Destaque
Em dois anos de governo, Temer não cumpriu maioria das promessas
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2018/08/temer_kdjdn.jpg)
Entre as que não conseguiu tirar do campo das intenções estão a redução do desemprego e a aprovação da reforma da Previdência.
RANIER BRAGON, JULIO WIZIACK E MARIANA CARNEIRO – A maior parte das promessas feitas por Michel Temer em seu primeiro discurso como presidente da República, em maio de 2016, ou não foi cumprida ou teve realização parcial após dois anos de gestão, que se completam neste sábado (12).
Nos 28 minutos de sua fala ao dar posse aos seus ministros, o emedebista listou 19 propostas.
Desse total, pode-se dizer que cumpriu integralmente até agora 2, não cumpriu 7 e nos outros 10 a execução foi parcial, em maior ou menor grau.
Para honrar integralmente uma das promessas, a redução da inflação, teve o auxílio do ritmo lento da economia no período.
Entre as que não conseguiu tirar do campo das intenções estão a redução do desemprego, o incremento da agricultura familiar, a aprovação da reforma da Previdência e a unificação e pacificação do país.
“É urgente pacificar a Nação e unificar o Brasil. É urgente fazermos um governo de salvação nacional.”
Dois anos depois, Temer hoje tem reprovação popular recorde, perdeu o apoio oficial do principal aliado, o PSDB, e seu campo de apoio está fragmentado, tendo pelo menos seis pré-candidatos à sua sucessão.
Outras promessas que ficaram no discurso foram a “busca permanente de controle e apuração de desvios” e a “blindagem da Lava Jato contra tentativas de enfraquecê-la.”
Nos seus dois anos de gestão, o emedebista viu recrudescerem contra ele e ministros de seu governo suspeitas de corrupção. Temer foi alvo de duas denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República e dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal, investigações que lhe minaram o capital político e tiraram as chances de aprovação da reforma da Previdência.
O presidente não adotou medida relevante de combate à corrupção e rompeu a tradição de escolha do mais votado pela categoria para a chefia do Ministério Público.
Responsável pelas denúncias contra Temer e pela condução da Lava Jato na Procuradoria-Geral da República, Rodrigo Janot deu lugar a Raquel Dodge, a segunda mais votada e integrante de corrente interna adversária.
Na relação com o Congresso, o emedebista começou sua gestão com uma base de apoio de mais de 300 deputados, o que lhe permitiu aprovar em 2016 a mudança na Constituição que estabeleceu o congelamento dos gastos federais. Com a eclosão do escândalo da JBS no ano seguinte, porém, sua base passou por encolhimento gradual.
O balanço legislativo de sua gestão mostra o atendimento de demandas históricas do mundo empresarial e da bancada ruralista, com destaque para a reforma trabalhista, a mudança do modelo de exploração do petróleo e refinanciamento de dívidas de produtores.
Na parte econômica, prometeu em 2016 resgatar a credibilidade do país, ampliar as privatizações, reduzir o desemprego, entre outras medidas. “Nosso maior desafio é estancar o processo de queda livre na atividade econômica.”
A economia saiu da recessão em 2017. A inflação foi reduzida à baixa recorde de 2,95%. Mas Temer não conseguiu diminuir o desemprego. E o déficit nas contas segue elevado (R$ 106 bilhões em fevereiro).
Ainda em sua fala inaugural, Temer prometeu sempre se pautar pelo “livrinho”, a Constituição Federal. Mas sua reforma trabalhista tem pontos inconstitucionais, segundo a PGR. Em outros episódios, medidas foram derrubadas pelo Supremo, como trechos de sua proposta de indulto de Natal de 2017.
OUTRO LADO
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência afirmou ter havido avanços em todas as áreas.
“O presidente Temer tomou medidas que há muito tempo o país pedia e que outros governos não ousaram por serem medidas duras, consideradas impopulares. (…) Estamos recuperando um passivo de mais de dez anos de uma política econômica equivocada e que levou o país à sua maior recessão da história.”
A Secom diz que a credibilidade do Brasil no exterior só cresce e, sobre o desemprego, lista saldo positivo em 2018 de 204.064 carteiras assinadas.
A Secom também defendeu a política em relação aos programas sociais afirmando que a agricultura familiar nunca foi tão valorizada -“o governo federal ampliou este ano o valor do benefício do Bolsa Família em 5,7%”- e negou retirada de direitos. “Houve ampliação de direitos com a reforma trabalhista. Categorias que não possuíam direitos passaram a ter.”
Segundo a Secom, a reforma da Previdência só foi para a gaveta devido à intervenção federal na segurança do Rio, o que impede a votação de emendas no Congresso.
Sobre o combate à corrupção, afirmou que o governo moralizou a gestão das estatais e que os órgãos de controle têm firme atuação, “gerado economia significativa para os cofres da União”.mas o deputado não se manifestou. Com informações da Folhapress.
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.
Destaque
Salgueiro Vivendo o Dia do Frevo na Veia e no Pé
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Frevo-2.jpg)
O frevo tomou conta de Salgueiro neste domingo, em um grande encontro que antecipou o ritmo contagiante do Carnaval. Celebrando o Dia do Frevo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes, organizou uma festa que reuniu troças, blocos privados, orquestras e passistas, transformando a entrada da Academia das Cidades em um verdadeiro salão a céu aberto.
A festa contou com a participação especial da ‘Orquestra do Maestro Paixão’, que fez todo mundo dançar ao som dos clássicos do frevo, e com o show energizante da banda infantil ‘Do Ré Mirim’, encantando as crianças e trazendo ainda mais alegria ao evento.
Com famílias inteiras e até a turma da ‘APAE’ marcando presença, a celebração foi um espetáculo de inclusão, tradição e animação. O brilho das sombrinhas, o som vibrante dos metais e o gingado dos passistas anunciaram: o melhor Carnaval do Sertão já começou!
Por DIdi Galvão
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Cinco motos clonadas que estavam sendo transportadas em caminhão são apreendidas pela polícia em Salgueiro/PE
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2025/02/4baca3aa-59b5.jpg)
Na madrugada desse domingo, por volta das 4h40, policiais militares do 8° BPM apreenderam três motos clonadas que estavam sendo transportadas em um caminhão abordado na BR-116, próximo ao Residencial Santo Antônio (Barriguda), em Salgueiro. A ação aconteceu no contexto da operação Divisa Integrada PE/CE, após os policiais tomarem conhecimento que um caminhão Scania estaria passando pela cidade com motos clonadas e drogas.
Durante a abordagem ao veículo, os policiais não encontraram entorpecentes, mas confirmaram a existência de motos clonadas no compartimento de carga. Foram apreendidas uma Honda CG 150 KS preta, uma Honda CG 160 Start vermelha, uma CG Fan vermelha, uma NXR Bros 160 preta e uma CG 125 Fan KS de cor roxa. As três primeiras estavam com placas divergentes das originais. Já no caso das outras duas, as irregularidades foram constatadas através de perícia minuciosa do Instituto de Criminalística (IC).
O motorista foi detido e levado para a Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro com as cinco motos apreendidas e o próprio caminhão, sendo autuado em flagrante pela autoridade policial.
Por Alvinho Patriota
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Falhas no atendimento no Hospital Municipal de Parnamirim podem colocar vidas em risco
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Captura-de-tela-2025-02-07-220149.png)
O Hospital Municipal de Parnamirim, em Pernambuco, tem sido alvo de severas críticas por parte de pacientes e autoridades locais, que denunciam falhas no atendimento e na gestão da unidade de saúde. Relatos apontam para erros médicos, descaso com os pacientes e a falta de experiência de alguns profissionais, o que levanta sérias preocupações sobre a qualidade dos serviços prestados à população.
Vários pacientes relataram episódios de mau atendimento, incluindo uma situação alarmante em que profissionais da unidade tentaram aplicar um medicamento de forma inadequada, diretamente na veia de uma paciente. Segundo o vereador Nego Aurélio, que fez a denúncia pública, a equipe sugeriu a aplicação de besotácio – um medicamento não indicado para a situação da paciente – por via intravenosa, o que poderia ter consequências graves para sua saúde. A denúncia gerou indignação entre os moradores, que se questionam sobre a capacitação dos profissionais para lidar com situações de emergência.
Além disso, relatos de falhas em procedimentos básicos, como a aplicação inadequada de injeções, aumentam o temor de que esses erros possam resultar em danos ainda mais graves, colocando a vida dos pacientes em risco. Em um vídeo que circula nas redes sociais, o secretário de Saúde, filho do prefeito, comentou sobre um erro ocorrido em um atendimento, afirmando: “A menina errou, e erros sempre vão existir”. No entanto, ele não especificou qual foi o erro cometido, o que gerou mais revolta entre os pacientes, que alertam para a seriedade dos erros na área da saúde, onde falhas podem ser fatais.
A população exige respostas mais claras e providências urgentes para evitar que esses erros continuem ocorrendo. Em resposta às críticas, a Prefeitura de Parnamirim emitiu uma nota oficial informando que não há comprovação de que o episódio tenha ocorrido como relatado, e que a situação será investigada. No entanto, a falta de esclarecimentos mais detalhados e a sensação de impunidade continuam a aumentar a insatisfação dos cidadãos, que pedem mudanças imediatas na gestão do hospital para garantir que a saúde pública seja tratada com o respeito e a responsabilidade que as vidas humanas exigem.
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos