Conecte-se Conosco

Pernambuco

Os desafios para Haddad e Bolsonaro avançarem no Nordeste

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Male”]

Nem sempre é fácil escapar de uma ilha ou chegar até ela. Nadar em águas desconhecidas, diferentes das do Nordeste, será o maior desafio do presidenciável Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições para vencer o adversário, Jair Bolsonaro (PSL).

A região nordestina blindou o candidato do PT na primeira etapa da disputa presidencial, mas Haddad precisa ampliar, ou manter o apoio dos eleitores dessa localidade, e ganhar terreno em outras regiões do país, especialmente no Sudeste. O petista está cercado no Nordeste. Na última pesquisa do Datafolha, ele obteve 62% de intenções dos votos válidos entre os nordestinos, contra 38% do oponente.

Mas, e as outras regiões do país? “É uma missão hercúlea para Haddad”, disse o cientista político Ernani Carvalho, referindo-se ao semideus da cultura greco-romana, Hércules, que recebeu a missão de enfrentar 12 desafios considerados impossíveis para alcançar a expiação. Ernani é doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo e professor-associado I do departamento de ciência política da Universidade Federal de Pernambuco, onde exerce a função de pró-reitor de pesquisa e pós-graduação.

Segundo Ernani, embora Haddad seja favorito entre os nordestinos, Bolsonaro venceu em cinco capitais da região – Maceió, João Pessoa, Recife, Natal, Aracaju – e o petista não terá a mesma estrutura de campanha do primeiro turno, porque os governadores que o apoiavam nesse espaço venceram.

“A falta de palanque e desmobilização dos governadores nordestinos pode pesar negativamente. Os governadores eleitos já estão no segundo passo, para compor suas equipes. Há estudos que mostram, olhando eleições brasileiras passadas, que os candidatos que vencem o primeiro turno com 45% dos votos e uma diferença de pelo menos 15% do adversário conseguiram vencer em 95% dos casos no segundo turno”. Portanto, vencer Bolsonaro, para Haddad, será um evento histórico. “Ele não pode errar”, diz.

De acordo com o senador Humberto Costa (PT), líder da oposição no Senado, apesar das dificuldades, Haddad vai concentrar a campanha em entrevistas e debates e visitar regiões e estados onde teve o desempenho mais fragilizado. O Ceará, por exemplo, será um dos locais a ser visitado, uma vez que os cearenses deram vitória a Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno, e Haddad teve lá 33,12% dos votos.

“A prioridade no discurso do PT de usar de acusação de fascismo permanece sendo a alternativa. Mas é preciso mobilizar outra dimensão. Essa não é uma eleição de projetos. Está ancorada na psicologia política, ancorada em gostar e não gostar, ancorada entre amor e ódio, ancorada em emoção e não razão. A estratégia não é combater os chamados bolsonaristas, mas envolver parte desse eleitorado ou indecisos com mensagens que beirem um elemento construtivo no campo psicológico”, aposta Ernani.

Embora Bolsonaro tenha adotado estratégias para vencer no Nordeste, como agradecer o voto dos eleitores, prometer manter o Bolsa Família e acrescentar a eles o 13º salário, a região tem sido reduto nas eleições presidenciais para o PT desde 2006, na reeleição de Lula. Uma virada do militar reformado nessa localidade também seria histórica.

Para isso, Bolsonaro conta com o apoio, especialmente, das igrejas evangélicas pentecostais e explora o estereótipo do “cabra macho” nordestino. “Atenção, povo do Nordeste! Haddad criou o kit gay”, disse o militar da reserva em entrevista ao programa Pânico, da rádio Jovem Pan FM. Bolsonaro vem explorando o material didático que seria apresentado no governo Dilma para combater a violência contra a população LGBT – o Brasil é o país que mais mata travestis.

Na época, o governo petista recuou por conta dos congressistas conservadores, mas o “kit gay”, divulgado por Bolsonaro numa entrevista à Rede Globo e que provocou polêmica, não é o mesmo do que seria apresentado no projeto Escola sem Homofobia, de acordo com o jornal El país.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Pernambuco

Mês de Maio tem queda de 11,6% no número de mortes violentas, diz Governo do Estado

Publicado

em

Maio teve uma redução de 11,6% nos índices de Mortes Violentas Letais (MVIs). É o que aponta, neste sábado (15), o balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS).

Segundo o Governo de Pernambuco, esse foi “o melhor mês da série histórica dos últimos 20 anos”.

Esses dados fazem referência a casos de homicídios, feminicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e mortes por intervenção de agentes do estado.

Em maio deste ano, foram 266 mortes violentas, contra  301, no  mesmo mês de 2023.

Na capital pernambucana, a SDS também constatou a redução de mortes violentas durante o mesmo mês.

Causas

Em maio, dos 266 mortes violentas, 180 tiveram como motivação a atividade criminal, ou seja, 68%.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR) esse percentual é de 75%.

De janeiro a maio de 2024, 73% das vítimas tinham envolvimento com atividade criminal, na RMR esse percentual é de 83%.

Fonte: Diario de Pernambuco

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Recife registra 40% da média de chuvas do para junho, em apenas 24h

Publicado

em

O Recife registrou mais de 140 mm de chuva nas últimas 24 horas, número que representa 40% da média do previsto para o mês de junho. Além da capital, municípios da Região Metropolitana e da Zona da Mata do Recife também registraram transtornos causados pela precipitação….

Nesse sábado (15.jun.2024), pontos da capital pernambucana amanheceram alagados e há risco de deslizamento de barreiras e queda de vegetação em algumas áreas. Nas redes sociais, moradores compartilharam fotos e vídeos dos alagamentos.

ALERTA DE CHUVAS

Na tarde de ontem, a prefeitura do Recife emitiu um alerta amarelo, indicando estágio de atenção sobre a precipitação das próximas horas. A gestão municipal também suspendeu a agenda de turismo, lazer e das atividades não essenciais..

De acordo com a Apac, as chuvas devem continuar no Recife neste domingo (16.jun). A previsão é que o dia siga com pancadas de chuvas isoladas, de intensidade fraca a moderada. Fonte: Poder 360

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Deputado federal Eduardo da Fonte visita o Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Recife

Publicado

em

Nessa sexta-feira (14/06), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) visitou o Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Recife ao lado do deputado estadual Pastor Cleiton Collins, da vereadora Michele Collins e do presidente do PP Jovem, Alef Collins.

Os parlamentares foram recebidos pelo superintendente, Padre Claudionor Alves, e pela equipe da Santa Casa, que mostraram as instalações do hospital. A instituição tem mais de 160 anos de história e é referência em clínica geral e ortopedia. A Santa Casa também realiza importantes obras sociais nas áreas de educação e assistência social.

“O trabalho da Santa Casa é fundamental para a saúde e bem-estar da nossa população. Estamos comprometidos em colaborar para que este hospital continue prestando serviços de excelência,” afirmou Eduardo da Fonte.

Ao final, foi realizada uma reunião onde foram apontadas as dificuldades da entidade e as melhorias necessárias para a infraestrutura do hospital e para o aprimoramento do tratamento oferecido aos pacientes pernambucanos.

Segundo Padre Claudionor, o objetivo da visita foi firmar uma parceria entre a Santa Casa e os parlamentares. “A visita dos parlamentares é uma alegria. Sabemos do empenho do deputado Eduardo da Fonte na área da saúde, que tem auxiliado os hospitais de Pernambuco. Com essa reunião, pudemos estreitar ainda mais os laços com o deputado e criar novas parcerias,” ressaltou Padre Claudionor.

 

 

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!