Conecte-se Conosco

Destaque

EUA e Rússia anunciam acordo para cessar-fogo na Síria

Publicado

em

O secretário de Estado americano, John Kerry, e o ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, anunciam acordo sobre a Síria em Genebra, na Suíça, na sexta (9) (Foto: Fabrice Cofrini/AFP)

O secretário de Estado americano, John Kerry, e o ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, anunciam acordo sobre a Síria em Genebra, na Suíça, na sexta (9) (Foto: Fabrice Cofrini/AFP)

EUA e Rússia chegaram a um acordo sobre a guerra na Síria. O secretário de Estado americano, John Kerry, e o ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, fizeram o anúncio em uma entrevista coletiva na sexta (9), após mais uma rodada de reuniões em Genebra, na Suíça.

Segundo Kerry, os dois países convocam rebeldes e aliados do governo síria que lutam no país a cessar fogo a partir do pôr-do-sol do dia 12 de setembro.

Sete dias após o início do cessar-fogo, Rússia e EUA irão estabelecer um grupo que coordenará uma ação conjunta para combater o Estado Islâmico e a Frente Al-Nusra.

A ação inclui acessar todas as áreas cercadas, incluindo Aleppo. Ex-capital econômica do país, Aleppo é um dos bastiões da rebelião para derrubar o presidente Bashar al-Assad, cujas forças têm o apoio terrestre de milícias xiitas de países vizinhos e o apoio aéreo da Rússia. Ainda de acordo com o secretário, grupos serão autorizados a levar ajuda humanitária à cidade.

O secretário americano apelou aos grupos de oposição, que querem a saída do presidente Bashar al-Assad, para que eles se distanciem de todas as formas do EI e da Al-Nusra.  “Precisamos ir atrás desses terroristas de uma maneira estratégica, precisa e legal”. “Da complexidade da Síria está emergindo uma simples escolha entre a guerra e a paz”., acrescentou.

O menino Omran Daqneesh, de 5 anos, aguarda atendimento em uma ambulância, sujo de sangue e de poeira, após ser resgatado dentre escombros de um edifício alvo de um bombardeio aéreo em Aleppo, no norte da Síria. A cena causou comoção nas redes sociais (Foto: Reuters)

O menino Omran Daqneesh, de 5 anos, aguarda atendimento em uma ambulância, sujo de sangue e de poeira, após ser resgatado dentre escombros de um edifício alvo de um bombardeio aéreo em Aleppo, no norte da Síria. A cena causou comoção nas redes sociais (Foto: Reuters)

Kerry disse ainda que, caso todas as partes cumpram seus compromissos, há esperança de trazer paz ao país e reduzir o sofrimento. Segundo ele, a interrupção dos ataques aéreos em áreas definidas vai encerrar os bombardeios indiscriminados e tem potencial para mudar a natureza do conflito.

“É uma oportunidade, e não mais do que isso, até que se torne realidade”, concluiu Kerry.

Separar terroristas
Segundo Lavrov, após a implementação do cessar-fogo, EUA e Rússia vão instalar um grupo conjunto para coordenar as operações e vão agir para separar os grupos terroristas de oposicionistas moderados ao governo de Assad.

Depois iniciarão ataques aéreos aos terroristas. Serão determinadas áreas onde apenas as forças aéreas russa e americana poderão agir, explicou Lavrov. A Força Aérea síria vai agir em outras áreas.

O ministro russo admitiu que ainda existem algumas desconfianças e que há pessoas que gostariam de minar o acordo desta sexta. Mas ele afirmou que comunicou o governo sírio sobre os termos e que já obteve uma resposta de que o governo está pronto para cumpri-los.

Aleppo é controlada por rebeldes desde 2012 (Foto: Reuters/Abdalrhman Ismail)

Aleppo é controlada por rebeldes desde 2012 (Foto: Reuters/Abdalrhman Ismail)

“As Nações Unidas esperam que a vontade política que nos trouxe a esse entendimento seja sustentada”, disse o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura. Ele ofereceu o apoio da ONU para o acordo e disse esperar que as medidas anunciadas levem a uma Síria dona de sua própria situação política. “Hoje foi um longo dia com um bom resultado”, acrescentou.

As conversas sobre a paz na Síria irão prosseguir, afirmaram Kerry, Lavrov e De Mistura. Segundo o representante da ONU, ele irá consultar o secretário Geral da organização, Ban Ki-Moon, antes de anunciar a próxima rodada de reuniões.

Guerra na Síria
Mais de 290 mil pessoas morreram na guerra civil que começou há 6 anos. Os EUA apoiam os rebeldes moderados e curdos que lutam na Síria, além de liderar a coalização internacional que bombardeia alvos so Estado Islâmico no país. Já a Rússia, é aliada de Moscou e apoia o Exército do presidente Bashar al-Assad. O conflito na Síria deixou mais de 260 mil mortos desde seu início, em 2011.

Uma trégua anunciada em fevereiro entre os inimigos da Guerra Fria entrou em colapso e diálogos de paz ruíram, com o governo sírio e a oposição fazendo acusações mútuas de violações. Os confrontos têm crescido desde então no país, particularmente na cidade dividida de Aleppo, onde os avanços de ambos os lados cortaram suprimentos, energia e água para cerca de 2 milhões de moradores de áreas pró-governo e favoráveis aos rebeldes.

A cidade está dividida em duas desde julho de 2012: a leste ficam os bairros rebeldes e a oeste os bairros controlados pelo regime. Os bombardeios de aviões do regime sírio e de seus aliados russos são lançados diariamente. O regime é acusado pela Defesa Civil da Síria, uma organização de agentes de resgate que opera em áreas controladas por rebeldes, por lançar bombas-barril contendo gás cloro em Aleppo.

Em agosto, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou sobre o que chamou de uma “catástrofe humanitária” sem precedentes em Aleppo.

(Do G1 SP)

Destaque

Prefeito de Salgueiro, Marcones Sá, Anuncia Ordem de Serviço para Requalificação da UPA Eduardo Campos

Publicado

em

No intuito de fortalecer os serviços de saúde no município, o Prefeito Marcones Sá anunciou hoje a emissão da ordem de serviço para a requalificação completa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Eduardo Campos em Salgueiro.

Com um compromisso contínuo com o bem-estar da comunidade, o Prefeito destacou a importância dessa iniciativa, ressaltando que a requalificação da UPA 24h contribuirá significativamente para a melhoria da infraestrutura e aprimoramento dos serviços de saúde oferecidos à população local.

“A UPA Eduardo Campos desempenha um papel crucial em nossa comunidade, e investir em sua requalificação é fundamental para garantir um atendimento eficaz e de qualidade. Esta medida reflete nosso comprometimento em fortalecer a saúde pública e proporcionar um ambiente propício ao cuidado daqueles que mais precisam”, afirmou Marcones Sá.

O projeto de requalificação abrange melhorias estruturais, aquisição de equipamentos modernos e a implementação de processos eficientes, visando elevar os padrões de atendimento e promover um ambiente mais acolhedor para pacientes e profissionais de saúde.

A cerimônia de assinatura da ordem de serviço será às 11h, nesta sexta-feira (23).

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Verdejante recebe visita do Sebrae para avaliação de projeto Prêmio Prefeitura Empreendedora

Publicado

em

Nesta quarta-feira (21), as Secretarias de Governo e Agricultura de Verdejante, juntamente com a equipe da Sala do Empreendedor do município, receberam a visita da equipe do Sebrae para a avaliação do projeto inscrito no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Verdejante está competindo com outros 12 municípios pernambucanos, apresentando o “Plano de Desenvolvimento Rural”, voltado para beneficiar os agricultores familiares da região rural.

O projeto inclui iniciativas como apoio aos apicultores, implementação de kits de irrigação para o cultivo de maracujá através da Barragem Milagres da Transposição do Rio São Francisco, e incentivo ao melhoramento genético de caprinos e ovinos. Essas ações visam fortalecer a economia local e promover o desenvolvimento sustentável da comunidade rural de Verdejante.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Verdejante: secretário de educação anuncia aumento de 25% para os conselheiros tutelares

Publicado

em

O secretário de Educação da Cidade de Verdejante, Heder Tavares, prestigiou a abertura dos trabalhos legislativos municipal, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024.

Heder foi muito questionado pelos parlamentares em diversos assuntos, inclusive sobre a publicação em um meio de comunicação na região que tratava do abandono de um ônibus escolar, nas margens da BR 232. Sobre este assunto o secretário disse que o ônibus em questão está inservível e que já está em contato com o prefeito para realizar um leilão deste e de outros veículos que estão na mesma condição no munícipio.

Mesmo não sendo da sua área, o secretário foi indagado pelo presidente da Casa, Dedé da Lagoa e pelo vereador Edilânio Carvalho, sobre os valores dos salários recebidos pelos conselheiros tutelares, de acordo com o vereador Dedé da Lagoa, o valor está muito baixo e que deveria ser mais alto, até mesmo pelo fato dos candidatos passarem por uma campanha eleitoral e ter gastos com essa campanha.

De acordo com Heder Tavares, todos que concorrem a um cargo, devem verificar as regras aplicadas e se valem apena disputar essa vaga. Em verdejante a remuneração dos membros do conselho tutelar, é de um salário mínimo, e  a média nacional chegar em torno de R$ 1.997,00 reais. Ainda de acordo com Heder, o prefeito Haroldo Tavares, deve encaminhar em muito breve ao legislativo um Projeto de Lei, solicitando um aumento de 25% na remuneração dos conselheiros tutelares.

 

 

 

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!