Saúde
Pfizer e BioNTech começam testes clínicos de vacina contra Ômicron
Publicado
4 meses atrásem
De
adminSeja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Você pode Gostar
-
Anvisa aprova uso emergencial de pílula da MSD contra Covid
-
Reforço de Pfizer após Coronavac eleva proteção contra ômicron de 8% para 56%
-
Pernambuco recebe mais 112.320 doses da vacina da Pfizer para aplicação em adolescentes
-
Brasil recebe mais 2 milhões de doses da vacina da Pfizer
-
Brasil recebe mais 2,1 milhões de doses de vacinas da Pfizer
-
Pfizer pede autorização para aplicar vacina contra a Covid-19 em crianças de 6 meses a 4 anos nos EUA
Saúde
Secretaria de Saúde de Serrita entrega próteses dentárias no distrito de Caruá
Publicado
22 minutos atrásem
25 de maio de 2022No início da tarde desta quarta-feira, 25, a partir das 13h, a Secretaria de Saúde de Serrita fará a entrega de próteses dentárias na Unidade Básica de Saúde (UBS) Barrinha, no distrito de Caruá.
A ação está sendo realizada em todo o município, por intermédio de uma parceria da prefeitura com o Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde.
As próteses devolvem o sorriso a quem perdeu os dentes, aumentando a autoestima. Ainda proporcionam outros benefícios, como melhora da fala, mastigação e estética.
Do Blog Alvinho Patriota
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Saúde
Casos de COVID voltam a subir e especialistas recomendam uso de máscaras
Publicado
1 hora atrásem
25 de maio de 2022Depois de um respiro com o afrouxamento das restrições sanitárias, o Brasil tem apresentado nova alta de casos da covid-19. Os números subiram em janeiro, com a maior circulação de pessoas nas festas de fim de ano, caíram em março e, agora, voltam a crescer. Há ainda um problema que pode agravar a situação: a subnotificação de casos em razão do amplo uso de autotestes adquiridos em farmácias.
Uma pesquisa conduzida pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) revelou que positivos de testes rápidos feitos na primeira quinzena deste mês estão 54% acima do total registrado em abril. Dados do Ministério da Saúde confirmam a tendência. Na última terça-feira (17/5), a pasta divulgou um levantamento mostrando aumento de 28% na média móvel de registros de casos.
Esse movimento tem chance de ser ainda mais significativo, já que pode ser mascarado pelos autotestes – são 31 kits aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Acontece que os resultados desse tipo de exame não precisam ser notificados às autoridades, de modo que não são incluídos nas estatísticas.
“O aumento de casos neste momento já era esperado, porque a gente suspendeu as medidas que atuavam para tentar a redução da transmissão. Com isso, há uma redução dessa força de contenção, e o vírus ganha espaço”, afirma o epidemiologista e professor da Universidade de Brasília Jonas Brant. Para ele, os testes realizados em casa, “sem dúvida, dificultam o entendimento da situação”, porque perde-se a precisão do volume de casos leves, estágio em que muitos optam por não buscar atendimento.
A avaliação é confirmada por Marcelo Gomes, coordenador do Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Existe a recomendação de que as pessoas que fizerem o autoteste e tenham resultado positivo busquem atendimento, até para ter as orientações adequadas e para a própria notificação de casos, que é feita pelo profissional de saúde. Mas a gente sabe que isso, infelizmente, não vai ser a rotina.”
Na visão do especialista, o cenário preocupa e atrapalha o acompanhamento do desempenho real da doença, mas não impede a atuação dos profissionais. Ainda, os autotestes dão mais agilidade à população, já que o indivíduo pode fazer o autoisolamento sem depender da exposição em um ambiente vulnerável.
Retomada de restrições
Devido ao aumento de casos da covid-19, algumas instituições de ensino no país decidiram restabelecer a adoção de medidas sanitárias contra o novo coronavírus. Foi o caso de três escolas públicas em São Paulo, que precisaram suspender as aulas presenciais para evitar que a doença se espalhasse, retomando o sistema de ensino remoto. Os surtos aconteceram nos municípios de Santo André, São Caetano do Sul e na capital, São Paulo.
Em Belo Horizonte (MG), duas escolas da rede privada também voltaram ao ensino a distância, por um período de pelo menos 10 dias, depois que 10% dos alunos contraíram o vírus. Além disso, as atividades no campus foram interrompidas para estudantes de Medicina e Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Londrina (PR), Aguaí (SP), Diadema (SP) e Serra Negra (SP) determinaram o retorno do uso obrigatório de máscaras nas escolas. Em Cuiabá e Recife, a exigência do item de proteção está vigorando desde o retorno das atividades presenciais.
Fonte: Estado de Minas
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Saúde
Solicitações por leitos de UTI para crianças e bebês sobem para 228 em Pernambuco
Publicado
1 hora atrásem
25 de maio de 2022As solicitações por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para crianças e bebês na Central de Regulação de Pernambuco aumentaram para 228 na semana epidemiológica que começou em 15 de maio e termina nesta quarta (25). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), que enviou o número ao g1 nesta terça (24), esse é o maior índice registrado nos últimos dois anos.
No mesmo período no ano passado, o estado tinha 64 pedidos por leito de UTI. A angústia de famílias e profissionais de saúde devido à espera de bebês e crianças por leitos de UTI tem sido mostrada pelo g1 há uma semana. Desde então, foram vários os relatos de pais e parentes desesperados e pacientes com quadro de saúde grave.
Dois bebês morreram enquanto aguardavam uma vaga em leito de UTI. Uma bebê de 1 mês morreu antes da transferência para um leito desse tipo, nesta terça (24). Na segunda (23), um menino de 11 meses também morreu à espera de um leito de UTI em um hospital do Recife.
Ainda de acordo com a SES, na semana epidemiológica anterior, que foi de 8 a 14 de maio, foram registradas 140 solicitações, enquanto, no mesmo período de 2021, eram 58 pedidos. Na semana epidemiológica compreendida entre os dias 1º e 7 de maio, Pernambuco contabilizou 131 solicitações, enquanto, no mesmo período no ano passado, esse número era de 64.
O número de menores que aguardavam vagas em UTIs, nesta terça-feira (24), era de 88, sendo 73 crianças e 15 bebês. Desse total, 73 esperavam por leitos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), segundo dados repassados pela SES ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
A Secretaria Estadual e Saúde informou que, apesar do número de leitos de UTI para essa faixa etária atualmente ser quase três vezes maior do que na sazonalidade do ano passado, o número de solicitações cresceu quase quatro vezes. Além disso, o governo declarou que a abertura de leitos nessa área é difícil por falta de profissionais especializados.
Síndrome respiratória
No dia 18 de maio, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que houve um aumento de casos de doenças respiratórias como nunca havia sido visto, com um maior grau de severidade e também com maior frequência de solicitação de leitos pediátricos.
Segundo a SES, o número de solicitações de leitos de UTI para crianças teve um aumento significativo com relação à sazonalidade do ano passado.
Os casos notificados de Srag em crianças de 0 a 5 anos eram 90 na semana epidemiológica entre 8 de 14 de maio de 2021, e chegaram a 143 no mesmo período de 2022. Na semana entre 15 e 25 de maio, eram 101 casos em 2021 e chegaram a 147 neste ano.
O estado passa por um pico da circulação de vírus respiratórios. A SES informou que está predominando o vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças de até 2 anos e o rinovírus, nos meninos e nas meninas a partir dessa idade.
O VSR é um dos principais agentes de uma infecção aguda nas vias respiratórias, que pode afetar os brônquios e os pulmões. O rinovírus é o causador do resfriado comum, capaz de desenvolver quadros infecciosos mais graves em crianças.
Fonte: G1
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Trending
-
Brasil5 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Arte6 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Destaque4 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
São José do Belmonte4 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos
-
São José do Belmonte4 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Entretenimento3 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Educação3 anos atrás
Fundef: TCU emite nota sobre o repasse para os professores
-
São José do Belmonte3 anos atrás
Belmonte: Infiltração em caixa d’água faz população do Bairro Vila Furtuna clamar por ajuda