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O Aeroporto Regional de Serra Talhada & O que nos Espera a partir de 2017!

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Opinião.

As autoridades responsáveis pela construção e financiamento (Banco do Brasil) de um novo aeroporto precisam estar cientes que a indústria aérea regional brasileira passou por um processo rápido de mudança e adequação. Por motivos econômicos, de produção e principalmente por crescimento do tráfego de passageiros nas cidades pequenas e médias, as empresas regionais já substituíram suas aeronaves de 48 lugares por modelos maiores e de maior eficiência operacional.  O turboélice de 70 lugares de capacidade mostrou-se ideal para o tráfego gerado hoje por muitas cidades brasileiras. As aeronaves de 48 lugares foram rapidamente substituídas pelo modelo maior que apresenta vantagens e novidades tecnológicas favoráveis as empresas e aos passageiros ao incorporarem poltronas mais ergométricas, maior cabine, redutores de ruído eletrônicos e maior velocidade, consequentemente menor tempo de voo e maior conforto.

Os três maiores fabricantes de aeronaves regionais, tanto de turboélices quanto de jatos, tem planos ambiciosos para o mercado mundial de aeronaves regionais e para as cidades médias.

Dentro de perspectivas de crescimento desse mercado, esses fabricantes já estão desenvolvendo os primeiros protótipos para a segunda geração de jatos e turboélices regionais.

O atual turboélice de 70 lugares já tem uma versão para 86 lugares. A primeira aeronave já foi entregue no final de 2014, a um cliente da Ásia. Acredita-se que o fabricante concorrente irá lançar a versão para 90 lugares imediatamente.

Os jatos regionais acomodam entre 76 passageiros a 118 passageiros, dependendo do modelo. Em 2017 aterrissa a segunda geração de jatos regionais no mercado mundial e Brasileiro. O modelo novo deve acomodar 130 passageiros ou 145 ou até 160 passageiros em configuração de alta densidade. O outro fabricante propõe 132 passageiros e uma versão de alta configuração para 144 lugares.

Pelo exposto acima fica fácil perceber que tanto o turboélice quanto o jato irão crescer e ficar mais pesados. Talvez seja um erro projetar os aeroportos regionais do Estado sem levar em consideração as aeronaves mais pesadas e maiores que estão para chegar!

Acredito que a resistência MÍNIMA do piso asfáltico deve ser para 29t, quando se pretende receber turboélices, e Mínimo de 60t para os jatos regionais. Exemplo:  propostas de 23t para algumas cidades e pistas menores que1.700m de comprimento podem ser um erro estratégico e replicado em muitos municípios do Estado.

PISTAS MOLHADAS, MENORES QUE 1.500 metros, NÃO ATENDEM o NÍVEL DE SEGURANÇADESEJÁVEL PELOS EMPRESÁRIOS DE AVIAÇÃO !!!  Porque? Porque uma aeronave de 70 lugares necessita de 1.367 m para decolar com pista seca com uma temperatura ambiente de 15C, conforme manual do fabricante. Não confundir distância de decolagem com distância de corrida sobre a pista. São análises diferentes e a distância de corrida sobre a pista é bem menor do que a necessária a uma decolagem dentro dos padrões de segurança internacional. No Brasil a temperatura média é de 26C. Ou seja, (1.500m-1.367m) resta apenas 133m de pista para todas as eventualidades. Estando a pista molhada e temperaturas acima de 26C, 1.500m pode torna-se critico.

Aeroporto Regional é também todo aquele aeroporto que já nasce operando voos por instrumento nas aproximações, pousos e decolagens baseados em informações GPS (RNav). Nenhum aeródromo pode receber o nome de “aeroporto” em pleno século 21, se não operar por instrumento. O GPS substitui com maior segurança e sem custos os antigos equipamentos afixados ao solo. O GPS é livre, grátis, sem ônus nem taxas.

Não podemos construir pistas e aeroportos regionais para o hoje. O hoje já é passado! A Pista Mínima:

Turboélice = 1.700m x 30m + 29t + GPS

Jato Regional = 2.200m x 45m + 60t + GPS

Por Claudio Louzada  – Consultor para o Modal Aéreo e Administrador de Aeroportos Regionais. Ex-comandante da RioSul e Varig. 

louzada.cl@gmail.com   (11) 99173-7284 – Vivo – Whatsapp – Facetime

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Câmara Municipal de Salgueiro: possível composição a partir de janeiro de 2025

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A Câmara Municipal de Salgueiro poderá passar por uma significativa reformulação de seus componentes a partir de janeiro de 2025, fruto das eleições recentes e das articulações políticas em curso. O grupo liderado pelo prefeito Fabinho Lisandro conquistou 9 das 15 cadeiras do legislativo, consolidando uma base sólida de apoio, mas os nomes que poderão está no legislativo, não deverá necessariamente ser todos aqueles que foram os eleitos.

Nos bastidores da política local, já circulam especulações sobre possíveis mudanças no quadro de vereadores, especialmente com a eventual saída de alguns deles para assumir secretarias no governo municipal, abrindo espaços para os suplentes. Entre os nomes mais cotados para migrar do legislativo para o executivo estão Léo Parente(PRD), Agaeudes Sampaio(Republicanos) e Paizinha Patriota(PSD), que são reconhecidos não apenas por sua atuação no cargo, mas também pela expressiva votação que receberam.

Com as possíveis nomeações, surgem também os suplentes que podem ocupar os espaços deixados. Roseli do Agro(PRD), Augusto Matias(Republicanos) e Flavinho Barros(PSD), os três primeiros suplentes de cada partido do grupo do prefeito eleito, estão entre os favoritos a preencher essas vagas. Essa movimentação pode trazer novas vozes ao parlamento municipal, alterando as dinâmicas de poder e a representação política na câmara.

Apesar das especulações e das conversas nos corredores da política salgueirense, a confirmação ou não dessa nova composição só deverá ocorrer no final do ano. A expectativa é alta entre os cidadãos e os envolvidos, que acompanham de perto as manobras e alianças que moldarão o futuro da política em Salgueiro pelos próximos quatro anos.

 

 

 

           

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Pacheco diz que proposta que limita decisões individuais de ministros não é retaliação ao STF

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O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou neste sábado (12) que a Proposta de Emenda à Constituição que limita decisões monocráticas, ou individuais, tomadas por ministros do Supremo Tribunal Federal, não é um revanchismo ou retaliação à Corte. O projeto faz parte de um pacote em análise no colegiado que visa modificar o funcionamento do STF. “Está longe de ser qualquer tipo de revanchismo, de retaliação ou de afronta ao Supremo Tribunal Federal ou ao poder Judiciário. Eu não me permitiria isso”, disse ele.

Por R7

           

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Suspeito de estuprar a enteada de 11 anos em Recife é preso na Paraíba

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Um homem suspeito de estuprar a enteada de 11 anos foi preso, na cidade de Santa Rita, na Paraíba, nesta quinta-feira (10). Ele estava foragido desde a última terça-feira (8), quando o crime foi registrado pela Polícia Civil de Pernambuco, no Recife.

De acordo com a Polícia Militar da Paraíba, responsável pela prisão, o homem fugiu da casa onde morava com a vítima e a mãe dela, companheira do suspeito, e estava em Santa Rita. Um grupo de policiais tinha informações de que havia um suspeito pernambucano foragido na cidade.

Ele foi identificado como um possível suspeito do crime por portar uma mochila que contém o brasão e o nome do Governo de Pernambuco. Os policiais constataram que se tratava do homem após a abordagem e a entrevista policial.

Procurada pelo Diario, a Polícia Civil de Pernambuco, informou, por meio de nota, que
que o caso foi registrado no dia 08 de outubro, por meio do plantão da Delegacia da Mulher de Santo Amaro e direcionado a Delegacia responsável, a Delegacia de Crimes Contra Criança e Adolescentes (DECCA), no dia útil seguinte. E que imediatamente, após tomar ciência do fato, foram realizadas todas as medidas pertinentes à sua investigação.

A Polícia Civil pernambucana também informou que o caso segue com a DECCA, e que por previsão legal, ocorre em segredo de justiça para não atrapalhar as suas diligências.

Foto: Divulgação/PMPB

por Diário de Pernambuco

           

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