Conecte-se Conosco

Pernambuco

PE terá dois delegados federais do RJ na cúpula de segurança

Publicado

em

Angelo Gioia trouxe dois delegados federais do Rio de Janeiro para quadro da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (Foto: Bruno Marinho/G1)

Angelo Gioia trouxe dois delegados federais do Rio de Janeiro para quadro da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (Foto: Bruno Marinho/G1)

João Luiz será novo secretário executivo; e Carlos Henrique, o corregedor.
Nomes foram escolhidos pelo secretário de Defesa Social, Angelo Gioia.

Para iniciar o trabalho à frente da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), o novo titular da pasta, Angelo Fernandes Gioia, decidiu trazer dois delegados da Polícia Federal que, até então, atuavam no Rio de Janeiro: um para ocupar o cargo de secretário executivo e outro para a função de corregedor. O anúncio foi feito em sua primeira coletiva de imprensa após tomar posse, nesta sexta-feira (7).

Os escolhidos foram os delegados João Luiz Caetano de Araújo, para a Secretaria Executiva, e Carlos Henrique Oliveira de Souza, para a Corregedoria. “Trago dois quadros que recruto do mais alto nível, tanto do ponto de vista operacional quanto disciplinar, também com experiência internacional e contatos com outras polícias. São posições de confiança e é uma necessidade de alinhamento técnico para esse momento”, explicou Gioia.

O novo secretário executivo de Defesa Social do estado vem da delegacia de combate ao crime organizado no Rio de Janeiro. “João Luiz também foi chefe de entorpecentes e chefe substituto de aeroporto, trabalhou no exterior e está bem capacitado, tem um perfil operacional que eu acho que se encaixa bem no estado de Pernambuco”, disse Gioia, que  volta a Pernambuco após oito anos, já que, entre 2007 e 2008, trabalhou como superintendente regional de Polícia Federal no estado.

Já à frente da Corregedoria, estará o até então corregedor do Rio de Janeiro. “Carlos Henrique foi chefe da delegacia de repressão a crimes financeiros, tem uma larga experiência e quase dois anos de capacitação nos Estados Unidos na questão de enfrentamentos policiais”, ressaltou o novo secretário de Defesa Social de Pernambuco, que assume a pasta após Alessandro Carvalho pedir para deixar o cargo.

A primeira atividade da gestão de Angelo Fernandes Gioia na SDS-PE será uma reunião com o comando das polícias Militar e Civil de Pernambuco e com o setor de criminalística. “A partir desse encontro, definiremos ações policiais para atender à redução de crimes violentos, crimes contra as mulheres, crimes que ocorrem dentro de casa e no ambiente público, populações minoritárias como o LGBT [Lésbicas, Gays, Bixessuais e Transexuais]. Também vamos ver como está funcionando a situação dos idosos, se as delegacias estão atendendo bem, se a Polícia Militar está dando conta da ação preventiva”, informou.

O novo secretário enfatizou que, além de baixar os índices de criminalidade no estado, é preciso levar uma sensação de sossego e tranquilidade para os pernambucanos. “A população precisa ver o policiamento nas ruas e o policial tem que estar comprometido com a sua função. Ele não pode estar dentro da viatura com o telefone mandando mensagem no WhatsApp. Vou me encontrar com quem está no comando e conhece de perto as dificuldades, pois preciso ouvir as polícias para saber onde posso interferir para melhor. A prioridade é oferecer segurança e vamos trabalhar de forma incansável”, salientou.

Durante a entrevista, Gioia também elogiou o Pacto pela Vida. “Eu conheço o Pacto pela Vida desde o nascedouro e é um braço importante, pois lidamos com a criminalidade. É uma proposta consistente que é a única saída para a redução da criminalidade, para passar para o cidadão uma situação confortável de vida”, afirmou.

Ainda na coletiva, Gioia comentou o rótulo de ‘linha dura’ utilizado para se referir à sua personalidade. “Se linha dura for trabalhar, cobrar o trabalho, o comprometimento do efetivo, pode me chamar assim, pois é um grande elogio para mim. Mas se disser que é porque eu não recebo o efetivo nem a imprensa, não ouço a sociedade civil e não aceito crítica é mentira”, frisou.

Perfil
Angelo Fernandes Gioia tem 52 anos e é natural do Rio de Janeiro. Ele foi delegado da Polícia Federal entre 1996 e 2016 e é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre os cargos ocupados pelo novo secretário durante sua carreira, destacam-se o de Superintendente Regional do Departamento de Polícia Federal, nos estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco, e adido da PF na Itália.

(Do G1 PE)

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 04 de fevereiro de 2025

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Casa do cadastro único em Salgueiro, continua com pessoas esperando ou dormindo nas calçadas durante a madrugada

Publicado

em

Terça-feira 04 de fevereiro de 2025, casa do cadastro único em Salgueiro, continua com pessoas esperando ou dormindo nas calçadas durante a madrugada para conseguir um atendimento ou ficha por volta das 8h quando inicia o atendimento da casa.
.
A situação continua iminente para às pessoas, entre elas, grávidas e idosos, que tentam várias vezes conseguir uma ficha ou vaga para ter atendimento na casa.

O vídeo foi gravado por este blogueiro por volta das 4:15 para 5h da madrugada. Onde este blogueiro já vinha denunciando a situação desde a ex-gestão passada.

É lamentável o que vemos. Tem que melhorar a situação da casa do cadastro único. Muitas pessoas estão indo e voltando sem conseguir atendimento. Precisa ter fiscalização no local inclusive do MP e MPF .

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Três suspeitos da torcida jovem são presos por suspeita de participação em “guerra” de organizadas

Publicado

em

João Victor Antônio da Silva, João Victor Soares da Silva e Thyago Mendes Barbosa foram presos em flagrante, neste domingo (02/02), por suspeita de participação em uma rixa violenta entre torcidas organizadas, resultando em agressões físicas graves, incluindo ferimentos que levaram alguns envolvidos à internação hospitalar. 

Segundo a decisão judicial, havia indícios suficientes da materialidade do crime e de autoria dos acusados. O trio faz parte da Torcida Jovem.

A Polícia Civil e o Ministério Público destacaram que os envolvidos pertencem a torcidas organizadas conhecidas por seu histórico de confrontos violentos e que os atos praticados extrapolaram o âmbito esportivo, configurando crime de associação criminosa (art. 288 do CP) e promoção de tumulto em evento esportivo (art. 201, §1º, III da Lei 14.597/2023).

O Ministério Público solicitou a conversão da prisão em flagrante para prisão preventiva, justificando a medida pela necessidade de garantir a ordem pública e evitar novas ações violentas. A decisão do juiz José Anchieta Félix da Silva acatou o pedido, destacando a gravidade dos fatos, o histórico criminal de alguns dos acusados e o risco de reincidência.

Os acusados foram encaminhados para audiência de custódia, onde a prisão preventiva foi confirmada. O processo seguiu para distribuição e instrução criminal, com a inclusão de diligências complementares, como perícia médico-legal e investigação sobre a participação de outros envolvidos.

Fonte: DP
Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending