessoas. Foi muito importante também oferecer um exame especial para as crianças de 0 a 2 anos.” Disse o vereador.

Quero ainda agradecer ao Pastor Cesar Freitas e aos voluntários da 1ª Igreja Batista, que gentilmente cedeu o espaço para que fossem realizadas as consultas, quero agradecer ao amigo e vice-prefeito Antonio de Alberto pelo apoio e aos amigos da Associação, externo minha gratidão a todos que fizeram essa ação social ser um sucesso! 

Classificados

Descrição: São 5,5×20 metros de área construída na melhor localização da Cidade, situado na Av. Primo Lopes, 81 – Centro de São José do Belmonte, antigo prédio usado pela Honda – Aliança Moto.

Excelente oportunidade para você que está precisando de um local para um comércio.

Agende sua visita e veja de perto tudo o que esse prédio tem e pode lhe oferecer. Essa é uma grande oportunidade.

Ligue agora mesmo (85) 9 99804788 e faça um bom negócio.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Deputados Rogério Leão e Sebastião Oliveira articulam Mutirão dos Superendividados

Publicado

em

O Governo de Pernambuco, através do Procon, atendeu a solicitação dos deputados Rogério Leão (estadual) e Sebastião Oliveira (federal) e vai realizar, entre os dias 27 e 31/05, um mutirão dos superendividados, nos municípios de Serra Talhada e São José do Belmonte, no Sertão.

Sebastião Oliveira explicou que a iniciativa vai contemplar negociações de dívidas com a Celpe, Compesa, bancos e empresas de telefonia. De acordo com o parlamentar, a ação vai possibilitar que os endividados tenham a oportunidade de negociar diretamente com as empresas, sem a necessidade de intermediários.

Será uma grande oportunidade de negociação. O acordo poderá beneficiar o devedor com a retirada de juros e multas, além do parcelamento dos débitos”, afirmou Sebastião.

Em Serra Talhada, o mutirão será realizado nos dias 27, 28 e 29 de maio, no Maria’s Recepções – Concha, Centro, e em São José do Belmonte será realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Rua São José, Centro.

(Por Magno Martins)

Classificados

Descrição: São 5,5×20 metros de área construída na melhor localização da Cidade, situado na Av. Primo Lopes, 81 – Centro de São José do Belmonte, antigo prédio usado pela Honda – Aliança Moto.

Excelente oportunidade para você que está precisando de um local para um comércio.

Agende sua visita e veja de perto tudo o que esse prédio tem e pode lhe oferecer. Essa é uma grande oportunidade.

Ligue agora mesmo (85) 9 99804788 e faça um bom negócio.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo
Propaganda  

Trending