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Educação contemporânea e o espaço vivido, imposições ideológicas no sistema capitalista de produção.

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A educação reproduz a sociedade do capital, pois as contradições, conflitos, perversidade e exclusão esta nitidamente verificada na educação para o capitalismo, pois reprodução o sistema dominante, a educação para além do capital nas perspectivas de ter cidadãos que faça mudanças radicais através das lutas sociais (Mészáros, 2008).
Podemos verificar como um dos maiores desafios da educação na atualidade é trabalhar com a capacidade crítica e reflexiva do educando, a fim de prepará-lo para a luta e o enfrentamento das desigualdades sociais presentes na sociedade atual, totalmente articulada no sistema capitalista.
Podemos verificar como um dos maiores desafios da educação na atualidade é trabalhar com a capacidade crítica e reflexiva do educando, a fim de prepará-lo para a luta e o enfrentamento das desigualdades sociais presentes na sociedade atual, totalmente articulada no sistema capitalista.
Em outras palavras a educação como forma de liberdade não pode apenas está preocupada com a cultura individual que a sociedade capitalista impõe e modela o comportamento do espaço vivido. Mais com a proposta de uma pedagogia libertadora que a partir dos problemas enfrentados pelo aluno no seu cotidiano ele possa entender e compreender a realidade vivida de sua classe social, e possa também obter o senso critico na medida em que o processo do sistema capitalista evolui.
O professor ou educador que se julgue superior ao aluno não faz outra coisa senão trabalhar em favor dos obstáculos já vivenciados no cotidiano do aluno. Alves (2013, pag. 31) apresenta que o processo de educação é algo que acontece entre a boca e o ouvido e mais ainda as explicações cientificas se fragmentam em dez mil detalhes, todos eles possivelmente verdadeiros e possivelmente irrelevantes, a verdade freqüentemente é banal e relevante.
Nesse sentido podemos perceber que a educação é mais que um processo meramente científico, sendo preciso entender e interpretar a realidade vivida dos alunos em seus modos culturais, econômicos e os sociais em que vivem.
A educação nesse sentido torna-se um objeto de manipulação e de distorção da realidade vivida, onde passa também a ser uma mercadoria (consumismo) que significa pensar a educação como um valor materializado e não um valor de cunho social e cultural do ser humano.
Nesse contexto o que existe são grandes disparidades na própria ideologia dos alunos de diferentes níveis educacionais, o que pode perceber a grande falta de interesse dos próprios alunos onde em muitos os casos os mesmos não tem respeito pelo professor quando estão em sala de aula.
Muitos alunos dizem ir para escola por falta de não ter o que fazer em suas casas outros passam por problemas familiares como uso de alcoolismo e outras substancias que causam dependência. Em casos a parte os alunos na hora da aula ouvem música no celular enquanto o professor dar sua aula, onde nesse contexto é preciso que o professor obtenha de vários meios pedagógicos para obter atenção do mesmo em sala de aula.
Nesse contexto é preciso saber dialogar com cada aluno para se obter uma melhor concordância na dialética que existe entre professor e aluno.
Não confundam professores com educadores. Por favor, não confundam processo de ensino, metodologia, recurso didático, fazer docente com aulas do tipo “Entrar em piscina com gelo”, “Saltar de paraquedas”, “Ir fantasiado de Maquiavel à escola” e até mesmo “Aulão pré-Enem”, talvez essas posturas sejam típicas para quem adere à mídia brasileira que nem sempre está a favor dos Educadores. Tal qual um sábio antigo “A excelência não é um feito, mas, um hábito”, portanto e nesse sentido, na escola da vida, inclusive, se quisermos bons resultados de aprendizagem- se for essa a preocupação educacional- devemos entender que o ensino deve se dar nos moldes do Educador no seu fazer quotidiano, pois a aprovação se for de interesse será um resultado do processor e não do fim. E, certamente não haverá a necessidade de chamar os super-heróis nas horas aflitas.
O professor ANTÔNIO MARCOS GOMES DA SIVA ccomplementa suas leiturias profundas e nos fala:
Os novos fenômenos em dar aula, digo, os profissionais da educação à Rubem Alves – eucaliptos- que se confundem e acham que são professores, não por escolha, mas por imposição social, digo, dos muitos que querem entrar numa universidade e/ou faculdade pelos scores atingidos por meio dos exames nacionais, sobretudo o do corrente ano.
Fazem-me pensar sobre as tendências pedagógicas.
Para Libâneo, as tendências pedagógicas, isto é, as interferências políticas que regem a educação no Brasil, sobretudo a pública, são de certo modo operacionalizadas tanto na fala quanto no trato metodológico e didático do professor, deste feita, tendência pedagógica é uma reflexão política e filosófica de um dado período que se intercalam na medida em que se investiga a prática do professor. Esse mesmo autor afirma que há duas classificações de tendência pedagógica, a saber: Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista.
Pois bem, retornando a Rubem Alves, no seu brilhante livro: “Conversas com quem gosta de ensinar” esse faz uma analogia entre Educador e Professor através das plantas. A planta que caracteriza o Educador, é o Jequitibá. E o Jequitibá torna-se adjetivo, pois com sua exuberância e peculiaridade qualifica o Educador.
Pois, não há uma fórmula digamos assim de se ter, de se ser, de se fazer no oficio de ensinar, pois assim como os Jequitibás os Educadores são raros, mas que, nas suas limitações e angústias conseguem ensinar e mudar a realidade. Se é que se deve mudar algo, na sociedade. Os educadores conseguem ensinar aos seus alunos de modo que esses não sejam apenas treinados a fazer uma “prova”.

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Brasil

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

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Entregue anteontem ao Congresso, a proposta de regulamentação da reforma tributária listou os profissionais liberais que terão um abatimento de 30% em relação à alíquota “cheia” do IVA no recolhimento de impostos incidentes na prestação de seus serviços.

O benefício vale tanto para profissionais que prestarem serviço como pessoa física quanto para prestadores pessoas jurídicas. Mas, neste segundo caso, sob algumas condições. Não é permitido que o escritório ou empresa tenha como sócio outra pessoa jurídica, ou que preste serviço extra ao que está contemplado na lista. A atividade-fim deve ser realizada pelos sócios, o que atende principalmente os escritórios de advocacia – a principal classe que defendeu o benefício tributário.

A alíquota reduzida vale tanto para o novo tributo federal (CBS) quanto para os estaduais e municipais (IBS). Esses dois impostos substituem os atuais IPI, PIS e Cofins (federais), o estadual ICMS e o municipal ISS.

Fonte: ESTADAO CONTEUDO

 

 

           

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Brasil

Cashback vai beneficiar cerca de 73 milhões de pessoas

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Cashback previsto na reforma tributária deve beneficiar 73 milhões de pessoas, o equivalente a aproximadamente um terço da população brasileira, de acordo com a estimativa do Ministério da Fazenda. O mecanismo previsto na reforma tributária permite a devolução de parte dos impostos pagos pela população de baixa renda.

De acordo com os técnicos da pasta, terão direito à devolução famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa, atualmente R$ 706, incluídas no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico). O diretor da Secretaria de Reforma Tributária da Fazenda, Rodrigo Orair, informou que, nas cobranças em conta de luz, o desconto de até 50% dos tributos pagos deverá ser embutido. Para os demais bens, como os produtos de supermercado, a forma de realizar essa devolução ainda está em estudo. Existe a possibilidade de o desconto ser aplicado na boca do caixa.

De acordo com a proposta, o valor do cashback será calculado sobre o consumo das famílias, formalizado por meio da emissão de documentos fiscais. Entre os bens e serviços que contarão com o mecanismo estão a energia elétrica, água e esgoto, com proposta de devolução de até 50% dos tributos. No caso do gás de cozinha, o retorno pode chegar a 100%, e sobre os demais produtos o retorno será de 20%. Os únicos produtos que não contarão com o cashback são aqueles sujeitos ao Imposto Seletivo.

Para Daniel Duque, gerente da inteligência técnica do Centro de Liderança Pública (CLP), o mecanismo de cashback introduzido é outro exemplo de inovação bemsucedida, com potencial de incentivar a formalização da economia e a redução dos mercados paralelos. “Ao devolver uma parte dos tributos diretamente às famílias de baixa renda, o governo não apenas alivia o ônus fiscal sobre esses consumidores, mas também estimula a emissão de documentos fiscais, contribuindo para uma base tributária mais ampla e justa”, avaliou.

Imposto do pecado

Seis categorias de produtos contarão com a incidência do Imposto Seletivo (IS), também conhecido como “imposto do pecado”. Ficarão mais caros os itens considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. As alíquotas correspondentes ainda não foram definidas e serão divulgadas posteriormente, em outra lei. No caso de veículos, embarcações e aviões, a incidência do imposto não vale para os automóveis e comerciais leves considerados sustentáveis, que terão alíquota zero.

O secretário extraordinário da reforma tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, informou que o IS para carros terá uma sistemática semelhante ao que o governo construiu no programa Mover, com o IPI Verde. “Há alíquota básica do Imposto Seletivo e uma série de redutores alinhados ao Mover”, explicou Appy, destacando que a definição das alíquotas do imposto seletivo ficará para uma lei ordinária e não estará no projeto de lei complementar enviado ao Congresso na última quarta-feira.

O Executivo estuda um novo regime automotivo, com horizonte até 2028, com destaque para o IPI verde. A ideia do projeto é tributar também o fabricante de bebidas açucaradas, como refrigerantes, na primeira venda, e o importador na importação. A Fazenda argumentou que o setor econômico tem uma estrutura concentrada nos fabricantes e fragmentada nas fases de distribuição e varejo. Outra justificativa para a incidência dessa categoria é que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 83 países integrantes já tributam, principalmente, refrigerantes.

Em nota, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) disse não acreditar que deixar os refrigerantes mais caros “tenha eficácia contra obesidade e doenças crônicas, que se combatem com informação e educação nutricional”. “Seguiremos acompanhando os debates no Congresso Nacional e defendendo que todos os alimentos cheguem mais baratos para a população brasileira”, destacou. A taxação extra sobre esses produtos entrará em vigor em 2027.

Alguns serviços também terão alíquota aumentada, como jogos de azar e apostas, que serão submetidos a alíquotas mais altas devido aos riscos de vício e aos custos sociais associados, bem como ao potencial de geração de receita tributária. Também ficarão mais caros serviços financeiros e de telecomunicações. Autonomia dos estados A tão falada neutralidade tributária pode ficar só no papel, isso porque o texto prevê que União, estados e municípios terão autonomia na fixação de sua alíquota-padrão, algo que vem sendo criticado pelos especialistas.

Na prática, se depois de um tempo de implementação o governo quiser aumentar ou reduzir a carga tributária, é possível fazer isso por meio de um projeto no Congresso. Nos estados, a alteração poderá ser feita pelos deputados estaduais e, nos municípios, pelos vereadores. A alíquota média de 26,5% do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), prevista na regulamentação da reforma tributária, será dividida entre alíquotas de 8,8% para a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de incidência federal, e de 17,7% para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de estados e municípios.

Fonte: Correio Braziliense. 

 

 

           

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Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa 9 mortos

O estabelecimento fica localizado na Avenida Farrapos, entre as ruas Garibaldi e Doutor Barros Cassal.

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Um incêndio na madrugada desta sexta-feira, 26, que atingiu uma pousada no centro de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, deixou ao menos nove pessoas mortas. O estabelecimento fica localizado na Avenida Farrapos, entre as ruas Garibaldi e Doutor Barros Cassal.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, outras sete pessoas que foram resgatadas com vida foram encaminhadas para atendimento hospitalar.

Não há informações sobre o estado de saúde delas. As causas do incêndio serão investigadas.

Foto iStock

Por Estadão

           

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