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Educação

Enem seleciona mais de um quinto dos universitários no país

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O vestibular selecionou 1.669.161 estudantes Foto: Acervo

O vestibular selecionou 1.669.161 estudantes
Foto: Acervo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seleciona mais de um quinto dos universitários do país. Apesar de o vestibular tradicional ainda liderar os processos de seleção, de acordo com o último Censo da Educação Superior, de 2014, o exame foi usado nesse ano para selecionar 525.482 do total de 2.383.110 que ingressaram no ensino superior, nas graduações presenciais, o que equivale a 22% dos novos alunos.
O vestibular, na liderança, selecionou 1.669.161 estudantes. As avaliações seriadas, 12.538. Embora seja computado nos microdados do censo, em 2014 foi a primeira vez que o dado foi divulgado na Sinopse, mais acessível. O censo mostra que do total de estudantes que entraram no ensino superior com o Enem, 219.479 foram aprovados em instituições públicas e 306.003 em particulares. As federais lideram o percentual de vagas ocupadas por aqueles que fizeram o exame – 202.649 entraram com a nota no Enem -, o que equivale a 65% dos 311.536.
Os dados do censo mostram que o ingresso pelo Enem cresce ano a ano. Em 2010, 244.362 ingressaram pelo Enem, o que representava 13,6% dos 1.801.901 ingressantes. Em 2013, a seleção já estava próxima ao patamar atual – o Enem selecionou 21,2% dos 1,9 milhão de novos alunos.
Para o professor de português de ensino médio do Curso Unico, Marcelo Freire, os dados são positivos e mostram a importância do Enem. “Há alguns anos, o Enem se consolidou como excelente mecanismo de seleção, embora não seja o objetivo primordial dele. O Enem é em si um exame de avaliação do ensino médio, formatado para isso, as matrizes são pensadas para saber o que o estudante adquiriu no ensino médio”.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona alunos para universidades públicas, ajudou a consolidar o exame, segundo o professor. “O Sisu consolida a prova como altamente eficaz, serve para diversas universidades, que têm muita credibilidade e que tinham excelentes provas de selação”, afirma Freire.
Entre as particulares, no entanto, o exame ainda é pouco usado para a seleção, além dos programas governamentais como o Universidade para Todos (ProUni) – que oferece bolsas de estudo – e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), diz o diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), Sólon Caldas. Em 2014, 16,3% dos estudantes entraram pelo Enem.
De acordo com Caldas, o fato de o exame ser realizado apenas uma vez no ano e a demora na divulgação do resultado dificultam o processo de matrícula nas instituições. “Quando a instituição faz um vestibular tradicional, ela determina a data do vestibular e da matrícula. Quando a seleção é feita por meio do Enem, tem que esperar o resultado. A instituição não tem controle sobre ele, é o governo que determina”, acrescenta. 
No ano passado, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a intenção de tornar o Enem online, o que possibiltaria que a prova fosse aplicada mais de uma vez por ano. A ideia ainda não saiu do papel. Segundo Sólon, isso aumentaria a adesão das particulares ao exame.
O Enem foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação, como um teste para avaliar as competências desenvolvidas ao longo da educação básica. Em 2009 foi reformulado. Atualmente, a nota do Enem é usada no Sisu, na seleção para bolsas na educação superior privada por meio do ProUni e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fies e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.
(Da ABr)

Educação

Edital do concurso do TRF6 com vagas para analista e técnico judiciário é publicado; confira

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Com vagas de analista judiciário e técnico judiciário para formação do cadastro reserva, o edital do concurso do Tribunal Regional Federal da 6ª Região foi publicado nesta sexta-feira (11). De acordo com o documento, os salários variam de R$ 8,5 mil até R$ 13,9 mil.

As inscrições serão abertas em 18 de outubro e ficam disponíveis até 8 de novembro no site do Cebraspe, banca responsável pela realização do concurso. O candidato deverá pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 120 até 3 de dezembro deste ano.

As provas estão marcadas para 19 de janeiro de 2025 em Belo Horizonte, e terá as fases objetiva e discursiva. A partir do dia 3 de janeiro o candidato já poderá consultar o local da prova no site do Cebraspe.

Foto reprodução Ascom

Por Concursos e empregos

           

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Educação

Secretaria de Educação e Esportes emite nota de esclarecimento sobre o Programa Ganhe o Mundo

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A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco vem a público esclarecer e tranquilizar todos os candidatos a respeito do Programa Ganhe o Mundo. Informamos que os estudantes já pré-selecionados no edital de resultado e classificação preliminar não serão prejudicados, pois serão selecionados para as primeiras 900 vagas de embarque, considerando a distribuição por país de destino e regras previstas no edital de abertura.

Para esses candidatos, o prazo e as normas de recursos continuam as mesmas. A reabertura do prazo para interposição de recursos no site do Instituto Avalia se inicia nesta quinta-feira (10), a partir das 16h até as 23h59 da sexta-feira (11). O candidato deverá, dentro desse prazo, verificar o Edital de Retificação e de Complemento do Edital de Prorrogação da Fase de Verificação de Requisitos. A divulgação do resultado dos recursos e do resultado final dos aprovados na primeira chamada de embarque será publicada no dia 18/10.

Para os candidatos que tiveram declarações indeferidas por motivos de preenchimento incorreto ou incompleto, por parte da gestão escolar, terão o prazo de 21 a 23 de outubro para a inserção das mesmas. Ressaltamos que esse prazo apenas se destina aos candidatos considerados inaptos no resultado preliminar. Aqueles que não enviaram a documentação necessária no período de 16/09 a 27/09 continuam desclassificados.

Por Educação PE Oficial

           

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Educação

Entre livros e telas, como as bibliotecas podem ajudar na preparação para o Enem 2024

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Com a tecnologia transformando o cenário educacional, os estudantes têm acesso a uma ampla gama de recursos digitais que potencializam sua preparação para os vestibulares, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, é crucial destacar que as telas não substituem os livros, e espaços como as bibliotecas desempenham um papel vital nessa jornada de estudos.

“É inegável que a facilidade de acesso à informação pela internet pode colocar a biblioteca em segundo plano. No entanto, a biblioteca continua a ser uma fonte valiosa e confiável de informação, especialmente em um contexto onde há tantas informações falsas circulando online”, explica Juliana Belfort, bibliotecária do Colégio Saber Viver.

Ela reforça que a biblioteca escolar é essencial para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, que são fundamentais para a interpretação das questões do Enem. Com acesso a livros, periódicos e materiais didáticos, as bibliotecas disponibilizam uma seleção de obras que abrangem todas as disciplinas do Enem, como Matemática, Português, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Isso permite que os estudantes encontrem materiais de referência que aprofundam seus conhecimentos e facilitam a compreensão de conteúdos complexos. Além disso, muitos espaços contam com guias de estudo e simulados, que são recursos valiosos para a prática e o aprimoramento das habilidades exigidas no exame.

A professora de Língua Portuguesa da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Lucilo Ávila Pessoa, Audjane Marques, observa que a procura dos estudantes pela biblioteca era maior antes da pandemia de covid-19, quando o uso de celulares e computadores para aulas remotas não era tão intenso. No entanto, hoje essa busca é considerada satisfatória.

“A biblioteca não deixa de ser o espaço mais apropriado para pesquisas, pois é um local que favorece a leitura e proporciona um ambiente silencioso, ideal para os estudos, especialmente nesta época do ano”, diz.

A docente destaca que professores e a bibliotecária da escola estão sempre estimulando os alunos com projetos de incentivo à leitura e aprimoramento das pesquisas. Em relação aos recursos digitais, que oferecem flexibilidade e acessibilidade, Audjane Marques ressalta a importância do uso consciente dessas tecnologias, como o celular. Assim, os estudantes podem aproveitar o melhor dos dois mundos, maximizando seu aprendizado e se preparando de forma mais eficaz para os desafios do Enem e outros vestibulares.

Um espaço para compartilhar conhecimento

Rebeca Letícia Falcão, aluna de 17 anos do 3º ano do ensino médio do curso de Administração da ETE Professor Lucilo Ávila Pessoa, afirma que sua rotina de estudos para o Enem tem sido intensa e que ela busca conciliar seus horários de maneira eficaz. Nesse processo, a biblioteca tem sido fundamental para sua vida acadêmica e para a promoção da cultura da leitura, oferecendo um acervo que se distingue dos conteúdos disponíveis na internet.

“Quando estava no 1º ano, as meninas do 3º ano me passaram a coordenação de um projeto chamado Café Filosófico, onde escolhemos um livro para debater com nossos colegas, incentivando a leitura no ambiente escolar”, conta a estudante.

Para Marcello Bruno dos Santos, também aluno da ETE Professor Lucilo Ávila, os livros disponíveis na biblioteca em formato físico facilitam a compreensão e a retenção de informações, pois promovem uma conexão mais profunda com o material estudado.

“Quando há algum assunto que não é suficientemente abordado no livro, sei que posso complementá-lo com uma pesquisa na biblioteca. Além disso, esse é um espaço que favorece a concentração e a atenção nos conteúdos”, afirma.

Ambientes como a biblioteca escolar e as salas de estudos também são importantes para integrar os alunos no compartilhamento de conhecimento. Estudar em grupo permite que os alunos permite que cada um traga suas próprias experiências, o que pode ampliar a compreensão dos temas, já que os grupos de estudo facilitam a troca de informações e recursos.

Um estudante pode ter domínio em Matemática, enquanto outro se destaca em Redação. “Nós costumamos estudar em grupo para dar aquela revisada, cada um vai complementando as informações com aquilo que sabe. O ideal é se reunir em grupos pequenos para não virar aquela bagunça, e também para dividirmos melhor o tempo que vamos estudar cada matéria”, destacou Ester Dourado, 15 anos, aluna do Colégio Saber Viver e que vai fazer o SSA e o Enem, como treineira, neste ano.

Democratização do acesso à informação

Em abril, foi sancionada a Lei 14.836/2024, que incentiva a criação e a melhoria de bibliotecas no Brasil e cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). Com a nova norma, as bibliotecas escolares terão como principais objetivos democratizar o acesso à informação e às novas tecnologias, além de promover competências que garantam os direitos e a aprendizagem dos alunos, especialmente nas áreas de leitura e escrita.

As bibliotecas também devem funcionar como locais de estudo, encontros e lazer para a comunidade, servindo como um ambiente educativo integrado ao ensino. Para isso, a lei inclui ações que visam criar novos espaços e melhorar a rede existente. Serão definidos parâmetros mínimos para a instalação física das bibliotecas, garantindo que sejam espaços inclusivos, e convênios poderão ser firmados com entidades culturais.

Quanto aos acervos, o SNBE será responsável pela atualização e definição de um número mínimo de livros e materiais didáticos, levando em consideração o número de alunos matriculados e as características locais. O SNBE também deverá implementar políticas para ampliar, preservar, organizar e operar as bibliotecas.

Além disso, o Sistema Nacional terá a tarefa de oferecer treinamento e qualificação para os profissionais que atuam nas bibliotecas escolares. Outra função importante será integrar as bibliotecas à internet e manter um cadastro atualizado de todas as unidades.

Fonte: JC

           

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