Conecte-se Conosco

Destaque

Operação da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros fecha bares na Boa Vista e causa polêmica

Publicado

em

De acordo com estabelecimentos, houve truculência por parte dos agentes. Gerentes dizem que documentação estava em dia

Uma operação realizada pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros na noite da última sexta-feira (29), no bairro da Boa Vista, tem causado repercussão nas redes sociais e está sendo questionada por gerentes de estabelecimentos do bairro. Eles acusam os agentes da PM de agirem com truculência, causando o constrangimento das pessoas que estavam no local, e contestam o fechamento dos pontos comerciais. A Polícia Militar diz que desconhece quaisquer irregularidades na operação.
Entre os estabelecimentos fechados, estão o Bar do Céu, localizado na Rua das Ninfas, e o Conchittas Bar, que fica na Manoel Borba. “Houve uma operação na rua inteira para fechar os bares”, disse Tereza Montarroyos, gerente do Bar do Céu e da Boate Metrópole. Segundo ela, os agentes que entraram no Bar do Céu revistaram, de maneira constrangedora, os clientes que estavam no local. “Quando entraram, mandaram logo as pessoas colocarem a mão na cabeça. Parecia que tínhamos cometido algum crime”, relatou.
Segundo Tereza, o Bar do Céu foi fechado mesmo após a apresentação do alvará, que estava regular. “O Corpo de Bombeiros disse que a documentação estava errada, mas são eles mesmos que emitem. Renovamos nosso alvará em abril”, disse, detalhando que a divergência foi na classificação do estabelecimento. “Argumentaram que, em vez de estar escrito ‘comércio’, deveria constar ‘boate’. Mas não consigo entender. Já recebemos o alvará daquela forma e, para renová-lo, foram feitas visitas pelos agentes”. 

Apesar das queixas, Tereza reconhece que a rua, tradicional reduto LGBT da cidade, precisava ser organizada devido à grande quantidade de pessoas que frequentam o local nos fins de semana. “Havia muita aglomeração, comércio alternativo. Acredito que ação era para essa finalidade (organização), mas não entendo o fechamento dos estabelecimentos”. Na próxima terça-feira (3) representantes do bar vão ao Corpo de Bombeiros para fazer a alteração no alvará.

Em seu perfil oficial no Instagram, o Conchittas Bar afirmou que os funcionários e clientes foram divididos em dois grupos, encostados na parede e revistados. “Toda a nossa documentação, que está regularizada, foi mostrada, mas ignorada pelos responsáveis pela ação”, diz o texto. A administração do bar considera que ação tem caráter homofóbico. “O Conchittas Bar tem sofrido perseguição desde sua abertura em 2011, e com a mudança de endereço em 2016 a situação piorou”, disse o bar nas redes sociais. 
O estabelecimento acrescentou que vai “lutar até o fim” para manter as portas abertas. “Apoiamos nosso público LGBTI e defendemos a ocupação das ruas a Boa Vista, sobretudo da avenida Manoel Borba, pela comunidade LGBTI”.
 
Outro lado
Procurada pelo Diario, a Polícia Militar informou, em nota, que agentes do 16° BPM participaram da Operação Bar Seguro, em apoio ao Corpo de Bombeiros. “O comandante da área desconhece qualquer tipo de truculência por parte do seu efetivo”, diz a nota, acrescentando que a Polícia Militar “não compactua com qualquer tipo de abuso praticado pelos seus integrantes”. 
A PM diz ainda que o cidadão que se sentiu prejudicado poderá “formalizar a denúncia ao comandante da unidade responsável pela área, bem como na Corregedoria da SDS”. O Corpo de Bombeiros também foi procurado, mas não se posicionou até a publicação desta matéria. 
Por Sávio Gabriel
Foto: Google Street View

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Publicado o resultado definitivo do concurso da Prefeitura de Salgueiro

Publicado

em

Responsável pela organização do concurso público da Prefeitura de Salgueiro, o Instituto Igeduc publicou o resultado definitivo do certame nessa quarta-feira, 3. Na página do concurso já estão disponíveis os resultados para o cargo de Professor e demais funções, com os nomes dos aprovados.

A próxima etapa do concurso é a homologação, prevista para esta quinta-feira, 4, antes do prazo que a Justiça determina para que os candidatos aprovados sejam convocados e empossados ainda em 2024. Caso o concurso seja homologado depois do dia 6 de julho (três meses antes da eleição), os candidatos só podem ser convocados em 2025.

Apesar de ser marcado por muitas polêmicas, como denúncias de irregularidades no dia da aplicação das provas e atrasos no cronograma, o concurso está seguindo e pode ser homologado ainda hoje, mesmo com risco de ser judicializado posteriormente.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Deputados decidem repor imposto sobre herança em previdência privada

Cobrança estava prevista, mas foi retirada a pedido de Lula no texto entregue em junho.

Publicado

em

O GT (Grupo de Trabalho) da Câmara responsável pela relatoria do projeto de lei sobre o funcionamento do Comitê Gestor do IBS (PLP 108/2024) deve entregar ao presidente da Câmara, Arthur Lira, uma versão de relatório prevendo a retomada do ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação), um tributo estadual, sobre planos de previdência privados repassados a herdeiros por doação do titular.

Em Sâo Paulo, o tributo é chamado de ITCMD, mas o seu nome pode variar em outros estados. Porém a sua aplicação é a mesma.

A Folha de S.Paulo apurou que, na versão que será discutida com Lira na manhã desta quarta-feira (3), os deputados incluíram um inciso definindo a cobrança do imposto sobre “aportes financeiros capitalizados sob a forma de planos previdência privada ou qualquer outra forma ou denominação de aplicação financeira ou investimento seja qual for o prazo e a modalidade de garantia”.

O texto é similar ao que havia sido incluído pelo Ministério da Fazenda na versão preliminar do projeto e que foi retirado do texto definitivo apresentado em junho, após decisão do presidente Lula.

Na ocasião, a incidência do ITCMD nos planos de previdência havia sido um pedido do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal). Mas Lula decidiu recuar da cobrança, após a repercussão negativa do tema. O Palácio do Planalto avaliou que não precisava assumir o ônus impopular de um imposto que ficará com os governos estaduais.

O ITCMD já é cobrado por alguns estados na doação de planos PGBL (Plano Gerador de Beneficio Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

O Senado definiu, em 1992, uma alíquota progressiva de 8% como limite para a cobrança de ITCMD, ou seja, deixou a critério dos governadores a decisão sobre o percentual. O estado de São Paulo, por exemplo, cobra 4%. Mas a incidência sobre planos de previdência e seguro de vida aguardam validação do STF.

Havia demanda no âmbito do Comsefaz para a reforma tributária uniformizar a cobrança do ITCMD sobre os planos de previdência. Os governadores optaram por dividir o ônus político com o Congresso.

A decisão final, contudo, caberá ao presidente da Câmara. Lira pretende discutir o relatório do PLP 108 com líderes das bancadas partidárias na tarde desta quarta, antes de divulgar o texto nesta quinta-feira (4). Depois, o relatório será colocado em debate público por uma semana para corrigir eventuais pontos de tensão antes de votação em plenário na próxima semana.

Foto Elaine Menke/Câmara dos Deputados
Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Pré-candidatos do Agir reafirmam apoio ao grupo de Luciano Duque

Publicado

em

Na noite dessa terça-feira (02), os pré-candidatos do Agir de Serra Talhada se reuniram com o deputado Luciano Duque para reafirmar o apoio ao seu grupo político e a pré-candidatura de Miguel Duque à prefeitura de Serra Talhada.

“Essa é mais uma tentativa da atual prefeita de prejudicar o nosso grupo, mas não vai conseguir. Estamos unidos, fortes e não temos medo de perseguição. Esse jogo baixo é típico de quem tem medo do debate político e de enfrentar as eleições”, ressaltou um integrante do grupo.

O Agir tem 18 pré-candidatos a vereadores e é presidido pelo advogado Dr. Renato Godoy.

Por Farol de Noticias

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!