O futebol tem razões que a própria razão desconhece. Como pode um jogador questionado, vaiado desde os primeiros minutos, marcar, no fim do jogo, o gol que decide a partida? Foi o que fez Zé Roberto. O atacante foi o autor do gol do triunfo por 1 a 0 do Bahia sobre o Santa Cruz, na noite desta quarta-feira, na Arena Fonte Nova.
Confira a tabela da Copa do Nordeste
Confira o tempo real da partida
O Tricolor baiano, que entrou em campo classificado para as quartas de final do Nordestão e com o time reserva, chegou aos 18 pontos e manteve os 100% de aproveitamento na competição. O Santinha, mesmo com a derrota, se garante na próxima fase por ser um dos três melhores segundos colocados.
Os confrontos das quartas de final do Nordestão estão marcados para a próxima quarta-feira, dia 30, e para o domingo, dia 03 de abril. Os adversários serão definidos pela CBF através de sorteio, nesta quinta-feira.
Bahia e Santa Cruz fizeram um dos jogos mais fracos da Copa do Nordeste, na Fonte Nova. Apesar da derrota por 1×0, o Santa Cruz avançou às quartas de final da Copa do Nordeste com dez pontos, em segundo lugar do Grupo C. O Bahia foi o líder disparado, com 18.
Pouco, mas tão pouco que poderia chegar perto do nada, pode ser dito do primeiro tempo dos dois times. Os torcedores que estavam na Fonte Nova viram um time com extrema dificuldade em acertar quarto passes seguidos (Santa Cruz) e outro usando muito mais a força do que o senso de organização (Bahia). Por isso, a bola ficou presa entre uma intermediária e outra por não conseguir furar o bloqueio de um lado e correr mais que a bola do outro.
Para se ter uma ideia, a melhor chance do Tricolor foi uma jogada de bola parada que sequer chegou a ser finalizada. João Paulo bateu falta na área aos 26 minutos. Grafite e Alemão foram para a bola mas não a alcançaram. O Bahia foi um pouco menos ruim. Aos 38, João Paulo Gomes cruzou da esquerda e Zé Roberto desviou de cabeça para fora. De resto, erros de domíno de bola, chutes fracos no meio do gol e correria desordenada.
O segundo tempo começou com a perspectiva de 45 minutos melhores já que aos sete minutos, Keno encontrou Grafite livre no bico da pequena área. Mas cabeçada foi para fora. Mas foi um aviso que demoraria a se concretizar. Os erros voltaram a aflorar e o jogo no mesmo tédio a segunda metade da etapa. Aos 26, Rodrigo cabeceou para o chão cara a cara com Tiago Cardoso, que fez a defesa.
A correria do Bahia terminou sendo recompensada aos 37 minutos. Moisés fugiu pela esquerda e cruzou. Zé Roberto foi para a marca do pênalti a encontrou espaço no meio da defesa para cabecear forte e fazer 1×0. Os jogadores corais, abatidos, acreditavam que a derrota os eliminaria. Precisaram ser avisados pelo goleiro Tiago Cardoso que mesmo com a derrota a vaga estava confirmada.
Ficha do jogo:
Bahia: Jean; Marlon (Jefferson Silva), Lucas Fonseca (Rodrigo), Dedé e João Paulo Gomes; Luiz Fernando, Júnior, Zé Roberto e Rômulo; Geovane e Henrique (Moisés). Técnico: Doriva.
Santa Cruz: Tiago Cardoso; Vítor, Alemão, Leonardo e Allan Vieira; Wellington Cézar, Dedé e João Paulo; Keno, Grafite (Bruno Moraes) e Leandrinho (Raniel). Técnico: Marcelo Martelotte.
Local: Fonte Nova. Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL). Assistentes: Rondinelle dos Santos Tavares e Lennon Mccartney Farias (ambos do AL). Gol: Zé Roberto, aos 37 do primeiro tempo. Cartões amarelos: Dedé (Bahia), Alemão e Leandrinho.
(Do Blog do Torcedor)