Conecte-se Conosco

Destaque

EUA e UE ameaçam impor sanções a Maduro se Constituinte for mantida

Publicado

em

 

Ultimato veio um dia após milhões de pessoas rejeitarem a convocatória em plebiscito sem valor legal organizado pela oposição.

EUA e União Europeia ameaçaram nesta segunda (17) impor sanções contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, caso ele mantenha a convocação de uma Constituinte. O ultimato veio um dia após milhões de pessoas rejeitarem a convocatória em plebiscito sem valor legal organizado pela oposição.

O chavista, porém, deu sinais de que não pretende recuar. Voltou a acusar os estrangeiros de ingerência no país -mesmo argumento usado para rebater as condenações pela violência nos protestos contra ele, que somam 96 mortos em 108 dias.

A Casa Branca disse que tomará “ações econômicas fortes e rápidas” contra Caracas se a votação for mantida. “Os EUA não ficarão parados enquanto a Venezuela desmorona”, diz o comunicado, que reitera o chamado de eleições “livres e justas” para “transformar o país em uma “democracia próspera e plena”.

A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, disse que o bloco pode aplicar sanções contra o país se Maduro mantiver a eleição do próximo dia 30.”Convocar essa Assembleia Constituinte corre o risco de polarizar mais o país e de aumentar a confrontação.”

A punição é solicitada pela Espanha, que, junto com a Alemanha, pediu que Maduro repense a decisão de manter a eleição da Constituinte.

Os cumprimentos aos participantes do plebiscito também vieram de desafetos regionais do chavismo, como o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, e a Argentina.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro considerou o alto comparecimento “uma mostra inequívoca da vontade” dos venezuelanos de restaurarem o Estado de Direito e pediu o cancelamento da votação.

As reações começaram horas após a divulgação dos resultados da consulta que, segundo a comissão organizadora, teve 7.186.170 votos, o equivalente a 36% do eleitorado e metade dos votantes na eleição parlamentar de 2015, vencida pela oposição.

Ainda no fim da tarde do domingo, o instituto de pesquisa ORC, independente, divulgou uma boca de urna em que estimava 4 milhões de participantes. Naturalmente, chavistas não compareceram.

Maduro reiterou a posição de que a troca da Constituição “consolida a independência e a soberania” do país e atacou a reação estrangeira, pondo Mogherini como alvo. “A Venezuela é um país livre e soberano e ninguém nos dá ordens! Federica, você se enganou. A Venezuela não é colônia da União Europeia!”

Até o momento ele não comentou as declarações de Trump.

PROTESTOS

Nesta segunda, a coalizão opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD) anunciou uma agenda de medidas da “hora zero”, como chama a resposta aos participantes do plebiscito que convocou.

O vice-presidente da Assembleia Nacional, Freddy Guevara, convocou os votantes a registrarem na quarta (19) a intenção de convocar um governo de união e a uma greve geral na quinta (20).

Enquanto isso, o governo manteve a campanha para desestimar o plebiscito. Um dos principais líderes chavistas, Jorge Rodríguez acusou a oposição de ter triplicado o número de votantes e a atacou por fazer a consulta sem a relação oficial de eleitores.

“Eles nem sabiam quem tinha direito a votar. Votaram crianças de dez anos, brasileiros, americanos”, disse.

ENTENDA O PLEBISCITO

Qual o valor legal do plebiscito da oposição a Maduro?

Nenhum. Ele não foi aprovado pelo Conselho Nacional Eleitoral e não tem validade

Por que promovê-lo?

A votação foi um gesto de protesto contra a convocação de uma Constituinte por Maduro com cotas para chavistas.

Qual a consequência?

A participação expressiva aumenta a pressão sobre Maduro e dá munição a governos estrangeiros para pedirem que ele desista da Constituinte

Quantos votaram?

A oposição fala em 7,2 milhões de votantes de um universo de 20 milhões; um instituto de pesquisa estimou 4 milhões. 98% dos votos foram contra a Constituinte -os chavistas não foram às urnas.

Houve auditoria?

Uma universidade e cinco ex-presidentes latino-americanos monitoraram a votação, mas sem haver lista de eleitores -o pleito não é oficial- é impossível verificar os números.

Com informações da Folhapress.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

O duelo com data marcada em Serra Talhada

Publicado

em

Em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, as opiniões estão divididas para o grande clássico de outubro: Márcia Conrado (PT) contra Luciano Duque (SD). Criador e criatura vão se encontrar no ringue eleitoral. Podem comprar a pipoca, pois vai ser, no mínimo, emocionante.

O novo ingrediente foram as declarações de Marília Arraes sobre o deputado Luciano Duque na última sexta-feira (24). As críticas contundentes da vice-presidente nacional do Solidariedade foram recebidas com um misto de surpresa e indignação entre os apoiadores de Duque. A prefeita Márcia Conrado (PT), por sua vez, manteve a serenidade e seguiu com sua agenda, sem comentar publicamente o episódio.

No sábado (25), Márcia deu continuidade às suas atividades tanto na zona urbana quanto na zona rural, evidenciando uma postura, até o momento calada, frente às declarações de Marília. Entre seus aliados, o ataque foi interpretado como uma tentativa de desestabilizar Luciano Duque, mas que poderia ter o efeito contrário ao fortalecer sua base de apoio. Duque permaneceu focado em sua estratégia, enquanto seus aliados consideravam as críticas como exageradas e infundadas. O deputado não respondeu Marília, ao menos por enquanto.

Duque reafirmou sua intenção de concorrer à Prefeitura de Serra Talhada em entrevista coletiva, onde afirmou que as provocações apenas fortaleceram sua determinação. Ele subiu o tom contra a prefeita Márcia Conrado, acusando-a de tentar isolá-lo politicamente desde sua campanha para deputado estadual em 2022. Ele desafiou a gestora a um debate público, alegando que seria uma oportunidade para discutir abertamente os diferentes modelos de governança propostos para a cidade.

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite é iniciada em Salgueiro

Publicado

em

Nessa segunda-feira, 27, a Secretaria de Saúde de Salgueiro iniciou a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite no município. Devem ser imunizadas crianças de 1 a 4 anos e atualizadas as cadernetas das crianças menores de 1 ano.

Pais ou responsáveis precisam procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua comunidade para solicitar a vacinação. A campanha segue até o dia 14 de junho, devendo abranger todo o público-alvo.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Polícia Militar recupera moto e objetos furtados em Salgueiro e prende acusado

Publicado

em

Um homem acusado de furtar uma moto Yamaha, além de um ventilador, um botijão de gás e alguns produtos alimentícios de um estabelecimento comercial, foi preso por policiais militares na noite dessa segunda-feira, 27, no bairro Divino Espírito Santo, em Salgueiro.

Os policiais tomaram conhecimento dos delitos por meio do grupo do WhatsApp do 8° BPM, fizeram diligências e localizaram o acusado na Travessa Dantas Barreto, ainda em posse da moto e do capacete que furtou. O veículo foi devolvido à vítima e o indivíduo informou onde estava o ventilador do outro furto.

Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil da cidade, sendo submetido aos procedimentos cabíveis ao caso.

Fonte: Blog Alvinho Patriota

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!