Conecte-se Conosco

Pernambuco

Mais 22 leitos serão disponibilizados em grandes emergências de Pernambuco

Ao todo, foram implantados 318 novos leitos em menos de um ano.

Publicado

em

Esta semana, mais 22 leitos para a assistência de adultos foram entregues aos hospitais estaduais. São dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Jesus Pequenino (HJP), em Bezerros, no Agreste, e outros 12 leitos de retaguarda de vascular no Hospital Geral de Areias (HGA), Zona Oeste do Recife.
Somente este ano, foram abertos 318 novos leitos em Pernambuco com o objetivo de reforçar a rede de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). 
“Esses 22 novos leitos se juntam a quase trezentos novos leitos abertos desde o início do ano e representam o esforço diário da gestão de ampliar e qualificar o atendimento à saúde de quem mais precisa. Os leitos de retaguarda abertos em Bezerros e no Recife buscam atender ao nosso esforço de reduzir os impactos nos grandes hospitais”, afirma a governadora em exercício, Priscila Krause”.
No HJP, os leitos foram instalados com equipamentos atuais, da mais alta tecnologia, e estão distribuídos de forma individualizada. Além disso, podem ser destinados para realização de hemodiálise. Os pacientes também recebem os cuidados de equipe multidisciplinar especializada, de forma qualificada e humanizada.
Com o acréscimo, a unidade hospitalar de Bezerros passa a contar com 20 leitos de UTI, que vão dar suporte principalmente à população do Agreste.
Já no HGA, foram abertos seis leitos femininos e seis masculinos, que servirão com retaguarda para vascular. 
De acordo com a secretária executiva de Regulação do Estado, Fabiana Emerenciano, no HJP os leitos servirão de apoio ao Hospital Regional do Agreste (HRA).
No caso do HGA, vão ser destinados como retaguarda para vascular, garantindo suporte aos pacientes dos hospitais Getúlio Vargas e Restauração. 
“A ideia é estruturar melhor a rede de retaguarda para poder ficar nos hospitais de grande porte os pacientes que têm necessidade de maior assistência, necessidade de maior complexidade. E os pacientes que já resolveram com a abordagem cirúrgica e precisam apenas de término de antimicrobiano e de um acompanhamento com vascular e enfermaria, esses pacientes estão sendo direcionados, entre outros serviços que já existiam, para esses leitos de retaguarda do HGA”, diz Fabiana.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou que os novos leitos vão reforçar a retaguarda de grandes hospitais do Estado.
“É com alegria que a gente informa a abertura de dez leitos de UTI adultos em Bezerros, que vai ajudar a gente na retaguarda, inclusive, dos grandes hospitais. E 12 leitos de retaguarda para vascular, especialmente do Getúlio Vargas e do HR, no Hospital Geral de Areias. Que bom que a gente está potencializando nossa rede para atender melhor a população de Pernambuco”, ressalta. 
Foto: Maíra Arrais/SDS
Por: Aimé Kyrillos

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Pernambuco

Raquel Lyra impõe revés, e João Campos é pressionado a definir aliança com o PT

Publicado

em

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), levou o PDT para a sua base aliada, deixando o partido mais distante de apoiar o projeto de reeleição do prefeito João Campos (PSB) no Recife. A adesão mexe com a disputa de forças local entre os dois políticos.

Esse é o segundo partido atraído por Raquel que estava aliado a Campos. O primeiro foi o PSD, que rompeu com o prefeito em agosto de 2023.
Com isso, o prefeito, apesar de ser favorito à reeleição, está mais dependente do PT para conseguir um tempo de propaganda expressivo no rádio e na televisão. Hoje, ele tem o apoio apenas do Republicanos e do PSB.

A federação PT/PV/PC do B tende a caminhar com o prefeito, mas exige indicar um petista para a vaga de vice na chapa. O nome mais cotado para a vaga, caso fique com o PT, é o do assessor do Ministério das Relações Institucionais Mozart Sales. Além dele, o deputado federal Carlos Veras corre por fora.

O PSB resiste a ceder a vice para o PT por causa da possibilidade de Campos ser candidato a governador em 2026, o que exigiria renunciar ao cargo e entregar a prefeitura para o PT.

Ao longo dos últimos dez anos, a relação entre pessebistas e petistas é de múltipla desconfiança e inclui dois rompimentos em Pernambuco.

No PT, a leitura é que há resistência de Campos e do PSB. Caso haja negativa, os petistas prometem apelar à única pessoa que acreditam que jamais ouvirá de Campos um não: o presidente Lula. Se mesmo assim não for possível, o PT admite que não há espaço para enfrentar o PSB e promete responder em 2026, caso o pessebista precise de apoio na disputa estadual.

Em entrevista à rádio CBN Recife em janeiro, Lula falou pela primeira vez sobre o assunto. “Acho que o João Campos tem clareza que é importante uma aliança com o PT. O que eu espero é que ele faça uma boa construção de chapa. Ele tem que se acertar em Pernambuco porque eu não tenho um nome para indicar”, disse.

“Tem duas lições importantes. A primeira é saber se João Campos vai ser candidato a governador em 2026. Aí quem for candidato a vice será prefeito de verdade”, afirmou Lula.

Os petistas de Pernambuco querem deixar o prefeito numa encruzilhada: se sair para ser candidato em 2026, o PT assume o Recife; caso não seja, querem acordo para Campos apoiar um nome do PT para enfrentar Raquel.

Atualmente, a vice-prefeita do Recife é Isabella de Roldão (PDT). A legenda pedetista já recebeu sinais de que a chapa com Campos não vai se repetir em 2024. Além disso, o PSB aceitou a filiação do senador Cid Gomes (CE) ao partido e não vai apoiar a reeleição do prefeito José Sarto em Fortaleza, principal capital governada pelo PDT.

Esses dois fatores levaram a direção nacional do PDT a se afastar do PSB. Em Pernambuco, o acordo de Raquel foi direto com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que é presidente nacional licenciado do PDT. Ele indicou um ex-assessor na pasta para ocupar uma secretaria no governo estadual.

Oficialmente, o PDT não rompeu com Campos. O presidente do partido em Pernambuco, o ex-deputado Wolney Queiroz, sinalizou a aliados que segue aliado ao pessebista.

Em Caruaru, o PSB anunciou apoio ao PDT na disputa contra o candidato de Raquel. O município é berço político da governadora. No Recife, a tendência é que o PDT siga com o grupo da tucana, ao menos entregando o tempo de propaganda no rádio e na televisão.

A próxima ofensiva de Raquel, segundo aliados, será no MDB, que é aliado dela e de Campos simultaneamente, mas não tem espaços relevantes no governo estadual. O partido ainda é tido como indefinido nas eleições do Recife.

Desde o início do governo, Raquel tem sido criticada por deputados estaduais em relação à articulação política. A governadora teve atritos sobretudo com o presidente da Assembleia, Álvaro Porto (PSDB). No início de fevereiro, o vazamento de um áudio com críticas do parlamentar a um discurso da chefe do Executivo piorou a situação.

Porém, no campo das articulações partidárias, as movimentações dela têm tido êxito até o momento. As negociações costumam envolver a troca de apoio por secretarias no primeiro escalão do governo. Outro partido que aderiu a Raquel recentemente foi o Podemos.

No entorno da tucana, há a crença de que Campos deverá ser candidato a governador em 2026. Por isso, o governo tenta levar a eleição do Recife para o segundo turno para disseminar o discurso de derrota, já que aliados do prefeito apostam na vitória em primeiro turno para, dependendo do percentual, mostrar força perante a governadora.

O pré-candidato oficial dela será o ex-deputado federal e atual secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho (Cidadania). Além dele, a governadora estimula a candidatura do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE), que teve o nome lançado pela sigla no último sábado (2). O plano esbarra no PSOL, que tem federação com a Rede e cogita candidatura própria.

Nos bastidores, Raquel prepara uma ofensiva para ter a exclusividade do MDB, que é aliado de governo e prefeitura ao mesmo tempo. A governadora quer tirar o partido do palanque de Campos. Além da federação PSDB/Cidadania, a base de Raquel conta com PP, PSD, Podemos, PDT e PL. Esses partidos devem ter candidatos próprios ou apoiar nomes indicados pela tucana.

A leitura no governo é que, com a soma dos partidos, a oposição tem, neste momento, mais tempo de propaganda na televisão e no rádio garantido para tentar desconstruir a imagem de Campos na campanha eleitoral.

Para enfrentar as adversidades na TV, aliados do prefeito dizem que ele já reconheceu a necessidade de ter a federação liderada pelo PT em seu palanque, mas quer postergar a definição sobre vice para julho, enquanto os petistas querem resolver o impasse até abril.

No Carnaval, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, esteve em eventos no Recife junto a Campos e outros aliados, incluindo os cotados para a vice Carlos Veras e Mozart Sales.
*
– Partidos acertados com João Campos: PSB e Republicanos
– Partidos que devem apoiar João Campos: PT/PV/PC do B
– Partidos que vão apoiar candidato(s) de Raquel Lyra: PSDB/Cidadania, PSD, Podemos, PP, PDT
– Partido da base de Raquel que vai lançar candidatura sem apoio da governadora: PL
– Indefinidos: MDB e União Brasil

Fonte: FOLHAPRESS

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Amupe terá novo presidente na terça-feira (05)

Publicado

em

O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia assumirá a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em assembleia de prefeitos e prefeitas na próxima terça-feira, 05 de março, a partir das 09h. Em cerimônia na sede da Associação, com a presença da governadora Raquel Lyra, a presidente Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada, passará o bastão para o gestor.

Márcia e Marcelo foram eleitos por unanimidade no último pleito da Amupe, realizado em fevereiro de 2023. Compõem a diretoria-executiva da Amupe, Paulo Roberto, prefeito de Vitória de Santo Antão e 1º secretário; Mariana Medeiros, prefeita de Cumaru e 2ª secretária; Ana Célia, prefeita de Surubim, 1ª tesoureira; Nadegi Queiroz, prefeita de Camaragibe, 2ª tesoureira; Judite Botafogo, prefeita de Lagoa do Carro, secretária da Mulher e Elcione Ramos, prefeita de Igarassu, suplente da secretaria da Mulher.

Foto: Divulgação

Por haldney santos

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Homem se afoga em riacho na zona rural de Floresta-PE durante pescaria

Publicado

em

Desde essa sexta-feira, 1, o Corpo de Bombeiros tenta localizar um homem que se afogou num riacho localizado na comunidade Paus Pretos, na zona rural de Floresta-PE. Familiares disseram que Marcide José de Sá, 38 anos, estava pescando quando desapareceu nas águas.

De acordo com o Blog do Elvis, bombeiros da região iniciaram as buscas ontem e retomaram neste sábado, 2, com o auxílio de mergulhadores profissionais da corporação lotados em Petrolina.

Marcide já tinha costume de pescar na área e foi visto pela última vez praticando a atividade com uma rede. No momento do incidente, a correnteza do riacho estava muito forte, por conta das chuvas que caíram em diversos municípios do Sertão nas últimas horas.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!