Conecte-se Conosco

Pernambuco

Número de policiais militares expulsos cresceu 200% em Pernambuco

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Mesmo sem 2021 ter chegado ao fim, Pernambuco já atingiu o mais alto número de policiais militares expulsos nos últimos anos. Levantamento obtido pela coluna Ronda JC, a partir da Lei de Acesso à Informação (LAI), revela que 39 PMs foram excluídos da corporação entre janeiro e setembro deste ano, após investigações conduzidas pela Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS). Se comparado com todo o ano de 2020, quando 19 militares foram expulsos, a diferença chega a 200% – e pode aumentar, pois ainda não foram divulgados os dados do último trimestre deste ano. Ao longo de 2019, oficialmente, foram 35 exclusões.

As punições estão relacionadas a acusações de crimes como homicídios, associação criminosa, entre outros. O assunto volta à tona no momento em que uma abordagem policial, que resultou na morte de um adolescente de 17 anos, está sendo questionada pela família dele. O caso foi registrado em Sítio dos Pintos, Zona Norte do Recife, no último sábado (11).

Parentes contaram que Vitor Kauã Souza da Silva estava na garupa a caminho de uma farmácia para comprar remédios para a mãe do amigo, que pilotava a moto. Em abordagem, policiais teriam pedido para que eles parassem, mas o motociclista não teria obedecido por não ter carteira de habilitação. Então, os tiros foram efetuados. Vitor morreu pouco depois de ser socorrido. O amigo não se feriu.

A versão oficial divulgada pela Polícia Militar é de que a equipe soube, por meio de populares, de uma dupla que estava praticando assaltos no local em uma motocicleta. “Os policiais seguiram em diligências e visualizaram os suspeitos, que ao perceberem a presença do efetivo policial efetuaram disparos de arma de fogo contra os PMs, que revidaram a injusta agressão, atingindo um dos suspeitos.”

A Corregedoria da SDS e a Polícia Civil informaram, nesse domingo (12), que estão investigando as circunstâncias da morte do adolescente.

Demissões na Polícia Civil

Levantamento também aponta punições para policiais civis. Em 2019, foram instaurados 140 procedimentos em desfavor de agentes, comissários ou delegados. Em 2020, foram 133. De janeiro a setembro de 2021, o total foi de 81 instaurações.

Especificamente quanto às demissões de policiais civis após procedimentos na Corregedoria Geral da SDS, em 2019 houve 10 policiais civis demitidos. Em 2020, foram 7. E de janeiro a setembro de 2021, houve 12 demissões de policiais civis.

Por:PE notícias

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Ouricuri: Grupo de Ricardo Ramos perde importante liderança evangélica para Victor Coelho

Publicado

em

O grupo político do prefeito Ricardo Ramos perdeu mais uma importante liderança neste final de semana em Ouricuri, no Sertão do Araripe.

A pré-candidata a vereadora e aliada histórica de Ricardo, Liberia Jovino, decidiu deixar o grupo governista e aderir ao grupo de oposição liderado por Victor Coelho.

A chegada dela representa um forte apoio ao projeto de Victor, uma vez que Liberia é uma forte representante do segmento evangélico na cidade e uma forte candidata a conquistar uma das cadeiras do legislativo municipal.

“Liberia vem para somar em nosso grupo, uma liderança jovem, muito querida e com uma forte representatividade no meio evangélico. Sem dúvidas um reforço fundamental para o projeto oposicionista, que chega para apresentar as melhores propostas para resgatar Ouricuri do atraso e dos escândalos da atual gestão”, afirma Victor Coelho.

Por Fala PE

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Fibromialgia é tema de audiência pública na Alepe, nesta segunda-feira (27)

Publicado

em

O deputado estadual Romero Sales Filho promove audiência pública, nesta segunda-feira (27), para debater políticas públicas de conscientização e tratamento da fibromialgia. A reunião acontece, às 9h, no auditório Ênio Guerra da Assembleia Legislativa e contará com representantes da Associação Pernambucana Minha Dor Tem Pressa, da Secretaria Estadual de Saúde, de médicos, de advogados, entre outros convidados.

Com o tema “Fibromialgia: visibilidade, conscientização, diagnóstico e tratamento”, a audiência é mais uma ação da Assembleia Legislativa em alusão ao “Maio Roxo”, mês que se promove ações de conscientização sobre a doença. Na semana do dia 12/05, o prédio do Legislativo Estadual foi iluminado de roxo, também a pedido do deputado Romero Filho que trabalha pela causa desde 2018.

O parlamentar é autor das leis 17.492/2021 e 16.690/2019, que tratam de diretrizes para a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia e da determinação de atendimento prioritário às pessoas com fibromialgia, respectivamente. Ainda estão em tramitação dois outros projetos de lei. O PL 92/2023 cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia e o PL 1191/2023 reconhece a pessoa com fibromialgia como deficiente, ampliando as diretrizes da política estadual.

“A fibromialgia precisa de um olhar multidisciplinar. Dar visibilidade a essa condição médica é aumentar a conscientização entre o público, os profissionais de saúde e a sociedade em geral. Com as políticas corretas, o diagnóstico precoce evitará anos de sofrimento, as pessoas não serão estigmatizadas devido aos impactos de uma doença considerada ‘invisível’ e os cuidados de saúde serão direcionados”, declarou Romero Filho, reforçando que mais do que conquistados os direitos precisam ser assegurados.

Desde 2021, além do PL que está em tramitação, o parlamentar possui Indicações aprovadas para a criação da Carteira de Identificação, visando facilitar o acesso das pessoas com fibromialgia às unidades de saúde e nas instituições e serviços de atendimento ao público. Neste ano, a Secretaria de Saúde, com base na Lei 16.690/2019, iniciou o censo estadual para cadastrar as pessoas com essa condição e estuda a criação da Carteira.

De acordo com Érica Castro, presidente da Associação Pernambucana Minha Dor Tem Pressa, eles têm conhecimento de apenas sete municípios que implantaram a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia. São eles: Ipojuca, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. Érica também cita que, em Paulista, foram aprovadas as leis da obrigatoriedade do laço roxo nos estabelecimentos de atendimento ao público e da criação da Clínica da Dor. Em 2023, o Governo federal sancionou a Lei 14.705, que assegura o tratamento multidisciplinar pelo SUS. “Infelizmente, essas leis ainda não começaram a ser aplicadas”, pontua Érica Castro.

Serviço:

Audiência Pública
Fibromialgia: visibilidade, conscientização, diagnóstico e tratamento

Segunda-feira, 27 de maio, às 09h
Auditório Ênio Guerra – anexo I da Alepe – 4º andar,
Rua da União, s/nº, Boa Vista

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para esta segunda-feira, 27 de Maio de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!