Conecte-se Conosco

Destaque

Militares já estão nas ruas para mobilização contra o Aedes

Publicado

em

eb_zika

Aedes transmite dengue, chicungunha e zika – esta última relacionada ao avanço da microcefalia JC Imagem

Neste Dia Nacional de Mobilização Zika Zero, 220 mil homens visitam imóveis e orientam população a combater o mosquito.

A mobilização da sociedade nunca foi tão valiosa para se vencer a luta contra um mosquito responsável por expandir de forma acelerada uma tríplice epidemia que assusta os quatro cantos do planeta. Essa situação inédita no mundo leva, neste sábado (13) para as ruas de todo o País 220 mil militares que têm como missão chegar perto da população e transmitir um recado importante: enquanto ainda não há uma vacina para o vírus zika, o combate aos focos do mosquito é a única forma de prevenção da doença, que tem sido cada vez mais associada ao aumento de casos de microcefalia em recém-nascidos quando as mães são infectadas durante a gestação. A ação faz parte da campanha Zika Zero, do governo federal.

O aumento dos casos de dengue e chicungunha também preocupa. Nas três primeiras semanas do ano, segundo o Ministério da Saúde, foi observado um avanço de 48% nas infecções por dengue no Brasil, em comparação com o mesmo período de 2015, que já foi um ano de epidemia. “Hoje nosso foco é sensibilizar as pessoas para a importância de combater o mosquito, pois não adianta passarmos numa residência ou num bairro e, na semana seguinte, a população não continuar realizando o trabalho de vistoria de dez minutos diários, necessários para observar focos do mosquito”, diz o comandante militar do Nordeste, o general de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache.

Em Pernambuco, 7.735 militares estão distribuídos hoje por 30 municípios e o Arquipélago de Fernando de Noronha. Desse efetivo, mais de 5 mil homens passam por bairros do Recife, que já notificou 1.412 casos de arboviroses (dengue, chicungunha e zika) apenas nas primeiras três semanas do ano. “Não queremos que os militares apenas entreguem fôlder à população. Eles vão conversar com as pessoas nas casas, nos shoppings e no metrô. Hoje também serve para nós levantarmos focos do mosquito para que, na segunda-feira, possamos iniciar a terceira fase do trabalho, que é o combate ao criadouros nas residências”, ressalta Pafiadache.

No Recife, a concentração das tropas acontece neste sábado (13) às 7h30, na 7ª Região Militar, no bairro da Várzea, Zona Oeste da cidade. Do local, comboios seguem rumo a residências e estabelecimentos comerciais nas áreas urbanas. Os militares distribuem material informativo com medidas de prevenção e de combate ao Aedes. “Esse trabalho será um divisor de águas, pois apenas com informação é possível conscientizar as pessoas. É uma ação simbólica em todo o Brasil”, diz a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo. Ela acompanha a ação no Recife.

A partir de segunda e até a quinta (18), haverá uma nova ação com a participação de 50 mil militares no País. Eles estão sendo treinados para atuar nas regiões indicadas pelas prefeituras e pelo Ministério da Saúde. Durante as atividades, serão aplicados larvicidas e inseticidas. Além disso, as Forças Armadas participarão de ação nas escolas públicas e privadas, para disseminar informações.

Funcionários da Prefeitura do Recife se unem à campanha nacional e realizam, neste sábado (13), mutirões nos bairros de Joana Bezerra, área central, e em Areias, na Zona Oeste.

Este post é patrocinado por:

anderson_maia

 

(Do JC On Line)

Destaque

Câmara de Vereadores de Salgueiro conclui Comissão Especial de Inquérito sobre o Funpressal essa semana

Publicado

em

Depois de uma série de escutas para investigar atrasos nos repasses de órgãos da prefeitura ao Fundo de Previdência dos Servidores de Salgueiro (Funpressal), a Câmara de Vereadores se prepara para apresentar o relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) instituída para tratar do problema.

O colegiado composto pelos vereadores Professor Agaeudes (presidente), Léo Parente (relator), Flavinho Barros (membro), Bruno Marreca (membro) e Mariano (membro) está pronto para elaborar e divulgar as revelações do processo investigativo.

A CEI revelou altos débitos das secretarias de Saúde e Educação, que os tesoureiros que os tesoureiros das respectivas pastas prometeram quitar. O grupo de trabalho legislativo espera que haja mais transparência no futuro.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Verdejante define três pré-candidatos à prefeitura: disputa eleitoral ganha forma

Publicado

em

O cenário político em Verdejante está ganhando forma à medida que três pré-candidatos se destacam para concorrer à prefeitura. A recente declaração de Xicao Tavares como pré-candidato a prefeito, junto com seu vice Rosilvado, trouxe uma nova dinâmica à corrida eleitoral. No entanto, o ex-prefeito Francisco Tavares, mais conhecido como “Carrapicho”, utilizou as redes sociais na última semana para afirmar sua candidatura, posicionando-se como opositor ao grupo do atual prefeito Haroldo Tavares.

Na última sexta-feira, foi a vez do ex-vice-prefeito de Haroldo, Wilson “Pizzas”, também anunciar através das redes sociais sua pré-candidatura à prefeitura. Ele declarou que fará oposição ao grupo de Haroldo, consolidando assim uma disputa acirrada pela liderança da cidade.

Tanto Wilson quanto Carrapicho prometeram anunciar seus vices e pré-candidatos a vereador nos próximos dias, intensificando ainda mais a expectativa e a movimentação política na região. Com três nomes de peso na disputa, a eleição em Verdejante promete ser uma das mais acirradas dos últimos tempos.

Por Sertão Central

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Associação reage à fala desastrosa do prefeito Luciano Bonfim

Publicado

em

A temperatura esquentou na relação entre o prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim, e o Trade Turístico da cidade. Tudo por conta de um áudio ‘vazado’ do prefeito, que faz duras criticas a rede hoteleira, inclusive, com expressões chulas. (Leia matéria abaixo).

Nessa sexta-feira, a Associação Viva Triunfo, enviou nota à redação do Farolrebatendo declarações de Bonfim.

NOTA PÚBLICA

A Associação do Trade Turístico (representante de Hotéis e Pousadas de Triunfo) informa que entrou em contato com o secretário de Turismo da cidade de Triunfo, via whatsapp, na data 05/03/2024, para uma possível parceria no Festival de Queijos e Vinhos, oferecendo apoio para realização do evento, porém, infelizmente, o apoio foi recusado pelo secretário.

A Associação informa ainda que, apesar da recusa ao apoio por parte da Associação, o evento contou com colaboração de diversos hotéis e pousadas da cidade, inclusive com presença das logomarcas das empresas parceiras nos materiais de divulgação oficiais do evento.

De forma que sente-se na obrigação de utilizar direito de resposta em relação à informação veiculada em meios de comunicação de que não ofereceu apoio ao evento. Continuamos empenhados em promover o turismo local e estamos abertos a novas oportunidades e parcerias que beneficiem nossa comunidade.

Por Farol de Notícias

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!