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Educação

Instituições de Ensino Superior de Pernambuco se destacam no ranking de universidades da América Latina

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O Brasil se destacou na 14ª edição do QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2025, com 96 universidades classificadas entre as 437 avaliadas, o que representa 22% do total. Dentre essas, 50% são instituições federais, vinculadas ao Ministério da Educação (MEC).

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) manteve-se como a melhor colocada do Norte/Nordeste, ocupando a 49ª posição no ranking, com uma nota de 60,5 — um aumento significativo em relação aos 54,5 do ano anterior. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (3).

O ranking é liderado pela Universidade de São Paulo (USP), com nota 100; pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, com 99,7; e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 99,3. Outras instituições brasileiras que se destacam incluem UFRJ, Unesp, UFMG, PUC-RJ, UFRGS, UFSC, UnB, Unifesp, UFSCar e UFPR, além da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

A avaliação é realizada pela QS Quacquarelli Symonds, que analisa critérios como impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto online e internacionalização. A UFPE apresentou um desempenho superior em seis dos oito indicadores avaliados, com destaque para os critérios “Employer Reputation” e “Citations per Paper”, que registraram aumentos superiores a 70%.

Entre os indicadores de destaque da UFPE estão as notas de 84,7 para “Papers per Faculty” (produtividade em pesquisa), 97 para “Faculty Staff with PhD” (qualidade do corpo docente) e 95,8 para “International Research Network” (colaboração internacional em pesquisa).

Os dados também mostraram a Universidade de Pernambuco (UPE) como a segunda melhor instituição de ensino superior do estado, ocupando a 56ª posição no Brasil, 154ª na América do Sul e entre as 241 melhores da América Latina e do Caribe.

Segundo a UPE, em comparação a 2023, houve uma melhora em todos os pontos avaliados. “Nos últimos anos, a Universidade de Pernambuco tem desenvolvido projetos e ações em diferentes frentes, envolvendo toda a sua comunidade acadêmica. O resultado reflete o trabalho dos servidores, estudantes e colaboradores da instituição. Ainda temos muito a melhorar, por isso, continuaremos trabalhando para ampliar nossos índices”, enfatizou a professora Socorro Cavalcanti, reitora da UPE.

Fonte: JC

           

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Educação

‘Enem dos Concursos’ divulga notas nesta terça; confira como consultar

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Os candidatos que participaram do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, poderão acessar suas notas a partir das 10h desta terça-feira (8). Além das notas, também serão feitas as convocações para a comprovação de títulos, que incluem documentos de titulação acadêmica e experiência profissional, essenciais para a composição da nota final.

Essas informações estarão disponíveis no extrato de resultado, na área do candidato, no site oficial do CPNU, mesmo local onde as inscrições foram realizadas. Será possível consultar as notas finais das provas objetivas, além das notas preliminares das provas discursivas e da redação.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 21 de novembro de 2024. De acordo com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, as convocações dos aprovados devem começar no mesmo mês.

Apesar do início da divulgação das notas, as referentes ao bloco 4 não serão liberadas nesta terça-feira. A Justiça do Distrito Federal suspendeu a divulgação desse bloco devido a um erro na aplicação das provas no dia 18 de agosto, quando um grupo de candidatos recebeu o exame errado.

Assim, as notas dos blocos 1, 2, 3, 5, 6 e 7, de nível superior, e do bloco 8, de nível médio, poderão ser visualizadas normalmente.

O cronograma de eventos e prazos para os candidatos inclui:

8 de outubro: divulgação das notas das provas objetivas e das notas preliminares das discursivas; convocação para o envio de títulos;
8 e 9 de outubro: prazo para interposição de pedidos de revisão das notas da discursiva;
9 e 10 de outubro: envio dos títulos;
17 de outubro: resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva;
4 de novembro: resultado preliminar da avaliação de títulos;
4 e 5 de novembro: prazo para recursos sobre a avaliação de títulos;
19 de novembro: resultado dos pedidos de revisão dos títulos;
21 de novembro: divulgação dos resultados finais.

O CPNU contou com 2,1 milhões de inscritos, mas a abstenção ultrapassou 50%, com apenas 970 mil candidatos presentes.

Foto Shutterstock

Por Notícias ao Minuto

           

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Educação

Revalida: Inep divulga pontuação final do exame de diplomas médicos

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O resultado definitivo da prova objetiva do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2 foi divulgado nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No Sistema Revalida, os participantes podem conferir também os pareceres dos recursos interpostos às questões objetivas, além da versão definitiva do gabarito.

De acordo com o Inep, as notas provisórias da prova discursiva também estão disponíveis, bem como o padrão de respostas definitivo. O período para interpor recurso se encerra na próxima terça-feira, 8 de outubro.

Diferente de edições anteriores, os participantes tiveram um período específico para apresentar os documentos comprobatórios de conclusão do curso (28 de agosto a 1º de setembro). Foram disponibilizados nesta sexta os resultados referentes à documentação. O prazo para recursos também se encerra no dia 8 de outubro.

Ao todo, 12.962 pessoas (93% dos inscritos) fizeram as provas da 1ª etapa do Revalida 2024/2, no dia 25 de agosto.

O resultado final será divulgado em 25 de outubro.

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba mais sobre o exame aqui.

Fonte: Agência Brasil

           

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Educação

Nº de vagas no ensino a distância é quase igual ao do presencial

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Na modalidade a distância, o número de matrículas no ensino superior no País está praticamente empatado com o de matrículas no presencial. Caso a tendência de crescimento do ensino a distância (EAD) se mantenha, como nos últimos anos, o modelo deve superar o presencial ainda neste ano.

Os cursos remotos têm atraído mais alunos diante da facilidade logística e dos custos mais baixos. Especialistas, porém, têm apontado a necessidade de melhorar a fiscalização sobre essas graduações para evitar perda de qualidade – sobretudo em áreas estratégicas, como a formação de professores. As faculdades EAD, por sua vez, dizem ter boa estrutura e oferta de conteúdos.

O Ministério da Educação (MEC) apresentou nesta quinta-feira, 3, os dados do Censo da Educação Superior 2023. A análise é feita todo ano pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e considera instituições públicas e privadas. O ministro da Educação, Camilo Santana, que atua na campanha política das eleições municipais no Ceará, não esteve no evento.

Segundo os dados apresentados, dos 9,9 milhões de estudantes no ensino superior no ano passado, o Brasil registrou 4,9 milhões no EAD e 5,06 milhões no presencial, diferença de 150.220. O dado anterior a esse mostrava que, de 9,4 milhões de alunos, 4,3 milhões de matrículas eram no EAD e 5,1 milhões no presencial, uma diferença de 781.729 vagas.

De um ano para outro, houve retração de cerca de 49 mil vagas no presencial. No mesmo período, foram quase 600 mil vagas a mais a distância. “Bateu ali. É bem provável que no ano que vem essa curva vai se cruzar”, disse o diretor de estatísticas educacionais do Inep, Carlos Moreno.

Regras

Desde o ano passado, o MEC tem reformulado as regras da EAD. Em junho, o governo suspendeu a criação de novos cursos na modalidade até março de 2025. Na mesma portaria, determinou a reformulação dos parâmetros de qualidade.

A modalidade ganhou força sobretudo na pandemia de covid-19, quando o isolamento social restringiu atividades presenciais. Nos últimos dez anos, conforme mostrou a edição anterior do Censo, o número de cursos de educação a distância cresceu 700%.

Segundo o secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, a pasta é contra o modelo, mas é necessária uma regulação robusta. “Essa matrícula aumenta de maneira um pouco desenfreada muito pela demanda da população, mas também por conta dessa regulação que estamos revendo hoje.”

Segundo a secretária de regulação, Marta Abramo, o MEC está focado em rever parâmetros de qualidade para avaliar o setor. “A gente tinha um documento de 2007 e precisava rever toda essa situação”, disse. Ela não detalhou quando os parâmetros serão divulgados.

O MEC atribui o aumento acelerado do EAD a um decreto de 2017, que flexibilizou a abertura de polos de EAD no País. No ano seguinte, a oferta dessas vagas ultrapassou a de presenciais. Depois disso, o modelo vem se expandindo, com um aumento de 167,5% no número de vagas.

Considerando o total de matrículas, o curso de Pedagogia é o que reúne maior número em EAD: 689.663. Já no presencial, o curso com mais matrículas é Direito, com 658.530. A alta do EAD tem trazido preocupação em relação à formação de professores, já que 67% dos matriculados em licenciaturas estão em cursos a distância. O Censo mostra que 81% dos estudantes têm ingressado nos cursos de licenciatura EAD.

Em maio, o MEC homologou resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que determina que cursos de licenciatura EAD devem oferecer no mínimo 50% das aulas em formato presencial. Para a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC, Marta Abramo, essa regra afetará diretamente a oferta de EAD na área. “Todas (as instituições) terão de se adaptar para cumprir as novas diretrizes que preveem essa carga presencial.”

No ano passado, Camilo anunciou que o MEC criaria uma agência para regular o ensino superior. Ao Estadão, em janeiro, ele disse que o órgão poderia ser financiado a partir de taxas pagas pelas universidades privadas. A criação do órgão, porém, não saiu do papel. Questionado sobre o tema, Moreno afirmou que o MEC está “finalizando os estudos” e deve enviar um projeto de lei ao Congresso até o fim do ano.

Os dados mostram ainda que pela primeira vez o País atingiu 1 milhão de vagas na rede pública. Houve alta de 19% em 2023, considerando tanto vagas presenciais como em EAD. Mas a maior parte das vagas do ensino superior está na rede privada: 23,6 milhões de cadeiras, quase 96% do total.

Foto iStock

Por Estadão

           

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