Conecte-se Conosco

Destaque

Mortalidade materna cai 54,5% no Agamenon

Publicado

em

 
No hospital, que é referência no estado foram registradas seis mortes de maio de 2017 a maio de 2018
Os resultados do projeto-piloto implantado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM) com o propósito de reduzir os índices de mortalidade materna estão sendo comemorados pelos profissionais de saúde. De maio de 2016 a maio de 2017, foram registradas 11 mortes maternas e de maio de 2017 a maio de 2018, foram registrados seis óbitos, uma redução de 54,54%. Em 2015 a taxa de mortalidade no hospital chegou a 220 para cada grupo de 100 mil nascimentos. O HAM chegou a ter uma taxa de 220 mortes de mães para cada 100 mil nascimentos. 
O segredo para redução da mortalidade veio junto com um trabalho de equipe. As ações contaram com a parceria  das secretarias de Saúde do Recife e de Pernambuco, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a indústria farmacêutica MSD, apresentaram números que superaram as expectativas. A proposta inicial era de reduzir os óbitos em 30%, mas os dados surpreenderam. 
A gerente de Obstetrícia da Maternidade do HAM, Andréa Vasconcelos, afirmou que o modelo adotado para redução das mortes vai ser mantido. “Nós já estamos há 90 dias sem registro de óbito”, revelou. De acordo com a médica, no Brasil, dados do Ministério da Saúde divulgados em 2015 dão conta de que os números de mortes maternas eram de 60 para cada grupo de 100 mil bebês nascidos vivos. “O  HAM chegou a ter uma taxa de 220 mortes de mães para cada 100 mil nascimentos. Estamos concluindo um ano de trabalho árduo, mas muito gratificante”, comemorou Andréa. 
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) a morte materna é considerada aquela ocorrida durante ou até 42 dias após o término da gravidez, independentemente da duração e local, por qualquer causa relacionada ou agravada pela gestação, mas não devido a causas acidentais ou incidentais. As ações para implantação do projeto-piloto começaram a ser empreendidas em 2016, com as primeiras avaliações do diagnóstico e capacitações das lideranças do HAM. Ao todo foram 90 profissionais capacitados  e treinamento de pelo menos 215 profissionais assistenciais, incluindo o uso do Centro de Simulação Realística do Albert Einstein, em São Paulo.
A partir de maio de 2017 tiveram início as mudanças institucionais. “Passamos a colocar em prática os protocolos assistenciais para evitar as principais condições ameaçadoras à vida das gestantes, como por exemplo as septicemias, prevenção de tromboembolismo pulmonar e venoso, hemorragias, hipertensão, pré-eclâmpsia grave e outros processos de análise de eventos adversos, como reestruturação do comitê de óbitos; análise de custos envolvidos com o atendimento subótimo das gestantes e/ou com uma morte materna, dentre outras medidas”, apontou a gerente. 
Por se tratar de uma maternidade de referência para todo o estado de Pernambuco, mais de 200 gestores e profissionais de outras unidades de saúde da rede de assistência estadual também foram capacitados para identificar os casos mais graves e com risco de morte para as gestantes, agindo de forma adequada.
Por Diário de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Descaso: Academia das Cidades e da Saúde de Belmonte encontra-se em completo e total abandono

Publicado

em

A população do Bairro Cacimba Nova, em São José do Belmonte, tem passado por maus bocados nesta gestão atual. Já não bastavam os inúmeros e infindáveis problemas relacionados à precária situação que se encontram as ruas do Bairro, por falta de Saneamento Básico, ação inexistente nesta gestão, e tendo a mesma, sentido na pele o seu total desserviço e irresponsabilidade, na tarde dessa sexta-feira (22), tendo uma das suas caçambas ficado atolada em uma das ruas [veja aqui], e ainda os moradores da localidade têm que suportar a situação de abandono que se encontra a Academia das Cidades e da Saúde, situada naquele Bairro, onde o descaso, o descuido e o abandono são totais.

Na tarde desse sábado, dia 23 de março, a redação deste Blog do Silva Lima recebeu, via WhatsApp, informações e imagens que constatam a veracidade dos fatos ora mencionados, onde o mato e o lixo estão tomando conta do ambiente, e segundo a denunciante, o carro coletor de lixo não passa na área próxima à Academia, ficando os moradores sem opção alguma para o descarte do mesmo, que está sendo acumulado nas suas residências.

Sem dúvidas, esta situação muito entristece e sensibiliza toda a população belmontense, principalmente, por todos serem cientes de que o principal objetivo da Academia das Cidades e da Saúde é promover saúde e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Igualmente, é um ambiente onde se faz a prática de esportes e recreação. Um benefício para a comunidade do Bairro Cacimba Nova e para outras comunidades. Um patrimônio do povo, construído com o próprio dinheiro do povo, com tanto amor e carinho, na gestão do ex-prefeito e atual deputado estadual, Rogério Leão. Um  verdadeiro instrumento que deveria estar em boas condições para servir à nossa gente. 

O abandono é total, situação em que a denunciante, em nome de toda a comunidade, gostaria de pedir que ao gestor municipal, o senhor prefeito Romonilson Mariano, que faça jus ao seu belo lema de  governo que é “CUIDAR DE GENTE”, e que seja sensível a esta causa, tomando as providências cabíveis, com relação à situação exposta acima, dando uma melhor atenção aos problemas da Academia da Cidades e da Saúde que é, sem sombra de dúvidas, um patrimônio da nossa gente.

Galeria de fotos:

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Veja as ocorrências policiais ocorridas na área do 14º BPM, nesse sábado, 23 de março de 2019

Publicado

em

Acompanhe as ocorrências policiais ocorridas na área do 14º Batalhão de Policia Militar (sede Serra Talhada) durante as 24 horas desse sábado, 23 de março de 2019.
(MANDADO DE PRISÃO) (RECOLHIMENTO)

Município       : Serra Talhada– PE;

Data/hora        : 230950MAR2019;

Local               : Via Pública;

Imputado        : Luciano Barbosa dos Santos, 46 anos, agricultor, casado;

Endereço        : Rua10, 51, Sem Teto, Serra Talhada-PE;

  1. N°            : 630/2019 (M- 10390293)      

Resumo           : Policiais Militares da ROCAM, NIS e 21º DESEC deram cumprimento ao mandado de prisão nº 0001578.09.2018.8.17.1370.01.0001-05, expedido pelo juiz Exmo. Juiz da Vara Criminal da Comarca de Serra Talhada-PE, em desfavor do imputado, que foi recolhido à Cadeia Pública local. 

(AGRESSÃO) (TCO)

Município       : Serra Talhada– PE;

Data/hora        : 231000MAR2019;

Local               : Pátio da Feira Livre;

Imputado        : Cícero Thiago da Silva, 22 anos;

Vítima             : Marcos Antonio da Silva, 44 anos;

  1. N°: 631/2019 (M-10390457);      

Resumo           : Quando em rondas Policiais Militares da Guarnição Tática do Centro foram solicitados pela vítima informando-lhes que teria sido agredido pelo imputado, com socos e pontapés, enquanto tentava intervir em uma briga do imputado com uma terceira pessoa que estaria também sendo agredida por ele.  Diante da queixa da vítima, os policiais realizaram a abordagem e busca pessoal no imputado, em seguida os envolvidos foram encaminhados a DPC, onde foi confeccionado um TCO em desfavor do imputado.

(APRESENTAÇÃO DE SUSPEITO)

Município       : Serra Talhada– PE;

Data/hora        : 231610MAR2019;

Local               : Via Publica – Av Dr. Ademar Xavier;

Imputado        : José Alberto de Lima Silva, 35 anos;

  1. N°: 632/2019 (M-10390547);      

Resumo           : Após levantamento da equipe malhas da Lei, Policiais Militares do 14º BPM, juntamente com equipe do BEPI, conseguiram deter o imputado e encaminhar a DPC de Serra Talhada por ser considerado suspeito de ter praticado o assalto a Farmácia JS Medicamentos no dia anterior (22/03). Diante dos fatos, o possível imputado foi apresentado a autoridade policial para averiguação.

(ARROMBAMENTO / FURTO / AMEAÇA) TCO

Município       : Serra Talhada– PE;

Data/hora        : 231700MAR2019;

Local               : Quadra 43 Lote 14 – Vila Bela;

Imputado        : Cícero Custódio de Lima;

Vítima             : Natália Mirely de Lima;

  1. N°: 633/2019 (M-10391369)       

Resumo           : Policiais Militares do Moto patrulhamento Vila Bela foram acionados pela central de rádio do 14º BPM para atender a solicitação da vítima no endereço indicado, ao chegar ao local os policiais foram informados por ela, que o imputado, que é seu irmão, teria quebrado a porta da sua residência para furtar objetos do local para trocar em droga, tendo em vista que ele é usuário, porém o imputado já havia se evadido do local. Ainda no intuito de localizar o imputado, os policiais realizaram diligências pelo bairro, onde localizaram o imputado com um saco de nylon, o qual ele levava alumínio proveniente das portas e janelas que ele furtava das casas que estão sem morador, material este que seria vendido. Diante dos fatos, os envolvidos foram encaminhados a DPC, onde foi confeccionado um TCO em desfavor do imputado.

(FURTO DE ANIMAL)

Município       : Serra Talhada– PE;

Data/hora        : 231730MAR2019;

Local               : Via Pública;

Vítima             : Luiz Odorico dos Anjos, 42 anos, carroceiro;

  1. N°: 634/2019 (M-10391940)       

Resumo           : Policiais Militares da Guarnição Tática Operações foram acionados pela central de rádio para verificar uma ocorrência de furto, chegando ao local se depararam com a vítima, que informou que seu cavalo teria sido furtado. Segundo ele, uma testemunha teria visto um homem galego do cabelo grande, passando montado no cavalo. Diante das informações, os policiais realizaram diligências, mas sem êxito, a vítima foi conduzida à DPC local para registrar o ocorrido.

(TENTATIVA DE ARROMBAMENTO) (TCO)

Município       : Serra Talhada– PE;

Data/hora        : 232245MAR2019;

Local               : Quadra 13, Lote 12 – Vila Bela;

Imputado        : Francisco Tavares de Lira, 39 anos;

Vítima             : Maria Auxiliadora da Silva, 29 anos;

  1. N°: 635/2019 (M-10391969)       

Resumo           : Policiais Militares do Moto patrulhamento Vila Bela foram acionados pela central de rádio do 14º BPM para verificar um possível arrombamento no endereço em lide. No local, se depararam com os envolvidos tendo um desentendimento, que o imputado estava bastante alterado e com visíveis sintomas de embriagues, chegando inclusive a destratar o policiamento. Segundo a vítima que estava bastante assustada, seu companheiro estava forçando a porta, onde esta se encontrava com receio de abrir a porta e ser agredida juntamente com seus filhos. Diante dos fatos, os envolvidos foram encaminhados a DPC, onde foi confeccionado um TCO em desfavor do imputado. (Com Informações do 14º BPM)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Veja as ocorrências policiais ocorridas na área do 8º BPM, nessa sexta-feira, 22 de março de 2019

Publicado

em

Acompanhe as ocorrências policiais ocorridas na área do 14º Batalhão de Policia Militar (sede Serra Talhada) durante as 24 horas dessa sexta-feira, 22 de março de 2019.

(POSSE DE ENTORPECENTE)

Município         : Salgueiro-PE

Local                 : Rua 28, COHAB;

Data/hora         : 221230MAR2019;

Imputado         : Matheus Nascimento Oliveira, 20 anos;

Endereço         : Rua 29, COHAB, Salgueiro-PE;

B.O Nº          :M10388365/2019

Resumo            : Policiais Militares do 8°BPM durante Operação Combate ao CVLI, quando em rondas, avistaram o imputado em atitude suspeita e ao abordá-lo, foi encontrado uma pequena quantidade de maconha pesando aproximadamente 1,30g. Diante o exposto, o mesmo foi conduzido para a delegacia, onde foi submetido a TCO.

(PRISÃO POR MANDADO)

Município         : Salgueiro-PE

Local                 : Av. Agamenon Magalhães, s/nº, Centro, Salgueiro-PE;

Data/hora         : 221750MAR2019;

Imputado         : Valdício da Silva Oliveira, 51 anos;

Endereço         : Rua 13, 216. Cohab, Salgueiro-PE;

B.O Nº          :M10388750/2019

Resumo          : Policiais Militares do 8º BPM, GATI, juntamente com a equipe do Malhas da Lei e NIS-3, prenderam o imputado descrito acima, em cumprimento ao Mandado de Prisão extraído do Processo nº 0001773-15.2010.8.17.1220, expedido pelo Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Segunda Vara Cível da Comarca de Salgueiro, pelo inadimplemento de prestação alimentar a que ora obrigado. O imputado foi apresentado ao Delegado Titular da 193º DPC, ficando à disposição da justiça.

(POSSE DE ENTORPECENTE)

Município         : Salgueiro-PE

Local                 : Rua Alberto Soares, N.S das Graças;

Data/hora         : 222101MAR2019;

Imputado         : José Mateus Pereira de Lira, 23 anos;

Endereço         : Rua José Luiz da Silva, N.S das Graças, Salgueiro-PE;

B.O Nº          : M10389098/2019

Resumo            : Policiais Militares do 8°BPM durante Operação Combate ao CVLI, quando em rondas, avistaram o imputado em atitude suspeita e ao abordá-lo, foi encontrado uma pequena quantidade de maconha pesando aproximadamente 4,68g. Diante o exposto, o mesmo foi conduzido para a delegacia, onde foi submetido a TCO.

(POSSE DE ENTORPECENTE)

Município         : Salgueiro-PE

Local                 : Rua Alberto Soares, N.S das Graças;

Data/hora         : 222100MAR2019;

Imputado         : Willyan Matheus Lima da Silva, 18 anos;

Endereço         : Rua José Luiz da Silva, N.S das Graças, Salgueiro-PE;

B.O Nº          : M10389091/2019

Resumo            : Policiais Militares do 8°BPM durante Operação Combate ao CVLI, quando em rondas, avistaram o imputado em atitude suspeita e ao abordá-lo, foi encontrado duas trouxinhas de maconha pesando aproximadamente 10,42g. Diante o exposto, o mesmo foi conduzido para a delegacia, onde foi submetido a TCO. (Com informações do 8º BPM)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending