Conecte-se Conosco

Mundo

Para fazer história, Barack Obama viaja a Cuba

Publicado

em

Obama

Quase 90 anos depois, presidente norte-americano em exercício faz visita oficial ao país cubano.

O presidente Barack Obama se prepara para uma viagem que se inicia na tarde deste domingo (20) em Cuba. Após cinco décadas de antagonismo, o país que é um dos últimos redutos do comunismo, quer virar a página. 

Assim que aterrissar em Havana, com sua esposa Michelle e suas duas filhas, Obama se converterá no primeiro presidente dos Estados Unidos a pisar em solo cubano depois de 88 anos. 

De acordo com A Gazeta do Povo, o líder político tem dois objetivos: encontrar o povo cubano e consolidar a nova relação com o presidente Raúl Castro, mais um episódio da espetacular aproximação iniciada em dezembro de 2014. 

A visita se estenderá até terça-feira (22) e Obama também se reunirá com dissidentes e atores da vida econômica. Na terça o presidente americano dirigirá um discurso a todos os cubanos através da rádio e da televisão, “Consideramos este discurso um momento único na história de nossos dois países”, explicou Ben Rhodes, assessor próximo de Obama, que dirigiu durante 18 meses as negociações secretas com Havana. 

A visita terá muito valor simbólico, como por exemplo, a chegada do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, 30 anos mais jovem que Raúl Castro, terá um impacto particular no berço da comunidade afrocubana, notoriamente subrepresentada entre a elite política cubana. 

A Casa Branca visa estabelecer vínculos suficientes, apesar do embargo econômico que o Congresso se nega por enquanto a revogar. “Queremos que este processo de normalização seja irreversível”, afirmou Ben Rhodes, que insiste no impacto das políticas já empreendidas: facilitação das viagens, flexibilização das restrições comerciais. 

No verão de 2015, período do restabelecimento das relações diplomáticas, Obama lembrou, para destacar o caráter anacrônico da política em vigor, que elas foram suspensas por Dwight Eisenhower em 1961, no ano em que ele nasceu. 

Aparentemente Obama quer mesmo conquistar os cubanos, já que também resolveu participar de um quadro com Pánfilo, um dos humoristas mais populares da televisão de Cuba, usando expressões cubaníssimas como qué bolá? (o que houve?). Segundo o El País, a Casa Branca antecipou a gravação, que será transmitida no programa humorístico Vivir del Cuento na noite de segunda-feira (21). 

“O povo cubano e o povo norte-americano são amigos”, diz Obama, antecipando como deve ser o clima da visita histórica.

Mundo

‘Brincadeira’ de Halloween deixa jovem cega em Chicago

Publicado

em

Uma jovem de Chicago ficou cega de um olho, depois de um grupo de jovens ter decidido ‘aterrorizar’ a rua onde vive durante as celebrações de Halloween.

Vicky Murillo, de 19 anos, estava passeando na rua com uma amiga, quando sentiu que havia um carro que estava perseguindo elas. Quando pararam para ver de quem se tratava, foram surpreendidas por jovens, com armas de paintball, tendo sido atingidas por diversas vezes.

Vicky e a sua amiga ficaram gravemente feridas e a sangrar no chão antes de os paramédicos as levarem para um hospital local.

A jovem foi levada para a emergência, dado que uma das bolas de paintball a atingiu no olho, provocando danos no seu globo ocular. Murillo foi submetida a uma cirurgia de emergência, mas ainda não recuperou a visão e deixou os médicos desacreditados quanto à possibilidade de o conseguir. 

“Infelizmente, é muito improvável, e se houver alguma visão restaurada naquele olho, ela será extremamente turva”, disse o irmão da jovem à ABC Chicago.

Entretanto, a polícia continua investigando o sucedido, sendo que ainda ninguém foi detido.

Por Notícias ao Minuto

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Biden liga para Lula e confirma vinda ao Rio para Cúpula do G20

Publicado

em

presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou na tarde desta quinta-feira (7), por telefone, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ligação durou cerca de 30 minutos, informou o Palácio do Planalto. A iniciativa da conversa foi do norte-americano, que confirmou sua vinda para Cúpula de Líderes do G20, nos dias 18 e 19 deste mês, no Rio de JaneiroO G20 é formado pelos ministros de Finanças e chefes dos Bancos Centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia.

Ainda segundo o Planalto, Biden confirmou a decisão do governo americano de aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Os dois trataram ainda da visita prevista do presidente Biden a Manaus, antes da cúpula, e acertaram a realização de reunião bilateral no Rio de Janeiro. Os detalhes da agenda no Amazonas não foram divulgados até o momento, mas a visita envolverá ações de enfrentamento à mudança climática e proteção das florestas. 

“Lula reiterou a amizade e admiração pelo presidente Biden e observou o excelente momento das relações Brasil-EUA nos últimos anos. Ambos destacaram a importância da iniciativa bilateral pela promoção do trabalho decente no mundo – a Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores – e a convergência de prioridades entre os dois governos para a promoção da transição energética. Biden enalteceu a importância do Brasil para a preservação das florestas tropicais e para o combate à mudança do clima”, informou o Palácio do Planalto, em nota à imprensa.

Também em nota, a Casa Branca informou sobre a conversa entre Lula e Biden sobre os preparativos da reunião do G20. “O presidente Biden parabenizou o presidente Lula pelo sucesso da presidência do Brasil no G20 e destacou o progresso alcançado na promoção dos direitos dos trabalhadores e no combate à fome e à pobreza. O presidente Biden também desejou ao presidente Lula uma recuperação total da recente lesão. Os dois líderes concordaram em manter contato estreito sobre questões regionais e globais e manifestaram o seu compromisso de se reunirem no G20”, diz a nota.

Aliança Global

Lançada pelo Brasil em julho, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza visa canalizar recursos para programas e projetos que visam ao enfrentamento a esses dois problemas persistentes no planeta.

Até o momento, 18 países, além da União Africana e da União Europeia, aderiram formalmente à Aliança Global, por meio da apresentação, revisão e posterior ratificação de suas Declarações de Compromisso, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A expectativa é que todos os países do G20 e os convidados para a Cúpula de Líderes, no Rio de Janeiro, confirmem a participação na aliança.

Foto GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Por Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Presidente da AstraZeneca na China é preso acusado de venda ilegal de medicamento

Publicado

em

O presidente da AstraZeneca na China, Leon Wang, foi preso na semana passada pelas autoridades chinesas. A informação foi confirmada pela gigante farmacêutica ao Financial Times e à agência de notícias AFP.

Além de Wang, dois executivos e outros dois ex-executivos da empresa na região estão sendo investigados por coleta de dados potencialmente ilegais e importação e venda irregular de medicamento contra câncer. O Financial Times não conseguiu contato com representantes de Wang para comentar.

A China é um mercado-chave para o grupo farmacêutico, que desenvolveu uma vacina contra a Covid-19 amplamente vendida em todo o mundo durante a pandemia do coronavírus.

Em setembro, a empresa confirmou que vários de seus funcionários estavam sob investigação na China, depois que surgiram notícias de que eles estavam sendo questionados sobre coleta de dados e importação de medicamentos potencialmente ilegais.

De acordo com o Financial Times, a investigação envolve a importação ilegal do remédio Imjudo, usado para tratamento de câncer. O medicamento é aprovado em outras partes do mundo, mas não na China. A suspeita é que o Imjudo chegou ao território chinês vindo de Hong Kong.

O medicamento é regularmente prescrito junto com o Imfinzi, outra terapia contra o câncer que é feito pela AstraZeneca, como uma terapia combinada para pacientes com câncer de fígado avançado.

No passado, a AstraZeneca já enfrentou problemas na China. Cerca de cem vendedores da farmacêutica no país foram punidos por fraude entre 2020 e 2021 por falsificar resultados de testes genéticos de pacientes que, de outra forma, não se qualificariam para o seguro estatal para o medicamento.

Na semana passada, a AstraZeneca já havia anunciado que Wang estava sendo investigado pelas autoridades chinesas e que cooperava com a investigação.

Foto

Por

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!