Entre os mercados externos, em maior proporção, a crise econômica e política na Argentina gerou reflexos no fluxo de turistas vindos de lá para Porto de Galinhas, com queda de 30% neste ano. “Em setembro do ano passado, teve a primeira desvalorização cambial forte, mas a nossa alta temporada já estava vendida. Quando saiu o resultado das eleições primárias, neste ano, que teve a segunda grande desvalorização cambial, ficou mais caro ainda viajar e sentimos essa redução”, explica Eduardo Tiburtius. Já no mercado interno, em menor proporção, a chegada das manchas de óleo às praias do Nordeste afetou o turismo local, porém menos do que se esperava.
“A gente achava que ia ter um número da cancelamentos muito grande, mas não aconteceu. A nossa janela de vendas acontece com três meses de antecedência e, quando estourou o problema do óleo, os turistas estavam comprando pacote para janeiro e Carnaval. A gente sentiu a diminuição das vendas naquele momento, uma semana a 10 dias de diminuição, mas já melhorou e, pelo tempo que temos pela frente, acreditamos que vai ser possível recuperar até lá”, complementa.
Expectativa de gerar R$ 100 milhões em novos negócios
De olho em novos mercados, principalmente internacionais, o Visit. Pernambuco – Travel Show vai reunir mais de 300 profissionais de turismo, entre operadores e fornecedores, para apresentar os potenciais turísticos não apenas de Porto de Galinhas, mas de Pernambuco como um todo. O evento acontece deste domingo até a próxima quarta-feira, no Centro de Convenções do Hotel Armação, e a programação conta com capacitações de destinos turísticos pernambucanos na parte da manhã e rodada de negócios à tarde. A expectativa é garantir um retorno financeiro de R$ 100 milhões.
ESTRANGEIROS
Segundo Eduardo Tiburtius, presidente do Porto de Galinhas Convention, uma sinalização do Sebrae foi o pontapé para dar início ao projeto do Visit. Pernambuco – Travel Show. “Em agosto deste ano o Sebrae sinalizou que tinha uma verba para fazer um evento e que poderia contribuir com as passagens áereas, trazendo operadores internacionais. A ideia era reunir representantes de destinos que já trabalhamos no passado, como Portugal e Espanha, que já tiveram seus momentos relevantes e hoje têm operação pequena, ou de novos mercados, como Hungria, Estados Unidos e Canadá, por exemplo”, explica.
O evento vai reunir operadores de 23 países e o objetivo é fortalecer ainda mais Pernambuco como destino. “Queremos conquistar mais mercados, ampliar um pouco e não ficar dependente”, afirma Eduardo Tiburtius. Já Brenda Silveira, diretora executiva do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, acredita que esta é uma forma de colocar o Nordeste na rota das operadoras. “É uma ótima iniciativa para trazer turistas estrangeiros para cá. As operadoras vendem o Brasil para o exterior e elas vendem muito o Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Manaus e queremos colocar o Nordeste no circuito”, pontua.
“Em agosto deste ano, o Sebrae sinalizou que tinha uma verba para fazer um evento e que poderia contribuir com as passagens áereas, trazendo operadores internacionais. A ideia era reunir representantes de destinos que já trabalhamos no passado”
Tecnologia ajuda transformação
A tecnologia tem transformado várias cadeias produtivas e também as formas de consumir e o turismo não escapa dessa transformação. Por conta disso, o Turismo Summit servirá como um palco voltado para inovação e conhecimento, evento que acontece em paralelo ao Visit. Pernambuco – Travel Show, no Centro de Convenções do Hotel Armação, em Porto de Galinhas. Voltado para profissionais da área que pretendem reciclar seus conhecimentos, serão dois dias de palestras, nestas segunda e terça-feira, sempre a partir das 14h, com temas sobre criatividade, futuro do turismo, gestão e vendas.
Para Mário Cesar Freitas, gestor do Sebrae e do projeto Investe Turismo em Pernambuco, a ideia surgiu da oportunidade de aproveitar a reunião do trade no Visit. Pernambuco para agregar ainda mais conteúdo. “As empresas já estarão no local conversando com os operadores nacionais e internacionais, já tem a agenda de visitas e as palestras e o Turismo Summit vai levar as reflexões e tendências de tudo que há de mais moderno no setor”, explica. Ele ressalta que a tecnologia e as novas formas de consumo têm impactado também o setor do turismo e, por isso, a importância das palestras sobre as inovações que estão transformando o setor. “As formas de comunicação com os clientes e de consumir estão mudando e a modernidade interfere no mundo dos negócios. Se antes a pessoa ia na agência de turismo fechar um pacote, hoje ela já chega com uma pesquisa feita ou procura quando tem alguma dificuldade com um voo mais complicado, por exemplo. Com a transformação digital, todo mundo faz tudo na palma da mão. O Turismo Summit vai trazer justamente essas novidades”, afirma Mário Cesar Freitas. Visit. Pernambuco – Travel Show, que ocorre em Porto de Galinhas, atraiu a presença de comitivas estrangeiras (JULIO JACOBINA/DP)