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Pernambuco

Morre vice-prefeito de Saloá, José Antônio do Leite

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No final desta terça-feira, 09/08, o vice-prefeito de Saloá, José Antônio, morreu após sofrer um acidente de motocicleta. O município está em choque com a população surpresa.
José Antônio estava repetindo a chapa com o prefeito Ricardo Alves na eleição deste ano, eram os representantes do grupo político chamado de Café com Leite, que conquistou o eleitorado há quatro anos.
José Antônio do Leite vinha de moto do povoado da Prata, zona rural para a sede do município, quando perdeu o controle da moto. Chegou a ser socorrido ao hospital municipal, mas já chegou sem vida. O corpo ainda se encontra no hospital e é intensa a presença da população.
Saloá está de luto, e deixamos assim nossas condolências aos familiares.
(Do Blog do Ronaldo Cesar)

Pernambuco

Ouricuri sedia Festival de Comida Ancestral do Sertão do Araripe a partir desta sexta-feira

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Dentro do projeto Manafuê, promovido pela ONG Caatinga, Ouricuri sedia o 1° Festival de Comida Ancestral do Sertão do Araripe a partir desta sexta-feira, 23. O evento ocorre na Praça Frei Damião, começando às 17h.

Além da exposição de comidas ancestrais, o evento conta com a batucada feminista, vídeo oficineiras afetivas, Grupo Aricuri, Cantando Marias e As Fulôs. A entrada é gratuita para toda a população.

“Neste festival vamos celebrar o resgate e a disseminação da gastronomia ancestral das famílias agricultoras do Território do Sertão do Araripe, que busca revitalizar receitas tradicionais da cozinha camponesa, enaltecendo ingredientes como o mandacaru.  Além de provar uma diversidade de comidas preparadas cuidadosamente por mulheres sertanejas agricultoras e pelas oficineiras afetivas apaixonadas pelo Sertão”, adiantou a ONG Caatinga.

Por Alvinho Patriota

           

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Pernambuco

Raquel Lyra retira do papel uma demanda histórica de Pernambuco

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A redução do valor do Anel B, no sistema de transporte público por ônibus da Região Metropolitana do Recife, com a criação do chamado Bilhete Único reacende uma promessa política antiga. De acordo com as empresas operadoras, caindo de R$ 5,60 para R$ 4,10, a medida, anunciada ontem pela gestão Raquel Lyra (PSDB), representa uma baixa de 40% no faturamento e um déficit anual médio de R$ 60 milhões. Apesar de vista com bons olhos, sob a ótica do passageiro que utiliza e depende do serviço, parlamentares lançam à luz questionamentos sobre quem vai pagar essa conta.

Ao longo dos 16 anos em que os socialistas estiveram ao comando de Pernambuco, passando pelas gestões de Eduardo Campos e Paulo Câmara, o assunto sempre figurou como promessa. Contudo, apenas neste segundo ano da nova gestão, conseguiu sair do papel. “É uma decisão importante para a população, atingindo o cenário econômico de forma direta, sobretudo aos trabalhadores. Porém, é colocada em prática estando ainda no campo das ideias, sem a apresentação concreta dos custos e sem nenhuma segurança se o governo vai conseguir arcar com isso”, afirma o deputado Diogo Moraes (PSB), representante da Alepe no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).

Segundo Moraes, o usuário recebe a notícia, mas não sabe o que se passa nos bastidores. “Não tem ciência da falta de análise de custos, que toma como base valores defasados de 2022. Foi uma reunião que não teve espaço para discutir o contraditório, as lacunas deixadas. Um instrumento que foi aprovado, por unanimidade, mas sem representar diretamente que todos os entes envolvidos estão satisfeitos. Existem preocupações. O dissídio dos motoristas, por exemplo, acumula dois anos de perdas. O governo diz que vai injetar R$ 310 milhões, mas será necessário muito mais, algo que não está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), já em vigor”, aponta.

A visão é reforçada pelo presidente do PSB, deputado estadual Sileno Guedes. “O medo que temos é de estarmos diante de uma nova pegadinha, a exemplo do IPVA que baixou e o ICMS aumentou, logo em seguida. Dar com uma mão e retirar com outra não é o que o povo espera e nem merece. A lei que garantia o subsídio às empresas expirou desde novembro passado e não há nada tramitando sobre o sistema de transporte. O que temos de concreto, que já é percebido nas ruas, é uma redução da frota e assim também no número de viagens. Os veículos estão velhos e sem nenhum sinal de renovação. O empresário não faz graça pra ninguém, se abaixa o valor da passagem, vai querer algo em troca”, aponta.

Para a deputada Dani Portela (PSOL), a reivindicação é alvo de uma luta antiga de diversos movimentos. Entretanto, em sua visão, existem outros itens que ainda ficaram pelo caminho e agora podem se tornar mais difíceis. “Não podemos esquecer a Lei Estadual 16.787 que, em 2019, previu  a refrigeração gradativa dos ônibus em até quatro anos. Hoje, apenas 12% de toda a frota da RMR possui ar-condicionado”, ressalta. A parlamentar também destaca a integração temporal, que mesmo com o decréscimo anunciado na tarifa, pode enfrentar dificuldades. “É preciso discutir se duas horas são suficientes, já que sabemos que há percursos longos e congestionados que duram bem mais que isso, gerando dupla cobrança”, completa.

Na base do governo, o deputado Renato Antunes (PL) diz que o Bilhete Único, proposto por Lyra, chega como um redutor de injustiças e um fortalecimento de suas boas práticas. “Vamos conseguir dar mais dignidade para quem mora, por exemplo, no Ibura, no Janga, Jaboatão Centro, Olinda. Vão conseguir acessar o centro do Recife com o mesmo tarifário. Essa é uma primeira conquista, referente ao transporte público em Pernambuco. Vamos seguir trabalhando e fiscalizando, para que também o serviço seja melhor ofertado à população”, assegura.

O discurso é ampliado pelo deputado William Brigido (Republicanos), que defende que o governo  já costura a contrapartida financeira para o sistema. “Agora é fundamental não só o bilhete e a manutenção do valor da passagem, mas  a garantia de que a frota será ampliada e que os coletivos estejam equipados com o conforto que usuário necessita para termos um transporte público de qualidade. A fiscalização precisa ser eficaz”, disse.

Na mesma esteira, a deputada Socorro Pimentel (UB), diz que a população se depara com a concretização de uma demanda histórica, capaz de beneficiar centenas de milhares de pessoas que precisam se deslocar diuturnamente no transporte coletivo público na Região Metropolitana. “Foi aprovado por meio de um compromisso assumido pela governadora Raquel Lyra. E a gente fica feliz em fazer parte deste conjunto, estar participando de todas essas conquistas. Enxergamos assim a construção de um Pernambuco melhor para viver”, afirmou.

POPULARIDADE
Para o cientista político Hely Ferreira, em ano de eleições municipais, muitas movimentações são estratégicas, de olho no possível aumento da popularidade. “O eleitor, no entanto, sabe separar as coisas e não pode ser subestimado. Apesar de positivas, são ações que não conseguem mudar o tabuleiro político no Recife e nem tampouco nas demais cidades que terão candidatos apoiados pela atual governadora”, explica. Segundo o especialista, este pode ser o pontapé para o desencadear de uma agenda mais assertiva. “Muitos desgastes têm sido registrados, tendo como exemplo esta troca constante de lideranças no secretariado, demonstrando uma falta de sintonia dentro do Palácio, seja no transporte ou em qualquer outra área. É preciso mais alinhamento”, opina Ferreira.

A também cientista política, Priscila Lapa, percebe um poder de impacto político da ação. “Ainda que não seja uma melhoria tão significativa, mas interefe na qualidade de vida imediata da população. A avaliação de governo, geralmente, não toma muito como base as promessas, lançamento de grandes programas. No entanto, medidas como essa que reduzem um custo imediato, têm um poder maior das pessoas recompensarem, avaliando positivamente aquele ator político”, explica Lapa, que continua: “O transporte público é um tema muito sensível, assim como segurança, educação, saúde, mobilidade. São eixos que transmitem uma ideia de que o governo conseguiu sentir a dor do cidadão. É um gesto que pode, claro, se reverter politicamente muito favorável a Raquel”, concluiu.

Fonte: DP

 

           

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Pernambuco

Veja as vagas de emprego para esta sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

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As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.

     

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