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Educação

Governo federal anuncia investimento de R$ 600 milhões no ensino médio

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Segundo o Ministério da Educação, serão destinados R$ 200 milhões para avaliar escolas de tempo integral. Outros R$ 400 milhões vão para a implementação do novo ensino médio.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, anunciou nesta quinta-feira (4) que o governo federal investirá, por meio de duas portarias, R$ 600 milhões no ensino médio nos próximos anos.

O anúncio ocorreu durante cerimônia no Palácio do Planalto, com a participação do presidente Michel Temer. Na solenidade, Soares assinou as portarias que viabilizam os investimentos.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o governo destinará R$ 200 milhões para avaliar escolas de tempo integral no ensino médio. Outros R$ 400 milhões serão investidos até 2020 na implementação do novo ensino médio.

O governo reformou o ensino médio por meio de uma medida provisória, há dois anos. A lei que implementa o novo ensino médio foi sancionada por Temer em fevereiro do ano passado.

A reforma é considerada pelo governo uma das principais medidas adotadas durante a gestão de Temer, iniciada em maio de 2016.

Portarias

O MEC informou que os investimentos no ensino médio serão feitos a partir de duas portarias. Uma delas prevê a avaliação de impacto do Programa de Fomento à Implantação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

A previsão da pasta é ter a participação no programa de 312 escolas públicas de ensino médio. O programa avaliará, entre outros pontos, qualidade do aprendizado, rendimento escolar e redução da desigualdade entre alunos.

A segunda portaria trata do Programa Dinheiro Direto na Escola. Segundo o MEC, entre 4 e 5 mil escolas poderão receber R$ 400 milhões até 2020 para implementar o novo ensino médio. Os dinheiro deverá ser aplicado, de forma preferencial, em:

  • Adequação de infraestrutura
  • Aquisição de equipamentos, como laboratórios e kits pedagógicos
  • Projetos pedagógicos
  • Formação de professores

Por Guilherme Mazui, G1 — Brasília

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Educação

Professores e técnicos-administrativos do IFSertãoPE aceitam proposta do governo, mas decidem continuar em greve

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Durante assembleia realizada na última quarta-feira, 19, professores e técnicos-administrativos aceitaram proposta apresentada pelo Governo Federal até o momento, mas decidiram continuar com a paralisação em todas as suas unidades, incluindo o Campus Salgueiro.

O comando da greve informou que a maioria dos participantes da assembleia votou a favor de aceitar o que o governo propôs até o momento, porém, os servidores resolveram continuar em greve porque ainda existem alguns pontos a serem discutidos na próxima semana.

No movimento grevista, que já dura mais de dois meses, os servidores do IFSertãoPE reivindicam reestruturação de carreiras, recomposição salarial e orçamentária, bem como a revogação de normas aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro.

Por Alvinho Patriota

           

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Educação

Professores da UFPE vão decidir sobre fim de greve na próxima semana

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Professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vão decidir, na próxima quinta-feira (27), se a greve chegará ao fim. A assembleia geral extraordinária, no Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Recife, foi convocada pela Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe). As atividades estão paralisadas desde o dia 22 de abril.

A expectativa é de que a greve, de fato, chegue ao fim. “O governo cedeu em várias outras demandas da nossa categoria. Continuamos considerando reajuste zero em 2024 muito ruim, mas nós temos responsabilidade para com a sociedade, em especial com os alunos. No final das contas, a decisão está nas mãos dos professores”, declarou a professora Teresa Lopes, presidenta da Adufepe.

Mesmo com zero de reajuste este ano, o governo anunciou que a categoria terá 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026.

Apesar de a pauta do reajuste salarial não ter sido plenamente atendida, outras demandas da categoria foram atendidas. Por exemplo, a recomposição do orçamento das universidades e a garantia de uma permanência de qualidade para os estudantes.

Outra conquista da greve foi a revogação da Portaria 983/2020, que aumentava a carga horária dos profissionais de ensino de institutos federais e colégios de aplicação, prejudicando as atividades de pesquisa e extensão.

Mais ganhos contabilizados são os reajustes em benefícios como auxílio alimentação, saúde suplementar e creches e as 5.600 bolsas de permanência para estudantes quilombolas e indígenas, além do anúncio do PAC das Universidades, que vai destinar R$ 5,5 bilhões para expansão e criação de novos campi em todo o Brasil, incluindo um em Sertânia.

DECISÃO NA UFRPE

No Estado, os professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) decidiram encerrar a paralisação e voltam às atividades em 1º de julho.

Fonte: JC

           

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Educação

IFSertãoPE garante 2.400 vagas para cursos na modalidade EaD até 2026

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A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) contemplou o IFSertãoPE com 2.400 vagas em cursos na modalidade EaD até 2026. Através da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), o instituto conseguiu vagas em 10 cursos (seis especializações e quatro graduações), sendo 1.050 para cursos de graduação e 1.350 para pós-graduação. Salgueiro é um dos polos EaD do IFSertãoPE.

As graduações são: Licenciatura em Matemática; Licenciatura em Ciência Agrárias; Tecnologia em Logística; e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Já na pós-graduação, o IF contará com os cursos de Docência para Educação Profissional e Tecnológica; Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação; Gestão para Educação Profissional e Tecnológica; Educação a Distância; Ciência é 10; e Inovação Urbana e Cidades Inteligentes.

Diretor de Educação a Distância do IFSertãoPE, Eudis Teixeira disse que o aumento das vagas destinadas pelo CAPES ao instituto é muito significativo. “A oferta dessas vagas representa um marco significativo e histórico para o IFSertãoPE, pois reflete nosso crescimento e consolidação como uma instituição comprometida com a expansão da Educação Profissional e Tecnológica, principalmente na modalidade de Educação a Distância. O aumento no número de vagas demonstra nossa capacidade de atender à crescente demanda por educação de qualidade e acessível em nossa região, além de reforçar nosso papel na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, comentou.

Fonte: Blog Alvinho Patriota

 

 

           

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