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Educação

Ensino a distância cresce 474% em uma década, diz Inep

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Entre 2011 e 2021, o número de estudantes em cursos superiores de graduação, na modalidade de educação a distância (EaD), aumentou 474%. No mesmo período, a quantidade de estudantes que ingressaram em cursos presenciais diminuiu 23,4%. Se, em 2011, os ingressos por meio de EaD correspondiam a 18,4% do total, em 2021 esse percentual chegou a 62,8%.

Os dados, que refletem a expansão do ensino a distância no Brasil, fazem parte dos resultados do Censo da Educação Superior 2021, divulgados hoje (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o Inep, que coordena o levantamento dos dados, de 2020 a 2021, o aumento de estudantes nos cursos superiores foi ocasionado, exclusivamente, pela oferta de EaD na rede privada. Nesse período, a modalidade teve um acréscimo de 23,3% (24,2% em instituições privadas), enquanto o ingresso em graduações presenciais caiu 16,5%. Na rede privada, 70,5% dos estudantes, em 2021, ingressaram por meio de cursos remotos.

“O comparativo confirma a tendência de crescimento do ensino a distância ao longo do tempo. Em 2019, pela primeira vez na história, o número de ingressantes em EaD ultrapassou o de estudantes que iniciaram a graduação presencial, no caso das instituições privadas”, explicou o Inep.

Crescimento

O diretor da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Vandir Cassiano, disse que de 2017 para cá esse crescimento foi mais expressivo e, diante do cenário da pandemia da covid-19, os números da EaD alavancaram.

“Em 2020, 2021 e, agora, 2022, temos um crescimento absurdo, é algo já sedimentado, é um caminho sem volta”, disse, alertando para a necessidade de avaliação da qualidade desse ensino.

“Estamos vendo isso [qualidade] com muito cuidado, porque temos instituições que anunciam curso de EaD no valor de R$ 59,90, uma mensalidade muito baixa. Até que ponto esse curso oferece uma formação adequada para o mercado de trabalho e que venha a fazer parte do contexto social e econômico do país? A secretaria está com um trabalho de verificação desses polos de EaD, para fazer o tratamento desses polos autorizados”, explicou.

O censo de 2021 registrou 2.574 instituições de educação superior. Dessas, 2.261 (87,68%) eram privadas e 313 (12,2%), públicas. Nesse contexto, a rede privada ofertou 96,4% das vagas. Já a rede pública foi responsável por 3,6% das ofertas.

O número de matrículas também seguiu a tendência de crescimento dos últimos anos e chegou a 8.987.120. As instituições privadas concentraram 76,9% dos matriculados e as públicas registraram 23,1%. Entre 2011 e 2021, o percentual de estudantes matriculados na educação superior aumentou 32,8%, o que corresponde a uma média de 2,9% ao ano.

Segundo o Inep, na relação entre matrícula e modalidade de ensino, a expansão da EaD ficou, mais uma vez, evidenciada. Em 2021, foram mais de 3,7 milhões de matriculados em cursos a distância. O número representa 41,4% do total. Na série histórica destacada pela pesquisa (2011 a 2021), o percentual de matriculados em EaD aumentou 274,3%, enquanto, nos presenciais, houve queda de 8,3%.

Licenciatura

Um olhar na relação de ingressos em cursos de graduação a distância e presenciais, nos cursos de licenciatura houve uma queda de 12,8% de 2020 a 2021 na modalidade presencial. Dos estudantes matriculados em cursos de licenciatura, 61% frequentam curso à distância. Em relação ao número de ingressantes, 77% dos estudantes em licenciatura optaram por cursos EaD.

O presidente do Inep, Carlos Moreno, disse que os resultados do censo apontam, de forma concreta, para qual direção caminha a educação superior brasileira e demandam reflexões sobre modelos e políticas educacionais.

“O futuro professor, que vai atuar na educação básica no Brasil, ele vai ter passado por uma formação à distância. Então, esse é um ponto muito importante para que se analise a adequação dessa estratégia [de avanço dessa modalidade de ensino]”, alertou.

Na avaliação de Moreno, no caso da formação de docentes, a modalidade a distância pode ser muito eficiente quando o profissional já teve a formação inicial e adquiriu experiência na prática pedagógica. Para ele, entretanto, há aspectos positivos na expansão da EaD, como o aumento no número de alunos em cursos de graduação e a possibilidade de educação superior ser cursada em todo o território nacional “desde que seja de qualidade”.

De 2020 a 2021, houve uma redução de 4 pontos percentuais na demanda por cursos de formação de professores, de 19% para 15% das vagas. Dos 3.922.897 estudantes que ingressaram no ensino superior em 2021, 55% preferiram bacharelado, 30% cursos tecnológicos e 15% licenciatura. Na rede federal de ensino, a média é maior, 26% dos estudantes frequentam cursos de licenciatura.

Das 1.648.328 matrículas nos cursos de licenciatura em 2021, 35,6% foram registradas em instituições públicas e 64,4%, em privadas. Mais de 80% dos estudantes de licenciatura de instituições públicas frequentam cursos presenciais. Na rede privada, prevalece os cursos a distância, com quase 85% dos alunos.

Dentre os cursos de licenciatura, prevalece o curso de Pedagogia com quase a metade dos alunos matriculados (47,8%) ou quase 800 mil alunos.

Professores

De acordo com o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, estudo recente aponta para uma falta de professores para atuar na educação básica a partir de 2040. “Vamos estabelecer novas metas para o Plano Nacional de Educação, as atuais se encerram em 2024, temos uma Conferência Nacional de Educação em andamento, que vai dar subsídio para isso. Os dados do censo, então, são de uma riqueza tremenda, é a nossa base científica governamental, do Estado brasileiro, para tomada de decisão futura”, disse.

O objetivo do Censo da Educação Superior é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências da educação superior brasileira, assim como guiar as políticas públicas do setor. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais do nível educacional.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Fonte: UOL

 

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Educação

IFSertãoPE abre processo seletivo para curso de graduação Licenciatura em Matemática na modalidade EaD

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A Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), inicia processo seletivo para o curso de graduação a distância de Licenciatura em Matemática. Ao todo, são disponibilizadas 105 vagas, distribuídas entre os polos de apoio presencial em cinco cidades da região.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 10 de maio e 03 de junho, via internet, por meio do portal de processos seletivos do instituto. São vinte e uma vagas disponíveis em cada polo, destinadas a egressos de escolas públicas, concorrência geral e professores da rede pública.

O processo seletivo será conduzido por meio de avaliação classificatória e eliminatória, baseada na pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou da apresentação do histórico escolar (ou documento equivalente). No caso de participantes professores da educação básica que não possuem formação na área que atuam, há a possibilidade de ingressar na seleção por meio da avaliação da documentação de tempo de serviço.

As aulas estão programadas para começar no segundo semestre deste ano (2024.2). Apesar de ser um curso na modalidade a distância, a participação em encontros presenciais é obrigatória. Dessa forma, o candidato deve optar por uma entre as seguintes unidades de apoio presencial: Floresta, Triunfo, Ouricuri, Trindade ou Salgueiro.

Para mais informações acesse o Edital Nº18/2024, que está publicado no site do IFSertãoPE. Link para as inscrições: https://selecao.ifsertaope.edu.br/.

Por: Ascom – IFSERTÃOPE

           

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Educação

Alunos da rede estadual de Pernambuco arrecadam donativos e enviam cartas para vítimas das enchentes

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Em Pernambuco, as escolas da rede oública estadual passaram a semana mobilizadas em uma campanha solidária para arrecadação de donativos destinados às vítimas das inundações no Rio Grande do Sul. Na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Manoel Gonçalves de Lima, localizada em Cumaru, no Agreste, foram recebidas mais de meia tonelada de doações.

Entre os materiais estão roupas, alimentos não perecíveis, cestas básicas, materiais de higiene e cobertores. Os donativos foram armazenados em caixas e encaminhados a um posto de arrecadação e distribuição situado na cidade.

O professor da unidade de ensino, Felipe Cabral, responsável pela ação, contou que a mobilização começou a partir da conscientização sobre a situação em sala de aula. “Tivemos a ideia de fazer essa campanha durante uma aula de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade na terça-feira (07). No primeiro dia, a gente já tinha mais de 25 fardos de água arrecadados”, detalhou o professor, com orgulho.

A ação dos estudantes e professores repercutiu em Cumaru. Estudante do terceiro ano da EREM, Bruno Leonardo da Silva disse que essa ação o impactou positivamente. “Ao participar dessa arrecadação, eu pude perceber o quanto as pessoas podem ser empáticas em tempos de crise”, relatou.

Em Santa Cruz do Capibaribe, também no Agreste, outra unidade de ensino se tornou ponto de arrecadação de donativos. A mobilização acontece na Escola Técnica Estadual (ETE) José Nivaldo Pereira Ramos.

“A nossa campanha solidária envolve nossos estudantes e toda a comunidade. Os jovens se empenham em ajudar, pois entendem a tragédia pela qual nossos irmãos gaúchos estão vivendo”, comentou a gestora da unidade, Maria Silvania Bezerra.

Letícia Vitória Bezerra Coelho, estudante do 1º ano do ensino médio da ETE, é um exemplo de quem se envolveu fortemente nessa luta. “Meu sentimento é de gratidão. Apesar de não ter muitas condições, pude ajudar nesse momento tão difícil. Todos nós aqui da escola nos unimos numa grande família”, relatou a jovem.

AÇÃO CONJUNTA

Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul mobilizou todas as 82 escolas jurisdicionadas para uma grande ação conjunta.

Ao longo desta semana, foram arrecadados alimentos não perecíveis, colchões, cobertores, materiais de higiene e roupas. Os itens foram recolhidos por um carro da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) e direcionados a um ponto de apoio no Aeroporto.

“Além de uma ação de solidariedade, esta também é uma ação pedagógica. Os estudantes precisam entender sobre empatia e amor ao próximo. Trabalhar esses valores é uma proposta significativa de formação integrada”, destacou a gerente da GRE Recife Sul, Viviane Silva.

MENSAGENS DE CONFORTO E FÉ

Estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) General Abreu e Lima, localizada na cidade de mesmo nome, no Grande Recife, produziram 40 cartas com mensagens de conforto, fé e esperança para as pessoas afetadas com as fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

As cartas foram entregues no quartel do Corpo de Bombeiros no Recife para serem levadas pelos militares enviados pelo Governo de Pernambuco para ajudar nos resgates no estado gaúcho.

Tereza Vitória Farias, estudante do 6º ano do ensino fundamental da EREF, foi uma das alunas que deixou uma mensagem. “Escrevi a carta como forma de solidariedade. Eu espero que a pessoa que vai ler fique feliz e, de alguma forma, se sinta acolhida, que saiba que a gente se preocupa com ela”, colocou.

Júnior Aguiar / SEE-PE
Estudantes pernambucanos produziram 40 cartas com mensagens de conforto, fé e esperança para as pessoas afetadas com as fortes chuvas no Rio Grande do Sul – Júnior Aguiar / SEE-PE

*Com informações da Superintendência de Comunicação da Secretaria de Educação e Esportes (SEE)

           

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Educação

Mais de 60% dos professores de Pernambuco são temporários

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Tribunal de Contas do Estado proíbe novas contratações.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) proibiu o governo de Pernambuco de contratar novos professores temporários e de renovar os contratos existentes na rede pública de ensino. Uma pesquisa do Todos pela Educação mostra que o estado mantém 63% de seu quadro de docentes no modelo de contratação provisória, com apenas 36% de efetivos. A proporção é a mais alta do Nordeste e a oitava no Brasil.

Além disso, segundo o levantamento, os professores temporários de Pernambuco são os que recebem o menor valor por hora/aula em todo o país.

De acordo com o TCE, a decisão foi tomada em plenário na quarta-feira (8), acatando parcialmente um recurso apresentado pela Secretaria de Educação. O governo questionava uma determinação anterior que ordenava a substituição imediata dos temporários por concursados.

A ordem foi retirada, mas o órgão manteve a suspensão de novos contratos temporários. Além disso, o TCE determinou que o governo atualize os dados sobre o número de profissionais efetivos e temporários no Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres).

Ainda segundo o tribunal, os conselheiros também decidiram iniciar uma auditoria especial para verificar, em 30 dias, as “reais necessidades” de nomeação de professores pelo estado.

Nos últimos dez anos, Pernambuco vem reduzindo o número de efetivos e aumentando o de temporários e, desde 2022, a quantidade de contratos provisórios superou a de concursados.

Pernambuco também é o estado que paga o menor salário para os profissionais contratados no modelo provisório. De acordo com o levantamento, na rede estadual de ensino, a remuneração inicial dos professores temporários é de R$ 12,20 por hora/aula, uma diferença de R$ 17,10 em relação à base do salário dos efetivos.

As informações são do g1/PE.

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