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Educação

Escolas realizam ações em comemoração ao Dia da Escola

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A data é comemorada no dia 15 de março.

Uma instituição tão importante não poderia deixar de ser homenageada. No dia 15 de março é comemorado no Brasil o Dia da Escola. Mas por que comemorar esse dia? Comemoramos o Dia da Escola, principalmente, por sua representação na sociedade e pela importância da função educativa que ela desempenha. É nela que desempenhamos os papéis mais importantes das nossas vidas, seja ela na fase infantil ou adulta. Pensando na importância desta data, apresentaremos neste espaço algumas experiências realizadas por estudantes da Rede Estadual para tornar o ambiente escolar um local melhor de se aprender.

Exemplo disso é a Escola Professora Maria Eugênia Lopes Gomes, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho. Dentro do Projeto Escola Limpa é Privilégio para Todos, aos alunos da instituição desenvolverem atividades que desperta a afetividade pela instituição como espaço de convivência social e de aprendizagem, oportunizando os estudantes a superarem desafios, tais como vandalismos e a depredação do patrimônio público.

Os cerca de 700 estudantes da escola contam com o apoio de comerciantes locais e arrecadam tintas, pneus de carros, mudas de plantas, adubos orgânicos, garrafas pet, entre outros materiais para a realização das melhorias. Durante todo o processo do projeto, os estudantes já desenvolveram algumas obras, entre elas, revitalização de mobiliário, plantio da horta orgânica, além de paisagismo dos espaços internos da escola.

Já no Sertão do Estado, a Escola de Referência em Ensino Médio Itaparica, localizada na cidade de Jatobá, incentiva os 460 estudantes da escola a trabalharem atividades que envolvam a reciclagem. Durante os jogos estudantis que ocorrem em meados mês de outubro, os jovens do ensino médio recebem kit de pintura para trabalharem artes livres nas paredes da instituição. Os locais abordados pelos alunos são sugeridos em conjunto através de encontros com gestores e coordenadores.

A professora de educação especial Maria Celma dos Santos enfatiza a participação dos alunos e comenta que outros projetos já surgiram para dar mais vida a escola. “Eles desenvolveram uma planta da escola e, a partir daí, vão trabalhar em diversas áreas uma horta suspensa, mesas de madeira, produção de bancos, além do recolhimento dos lixos separadamente”, explica.

A Erem Olinto Victor, localizada na Várzea, Recife, também desenvolve projetos para cuidar da escola. O gestor da instituição, Romero Silva, ressalta a importância de comemorar este dia. “Além de desenvolvermos projetos atrativos para os estudantes, tudo que é feito é visando a melhoria da convivência e do espaço utilizado em comum”, pontua. Dentre as atividades realizadas pelos 20 alunos protagonistas, ele destaca os projetos de paisagismo e pintura de pneus como forma de colorir os espaços, além do jardim suspenso feito com resto de pallets.

Projetos como esses são importantes, a fim de criar o sentimento de pertencimento nos estudantes e comunidade escolar, pois é na escola onde são lançadas as sementes para a construção de um futuro mais pacífico, próspero e melhor.

Fonte: http://www.educacao.pe.gov.br/

Educação

Governo quer ‘trocar’ dívidas dos estados por vagas em escolas; entenda

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O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou nesta segunda-feira (29) que o governo vai insistir no Programa Juros por Educação para renegociar as dívidas dos estados com a União. A medida prevê a redução da taxa de juros real desses débitos, em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizante nesses estados. Alguns governadores já sinalizaram discordância, de acordo com Ceron, pois preferem ter liberdade para decidir em que áreas vão alocar esses recursos.

“O ensino médio é majoritariamente responsabilidade dos estados e é onde há maior deficiência no avanço do ensino. O ensino profissionalizante no Brasil é muito abaixo da média de outros países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico]. Com do programa, o governo federal estaria abrindo mão dos juros para que os jovens pudessem ter profissões de nível médio e técnico. Seria muito saudável e colocaria o país em outro patamar”, disse o secretário.

No fim de semana, o governo do Rio de Janeiro anunciou que entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para suspender os pagamentos da dívida em caráter liminar, enquanto o montante total não é recalculado. Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, Ceron declarou que considera a medida “muito preocupante”.

“O estado do Rio de Janeiro está no regime de recuperação fiscal, no qual tem vedações para incremento de despesas de pessoal e renúncia de receitas, e teve, entre 2021 e 2023, mais de 30%, salvo engano, de aumento de despesas com pessoal. Um dos maiores aumentos entre todos os estados da federação. É muito difícil ter um processo de recuperação fiscal com expansão de despesas nesses patamares.

No fim de semana, o governo do Rio de Janeiro anunciou que entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para suspender os pagamentos da dívida em caráter liminar, enquanto o montante total não é recalculado. Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, Ceron declarou que considera a medida “muito preocupante”.

“O estado do Rio de Janeiro está no regime de recuperação fiscal, no qual tem vedações para incremento de despesas de pessoal e renúncia de receitas, e teve, entre 2021 e 2023, mais de 30%, salvo engano, de aumento de despesas com pessoal. Um dos maiores aumentos entre todos os estados da federação. É muito difícil ter um processo de recuperação fiscal com expansão de despesas nesses patamares.

Atualmente, o estado fluminense deve R$ 191 bilhões à União, e está sob a vigência do regime de recuperação fiscal assinado em 2017. O pacto concedeu condições especiais para o pagamento da dívida em parcelas, em troca de condicionantes fiscais.

Mas o governo fluminense argumenta que sua dívida têm subido ao longo das últimas décadas, porque foram impostas condições abusivas. Por isso, pede que os valores indevidos sejam excluídos do saldo devedor. Ainda de acordo com o governo, desde a década de 90, o estado já pagou R$ 108 bilhões à União, apenas em juros e encargos.

“Quando se iniciaram as primeiras renegociações, na década de 1990, a dívida estadual com a União estava em R$ 13 bilhões. Desde então, já foram pagos R$ 155 bilhões – sendo cerca de R$ 108 bilhões só de juros e encargos. Apesar do valor já pago, o Rio ainda deve R$ 160 bilhões à União e R$ 30 bilhões por empréstimos garantidos por ela. Há ainda R$ 1 bilhão em operações não garantidas pelo Governo Federal”, disse o governo do estado em nota divulgada no fim de semana.

O governo fluminense afirma que também foi prejudicado por políticas implementadas pelo governo federal, como a redução do ICMS de energia, telecomunicações e combustíveis, que levaram a uma perda de receita de R$ 9 bilhões por ano.

“A verdade é que há uma dívida multibilionária, impagável, que cresce muito mais do que a possibilidade de crescimento do nosso estado e até do país”, disse o governador Cláudio Castro. “Tentamos a renegociação, o diálogo e ainda não conseguimos chegar a um entendimento. São como juros do cartão rotativo: pagamos, pagamos e a dívida só aumenta. Seguiremos em discussão com o Governo Federal, em busca de uma solução.”

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

 

           

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Educação

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

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Interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 já podem fazer a inscrição. O prazo segue aberto até 10 de maio. Solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social também devem ser feitas durante o mesmo período. O exame será no dia 25 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal.

O atendimento especializado será oferecido a participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Também podem ser contemplados gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas.

edital do Encceja 2024 foi publicado em março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Participantes que faltaram às provas do Encceja 2023 devem ter justificado sua ausência no exame caso queiram se inscrever gratuitamente na edição deste ano. Quem não justificar sua ausência ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.

O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

O exame

O Encceja foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação.

Fonte: Agência Brasil

 

 

           

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Educação

Greve dos professores da UFPE continua após recusa de contraproposta

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Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) realizou, nesta quinta-feira (25), uma Assembleia Geral Extraordinária, para deliberar sobre a contraproposta apresentada pelo governo federal que concede o reajuste salarial de 9% a partir de janeiro de 2025 e mais 3,5% para maio de 2026.

Por meio de votação, a proposta foi recusada de forma unânime pelos 201 docentes que estiveram presentes na reunião. “Essa assembleia foi extremamente importante. A proposta do governo continua com reajuste zero para 2024, então nós a recusamos. Nós também votamos sobre as questões relativas  aos adendos, que são as assinaturas dos termo com o governo. Votamos de forma contrária porque não queremos somente pra gente, mas para os aposentados também todos os ganhos”, explicou a presidenta da Adufepe, Teresa Lopes.

A dirigente destacou que a greve irá continuar e que o Comando de Greve Local está recebendo diariamente adesões dos departamentos, dos núcleos e dos centros da UFPE. “Nossa mobilização continua, nós vamos começar uma série de atividades dentro da universidade e continuamos a convidar os professores a se engajar na luta”, disse Teresa.

Fonte:JC

 

 

           

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