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Educação

No Dia da Educação, conheça histórias de professores que transformam a vida de estudantes

Projetos que nasceram em salas de aula, mas extrapolam os muros das escolas para fazer diferença na sociedade.

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Neste Dia da Educação, 28 de abril, conheça histórias de professores que transformam a vida de estudantes e, com os seus projetos, fazem uma verdadeira revolução nas escolas e no entorno.

Como é o caso de Jucilane de Araújo Freitas, diretora da Escola Estadual Heckel Tavares, no Jardim Helena, no extremo leste da capital paulista. A escola está localizada entre duas comunidades, a Chácara Três Meninas e a Terra Prometida, área de grande vulnerabilidade social.

“Muitos alunos moram nas comunidades, em casas de madeirite e perto do rio, sem acesso à internet nem a um aparelho celular”, conta Jucilane.

Os professores indicavam quais estudantes estavam ausentes nas atividades virtuais, no período mais grave da pandemia, e Jucilane ia até a casa de cada um. “As aulas eram remotas, mas a escola ficou aberta todo o tempo para a comunidade. Muitos alunos dependiam da merenda, alguns não têm banheiro em casa — a escola é o porto seguro dessas famílias.”

A busca ativa deu resultado, e o retorno às aulas “trouxe vida ao colégio”. Em 2021, a escola começou o processo de recuperação. “Os alunos foram muito prejudicados neste período de pandemia. Ensino remoto dentro de uma comunidade não existe e, no ano passado, começamos com as aulas de reforço.”

“Este ano é chave para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos. Já estamos retomando o aprendizado normal e vamos ver os resultados em 2023”, diz.

Moaci e alunas que desenvolveram o projeto Células Motivadoras

Evitar o abandono escolar também incentivou o professor Moaci Caitano a desenvolver junto com os alunos no ensino médio o projeto Células Motivadoras, na Escola Estadual Adrião do Vale Nuvens, em Santana do Cariri, no Ceará.

A proposta começou na sala de aula, quando três estudantes precisavam elaborar um projeto para ser apresentado na feira de ciências. Elas tinham de apresentar uma situação-problema, desenvolver um plano de ação e trazer uma resposta. A escolha do tema nasceu da observação do dia a dia escolar: entender o porquê tantos colegas abandonavam a escola.

“As estudantes começaram a pesquisar, avaliar o que motiva e o que desmotiva os colegas e quais as possíveis soluções para o problema”, explica Moaci.

Elas descobriram que vários alunos faltavam às aulas porque não conseguiam chegar à escola. “Muitos moram em áreas rurais, precisam sair bem cedo, têm dificuldade com o transporte, as estradas são ruins e podem ser uma barreira no período de chuvas.” Além da questão da mobilidade, perceberam que diversos estudantes tinham de trabalhar para ajudar no sustento da família e muitas meninas engravidavam cedo demais.

Para solucionar o problema, surgiram as Células Motivadoras, grupos de conversa mediados pelos próprios estudantes com o objetivo de ajudar os colegas a não deixar a escola. “Elas leram muito, pesquisaram, acompanhavam a frequência no diário online, viam quem estava faltando e iam atrás, ajudavam a controlar as faltas e mantinham o contato”, diz Moaci.

“A escola sempre acompanhou todo o processo, mas deixava a conversa com os jovens. Percebemos que o resultado era melhor e, quando não dava resultado, mandavam cartas com mensagens afetuosas, com frases como ‘você faz falta’.”

O projeto das Células Motivadoras deu tão certo que foi adotado em outras escolas e virou lei em municípios próximos, como Nova Olinda. Ainda venceu prêmios como o Criativos da Escola, do Instituto Alana.

Verônica e as estudantes que elaboraram o Book Live, um jeito de incentivar a leitura

Também do Ceará, de Juazeiro do Norte, a professora Verônica Rodrigues de Freitas desenvolveu dois projetos que extrapolam os muros do Colégio da Polícia Militar Hervano Macedo Junior. Durante a pandemia, surgiu a necessidade de aproximar os alunos. E por que não incentivar a leitura ao mesmo tempo? Nasceu, então, o Book Live.

As aulas foram incentivadas a pesquisar quais eram os livros preferidos dos estudantes e começaram a organizar lives no Instagram. Com o aumento do engajamento, os encontros passaram a ser transmitidos pelo YouTube.

Como explica Verônica, “não há interferência na escolha dos livros, eles fazem uma apresentação da obra e abrimos para um bate-papo mediado pelos próprios estudantes”. A mesma prática tem se repetido nas aulas presenciais. “Após as lives, houve um aumento da procura de livros na biblioteca.”

Outro projeto que começou em uma sala de aula, mas segue independentemente do colégio, é o Reciclando Práticas. “A partir da leitura do poema O Bicho, de Manoel Bandeira, surgiu o debate sobre os catadores que reviram o lixo e como se poderia resolver essa questão.”

Um grupo de adolescentes escolheu uma rua, conversou com os catadores e percebeu que, para eles, o problema maior não era revirar o lixo, mas a invisibilidade. Os estudantes elaboraram um plano de ação: cadastraram os catadores e bateram de porta em porta apresentando-os aos moradores. “Também veio a conscientização para a separação do lixo e a coleta seletiva, assim não havia a necessidade de os catadores revirarem o lixo e, por outro lado, surgiu uma relação de amizade entre as pessoas envolvidas.”

Por Noticias R7

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Educação

Cesar School sedia no Recife maior conferência internacional de IA aplicada à educação

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A Cesar School recebe na capital pernambucana, entre 8 e 12 de julho, a maior conferência internacional de Inteligência Artificial aplicada à educação. É a primeira vez que a International Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED) será realizada numa cidade da América Latina. A expectativa é reunir cerca de 400 pesquisadores de todo o mundo na 25ª edição do evento, que acontece anualmente.

A AIED 2024 traz como tema “IA na Educação para um Mundo em Transição” e se propõe a discutir o alinhamento das tecnologias de inteligência artificial com práticas pedagógicas, políticas educacionais e como ferramenta para uma aprendizagem fluida e equitativa. A conferência é um marco para a ciência nacional porque dá respaldo às instituições e aos pesquisadores brasileiros, incentivando um debate vital para o Brasil, segundo Rafael Ferreira Mello, pesquisador do Cesar e um dos organizadores locais do evento.

“Num momento em que se discute a regulação da IA no país, é mais do que necessário explorar, com base em dados científicos, como essa tecnologia pode transformar a educação, pilar essencial para o desenvolvimento socioeconômico”, avalia.

A expectativa é que as discussões avancem como um propulsor para moldar a prática pedagógica, políticas educacionais e regulamentações, ampliando o uso de IA com metodologia educacional para todas as áreas, especialmente frente a um mundo em constante mudança. “A educação cria oportunidades e desenvolve competências como o pensamento crítico e a empatia, que devem ser privilegiadas em contraponto à transferência de conhecimento. Estamos honrados em sediar essa conferência tão relevante aqui no Recife, que é um polo inovador e com enorme potencial”, diz Eduardo Eduardo Peixoto, CEO do CESAR.

Destaques

Blaenka Divjak, ex-ministra da Educação e Ciência da Croácia, é uma das speakers da AIED 24, e falará sobre a era da IA pós-pandemia. Essa discussão integra a Agenda 2030 para a Educação e está alinhada com o Consenso de Pequim sobre Inteligência Artificial e Educação, publicado em 2019 pela UNESCO, que propõe a integração da tecnologia no ensino para enfrentar os desafios de aprendizagem, com conselhos e recomendações.

Outro destaque é Peter Clark, diretor de Pesquisa e fundador do Allen Institute for AI (AI2). Ele vai tratar dos grandes modelos de linguagem (LLMs), que mudaram significativamente o cenário da educação.

Também estará presente Seiji Isotani, professor visitante de educação na Harvard Graduate School of Education e professor de ciência da computação e tecnologia de aprendizagem na Universidade de São Paulo, Brasil, e vai abordar IA em Educação e Políticas Públicas: Um caso do Brasil.

O Comitê Brasileiro de organização da AIED 2024 é formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), além da CESAR School.

Sobre AIED 2024

  • AIED 2024 será a 25ª edição de uma longa série de conferências internacionais conhecidas por pesquisas inovadoras e de alta qualidade sobre sistemas assistidos por IA e abordagens de ciências cognitivas para aplicações de computação educacional. A Sociedade AIED, que celebrou o seu 30º aniversário, organiza a conferência e tem como objetivo o avanço da ciência e da engenharia de ecossistemas inteligentes de tecnologia humana que apoiam a aprendizagem. Promove pesquisa rigorosa e desenvolvimento de ambientes de aprendizagem interativos e adaptativos para alunos de todas as idades em todos os domínios.

    O Cesar é o mais completo centro de inovação e conhecimento do Brasil, referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas de alta complexidade, com impacto para toda a sociedade. Atua, há quase 30 anos, integrando pesquisa, aceleração de negócios e tecnologia para elevar organizações a um novo patamar de competitividade, além de educação, por meio da Cesar School.

    Sediado no Recife, no coração do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos da América Latina, entregou mais de 100 projetos por ano em parceria com grandes empresas globais, formou mais de 9 mil pessoas, e impulsionou, nos últimos dois anos, mais de 700 startups, contando, hoje, com mais de 1.100 colaboradores e expandiu os negócios para a Europa, com sede em Aveiro, Portugal, e Flórida, EUA.

    Serviço

    25ª International Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED 2024)

    Quando: De 8 a 12 de julho

    Onde: CESAR School

    Informações: https://aied2024.cesar.school/home

Fonte: JC

           

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Educação

Governo de Pernambuco anuncia mudanças na Secretaria de Educação

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O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (1°), mudanças no comando da Secretaria de Educação. O consultor, professor e pesquisador Alexandre Schneider, doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas e ex-secretário de Educação da cidade de São Paulo por duas vezes (2006-2012, na gestão de Gilberto Kassab; e 2017-2019, nas gestões de João Dória e Bruno Covas) assumirá a Pasta em substituição a Ivaneide Dantas.

Os atos de exoneração, a pedido, da atual secretária e da nomeação de Schneider serão publicados no Diário Oficial desta terça-feira (2). “Agradeço a Ivaneide pelo compromisso com a Educação e com o serviço público desde o início de nosso governo e tenho certeza de que o novo secretário, com sua expertise e experiência em gestão pública, vai fortalecer ainda mais nossa atuação na área coordenando o maior programa educacional já realizado em Pernambuco, o Juntos pela Educação”, destacou a governadora Raquel Lyra, em nota divulgada.

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Educação

Lula anuncia novo campus da UFPE em Sertânia nesta terça-feira

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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta terça-feira, 2 de julho, às 15h30, da cerimônia de entrega de 448 unidades habitacionais dos Conjuntos Vila Brasil I e II, em Recife (PE). Na ocasião, também serão anunciados os novos campus Recife – Centro do Instituto Federal de Pernambuco, e o novo Campus do Sertão – UFPE, no município de Sertânia.

No mesmo dia, às 17h30, no Palácio do Campo das Princesas (Praça da República, s/n), o presidente Lula participa da cerimônia de anúncio de acordos indenizatórios às famílias proprietárias de moradias em “prédios-caixão” na região metropolitana de Recife, e da assinatura de termo de repasse de recursos, do Ministério de Portos e Aeroportos, para o estado de Pernambuco, para execução da 4ª etapa do molhe de Suape e dragagem do canal interno de Suape.

Fonte: Nill Junior

           

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