O produtor musical dos Beatles, George Henry Martin, morreu aos 90 anos, nesta quarta-feira (9). Segundo a BBC Brasil, as causas de sua morte ainda não foram divulgadas.
Conhecido como “o quinto Beatle”, Martin não só descobriu o grupo, como teve papel crucial no acabamento das músicas do grupo.
Ele produziu mais de 700 álbuns ao longo de sua carreira de cinco décadas. Com um conhecimento técnico invejável e o gosto pela experimentação permitiram que produzisse sons inovadores com equipamentos que músicos modernos considerariam primitivos.
Ele também trabalhou com Celine Dion, Sting e os Rolling Stones. Sean Ono Lennon, filho de John Lennon, tuitou: “R.I.P. George Martin. Estou tão desapontado que não tenho muitas palavras.”
Martin dizia no início da carreira dos Beatler: “Eles eram estridentes”. “Não muito afinados. Eles não eram muito bons”, contou. Mesmo assim, assinou com os quatro, e Love Me Do se tornou o primeiro sucesso deles, em 1962.
Em uma entrevista em 1975, John Lennon disse que a relação com Martin era uma “verdadeira parceria”. “Algumas pessoas dizem que George Martin fez tudo, outras dizem que os Beatles fizeram tudo. Não foi nenhuma das duas opções. Nós aprendemos muito juntos”, afirmou.