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Saúde

Internações por dengue e síndrome gripal aumentam em 96% dos hospitais no estado de SP

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Hospitais do estado de São Paulo registraram alta nas internações por dengue e casos respiratórios. O levantamento do SindHosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo) analisou 89 unidades de saúde privadas no estado.

O período compreendeu os dias 3 e 10 de maio. No total, 96% dos hospitais consultados reportaram alta de casos de dengue e Srag (síndrome respiratória aguda grave), levando a internações.

Dentre os hospitais pesquisados, 67% eram localizados na capital paulista e grande São Paulo, e o restante no interior do estado.

Em unidades de tratamento intensivo e leitos cínicos convencionais, as internações de adultos por dengue cresceram de 21 a 30% em 42% dos hospitais ouvidos, enquanto srag registrou uma alta de 5% em metade das unidades entrevistadas.

Pacientes pediátricos registraram alta de 21 a 30% em 60% dos hospitais analisados.

Em unidades de tratamento intensivo a pesquisa mostra que 70% dos hospitais registram alta de até 5% por dengue, enquanto 90% das unidades apontou crescimento de 5% para internações em UTIs por srag em adultos e crianças.

Nos pronto-atendimentos e demais serviços de emergência, a procura por ajuda aumentou em 69%, resultando num tempo de espera para atendimento de duas a quatro horas em 73% dos hospitais ouvidos, segundo o estudo.

A pesquisa também apontou que 83% dos hospitais informaram que os pacientes com dengue têm, em média, idades entre 30 e 50 anos, mesma faixa etária daqueles que procuraram assistência por srag em 69% das unidades entrevistadas.

Dentre os hospitais ouvidos, 61% apontou que os pacientes com dengue têm um tempo de permanência nos leitos clínicos de 4 dias. Já para srag, 91% das unidades afirma que esse prazo é de 5 a 10 dias.

Já pacientes de dengue internados em UTIs, segundo 70% dos hospitais, ocupam as unidades por até 4 dias. Para srag, adulto ou pediátrico, maioria dos ouvidos no estudo relatou um tempo de permanência igual aos de leitos convencionais, de 5 a 10 dias.

Devido a sazonalidade com temperaturas mais amenas, é comum o aparecimento de quadros gripais e doenças relacionadas à síndrome respiratória aguda grave. Na última semana, a reportagem da Folha de S.Paulo visitou cinco hospitais particulares nas diferentes regiões da capital paulista e constatou espera de até três horas para atendimento de sintomáticos para dengue e gripes.

De acordo com o painel de monitoramento de São Paulo, até esta quarta-feira (15), são contabilizados 1.063.519 casos de dengue em todo o estado com 722 óbitos confirmados e outros 859 em investigação.

As cidades com mais mortes pela doença são, respectivamente: São Paulo (136), Guarulhos (58), Jacareí (54), São José dos Campos (51), Taubaté (26), Campinas (22), Pindamonhangaba (13), Bebedouro (11), Marília (11), Rio Claro (11) e Franca (10).

Fonte: FOLHAPRESS

 

           

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Saúde

Descubra seu nível de hidratação em 5 segundos com este truque simples

Conheça o truque que pode indicar se você precisa ou não ingerir mais líquidos.

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Nos dias quentes, é essencial verificar seu nível de hidratação, pois o corpo pode emitir sinais claros. Um truque simples que todos podem experimentar proporciona uma resposta em apenas cinco segundos.

A dica foi compartilhada no TikTok pela conta footdocdana. No vídeo, ela puxa a pele sobre uma das falanges de um dedo da mão. Se ela voltar rapidamente à posição original, seus níveis de hidratação estão adequados.

A pele com boa hidratação tem maior elasticidade e se recupera rapidamente. Por outro lado, se permanecer repuxada, pode indicar desidratação. Vale ressaltar que esse teste não substitui um diagnóstico médico, mas pode ser um bom indicador inicial.

“Esse teste pode fornecer um indicador rápido e moderadamente confiável de desidratação, mas sua precisão pode variar com base na idade e na condição da pele”, alerta o neurocientista Dorsey Standish ao site Eat This, Not That.

Foto Shutterstock

Por Notícias ao Minuto

           

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Saúde

OMS volta a alertar para aumento de falsificações do Ozempic

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A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a alertar para o aumento de falsificações de medicamentos indicados para o tratamento do diabetes tipo 2 e utilizados também para a perda de peso, como a semaglutida. A substância é o princípio ativo do Ozempic, caneta de aplicação subcutânea para controle do apetite.

O alerta engloba três lotes falsificados do Ozempic identificados no Brasil, no Reino Unido e na Irlanda do Norte em outubro de 2023 e nos Estados Unidos em dezembro de 2023. “O Sistema Global de Vigilância e Monitorização da OMS tem observado aumento de relatórios sobre produtos falsificados de semaglutida em todas as regiões geográficas desde 2022.”

“A OMS tem observado um aumento da procura desses medicamentos, bem como de relatos de falsificação. Esses produtos falsificados podem ter efeitos nocivos para a saúde das pessoas. Se não tiverem as matérias-primas necessárias, medicamentos falsificados podem levar a complicações de saúde resultantes de níveis de glicose no sangue e peso não controlados.”

“Em outros casos, algum ingrediente ativo não declarado pode estar contido no dispositivo de injeção, levando a uma gama imprevisível de riscos ou complicações para a saúde”, completou a entidade.

Precaução

Para se protegerem de medicamentos falsificados e de seus efeitos nocivos, pacientes que utilizam esse tipo de medicação, segundo a OMS, devem tomar medidas como comprar o produto com receita médica de profissionais licenciados e evitar fontes desconhecidas ou não verificadas, como as que podem ser encontradas online.

“As pessoas devem sempre verificar a embalagem e o prazo de validade dos medicamentos no momento da compra e utilizá-los conforme prescrito. No caso de semaglutidas injetáveis, os pacientes devem garantir seu armazenamento na geladeira”.  Notificações sobre medicamentos falsificados podem ser enviadas à OMS pelo e-mail rapidalert@who.int .

Fonte:Agência Brasil

           

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Saúde

Sete alimentos processados que aceleram o envelhecimento da pele

O melhor é evitar a todo o custo.

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Nem sempre os inimigos da sua pele estão nas prateleiras de cosméticos. Às vezes, eles se escondem na sua despensa, disfarçados de alimentos deliciosos. O ‘website’ SheFinds falou com as dermatologistas Elaine F. Kung e Enrizza P. Factor, e a especialista em cuidados de pele Adrienne O’Connell para conhecer as sugestões que deve evitar.

1. Manteiga e margarina:

A margarina pode parecer inofensiva, mas seus óleos hidrogenados, ricos em gorduras trans, são um verdadeiro pesadelo para a pele. Elas entopem os poros, causam acne e contribuem para a perda de elasticidade.

2. Batatas fritas:

Sal em excesso? Na sua pele também! O sal presente nas batatas fritas desidrata as células, deixando-a seca, sem brilho e com rugas mais aparentes.

3. Pão branco:

Carboidratos refinados, como os do pão branco, são digeridos rapidamente, elevando os níveis de açúcar no sangue. Isso desencadeia uma reação em cadeia que danifica o colágeno e a elastina, proteínas essenciais para a firmeza e elasticidade da pele.

4. Cereais açucarados:

Açúcar refinado em excesso? A pele paga o preço! Ele causa danos irreversíveis às proteínas de colágeno e elastina, acelerando o envelhecimento e deixando a pele flácida e sem viço.

5. Frituras:

Sal, óleo e altas temperaturas: a combinação perfeita para prejudicar a saúde da pele. O excesso de sal desidrata, enquanto o óleo obstrui os poros e as altas temperaturas danificam o colágeno.

6. Doces:

Carboidratos refinados novamente? Sim, eles também estão presentes nos doces e causam os mesmos problemas que o pão branco: aumento do açúcar no sangue, danos ao colágeno e elastina, e envelhecimento precoce da pele.

7. Enlatados salgados:

Sal, conservantes e sódio: uma bomba-relógio para a sua hidratação! O consumo excessivo de enlatados salgados desidrata o corpo, inclusive a pele, deixando-a seca, sem viço e propensa a rugas.

Mas nem tudo está perdido!

Embora esses alimentos possam ser tentadores, é importante consumi-los com moderação e buscar alternativas mais saudáveis. Priorize frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e beba bastante água para manter a pele hidratada, firme e radiante por muito mais tempo!

Foto  Shutterstock

Por Notícias ao Minuto

           

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