[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]
Descobertos há muito tempo, os ácidos graxos ômega-3 só recentemente passaram a ser escrutinados pela ciência, que ainda hoje tenta desvendar todos os seus mistérios. Estes elementos não seriam apenas essenciais para a constituição de alguns órgãos, mas também benéficos para a saúde em geral.
De fato, os benefícios do ômega-3 são múltiplos, e dizem respeito tanto aos sistemas cerebral e cardiovascular quanto ao bem-estar mental, à boa forma e à saúde das articulações.
O consumo regular e suficiente de ômega-3 é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, qualquer que seja a idade de um indivíduo. Mas como exatamente os suplementos dietéticos de ômega-3, como Ômega 3 Equaliv, são tão benéficos? E quais são estes benefícios para a saúde?
O papel do ômega-3 no organismo
Os ácidos graxos ômega-3 estão entre os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, principalmente para a saúde do coração, da visão e da saúde mental.
O precursor da família ômega-3 é o ácido alfa-linolênico simbolizado por ALA. A partir desse ácido graxo, o corpo é capaz de sintetizar dois outros ômega-3, o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA).
No entanto, a dieta ocidental é pobre em ômega-3 e não cobrem as necessidades de EPA e DHA. Na verdade, os alimentos contêm pouco ômega-3 e são particularmente ricos em ômega-6, o que desequilibra a relação entre estes ácidos graxos. Assim, é recomendável a suplementação com cápsulas de ômega-3, que também pode ajudar a aumentar a ingestão de EPA e DHA, que são deficientes em uma dieta tradicional.
Benefícios do ômega-3 para a saúde
Ômega-3 e a saúde do coração
Muitos estudos analisaram os efeitos do ômega-3 no sistema cardiovascular. A dupla DHA e EPA está fortemente envolvida na função cardiovascular. Além de reduzir consideravelmente o risco de doenças cardíacas, o ômega-3 ajuda a regular a pressão arterial em pessoas com hipertensão.
Os ácidos graxos podem também aumentar os níveis de “colesterol bom” e reduzir os níveis de triglicerídeos em até 30%. Eles também têm o efeito de prevenir a formação de placas de colesterol no sistema cardiovascular. Em suma, os ácidos graxos são excelentes para o coração.
Ômega-3 tem um papel fisiológico essencial na função cerebral
O DHA é um dos principais constituintes dos neurônios, presente na forma de fosfolipídios. O DHA participa da liberação de impulsos nervosos e neurotransmissores. Portanto os ácidos graxos estão envolvidos na memória e concentração. São favoráveis ao equilíbrio mental, bem como à qualidade do sono.
Ômega-3 para ansiedade e depressão
A depressão é uma doença comum que pode ser tratada pela ingestão regular e suficiente de ômega-3. Pessoas que enfrentam depressão maior têm níveis relativamente baixos de ômega-3 no sangue. Inclusive, os óleos ricos em ácidos graxos EPA e DHA são indicados para reduzir os sintomas da depressão.
Reduz a inflamação
Os ácidos graxos ômega-3 possuem importantes propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir os efeitos da inflamação crônica. Suplemento com ômega-3, inclusive, pode limitar a produção de citocinas, que são moléculas inflamatórias.
Os ácidos graxos, em geral, também são eficazes no tratamento da dor relacionada à osteoartrite ou artrite. Assim, o ômega-3 ajuda a reduzir a dor e a rigidez nas articulações, além de reduzir o uso excessivo de medicamentos em pessoas com artrite reumatoide.
Ômega-3 ajuda na perda de peso
Um grande número de doenças crônicas pode ser favorecido pelo sobrepeso e obesidade, entre as quais estão doenças cardíacas, vários tipos de câncer, diabetes tipo 2 e outros males.
Acontece que os ômega-3 integram-se perfeitamente a um reequilíbrio alimentar para perder peso e melhorar a composição corporal, favorecendo o desenvolvimento dos músculos, bem como a eliminação de gordura.
Na verdade, o ômega-3 pode promover o desenvolvimento da massa muscular. Combinado com uma dieta saudável e exercícios regulares, suplementos de ômega-3 podem ajudar a construir músculos e promover a perda de peso. Isso permite restaurar um certo equilíbrio nutricional favorável à manutenção de um estilo de vida saudável.
Melhora a saúde ocular
Embora sejam um elemento chave na composição do cérebro, os ômega-3 também estão presentes na estrutura dos olhos. À medida que as pessoas envelhecem, a saúde ocular tende a diminuir, o que pode levar à degeneração macular relacionada à idade, ou DMRI. Estudos realizados verificaram que o consumo de ômega-3 permite melhorar a visão em pacientes que sofrem dessa condição visual.
Os benefícios do ômega-3 são ainda mais amplos – também é útil contra a síndrome do olho seco, uma doença ocular que tem o efeito de promover a produção inadequada de lágrimas. Os sintomas da doença podem ser melhorados com o consumo de ácidos graxos e outros nutrientes, como as vitaminas C, E, B12, B9 e B6, além do zinco.
Ômega-3 na gravidez
Durante a gravidez, as necessidades nutricionais da gestante aumentam. Alguns elementos são essenciais para o bom desenvolvimento do embrião, como o ômega-3. Os ácidos graxos estão envolvidos no desenvolvimento do cérebro do bebê, bem como dos olhos e várias outras funções. O consumo de ômega-3 durante a gravidez deve ser aumentado e pode ter suporte na ingestão de suplementos alimentares, especialmente durante os nove meses que a compõem.
Melhora a função hepática
O fígado é um órgão cuja missão é processar as gorduras do corpo. Portanto, tem um papel muito importante na regulação do peso e no armazenamento de gordura. Certos nutrientes e alimentos auxiliam o fígado em seu trabalho e permitem que ele seja mais eficiente, preservando-o de condições como a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), que se manifesta pelo acúmulo de gordura no fígado. Os ácidos graxos trabalham para melhorar a função hepática e podem ajudar a reduzir a quantidade de gordura que se acumula no órgão.
Saúde da pele
Outro benefício dos ácidos graxos é sua capacidade de melhorar a saúde da pele, cujas células podem deteriorar-se, seja pela exposição ao sol ou simplesmente com a idade. Uma das missões dos ômega-3 é nutrir a pele e mantê-la saudável. O óleo de peixe também pode ser usado para tratar doenças como a psoríase.
Por Alvinho Patriota
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.