Conecte-se Conosco

Pernambuco

Políticos do Estado lamentam morte de Liberato Costa Júnior, o ‘municipalista nato’

Publicado

em

c748034ec568e8e6ab754c5d71533eb8 (1)

Prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), decretou luto de três dias. Autointitulado como um “municipalista nato”, o ex-vereador Liberato Costa Júnior (PMDB) faleceu nesta quarta-feira (13) e deixou registrada na história do Recife mais de seis décadas de dedicação à política da capital. Vereador da capital por dez mandatos, Liba, como era conhecido entre os pares, conquistou o primeiro mandato aos 36 anos, em 1955. Após deixar a Casa José Mariano em 2012, o peemedebista mantinha-se ativo nas consultas políticas e era, frequentemente, procurado por lideranças do Estado em busca de conselhos e apoio. Figuras da política local enviaram notas de pesar e destacaram a atuação do político. O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), lamentou o falecimento e decretou luto oficial de três dias na capital. “Tive o privilégio de desfrutar do convívio pessoal do ‘velho Liba’ e frequentemente receber seus conselhos e orientações sempre acertados sobre os rumos da cidade, resultado do seu profundo conhecimento do Recife e larga experiência política. Liba deixa muitos ensinamentos, um grande exemplo de amor pelo Recife e muita saudade”. Senador

Humberto Costa (PT) mencionou a paixão de Liba pelo Recife e a “lucidez política” dele. Opinião semelhante é compartilhada pelo deputado federal, Jarbas Vasconcelhos (PMDB), que pontuou a habilidade dele para entender a dinâmica e os costumes da cidade. Peemedebista histórico, além dos dez mandatos na Câmara dos Vereadores, Liba teve o mandato de deputado estadual cassado pelo regime militar e ambém atuou como prefeito interino da capital pernambucana.

O velório dele está previsto para ter início às 17h desta quarta, na Câmara de Vereadores do Recife. O enterro será nesta quinta, às 10h, no Cemitério de Santo Amaro. VEJA A REPERCUSSÃO DO FALECIMENTO DE LIBERATO: Governador do Estado Paulo Câmara (PSB) “Com a morte de Liberato, Pernambuco e, especialmente, o Recife perdem a memória viva da nossa política nas últimas sete décadas. Sorte grande daqueles que tiveram a oportunidade única de ouvir as histórias que Liberato contava. Recorrendo à sua memória prodigiosa e ao bom humor sagaz, ele demonstrava a sua paixão pela capital pernambucana e um conhecimento único da nossa cultura política. Quero transmitir a minha solidariedade cristã aos familiares de Liberato. O Velho Liba vai fazer muita falta”. Prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) “Foi com muito pesar que recebi a notícia da partida do ex-vereador Liberato Costa Júnior. Tive o privilégio de desfrutar do convívio pessoal do “velho Liba” e frequentemente receber seus conselhos e orientações sempre acertados sobre os rumos da cidade, resultado do seu profundo conhecimento do Recife e larga experiência política. Liba deixa muitos ensinamentos, um grande exemplo de amor pelo Recife e muita saudade”. Deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) “Lamento muito a morte de Liberato.

Um homem de espirito público extremamente dedicado à política, sobretudo dedicado ao Recife. Uma cidade que historicamente esteve ligada a ele. Libertado estudou e entendia como poucos a origem, a dinâmica e os costumes do Recife. Fundou o MDB e depois o PMDB, onde atuou ativamente. Sempre foi uma pessoa dedicada, ativa e querida dentro do partido. Foi um homem de espírito público e partidário. Uma perda muito grande para todos nós.” Senador Humberto Costa (PT) “O Recife perdeu, mais do que um grande homem público, um apaixonado tanto pela cidade quanto pelas suas questões. Liba era um sujeito permanentemente envolvido com o nosso cotidiano, alguém que respirava as histórias passadas e presentes do Recife. Ficamos todos órfãos da sua lucidez política e do seu encantamento pela nossa cidade.”

Deputado federal Raul Jungmann (PPS) “Liberato, autor daquelas assertivas previsões eleitorais conhecidas como “Dataliba”, deixará saudades e não será esquecido, pois já faz parte da história política do nosso Estado. Nossos sentimentos à família, que neste momento merece todo o nosso apoio. Estamos à disposição no que for preciso. Dediquemos nossas reflexões em sua homenagem.”

Deputada estadual Priscila Krause (DEM) “Liberato dizia que era viúvo, mas tinha uma amante de uma vida toda: a cidade do Recife. Hoje o Recife chora. E com o Recife, choro também. Tive o privilégio de conviver com Liba durante minha passagem na Câmara. Nos últimos anos, já quando não era mais vereador, lembro-me bem quando organizamos uma comemoração surpresa, no gabinete de apoio do plenário, pelos seus 95 anos. Não faltaram convidados, de todas as idades e colorações partidárias. No início, olhávamos desconfiados um para o outro. Talvez pela distância imposta pelas gerações. Mas o que era razão para o afastamentos se tornou motivo para uma grande aproximação. Confesso que no início foi curiosidade. Como era possível, depois tantos anos, ainda ter motivação, vivacidade política e dedicação a uma causa, a causa do Recife? Logo, curiosidade virou carinho, admiração e uma amizade que guardarei para o resto da minha vida. Encontrei em Liberato estímulo e ponderações. Várias foram as vezes quando me convenceu a ir por outro caminho, bem como o convenci outra vezes, sempre nos respeitando. Parte hoje uma referência: de fazer política, dos meus primeiros passos na vida pública, do amor ao Recife. Referências que viraram lições, marcadas no lugar mais nobre do meu coração.”

PSDB

O PSDB de Pernambuco lamenta a perda do ex-vereador Liberato Costa Júnior, um político que se confundia com a história do Recife, pela relação de amor que sempre teve com a cidade. O vereador mais antigo do Brasil movimentava os períodos eleitorais com suas previsões “Data Liba”, projeções que fazia sobre a disputa proporcional, fruto de seu intenso envolvimento com a política. O eterno decano da Câmara Municipal do Recife deixará saudades por ter marcado sua trajetória política como um dos que “amou o Recife como poucos”, destaca o deputado Daniel Coelho.”Liberato era uma legenda, principalmente da cidade do Recife”, resume o presidente do PSDB-PE, deputado Antônio Moraes.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pernambuco

MPF instaura procedimento para acompanhar preenchimento de vagas do Programa Mais Médicos em 30 municípios de Pernambuco

Publicado

em

O Ministério Público Federal (MPF), em Pernambuco, por intermédio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), instaurou procedimento administrativo para acompanhar o preenchimento das vagas ofertadas no Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, nos 30 municípios pertencentes à área de abrangência da Procuradoria da República em Pernambuco (ver lista abaixo).

A procuradora regional dos Direitos do Cidadão em Pernambuco, Carolina de Gusmão Furtado, instaurou procedimento para acompanhar a questão a partir da publicação de edital de adesão ao Mais Médicos em novembro de 2018, após a saída de 8,5 mil médicos cubanos e a consequente abertura das vagas decorrentes no programa. 

Conforme destaca o MPF, a saída dos profissionais de Cuba provocou grande migração de médicos que atuavam em outros serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Mais Médicos, o que pode acarretar graves prejuízos aos serviços públicos de saúde.

A PRDC reforça que 40% dos inscritos já atuavam na Estratégia Saúde da Família, havendo a possibilidade de ocorrência da prática de acumulação ilícita de cargos pelos médicos, o que é vedado pela Constituição.

Foi expedido ofício para que o Ministério da Saúde informe, em até dez dias úteis, o número de vagas ofertadas e de profissionais inscritos no Programa Mais Médicos em Pernambuco, bem como número e locais de vagas não preenchidas, seja por falta de interessados ou por não apresentação de inscritos no local. Também deverá informar a lista nominal dos inscritos, com identificação dos que já atuavam no SUS, além do número de profissionais que já se estabeleceram e as respectivas localidades.

Municípios abrangidos: Abreu e Lima, Araçoiaba, Bom Jardim, Bueno Aires, Camaragibe, Carpina, Chã de Alegria, Feira Nova, Fernando de Noronha, Gameleira, Glória de Goitá, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, João Alfredo, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Limoeiro, Machados, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata, Tracunhaém, Vitória de Santo Antão. 

Procedimento administrativo nº 1.26.000.000005/2019-99 – Com informações da Assessoria de Comunicação do MPF/PE

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco cobra antecipação das diárias do Carnaval

Publicado

em

Por meio de ofícios enviados esta semana às secretarias de Defesa Social (SDS) e Administração (SAD), bem como aos comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, a Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE) lembrou a necessidade de serem pagas antecipadamente as diárias do Carnaval.

No ofício encaminhado ao secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o presidente da ACS-PE, Albérisson Carlos, destaca que a antecipação é prevista por lei e que os profissionais da segurança estão preocupados.

“Venho através deste manifestar o sentimento de preocupação dos policiais bombeiros militares, no tocante ao ‘pagamento’ das diárias do ‘período momesco’ que se aproxima, bem como lembrar que alguns eventos prévios acontecerão ao citado período”, escreveu.

Ainda no documento, Albérisson frisa que o atraso do pagamento das diárias dos policiais e bombeiros tem se repetido com muita frequência em Pernambuco.

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Secretaria de Educação de Arcoverde reúne professores e anuncia pagamento do piso salarial

Publicado

em

Os professores arcoverdenses receberam uma boa notícia na última sexta-feira, durante o “I Encontro da Secretaria de Educação da Prefeitura de Arcoverde – Edição 2019”. Na ocasião, o controlador municipal, Aldênio Ferro, informou que a prefeita Madalena Britto deve enviar à Câmara de Vereadores na próxima semana o projeto de lei que garante o pagamento do piso nacional da categoria.

Segundo Aldênio, o governo pretende pagar o salário com reajuste ainda em fevereiro. Ele destacou que, mesmo sendo obrigação, muitos municípios não estão conseguindo pagar o piso por dificuldades financeiras. “Nós sabemos que mesmo sendo lei, muitos municípios não têm conseguido pagar o piso. Mas Madalena não se cansa. A prefeita sempre luta para cumprir a lei e para satisfazer os professores”, disse.

Além de professores, o encontro também contou com a participação de gestores e coordenadores de todas as escolas da rede municipal e integra a Semana de Início do Ano Letivo. Estiveram presentes a nova secretária de Educação, Zulmira Cavalcante, o controlador Aldênio Ferro e Irailda Leandro, do Sindicato dos Servidores Municipais.

O evento começou com apresentação da Orquestra Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte e foi desenvolvido com oficinas ministradas por profissionais da Editora FTD e uma palestra com o tema “Protagonismo Juvenil, o que eu tenho a ver com isso?”.

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending