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Educação

Pesquisa: Estudo mostra melhora do desempenho de jovens brasileiros em matemática

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Outra recomendação para melhorar o desempenho em matemática e em ciências e leitura, áreas analisadas pelo Pisa, é oferecer programas especiais para imigrantes e estudantes de áreas rurais Foto: Acervo JC Imagem

Outra recomendação para melhorar o desempenho em matemática e em ciências e leitura, áreas analisadas pelo Pisa, é oferecer programas especiais para imigrantes e estudantes de áreas rurais
Foto: Acervo JC Imagem

O relatório traz uma nova análise do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgado em 2013, mas com dados referentes a 2012.

O Brasil está entre os países que mais reduziram o número de estudantes na faixa de 15 anos com baixo rendimento em matemática no período de 2003 a 2012. Conforme dados divulgados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Alemanha, a Itália, o México e Portugal também estão nesta lista.

Relatório publicado nesta quarta-feira (10) pela OCDE recomenda que, para ampliar os ganhos de rendimento dos estudantes, os países aumentem o acesso à educação na infância, a oferta de atividades diferenciadas para alunos com dificuldades e o incentivo à participação dos pais e da comunidade na vida escolar.

O relatório traz uma nova análise do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgado em 2013, mas com dados referentes a 2012. O estudo Alunos de baixo desempenho: Por que ficam para trás e como ajudá-los? examina o baixo desempenho na escola olhando para a família, práticas escolares e políticas educacionais, entre outros fatores.

Outra recomendação para melhorar o desempenho em matemática e em ciências e leitura, áreas analisadas pelo Pisa, é oferecer programas especiais para imigrantes e estudantes de áreas rurais. De acordo com a OCDE, a proporção de alunos com baixo rendimento é maior entre os que vivem na área rural. A distribuição equitativa de recursos entre as escolas e a motivação de alunos e professores também são fatores que pesam no desempenho dos estudantes.

O relatório ressalta que o baixo desempenho dos alunos traz riscos como o abandono escolar, o acesso limitado a melhor remuneração no mercado de trabalho e menor participação política. “A redução do número de alunos de baixo desempenho não é apenas um objetivo em si mesmo , mas também uma forma eficaz de melhorar o desempenho geral do sistema de educação.”

No último Pisa, divulgado em 2013, entre os 65 países comparados, o Brasil ficou em 58º lugar. No entanto, o estudo mostrou que, desde 2003, o Brasil conseguiu os maiores ganhos na performance em matemática, saindo dos 356 pontos naquele ano e chegando aos 391 pontos em 2012. A avaliação, feita pela OCDE, é aplicada a jovens de 15 anos a cada três anos. A pesquisa mede o desempenho dos estudantes em leitura, matemática e ciências.

(Da ABr)

Educação

Governo de Pernambuco inicia matrículas para 2025 com 77 mil vagas, enquanto professores aguardam novas nomeações

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O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), iniciou o cronograma de convocação dos novos professores da rede estadual. No entanto, o último chamamento, previsto para o dia 30 de novembro, ainda não foi realizado.

Até o momento, foram nomeados 1.956 professores em 30 de outubro e 1.609 professores em 14 de novembro, enquanto 1.036 profissionais ainda aguardam a nomeação. A expectativa é que os docentes, que atuarão nas 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) espalhadas pelo estado, sejam convocados até o fim deste mês. No entanto, segundo a categoria, o que tem ocorrido é a falta de transparência por parte do Executivo estadual quanto ao atraso e à divulgação de uma nova data.O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação (Sintepe) tem exigido o cumprimento do cronograma anunciado pela governadora Raquel Lyra. Na tarde desta terça-feira (10), a categoria se reunirá com representantes da Secretaria de Educação para discutir o assunto. Além disso, aproveitará a presença do secretário Alexandre Schneider na reunião do Conselho Estadual de Educação, marcada para a manhã desta quarta-feira (11), para reforçar o apelo.

“O Governo do Estado não nos dá absolutamente nenhuma explicação, o que tem deixado os professores e professoras ansiosos e angustiados. Ele deveria emitir um comunicado informando que está se reorganizando, apresentando uma justificativa e uma nova data para as convocações. Isso é o que se exige de um gestor público”, afirmou a presidente do Sintepe, Ivete Caetano, em entrevista à coluna Enem e Educação.

A coluna também entrou em contato com o Governo de Pernambuco para questionar o motivo do atraso na convocação dos novos professores e solicitar informações sobre a nova data prevista para as nomeações. A matéria será atualizada assim que uma resposta for recebida.

Déficit preocupa concursados

No dia 23 de novembro, o Governo de Pernambuco nomeou 122 profissionais aprovados no último concurso realizado pela Secretaria Estadual de Educação. Os novos servidores foram chamados para ocupar cargos de analista em gestão educacional e assistente administrativo educacional.

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Educação

Recife abre concurso público para 400 vagas de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE)

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A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, lançou nesta terça-feira (10), o edital do concurso público para o cargo efetivo de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE). Esses profissionais têm um papel fundamental no acompanhamento e suporte de crianças com deficiência ou transtornos, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O certame oferece 400 vagas e as inscrições poderão ser realizadas exclusivamente pela internet, no site do Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br), responsável pela organização do processo seletivo. O período de inscrições ficará aberto até o dia 6 de janeiro de 2025.

O certame está destinado a candidatos que tenham concluído o nível médio. A remuneração inicial bruta para um AADEE é de R$ 1904,23. Será acrescida ao vencimento a gratificação de apoio ao desenvolvimento escolar especial, no percentual de 20% sobre o vencimento básico, nos termos do Art. 7º da Lei Municipal nº 19.060/2023.

Também será observado para esses servidores o Plano de Cargos, Carreira, Desenvolvimento e Vencimentos. Além da prova prevista no certame, para o cargo é exigido exame psicotécnico.

Funções e edital

São funções do AADEE, apoio às atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência. Além disso, atua em todas as atividades escolares que forem necessárias, em todos os níveis e modalidades de ensino.

O edital e o link de inscrição também estarão disponíveis no Portal da Educação do Recife (www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br) e no Conecta RecifeAs provas estão previstas para o dia 09 de fevereiro.

“São profissionais que vão trabalhar com crianças com deficiência. A rede municipal tem uma demanda muito grande de AADES e a gente precisa atuar para garantir uma escola ainda mais inclusiva. A gente convoca cada um e cada uma para fazer parte desse concurso, para integrar o quadro de servidores da Secretaria de Educação do Recife, trabalhando com uma área tão nobre e importante”, destacou o prefeito João Campos, ao lado do secretário de Educação, Fred Amâncio.

A espera de novas convocações

No dia 4 de novembro, ao anunciar a abertura do processo de matrículas para alunos novatos na rede municipal do Recife, o secretário de Educação Fred Amâncio afirmou que a prefeitura convocará até o final deste ano novos professores e auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), conforme o cadastro de reserva dos concursos públicos da Rede Municipal de Ensino realizados em 2023 e 2024.

“Para essa ampliação de vagas, a gente deve chamar agora no final ano, para 2025, tanto de professores como de ADIs, mas não considerando a necessidade atual. E sim, essa ampliação da Rede Municipal de Ensino, pois o volume de professores atende à demanda vigente”, afirmou Fred Amancio, na ocasião.

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura do Recife nomeou mil novos professores aprovados no concurso público da Rede Municipal de Ensino do Recife.

O certame, o maior já realizado pela capital pernambucana, contemplou os cargos de Professor I (Educação Infantil e Anos Iniciais) e Professor II (Anos Finais), nas disciplinas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.

Já em junho deste ano, a gestão fez a convocação de mais 330 novos docentes – sendo 300 vagas destinadas para Professor I, e 30 para Professor II.

No caso do cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI), o último concurso público feito pela Secretaria de Educação do Recife foi realizado há cerca de dez anos. O novo certame foi lançado neste ano, diante da expansão da oferta de vagas em creches. Foram 300 vagas para ADI e 40 vagas para Nutricionista.

Fonte: JC

           

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Educação

Municípios pernambucanos são destaque nacional na alfabetização, mas ainda há desafios de implementação

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Pernambuco é um dos 13 estados brasileiros que alcançaram o Selo Ouro do Programa Nacional Cirança Alfabetizada (CNCA), promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A iniciativa foi criada com objetivo de reconhecer os esforços de gestores estaduais e municipais em garantir o direito à alfabetização.

A premiação será entregue em cerimônia nesta quarta-feira (11), em Brasília. Ao todo, 165 municípios pernambucanos participaram do processo de avaliação, dos quais 82 foram agraciados com o Selo Ouro.

Entre os premiados na Região Metropolitana, destacam-se Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Recife (com nota máxima de 100 pontos), Goiana, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. No interior, cidades como Bodocó, Jupi, Toritama, Tacaimbó, Salgueiro, Taquaritinga do Norte e Venturosa receberam o Selo Prata.

Já o Selo Bronze foi entregue a municípios como Camaragibe, Itamaracá, Paudalho, Tacaratu, Passira, Carpina e Tupanatinga.

Adesão ao Selo

Para aderir ao Selo, foi realizada uma análise de documentos comprobatórios de ações estruturantes e do cumprimento de condicionalidades específicas definidas pelo MEC, em conformidade com as diretrizes e objetivos estabelecidos pelo Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, com a atuação de articuladores estaduais da Renalfa (para as secretarias estaduais e distrital) e da Renalfa (municipais).

Estes articuladores foram designados por meio da portaria de nomeação publicada e cadastrada no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC). No ranking nacional, apenas quatro estados nordestinos — Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí — conquistaram o Selo Ouro.

Pontuação

Para conquistar o Selo Ouro, o Estado precisaria atingir 85 pontos. Pernambuco obteve o somatório de 90 pontos, sendo a decisão resultante acordada por todos os avaliadores.

No sistema de avaliação estavam: ações estruturantes e de integração com o território estadual (onde Pernambuco obteve nota máxima em todos os critérios); a institucionalização da política de alfabetização; a implementação da política de alfabetização e de ações de formação docente; além da distribuição de materiais complementares.

Desafios ainda precisam ser enfrentados

Apesar do destaque nacional, um levantamento do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), divulgando no dia 26 de novembro, apontou desafios na execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Entre os 184 municípios pernambucanos avaliados, apenas 29% elaboraram e publicaram uma Política de Alfabetização, como exige o programa, e apenas 43% possuem um sistema municipal de avaliação para monitorar os avanços das crianças.

O estudo, conduzido pelo Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa, analisou pontos como planejamento, formação de professores e infraestrutura escolar. De acordo com o TCE-PE, a falta de recursos e a ausência de políticas locais de formação docente são os principais obstáculos para a efetividade do programa.

Nazli Leça, gerente de fiscalização da Educação do TCE-PE, reforçou a importância do monitoramento contínuo.

“O Tribunal de Contas de Pernambuco tem como missão fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e garantir que as políticas públicas sejam efetivas. A fiscalização do CNCA é essencial para assegurar que esse programa seja executado de forma eficaz, proporcionando às crianças uma educação de qualidade”, disse.

Compromisso Nacional

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O intuito é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do PNE. O CNCA busca, ainda, assegurar a recomposição das aprendizagens. Seu foco é a alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.

O compromisso não propõe uma resposta única ou centralizada para todo o país. Cada estado, em colaboração com seus municípios, elaborará sua política de alfabetização do território de acordo com as suas especificidades.

Fonte: JC

           

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