Conecte-se Conosco

Saúde

Governo de Pernambuco confirma primeiro caso de Mucormicose em paciente do Estado que teve Covid-19

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

O primeiro caso de infecção por Mucormicose em um paciente que teve a Covid-19 foi registrado em Pernambuco. A informação foi divulgada, neste domingo (06), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Segundo o estado, a mulher de 59 anos está internada, desde a sexta-feira (04), na enfermaria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife.

Causada por fungos da ordem Mucorales, a doença é conhecida há mais de um século e pode acometer os pulmões e mutilar os seios da face. Nas últimas semanas, um surto de Mucormicose entre pacientes de Covid-19 na Índia tem chamado à atenção do mundo

A Secretaria de Saúde informou que o quadro clínico da paciente é considerado estável e que ela está consciente. A mulher, que é moradora de Casinhas, no Agreste de Pernambuco, é portadora de diabetes, hipertensão e asma, além de possuir obesidade.

O infectologista Demetrius Montenegro, que é chefe do setor de doenças infectocontagiosas do Hospital Oswaldo Cruz, ressaltou que a doença ocorre em pessoas com baixa imunidade. Segundo ele, a diabetes é uma comorbidade de risco tanto para Covid-19 quanto para a infecção por fungos.

Ainda segundo o infectologista, apesar da gravidade, a doença não passa de uma pessoa para outra. No Brasil, este ano, já foram notificados 29 casos da Mucormicose, dos quais pelo menos quatro são investigados pela associação com a Covid-19.

A infecção por Mucormicose foi confirmada por meio de exame histopatológico. Em nota, a secretaria informou que “o Ministério da Saúde foi notificado sobre o caso e investiga a possível associação com o novo coronavírus”.

De acordo com o estado, a mulher teve diagnóstico confirmado de Covid-19 em março, além de ter desenvolvido, em seguida, uma pneumonia bacteriana.

“A paciente já está curada da Covid-19, mas no tratamento, apesar de não ter sido hospitalizada, fez uso de antibiótico e corticoides”, diz trecho da nota.

O governo disse também que, antes da admissão no hospital universitário, a mulher passou por outros serviços de saúde, tendo, inclusive, realizado procedimento cirúrgico na boca, que tinha sido afetada.

O infectologista Tiago Ferraz, do Oswaldo Cruz, afirmou que a paciente está sendo tratada com medicamentos.

Além disso, informou o especialista, a mulher foi submetida a uma cirurgia para a retirada do fungo. No entanto, disse Ferraz, será passar por outras investigações por imagem e reavaliações. De acordo com ele, a paciente ainda tem alguns sintomas característicos da presença desse fungo no nariz e nos seios da face.

Por:PE notícias

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Saúde

5 sinais que podem indicar que você está no período fértil; Confira

Publicado

em

Você sabe quando está no período fértil?  confira as dicas da ginecologista Giannini Carvalho para identificar:

Muco Cervical: Durante o período fértil, o muco cervical torna-se claro, elástico e semelhante à clara de ovo, facilitando a passagem dos espermatozoides.

Aumento da Libido: Algumas mulheres relatam um aumento da libido durante o período fértil, possivelmente devido às mudanças hormonais.

Dor no Baixo Ventre: Algumas mulheres podem sentir uma leve dor ou desconforto no baixo ventre, conhecido como mittelschmerz, durante a ovulação.

Aumento da Temperatura Basal: A medição da temperatura basal do corpo pode revelar um aumento após a ovulação, indicando o período fértil. Isso é melhor observado com um termômetro basal específico.

Testes de Ovulação Positivos: Testes de ovulação, disponíveis em farmácias, podem detectar o aumento do hormônio luteinizante (LH) que precede a ovulação.

Lembrando que esses sinais podem variar de mulher para mulher, e a confirmação da ovulação pode ser obtida por meio de métodos como ultrassom ou monitoramento mais avançado. Se estiver tentando engravidar, é sempre recomendável consultar um profissional de saúde para orientação personalizada.

Por Giannini Carvalho-ginecologista

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Saúde

Levantamento do TCE mostra situação do atendimento a pacientes com TEA

Publicado

em

Os resultados de um levantamento do Tribunal de Contas de Pernambuco sobre a situação do atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado mostraram que os municípios pernambucanos ainda estão na fase inicial para o estabelecimento de uma política pública voltada ao tema. Um dos motivos é a falta de dados sobre a quantidade de pacientes com o transtorno em cada localidade, e de ações eficazes para o diagnóstico e tratamento.

Outro problema observado é a ausência, ou insuficiência, de médico especialista e de uma equipe multidisciplinar mínima para realizar as terapias necessárias ao desenvolvimento da pessoa autista.

Os dados da pesquisa apontaram que 37% das 184 cidades pernambucanas (68 municípios) não possuem ao menos um profissional de saúde apto ao diagnóstico do transtorno, em sua rede de atendimento pública. O mesmo vale para terapeutas ocupacionais, onde somente 39 municípios contam com ao menos um em seu quadro de profissionais de saúde.

Em relação à capacitação, dos 846 profissionais que atendem usuários com TEA em Pernambuco, apenas 10% (82) possuem formação para essa finalidade.

Ainda, segundo o levantamento, 159 municípios (86%) informaram não ter realizado qualquer capacitação relacionada ao TEA aos seus profissionais, nos últimos três anos. A fila de espera para consulta com esses especialistas, hoje, é de cerca de 10 mil pessoas com indícios do transtorno, em 102 dos municípios do Estado.

Além disso, apenas 36,8% das localidades avaliadas realizam o atendimento em unidades de saúde especializadas e 30% (55) em unidades básicas de saúde (UBS), enquanto somente seis fazem atendimento em unidades exclusivas para pessoas autistas.

Os dados enviados pelas prefeituras foram comparados a indicadores elaborados pela equipe de auditoria do TCE. As cidades foram enquadradas em seis níveis de infraestrutura: “Alto”, “Muito Alto”, “Moderado” (2), “Baixo” (27), “Muito Baixo” (95) e “Crítico” (58). Nenhuma delas chegou aos níveis “Alto” ou “Muito Alto”.

“Essa é uma realidade que precisa ser mudada, porque trata da saúde e do futuro de pessoas até então esquecidas pelo Poder Público, incluindo os seus familiares”, destacou o auditor de Saúde do TCE, João Francisco Assis, um dos responsáveis pelo estudo. O autismo é uma das políticas públicas ligadas à Primeira Infância que vem sendo acompanhada pela instituição desde o ano de 2020, e uma das prioridades da atual gestão do presidente Ranilson Ramos.

Atualmente, o Tribunal aguarda posicionamento do governo do Estado para a assinatura de um novo Termo de Ajuste de Gestão (TAG), como o que foi assinado pela gestão anterior, sob relatoria do conselheiro Dirceu Rodolfo, com propostas para melhorar o diagnóstico e o atendimento de autistas em Pernambuco.

“O Tribunal vai orientar o Poder Público nas políticas voltadas ao TEA, mas há duas premissas básicas que precisam constar nesse termo, que são o diagnóstico precoce e o tratamento precoce, para que os resultados no desenvolvimento dos pacientes possam acontecer”, disse o conselheiro Dirceu.

O assunto vem sendo discutido com a equipe de saúde do Governo Estadual, que ficou de avaliar o caso. O relator dos processos da Secretaria de Saúde em 2023 é o conselheiro Carlos Neves.

 

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Saúde

Hospital de Câncer de Pernambuco inicia campanha Dezembro Laranja com um alerta ao câncer de pele

Publicado

em

Dezembro é o último mês do ano no calendário das cores do câncer e inicia abordando sobre o tumor maligno mais frequente do mundo, o câncer de pele. Referência em acolhimento e tratamento de pacientes oncológicos em Pernambuco, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) lança a campanha com o mote “Sua pele merece atenção” na qual reforça os cuidados de prevenção ao longo da vida. A campanha pode ser conferida no site do hospital ou nas redes sociais @sigahcp.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para o triênio de 2023 a 2025 é de 220.490 novos casos de câncer de pele não melanoma. O câncer de pele se apresenta em dois tipos: o câncer de pele melanoma e não melanoma (carcinoma basocelular e o carcinoma epidermóide, respectivamente). O primeiro é o menos frequente, porém o mais agressivo dos dois, devido a sua alta probabilidade de provocar metástases (disseminação para outros órgãos). Esse tipo de câncer de pele representa apenas 3% das neoplasias malignas da pele – são lesões elevadas ou planas, mas, em geral, novos sinais que crescem, mudam de cor ou formato e já podem apresentar sangramento. Localizam-se em pele exposta ao sol ou são sinais antigos que apresentam as mesmas alterações. Pode aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais frequente na região do tronco, no caso dos homens; e nas pernas, no caso das mulheres.

“O sintoma mais característico do melanoma é uma mancha, que lembra um sinal, mas com uma aparência diferente: ele é furta-cor, com tons de marrom e vermelho, e sangra. Com o passar do tempo, ele cresce e adquire o aspecto de um tumor mesmo”, detalha a dermatologista do HCP, dra. Mecciene Mendes.

O câncer de pele é causado principalmente pela exposição prolongada à radiação ultravioleta (UV) do sol. A radiação UV pode danificar o DNA das células da pele, levando a mutações que podem resultar no crescimento descontrolado das células, formando tumores cancerígenos.

Exposição prolongada ao sol sem proteção adequada é o principal fator de risco. Isso inclui não apenas a exposição ocasional, mas também a exposição excessiva ao longo do tempo. Pessoas de pele clara acima dos 40 anos têm mais chances de desenvolver o câncer de pele. Porém, esse perfil de idade vem se modificando com a constante exposição dos jovens aos raios solares.

“Vivemos em um país tropical e estamos diariamente expostos ao sol, por isso, o cuidado com a pele precisa ser frequente. O principal é evitar a exposição prolongada ao sol, especialmente no horário das 9h às 15h. No caso da pele branca, é recomendável que se utilize o protetor solar fator 30, repetindo a cada duas ou três horas. Já para peles pretas ou pardas o fator 15 é suficiente, mas também deve ser reaplicado em intervalos curtos. A utilização do boné, óculos de sol e camisa de proteção UV reforça o cuidado ”, explica a dermatologista do HCP, dra. Mecciene Mendes.

Sobre o HCP: O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) tem 78 anos e é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que se dedica ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos por meio do Sistema único de Saúde – SUS. Por ser uma instituição filantrópica, o HCP conta com doações contínuas de pessoas físicas e jurídicas para manter a qualidade no atendimento aos pacientes. Esses recursos são utilizados no custeio, na modernização do parque tecnológico e nas instalações físicas do hospital. Além disso, são direcionados para complementar o custo do tratamento dos pacientes.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!