Conecte-se Conosco

Pernambuco

Operação da PF nas prefeituras de Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré é contra fraudes em licitações para compra de remédios

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (19), a Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA) e Receita Federal do Brasil, desencadeou a “Operação Deadline”, visando apurar suspeita de crimes contra a administração pública relacionada a contratos de fornecimento de medicamentos nas em três prefeituras do litoral Sul Pernambucano. A Polícia Federal não divulgou que prefeituras seriam alvos da Operação, mas o  Blog de Noélia apurou que as prefeituras investigadas seriam as de Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré.

Relatórios preliminares da CGU apontaram que algumas notas fiscais continham suspeitas de que medicamentos fornecidos estariam com prazo e data de validade vencida quando da expedição das notas quando foram comprados. 

Os gestores desses municípios não são alvos da Operação que tem por objetivo a coleta de provas por meio de buscas e apreensões nas prefeituras investigadas e nos depósitos de medicamentos para confirmar a existência de remédios vencidos nesses locais.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação foi iniciada a partir da instauração de inquérito policial há quatro meses, após a PF tomar conhecimento do resultado de auditoria realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), que constatou irregularidades em licitações e na execução de contratos que contavam com aporte de recursos federais do Sistema Único de Saúde. 

Uma distribuidora de medicamentos sediada em Recife cujo nome ainda estamos apurando, é fornecedora dos três municípios investigados há pelo menos cinco anos. Documentos fiscais expedidos pela empresa referentes a vendas para esses municípios continham inconsistências que levantaram suspeitas de prática de desvios de recursos públicos ou fornecimento de mercadoria em condições impróprias para consumo, o que configuraria crime contra as relações de consumo.

Os contratos firmados durante os exercícios de 2013 a 2018 entre as empresas e os três municípios sob investigação somaram mais de R$ 12 milhões. Para o cumprimento de mandados de busca e apreensão em sete endereços, foram alocados cerca de 60 policiais, auditores e técnicos dos órgãos participantes.

Os crimes que estão sendo investigados são peculato, crime contra as relações de consumo e os previstos na lei de licitações, cujas penas podem chegar a 17 anos de reclusão. Coletiva de imprensa será às 14h na sede da Polícia Federal onde serão dados mais detalhes sobre as investigações.

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Pernambuco planeja parcerias com Israel

Publicado

em

As áreas de recursos hídricos e segurança pública, dois pontos essenciais nas políticas públicas do estado, podem ganhar reforço de Israel. O embaixador Yossi Avraham Shelley foi recebido pelo governador Paulo Câmara para cooperações técnica e de recursos. Israel tem disponíveis US$ 10 milhões para projetos a serem apresentados pelos estados brasileiros.

Os israelenses têm expertise na dessalinização da água do mar, mas a maior carência hídrica de Pernambuco fica no Agreste. “Seria um problema fazer 500 km de tubulação para levar água do mar para essas regiões. São necessárias outras soluções que precisam ser discutidas junto com a equipe técnica. Já há tecnologia de captação de água do ar e de bombear dos aquíferos. Também é possível reaproveitar a água de esgoto para determinadas atividades. Em Israel, 80% da água de esgoto são tratadas para atividades que não necessitam de água muito limpa”, revelou Yossi Shelley.

O embaixador ficou surpreso quando foi informado que o estado já dispõe de tecnologia de dessalinização desde 2004, quando o processo se tornou política pública nacional com o Programa Água Doce (PAD) para comunidades de baixa renda.

Paulo Câmara viajará para Brasília na próxima terça-feira, quando participará da reunião dos governadores com o presidente Jair Bolsonaro. Na mesma viagem, vai devolver a visita ao embaixador de Israel e levará ideias e projetos já disponíveis nessas duas áreas.

O investimento na segurança pública é outro ponto que o estado poderá se beneficiar com uma cooperação. Segundo Shelley, Israel é referência mundial em tecnologia de segurança. O embaixador destacou o uso de software, câmeras inteligentes, inteligência artificial e drones. “Eu convidei o governador e os secretários para que a delegação possa ver de perto e ter o conhecimento de como essas tecnologias são aplicadas em Israel. Mas o primeiro passo para o casamento é conhecer o parceiro”, destacou.

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Em Arcoverde-PE, AESA dá início aos novos cursos de Direito e Engenharia Civil com solenidade oficial

Publicado

em

Uma solenidade na noite da última sexta-feira (15) marcou o início dos cursos de Direito e de Engenharia Civil no Centro de Ensino Superior de Arcoverde – CESA, que integra a AESA, a autarquia de ensino do município. Os cursos tiveram seus projetos elaborados pela equipe do centro de ensino e vem se somar a outros 12 cursos oferecidos pela AESA.

Durante a solenidade, com o auditório lotado por professores, alunos e convidados, o diretor do CESA, professor Franklin Freire, destacou o papel desenvolvido pelo corpo docente e técnico da instituição no sentido de buscar implantar e atrair novos cursos para a autarquia, criando novas oportunidades e fortalecendo a AESA como vetor do desenvolvimento do município e região.

O curso de Engenharia Civil contará com a primeira turma com 50 alunos, sendo que 04 vagas ainda estão em aberto e podem ser preenchidas com a nota do Enem até o próximo dia 20 de fevereiro. De acordo com o Blog Folha das Cidades, o curso de Direito ofereceu no seu primeiro vestibular 100 vagas, todas preenchidas. 

O evento, no auditório da instituição, contou ainda com a presença da prefeita do município e vice (Madalena Britto e Wellington Araújo), do presidente da AESA (Roberto Coelho), da ESSA (Alexandre Paes) e da presidente da Câmara de Vereadores (Célia Almeida Galindo).

Atualmente, a AESA possui a oferta de cursos de graduação em Biologia, Geografia, Gestão Comercial, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Psicologia, além de especializações nos segmentos de Biologia Geral, Ensino de Matemática, Geografia e Meio Ambiente, Gestão e Coordenação Pedagógica, História e Ensino de História, Letras, Língua Portuguesa e suas Literaturas, Literatura Brasileira, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Urgência e Emergência.

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Fiscalização: Em Carnaíba, vereadores que formam Comissão, são barrados na Farmácia Básica do Município

Publicado

em

Na Última sexta-feira (15) uma Comissão de Vereadores de Carnaíba, composta pelos vereadores Preguinho, Vandérbio Quixabeira, irmão Adilson, Anchieta Marques e pelo presidente do Poder Legislativo municipal, Gleybson Martins, foi a campo cumprir uma das atribuições do legislador: a fiscalização, neste caso nas Unidades Básicas de Saúde e da Farmácia Básica do Município.

Bem recebidos na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro de Carnaíba Velha, os vereadores constataram que não tem médico para atender a população naquela unidade, tampouco os medicamentos obrigatórios para distribuição gratuita, definidos pelo Ministério da Saúde (MS). Também foram bem recebidos na UBS no bairro Alto da Gitirana, lá constataram que não estão sendo realizados os atendimentos odontológicos, e pior, embora conste no papel que naquela unidade disponha de consultório odontológico, ele não existe de fato. Outra irregularidade encontrada é que o médico que deveria cumprir 40 horas semanais, atende apenas dois dias por semana aos cidadãos que estão na aérea de cobertura da UBS/Gitirana, descumprindo abertamente o que diz a lei.

A presteza no fornecimento das informações não foi à mesma quando a comissão chegou a Farmácia Básica do Município.

Visivelmente contrariados pela surpresa da ação, servidores da Secretaria Municipal de Saúde, lotados naquele órgão, reagiram com truculência e impediram que a comissão tivesse acesso ao interior da unidade, ignorando a fiscalização como uma das prerrogativas do vereador,  assim, impediram que fossem feitas imagens do estoque, prejudicando o trabalho dos vereadores quanto a aferirem se a farmácia dispõe ou não de todo os medicamentos obrigatórios no checklist do MS. A situação foi registrada em vídeos feitos pela Assessoria da Câmara.

Quais as razões para barrarem a comissão? Quem instruiu os servidores e se esqueceu de dizer-lhes sobre as prerrogativas do Poder Legislativo?

Fazendo valer o seu poder autônomo, a Câmara de Vereadores de Carnaíba buscará os meios legais para garantir que a fiscalização seja concluída, e desta forma acionar, caso seja necessário, o MPPE (Ministério Público de Pernambuco), a fim de garantir que a gestão municipal cumpra com suas atribuições e entregue a população carnaibana todos os serviços de saúde previstos na atenção básica.

Os vereadores têm quatro funções principais:

Função Legislativa: Consiste em elaborar as leis que são de competência do município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis, buscando organizar a vida da comunidade.

Função Fiscalizadora: O vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.

Função de Assessoramento ao Executivo: Esta função é aplicada às atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual (poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).

Função Julgadora: A Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do prefeito e dos vereadores.

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending