Conecte-se Conosco

Pernambuco

Fernado de Noronha confirma primeiros casos de Chikungunya

Publicado

em

002

Os dois primeiros casos de  chikungunya  foram confirmados em Fernando de Noronha. Os pacientes são uma  dona de casa, de 65 anos de idade, e o filho dela, um guia turístico de 30 anos. Eles são moradores da ilha e foram atendidos no Hospital São Lucas há duas semanas com os sintomas da doença.  Neste sábado (13) foi confirmado o resultado positivo para chikungunya dos dois pacientes depois da análise no Laboratório Central de Pernambuco (Lacem). Outros 30 casos estão sendo investigados. “Nós recolhemos as amostras sorológicas  de todos  os casos suspeitos não só de chikungunya como de dengue e zika e enviamos para análise no Recife. Esses resultados positivos reforçam ainda mais a necessidade de se prevenir contra o nascimento do Aedes aegypti”, afirmou o gerente da Vigilância em Saúde de Noronha, Fernando Magalhães.

O gerente da Vigilância também informou que na próxima terça-feira  (16) será instituído o Comitê Interinstitucional de Combate a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Devem participar do comitê representantes do Governo do Estado, Conselho Distrital, Ministério Público, Policias Civil, Militar e Federal, além da Aeronáutica, projetos Tamar, Golfinho Rotador, Instituto Chico Mendes e associações locais. “Estamos reunindo todos os esforços possíveis para o combate do mosquito transmissor na ilha”, revelou Magalhães.
Energia Nuclear

A Fiocruz Pernambuco e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão trabalhando em conjunto em um teste que busca diminuir a população do mosquito Aedes aegypti, através da esterilização dos machos com radiação gama. O projeto piloto está liberando mosquitos em quatro pontos da Vila da Praia da Conceição, no arquipélago de Fernando de Noronha.

De dezembro até a primeira quinzena de fevereiro foram feitas nove liberações, cada uma com três mil machos estéreis. Esses mosquitos foram produzidos no insetário da Fiocruz e passaram pelo ainda Irradiador Gammacel, do Departamento de Energia Nuclear da UFPE (DEN/UFPE), cuja fonte radioativa é o Cobalto 60, antes da fase alada.

Os machos esterilizados com energia nuclear são soltos no meio ambiente, onde disputam com outros o acasalamento. A fêmea do mosquito costuma ficar disponível para acasalar somente uma vez em sua vida. Ao cruzar com os estéreis, elas acabam não se reproduzindo e, assim, há a diminuição da densidade populacional do Aedes.

A escolha por Noronha foi estratégica, segundo a Fiocruz. Além do isolamento da ilha, há um sistema de monitoramento do vetor que já está consolidado no local – o SMCP-Aedes, desenvolvido pela Fiocruz PE e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O sistema conta com 103 ovitrampas instaladas e mapeou, nos últimos três anos, os locais e os períodos do ano de maior infestação.

Em laboratório, foi observada uma redução de 70% da viabilidade dos ovos com a inserção dos novos mosquitos. Os resultados em campo ainda estão sendo avaliados pelos pesquisadores. A coordenadora do projeto, a pesquisadora da Fiocruz PE Alice Varjal, lembra que uma das dificuldades em controlar o Aedes aegypti é a existência de uma população inativa – os ovos dormentes, com potencial para produzir larvas. Eles aguardam apenas que os criadouros onde foram depositados, que estão temporariamente secos, voltem a receber a água para nascer.

Dia de conscientização

Mais de 7 mil militares do Exército, Aeronáutica e Marinha percorrem, neste sábado (13), 44 municípios pernambucanos no Dia Nacional de Combate ao Aedes. A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, participou da ação no Recife e conversou com moradores, que relataram casos frequentes de dengue e chikungunya nas famílias durante as abordagens. No Grande Recife serão 31 bairros visitados.

Do Portal G1 – Ana Clara Marinho

Os pacientes foram atendidos no São Lucas (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para esta segunda-feira, 15 de Abril de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Unidades do Expresso Cidadão passam a atender mulheres que podem ser beneficiadas pelo programa Mães de Pernambuco

Publicado

em

A partir desta segunda-feira, 15, na reta final do período de confirmações do programa Mães de Pernambuco, as unidades do Expresso Cidadão em Salgueiro e outras cidades do Estado passam a atender mulheres que podem ser beneficiadas pela ação.

A medida é fruto de uma parceria entre as secretarias de Administração e de Assistência Social, com objetivo de ampliar a rede de apoio do programa que pagará um auxílio mensal de R$ 300 para 100 mil mulheres pernambucanas em situação de vulnerabilidade social.

As equipes do Expresso Cidadão foram capacitadas para apoiar as mulheres durante o processo de confirmação e para sanar todas as dúvidas. Quem  se enquadra nos requisitos do programa pode confirmar participação até o dia 25 de abril.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Dr. Lucas Novaes inicia diálogo estratégico com pré-candidatos a vereador em reunião inaugural

Publicado

em

Na busca pela construção de uma plataforma sólida e alinhada com as demandas da comunidade, Dr. Lucas Novaes, pré-candidato a prefeito, deu o pontapé inicial em sua campanha ao realizar a primeira reunião com os pré-candidatos a vereador.

Em um ambiente de diálogo aberto e colaborativo, Dr. Lucas Novaes e os pré-candidatos a vereador se reuniram para discutir estratégias, compartilhar ideias e estabelecer metas para a jornada eleitoral que se aproxima. O encontro, marcado por uma atmosfera de entusiasmo e comprometimento, refletiu o desejo de construir uma campanha pautada pela transparência, ética e proximidade com a população.

Durante a reunião, Dr. Lucas Novaes destacou a importância de uma atuação política unida e coesa, ressaltando a relevância do papel dos vereadores na construção de políticas públicas que atendam às necessidades dos cidadãos. Os pré-candidatos, por sua vez, apresentaram suas visões, propostas e experiências, contribuindo para um debate enriquecedor sobre os desafios e oportunidades que se apresentam no cenário político local.

“Estamos aqui para construir juntos um futuro melhor para nossa cidade. Acredito na força do trabalho em equipe e na importância de ouvir as vozes da comunidade. Esta reunião marca o início de uma jornada que será marcada pelo diálogo, pela escuta ativa e pelo compromisso com o bem-estar de todos os cidadãos”, destacou Dr. Lucas Novaes.

Os pré-candidatos a vereador expressaram seu entusiasmo com a oportunidade de integrar a equipe de Dr. Lucas Novaes e se comprometeram a representar os interesses da população com dedicação e empenho. Juntos, eles reafirmaram o compromisso de trabalhar em conjunto, compartilhando ideias e somando esforços para construir uma cidade mais justa, inclusiva e próspera para todos.

Ascom – União Brasil Cabrobó-PE

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!