Conecte-se Conosco

Pernambuco

Governo do Estado fortalece parceria com municípios pernambucanos

Publicado

em

Paulo Câmara assinou, nesta terça (21.01), termo de adesão do Escritório de Projetos com municípios e consorciados selecionados

O compromisso do Governo de Pernambuco com o desenvolvimento municipalista foi reafirmado, nesta quinta-feira (21.01), com  a assinatura simbólica, pelo governador Paulo Câmara, do termo de adesão dos aprovados no edital do Escritório de Projetos (EP).  O ato, realizado no Palácio do Campo das Princesas, antecede a liberação de recursos para os municípios e consórcios municipais pernambucanos para realização de projetos de engenharia.

O chefe do Executivo estadual elogiou o “olhar de futuro e de planejamento” presente nas propostas apresentadas pelos municípios e consorciados. “Para nossa satisfação, eles tiveram um foco muito grande em ações fundamentais para o futuro dessas cidades, que é o saneamento, aterros sanitários, além das questões ambientais e relacionadas ao urbanismo,  o planejamento das cidades e também a saúde”, ressaltou.

Criado com o objetivo de apoiar os gestores municipais, especialmente para atravessar o período de crise econômica nacional, o EP selecionou 48 propostas – 12 consorciadas e 36 individuais – que vão beneficiar 116 cidades pernambucanas.  Com aporte total de R$ 10 milhões em investimentos, os recursos contemplam propostas nas áreas de urbanização (22), ambiental (13), saneamento (12) e saúde (1).

A maior parte das propostas selecionadas pelo EP é voltada para a urbanização dos municípios. Obras que contemplam desde a construção de anéis viários a abastecimento d’água. A área ambiental ficou em segundo lugar, contemplando, especialmente,  projetos relacionados ao tratamento dos resíduos sólidos. Os projetos selecionados atendem municípios do Sertão (40), Zona da Mata (38), Agreste (36) e Região Metropolitana do Recife (2).

Ao se dirigir aos gestores municipais presentes no ato, o governador Paulo Câmara frisou a importância de dar celeridade a ação. “Precisamos buscar termos esses projetos logo prontos. Fazer com que eles sejam utilizados no enfrentamento dos desafios de 2016. Vamos ajudar. O Governo do Estado está atento a isso. Vamos buscar viabilizar muitos desses projetos dentro da nossa própria estrutura, mas vamos estar junto com vocês, com todos os prefeitos e prefeitas lá em Brasília, indo aos ministérios, organismos internacionais e nas instituições que podem nos ajudar nesse processo. Essa é  uma experiência que todo Brasil precisa ter, de unidade, e  ações coletivas que possam olhar o todo, o futuro e as novas gerações”, defendeu o chefe do Executivo estadual.

Representando os gestores municipais e consorciados, o prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, classificou a ação como uma experiência inovadora que atende um “sonho e necessidade antiga” dos municípios.  “Vai nos ajudar a suprir a deficiência na elaboração de bons projetos executivos na área de engenharia. Projetos, na sua maioria complexos, que exigem equipes multidisciplinares, exatamente o que os municípios de pequeno porte não dispõe”, pontuou.

Secretario de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral explica que as propostas foram analisadas e selecionadas a partir de critérios claros. “A gente sabe que têm muitos problemas que não dependem de uma solução local, mas integrada regionalmente. Então, quem apresentou proposta consorciada teve uma pontuação melhor. O segundo critério diz respeito aos projetos que beneficiassem o maior número de municípios e de pessoas, especialmente em maior situação de vulnerabilidade. Outro critério muito importante é ter alguma previsão de recursos para financiamento da execução do projeto propriamente dito. Ou seja, muitos dos projetos já tinham vinculação de alguma emenda parlamentar ou algum recurso previsto no próprio orçamento do município”, esclareceu.

CRONOGRAMA – A primeira parcela dos recursos, que corresponde a 20% do montante total, será liberada 30 dias após assinatura do termo de adesão, mediante a apresentação do contrato com a empresa executora. A segunda parcela, equivalente a 40% do valor financiado, será paga com a apresentação do projeto básico. Já a terceira e última parcela, também de 40% do valor financiado, será liberada após aprovação da prestação de contas da segunda parcela e mediante apresentação do projeto executivo.

(Do Nill Jr)

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para esta segunda-feira, 15 de Abril de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Unidades do Expresso Cidadão passam a atender mulheres que podem ser beneficiadas pelo programa Mães de Pernambuco

Publicado

em

A partir desta segunda-feira, 15, na reta final do período de confirmações do programa Mães de Pernambuco, as unidades do Expresso Cidadão em Salgueiro e outras cidades do Estado passam a atender mulheres que podem ser beneficiadas pela ação.

A medida é fruto de uma parceria entre as secretarias de Administração e de Assistência Social, com objetivo de ampliar a rede de apoio do programa que pagará um auxílio mensal de R$ 300 para 100 mil mulheres pernambucanas em situação de vulnerabilidade social.

As equipes do Expresso Cidadão foram capacitadas para apoiar as mulheres durante o processo de confirmação e para sanar todas as dúvidas. Quem  se enquadra nos requisitos do programa pode confirmar participação até o dia 25 de abril.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Dr. Lucas Novaes inicia diálogo estratégico com pré-candidatos a vereador em reunião inaugural

Publicado

em

Na busca pela construção de uma plataforma sólida e alinhada com as demandas da comunidade, Dr. Lucas Novaes, pré-candidato a prefeito, deu o pontapé inicial em sua campanha ao realizar a primeira reunião com os pré-candidatos a vereador.

Em um ambiente de diálogo aberto e colaborativo, Dr. Lucas Novaes e os pré-candidatos a vereador se reuniram para discutir estratégias, compartilhar ideias e estabelecer metas para a jornada eleitoral que se aproxima. O encontro, marcado por uma atmosfera de entusiasmo e comprometimento, refletiu o desejo de construir uma campanha pautada pela transparência, ética e proximidade com a população.

Durante a reunião, Dr. Lucas Novaes destacou a importância de uma atuação política unida e coesa, ressaltando a relevância do papel dos vereadores na construção de políticas públicas que atendam às necessidades dos cidadãos. Os pré-candidatos, por sua vez, apresentaram suas visões, propostas e experiências, contribuindo para um debate enriquecedor sobre os desafios e oportunidades que se apresentam no cenário político local.

“Estamos aqui para construir juntos um futuro melhor para nossa cidade. Acredito na força do trabalho em equipe e na importância de ouvir as vozes da comunidade. Esta reunião marca o início de uma jornada que será marcada pelo diálogo, pela escuta ativa e pelo compromisso com o bem-estar de todos os cidadãos”, destacou Dr. Lucas Novaes.

Os pré-candidatos a vereador expressaram seu entusiasmo com a oportunidade de integrar a equipe de Dr. Lucas Novaes e se comprometeram a representar os interesses da população com dedicação e empenho. Juntos, eles reafirmaram o compromisso de trabalhar em conjunto, compartilhando ideias e somando esforços para construir uma cidade mais justa, inclusiva e próspera para todos.

Ascom – União Brasil Cabrobó-PE

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!