Conecte-se Conosco

Destaque

Doenças de verão: conheça as mais comuns e saiba como se prevenir

Publicado

em

doencas_ver

A estação mais quente e úmida do ano é ideal para a ocorrência de desagradáveis enfermidades como dengue e conjuntivite.

Dados do Ministério da Saúde divulgados recentemente revelam que os casos de chikungunya tiveram um crescimento de 850% em 2016. Foram mais de 251 mil ocorrências da doença, que resultaram em 138 óbitos. Em 2015, foram 26 mil ocorrências e somente seis óbitos. No ano de 2017, o crescimento deverá ser ainda maior, segundo projeções internas.

Faltando pouco menos de vinte dias para o início do verão, a estação mais quente e úmida do ano, são necessários maiores cuidados com a saúde, uma vez que as temperaturas elevadas proporcionam condições ideais para a ocorrência destas desagradáveis doenças virais como dengue, chikungunya, zika e até mesmo conjuntivite. Além destas, é preciso se atentar também a problemas como desidratação, insolação, micoses e intoxicação alimentar.

José Ribamar Branco, infectologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que a alta incidência solar, falta de higiene e de saneamento são os principais responsáveis pelo crescimento de casos das chamadas doenças de verão. “O calor e a umidade facilitam a proliferação dos vírus e bactérias responsáveis por essas enfermidades. Com isso em vista, tanto a higiene pessoal quanto alimentar merecem atenção redobrada nesta época do ano.”

Saiba um pouco mais de algumas destas doenças e seus possíveis tratamentos:

Insolação: Ocorre mediante exposição prolongada a ambientes quentes e secos, envolvendo geralmente contato direto com a luz solar. O distúrbio provoca um mal-estar generalizado, febre alta, pele avermelhada e seca, pulsação acelerada, falta de ar, enjoos, tonturas e possíveis desmaios. Para evitar esses males, tome cerca de três litros de água por dia e aplique protetor solar antes de se expor ao sol, repassando, se possível, a cada duas horas, sempre com a pele seca.

Desidratação: É quando o corpo perde, de forma excessiva, líquidos e sais minerais (mais de 2,5 litros de água por dia) por meio da saliva, suor, urina e fezes. Isso pode acontecer por meio de transpiração excessiva, diarreia ou vômitos. Quando desidratada, a pessoa sente uma sede intensa, fica com os olhos, mucosas e boca secas, passa longos períodos sem urinar e aumenta a irritabilidade. “Para evitar o problema, é importante consumir líquidos frescos, alimentos leves, vestir-se com roupas leves e ficar, preferencialmente, em ambientes com sombra e arejados”, explica o infectologista.

Micoses: São infecções dermatológicas causadas pela proliferação de fungos em algumas partes do corpo. “As partes afetadas são geralmente as mais quentes e úmidas, uma vez que oferecem as condições ideais para a reprodução dos fungos. O verão favorece este processo, pois a temperatura corporal tende a aumentar e expõe-se mais a ambientes molhados”, comenta. As regiões comprometidas pelas micoses apresentam coceira constante, irritação, vermelhidão e ressecamento. Uma forma de evita-las é manter todas as dobras do corpo higienizadas e secas, não compartilhar toalhas e calçados com terceiros, não vestir sapatos fechados em dias muito quentes e não andar descalço em ambientes públicos.

Dengue, chikungunya e zica: O Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão dos três vírus, se reproduz preferencialmente em ambientes quentes e úmidos, característicos do verão. “É preciso estar duas vezes mais atento a febres, manchas e dores no corpo, que podem ser sintomas de dengue, zika e chikungunya”, explica o médico. De forma a ficar longe deste risco, é importante acabar com todo foco de reprodução do mosquito. Além disso, o uso de repelentes contra insetos pode evitar picadas que possam transmitir o vírus.

Intoxicação alimentar: As infecções gastrointestinais podem ter origem bacteriana ou viral e normalmente são originadas por conta da ingestão de comidas mal conservadas ou mal higienizadas. O médico explica que essas intoxicações costumam provocar náuseas, diarreias e vômitos. “Uma dica para se prevenir é consumir vegetais, carnes e peixes crus somente em locais confiáveis.”

Conjuntivite: É a inflamação da conjuntiva – membrana que reveste o globo ocular. A doença pode ter como origem agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. Durante o verão, a mais comum é a bacteriana, uma vez que as bactérias causadoras se propagam na água. “Os sintomas clássicos da conjuntivite são a vermelhidão, inchaço, ardência e a presença de secreção. Em dias muito quentes, tende a piorar. É muito importante não compartilhar com ninguém, enquanto estiver contaminado, objetos de higiene pessoal. Não é recomendável coçar os olhos. Lavar as mãos e o rosto com frequência também é essencial.”

Branco lembra, ainda, que, caso sintomas destas ou de outras enfermidades apareçam e se intensifiquem, é necessário buscar cuidados médicos, sempre evitando a automedicação. As três unidades da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo possuem Pronto Socorro para adultos estruturados e equipados para atender, 24 horas por dia, casos de urgência e emergência nas diversas áreas médicas, como clínica geral, cirurgia geral e ortopedia.

“O atendimento é realizado de acordo com protocolos médicos e assistenciais gerenciados e as unidades seguem o modelo de classificação de risco de urgência e emergência, o que possibilita tratar com agilidade e rapidez os casos em que o tempo é um fator determinante na conduta a ser adotada”, conta o infectologista. Além disso, as unidades mantêm plantão permanente da equipe de Neurologia no PS, o que permite realizar com rapidez os atendimentos de emergências neurológicas, como acidente vascular cerebral (AVC) e traumatismos cranianos.

Destaque

Veja as ocorrências policiais ocorridas na área do 14º BPM, nesse sábado, 23 de março de 2019

Publicado

em

Acompanhe as ocorrências policiais ocorridas na área do 14º Batalhão de Policia Militar (sede Serra Talhada) durante as 24 horas desse sábado, 23 de março de 2019.
(MANDADO DE PRISÃO) (RECOLHIMENTO)

Município       : Serra Talhada– PE;

Data/hora        : 230950MAR2019;

Local               : Via Pública;

Imputado        : Luciano Barbosa dos Santos, 46 anos, agricultor, casado;

Endereço        : Rua10, 51, Sem Teto, Serra Talhada-PE;

  1. N°            : 630/2019 (M- 10390293)      

Resumo           : Policiais Militares da ROCAM, NIS e 21º DESEC deram cumprimento ao mandado de prisão nº 0001578.09.2018.8.17.1370.01.0001-05, expedido pelo juiz Exmo. Juiz da Vara Criminal da Comarca de Serra Talhada-PE, em desfavor do imputado, que foi recolhido à Cadeia Pública local. 

(AGRESSÃO) (TCO)

Município       : Serra Talhada– PE;

Data/hora        : 231000MAR2019;

Local               : Pátio da Feira Livre;

Imputado        : Cícero Thiago da Silva, 22 anos;

Vítima             : Marcos Antonio da Silva, 44 anos;

  1. N°: 631/2019 (M-10390457);      

Resumo           : Quando em rondas Policiais Militares da Guarnição Tática do Centro foram solicitados pela vítima informando-lhes que teria sido agredido pelo imputado, com socos e pontapés, enquanto tentava intervir em uma briga do imputado com uma terceira pessoa que estaria também sendo agredida por ele.  Diante da queixa da vítima, os policiais realizaram a abordagem e busca pessoal no imputado, em seguida os envolvidos foram encaminhados a DPC, onde foi confeccionado um TCO em desfavor do imputado.

(APRESENTAÇÃO DE SUSPEITO)

Município       : Serra Talhada– PE;

Data/hora        : 231610MAR2019;

Local               : Via Publica – Av Dr. Ademar Xavier;

Imputado        : José Alberto de Lima Silva, 35 anos;

  1. N°: 632/2019 (M-10390547);      

Resumo           : Após levantamento da equipe malhas da Lei, Policiais Militares do 14º BPM, juntamente com equipe do BEPI, conseguiram deter o imputado e encaminhar a DPC de Serra Talhada por ser considerado suspeito de ter praticado o assalto a Farmácia JS Medicamentos no dia anterior (22/03). Diante dos fatos, o possível imputado foi apresentado a autoridade policial para averiguação.

(ARROMBAMENTO / FURTO / AMEAÇA) TCO

Município       : Serra Talhada– PE;

Data/hora        : 231700MAR2019;

Local               : Quadra 43 Lote 14 – Vila Bela;

Imputado        : Cícero Custódio de Lima;

Vítima             : Natália Mirely de Lima;

  1. N°: 633/2019 (M-10391369)       

Resumo           : Policiais Militares do Moto patrulhamento Vila Bela foram acionados pela central de rádio do 14º BPM para atender a solicitação da vítima no endereço indicado, ao chegar ao local os policiais foram informados por ela, que o imputado, que é seu irmão, teria quebrado a porta da sua residência para furtar objetos do local para trocar em droga, tendo em vista que ele é usuário, porém o imputado já havia se evadido do local. Ainda no intuito de localizar o imputado, os policiais realizaram diligências pelo bairro, onde localizaram o imputado com um saco de nylon, o qual ele levava alumínio proveniente das portas e janelas que ele furtava das casas que estão sem morador, material este que seria vendido. Diante dos fatos, os envolvidos foram encaminhados a DPC, onde foi confeccionado um TCO em desfavor do imputado.

(FURTO DE ANIMAL)

Município       : Serra Talhada– PE;

Data/hora        : 231730MAR2019;

Local               : Via Pública;

Vítima             : Luiz Odorico dos Anjos, 42 anos, carroceiro;

  1. N°: 634/2019 (M-10391940)       

Resumo           : Policiais Militares da Guarnição Tática Operações foram acionados pela central de rádio para verificar uma ocorrência de furto, chegando ao local se depararam com a vítima, que informou que seu cavalo teria sido furtado. Segundo ele, uma testemunha teria visto um homem galego do cabelo grande, passando montado no cavalo. Diante das informações, os policiais realizaram diligências, mas sem êxito, a vítima foi conduzida à DPC local para registrar o ocorrido.

(TENTATIVA DE ARROMBAMENTO) (TCO)

Município       : Serra Talhada– PE;

Data/hora        : 232245MAR2019;

Local               : Quadra 13, Lote 12 – Vila Bela;

Imputado        : Francisco Tavares de Lira, 39 anos;

Vítima             : Maria Auxiliadora da Silva, 29 anos;

  1. N°: 635/2019 (M-10391969)       

Resumo           : Policiais Militares do Moto patrulhamento Vila Bela foram acionados pela central de rádio do 14º BPM para verificar um possível arrombamento no endereço em lide. No local, se depararam com os envolvidos tendo um desentendimento, que o imputado estava bastante alterado e com visíveis sintomas de embriagues, chegando inclusive a destratar o policiamento. Segundo a vítima que estava bastante assustada, seu companheiro estava forçando a porta, onde esta se encontrava com receio de abrir a porta e ser agredida juntamente com seus filhos. Diante dos fatos, os envolvidos foram encaminhados a DPC, onde foi confeccionado um TCO em desfavor do imputado. (Com Informações do 14º BPM)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Veja as ocorrências policiais ocorridas na área do 8º BPM, nessa sexta-feira, 22 de março de 2019

Publicado

em

Acompanhe as ocorrências policiais ocorridas na área do 14º Batalhão de Policia Militar (sede Serra Talhada) durante as 24 horas dessa sexta-feira, 22 de março de 2019.

(POSSE DE ENTORPECENTE)

Município         : Salgueiro-PE

Local                 : Rua 28, COHAB;

Data/hora         : 221230MAR2019;

Imputado         : Matheus Nascimento Oliveira, 20 anos;

Endereço         : Rua 29, COHAB, Salgueiro-PE;

B.O Nº          :M10388365/2019

Resumo            : Policiais Militares do 8°BPM durante Operação Combate ao CVLI, quando em rondas, avistaram o imputado em atitude suspeita e ao abordá-lo, foi encontrado uma pequena quantidade de maconha pesando aproximadamente 1,30g. Diante o exposto, o mesmo foi conduzido para a delegacia, onde foi submetido a TCO.

(PRISÃO POR MANDADO)

Município         : Salgueiro-PE

Local                 : Av. Agamenon Magalhães, s/nº, Centro, Salgueiro-PE;

Data/hora         : 221750MAR2019;

Imputado         : Valdício da Silva Oliveira, 51 anos;

Endereço         : Rua 13, 216. Cohab, Salgueiro-PE;

B.O Nº          :M10388750/2019

Resumo          : Policiais Militares do 8º BPM, GATI, juntamente com a equipe do Malhas da Lei e NIS-3, prenderam o imputado descrito acima, em cumprimento ao Mandado de Prisão extraído do Processo nº 0001773-15.2010.8.17.1220, expedido pelo Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Segunda Vara Cível da Comarca de Salgueiro, pelo inadimplemento de prestação alimentar a que ora obrigado. O imputado foi apresentado ao Delegado Titular da 193º DPC, ficando à disposição da justiça.

(POSSE DE ENTORPECENTE)

Município         : Salgueiro-PE

Local                 : Rua Alberto Soares, N.S das Graças;

Data/hora         : 222101MAR2019;

Imputado         : José Mateus Pereira de Lira, 23 anos;

Endereço         : Rua José Luiz da Silva, N.S das Graças, Salgueiro-PE;

B.O Nº          : M10389098/2019

Resumo            : Policiais Militares do 8°BPM durante Operação Combate ao CVLI, quando em rondas, avistaram o imputado em atitude suspeita e ao abordá-lo, foi encontrado uma pequena quantidade de maconha pesando aproximadamente 4,68g. Diante o exposto, o mesmo foi conduzido para a delegacia, onde foi submetido a TCO.

(POSSE DE ENTORPECENTE)

Município         : Salgueiro-PE

Local                 : Rua Alberto Soares, N.S das Graças;

Data/hora         : 222100MAR2019;

Imputado         : Willyan Matheus Lima da Silva, 18 anos;

Endereço         : Rua José Luiz da Silva, N.S das Graças, Salgueiro-PE;

B.O Nº          : M10389091/2019

Resumo            : Policiais Militares do 8°BPM durante Operação Combate ao CVLI, quando em rondas, avistaram o imputado em atitude suspeita e ao abordá-lo, foi encontrado duas trouxinhas de maconha pesando aproximadamente 10,42g. Diante o exposto, o mesmo foi conduzido para a delegacia, onde foi submetido a TCO. (Com informações do 8º BPM)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Salgueiro: Vereador e presidente da Câmara, George Arraes, usa tribuna para falar sobre benefícios conseguidos para a população

Publicado

em

O presidente da Câmara de Vereadores, o vereador George Arraes (PPS), na Sessão Ordinária dessa sexta-feira (22), lembrou que no inicio da semana os alunos do Erem Urbano Gomes, estiveram na Casa Legislativa.

“Tivemos a oportunidade de recebê-los e colocar em prática o projeto Escola na Câmara, os alunos interagiram bastante com os vereadores, em breve estaremos abrindo a Escolinha do Legislativo e a biblioteca da Câmara para nossa população. Estive em Recife esta semana buscando melhorias para o nosso município. Em Recife fui na Fundação Altino Ventura e apresentei uma emenda parlamentar que consegui junto ao deputado federal Daniel Coelho (PPS), emenda no valor de R$ 400 mil. Esse recurso será usado em benefício do nosso povo”, disse o presidente.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending