Conecte-se Conosco

Pernambuco

Políticos do Estado lamentam morte de Liberato Costa Júnior, o ‘municipalista nato’

Publicado

em

c748034ec568e8e6ab754c5d71533eb8 (1)

Prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), decretou luto de três dias. Autointitulado como um “municipalista nato”, o ex-vereador Liberato Costa Júnior (PMDB) faleceu nesta quarta-feira (13) e deixou registrada na história do Recife mais de seis décadas de dedicação à política da capital. Vereador da capital por dez mandatos, Liba, como era conhecido entre os pares, conquistou o primeiro mandato aos 36 anos, em 1955. Após deixar a Casa José Mariano em 2012, o peemedebista mantinha-se ativo nas consultas políticas e era, frequentemente, procurado por lideranças do Estado em busca de conselhos e apoio. Figuras da política local enviaram notas de pesar e destacaram a atuação do político. O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), lamentou o falecimento e decretou luto oficial de três dias na capital. “Tive o privilégio de desfrutar do convívio pessoal do ‘velho Liba’ e frequentemente receber seus conselhos e orientações sempre acertados sobre os rumos da cidade, resultado do seu profundo conhecimento do Recife e larga experiência política. Liba deixa muitos ensinamentos, um grande exemplo de amor pelo Recife e muita saudade”. Senador

Humberto Costa (PT) mencionou a paixão de Liba pelo Recife e a “lucidez política” dele. Opinião semelhante é compartilhada pelo deputado federal, Jarbas Vasconcelhos (PMDB), que pontuou a habilidade dele para entender a dinâmica e os costumes da cidade. Peemedebista histórico, além dos dez mandatos na Câmara dos Vereadores, Liba teve o mandato de deputado estadual cassado pelo regime militar e ambém atuou como prefeito interino da capital pernambucana.

O velório dele está previsto para ter início às 17h desta quarta, na Câmara de Vereadores do Recife. O enterro será nesta quinta, às 10h, no Cemitério de Santo Amaro. VEJA A REPERCUSSÃO DO FALECIMENTO DE LIBERATO: Governador do Estado Paulo Câmara (PSB) “Com a morte de Liberato, Pernambuco e, especialmente, o Recife perdem a memória viva da nossa política nas últimas sete décadas. Sorte grande daqueles que tiveram a oportunidade única de ouvir as histórias que Liberato contava. Recorrendo à sua memória prodigiosa e ao bom humor sagaz, ele demonstrava a sua paixão pela capital pernambucana e um conhecimento único da nossa cultura política. Quero transmitir a minha solidariedade cristã aos familiares de Liberato. O Velho Liba vai fazer muita falta”. Prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) “Foi com muito pesar que recebi a notícia da partida do ex-vereador Liberato Costa Júnior. Tive o privilégio de desfrutar do convívio pessoal do “velho Liba” e frequentemente receber seus conselhos e orientações sempre acertados sobre os rumos da cidade, resultado do seu profundo conhecimento do Recife e larga experiência política. Liba deixa muitos ensinamentos, um grande exemplo de amor pelo Recife e muita saudade”. Deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) “Lamento muito a morte de Liberato.

Um homem de espirito público extremamente dedicado à política, sobretudo dedicado ao Recife. Uma cidade que historicamente esteve ligada a ele. Libertado estudou e entendia como poucos a origem, a dinâmica e os costumes do Recife. Fundou o MDB e depois o PMDB, onde atuou ativamente. Sempre foi uma pessoa dedicada, ativa e querida dentro do partido. Foi um homem de espírito público e partidário. Uma perda muito grande para todos nós.” Senador Humberto Costa (PT) “O Recife perdeu, mais do que um grande homem público, um apaixonado tanto pela cidade quanto pelas suas questões. Liba era um sujeito permanentemente envolvido com o nosso cotidiano, alguém que respirava as histórias passadas e presentes do Recife. Ficamos todos órfãos da sua lucidez política e do seu encantamento pela nossa cidade.”

Deputado federal Raul Jungmann (PPS) “Liberato, autor daquelas assertivas previsões eleitorais conhecidas como “Dataliba”, deixará saudades e não será esquecido, pois já faz parte da história política do nosso Estado. Nossos sentimentos à família, que neste momento merece todo o nosso apoio. Estamos à disposição no que for preciso. Dediquemos nossas reflexões em sua homenagem.”

Deputada estadual Priscila Krause (DEM) “Liberato dizia que era viúvo, mas tinha uma amante de uma vida toda: a cidade do Recife. Hoje o Recife chora. E com o Recife, choro também. Tive o privilégio de conviver com Liba durante minha passagem na Câmara. Nos últimos anos, já quando não era mais vereador, lembro-me bem quando organizamos uma comemoração surpresa, no gabinete de apoio do plenário, pelos seus 95 anos. Não faltaram convidados, de todas as idades e colorações partidárias. No início, olhávamos desconfiados um para o outro. Talvez pela distância imposta pelas gerações. Mas o que era razão para o afastamentos se tornou motivo para uma grande aproximação. Confesso que no início foi curiosidade. Como era possível, depois tantos anos, ainda ter motivação, vivacidade política e dedicação a uma causa, a causa do Recife? Logo, curiosidade virou carinho, admiração e uma amizade que guardarei para o resto da minha vida. Encontrei em Liberato estímulo e ponderações. Várias foram as vezes quando me convenceu a ir por outro caminho, bem como o convenci outra vezes, sempre nos respeitando. Parte hoje uma referência: de fazer política, dos meus primeiros passos na vida pública, do amor ao Recife. Referências que viraram lições, marcadas no lugar mais nobre do meu coração.”

PSDB

O PSDB de Pernambuco lamenta a perda do ex-vereador Liberato Costa Júnior, um político que se confundia com a história do Recife, pela relação de amor que sempre teve com a cidade. O vereador mais antigo do Brasil movimentava os períodos eleitorais com suas previsões “Data Liba”, projeções que fazia sobre a disputa proporcional, fruto de seu intenso envolvimento com a política. O eterno decano da Câmara Municipal do Recife deixará saudades por ter marcado sua trajetória política como um dos que “amou o Recife como poucos”, destaca o deputado Daniel Coelho.”Liberato era uma legenda, principalmente da cidade do Recife”, resume o presidente do PSDB-PE, deputado Antônio Moraes.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pernambuco

Pernambuco tem redução de 11,67% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio

Publicado

em

Pernambuco apresentou uma redução na taxa de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), houve uma queda de 11,67% deste tipo de crime na comparação dos primeiros três meses de 2024 (11.466 casos) com o mesmo período de 2023 (12.981 casos). 
São tipos de crimes contra o patrimônio: roubo, extorsão mediante sequestro e roubo com restrição da liberdade da vítima. Esses crimes são caracterizados pela apropriação indevida subtração, danificação, destruição ou obtenção ilícita de benefícios em relação a bens materiais.
De acordo com a pasta, no mês de março, o Estado teve uma redução de 19,2% neste tipo de crime em relação ao mesmo período de 2023, o que significa o melhor resultado dos meses de março dos últimos 10 anos.
Nesta segunda-feira (15), a governadora Raquel Lyra participou de uma reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança para debater sobre ações que devem ser realizadas para alcançar redução na violência.
Na reunião, também estiveram presentes representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Assembleia Legislativa de Pernambuco.
“Estamos trabalhando para buscar a redução dos crimes no Estado. Esse resultado da diminuição dos crimes contra o patrimônio reforça que estamos, em conjunto com todas as forças operativas, dando prioridade à segurança pública. Estamos também integrando as secretarias nessas reuniões semanais para trabalhar junto aos municípios a prevenção à violência, junto aos apenados e suas famílias, a questão de profissionalização, a política sobre drogas e outras ações”, destacou Raquel Lyra.
Somente entre janeiro e fevereiro deste ano, Pernambuco registrou uma média diária de 128 Crimes Violentos contra o Patrimônio, totalizando 7.738 casos. Em janeiro foram contabilizadas 3.972 ocorrências e, em fevereiro, 3.766 casos.
Feminicídio
De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, Pernambuco registrou uma redução de 40% no número de feminicídios em março.
“Importante ressaltar o monitoramento constante da inteligência e o trabalho integrado das polícias com órgãos parceiros no combate a criminalidade”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Um levantamento feito pela SDS no início do ano revelou que Pernambuco ocupa o primeiro lugar no ranking desse tipo de crime no Nordeste. Foram 92 casos, sendo 34,38% com arma branca e 62 casos cometidos por parceiros ou ex-parceiros.
O Estado também registrou 319 casos de violência contra as mulheres e  um aumento de 41,78% em um ano. Houve, ainda, o maior número de vítimas de feminicídio da região mortas com armas de fogo (28 registros).
Fonte: DP

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Pernambuco: servidores precisam fazer recadastramento obrigatório

Publicado

em

Neste ano, 120 mil servidores do Poder Executivo Estadual devem se recadastrar.

Esse processo é obrigatório e ocorre todos os anos. Para saber mais, basta acessar o site da Secretaria de Administração de Pernambuco: www.sad.pe.gov.br.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Está aberto o 7º Congresso Pernambucano de Municípios

Publicado

em

Atividades seguem até quarta (17). Credenciamento pode ser feito no local do evento.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) Marcelo Gouveia declarou aberto nesta segunda-feira, 15 de abril, os trabalhos do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, no Teatro Guararapes do Centro de Convenções de Pernambuco. Em seu discurso, Marcelo cumprimentou os presentes, em uma mesa bastante prestigiada, com a presença da governadora do Estado, Raquel Lyra, ministros, senadores, deputados federais e estaduais.

Marcelo Gouveia fez referência ao tema do Congresso ‘Rumo à Excelência na Gestão Pública’. “Para atingir a excelência na gestão pública, é essencial focar em princípios fundamentais: diálogo, parceria e transparência são alguns exemplos. E a Amupe está junto de cada município, de vocês prefeitos e prefeitas, para atingirmos nossas metas e fazermos de Pernambuco uma referência nacional na gestão pública. Pois nossas ações ecoam em cada bairro, em cada rua. Estamos onde a vida acontece e trabalharemos para transformar para a melhor a qualidade de vida do povo de Pernambuco”, declarou Gouveia.

A cerimônia também abriu os atendimentos da Caravana Federativa do Governo Federal, que este ano acontece em paralelo ao congresso da Amupe. O secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, fez um discurso em tom de união e frisou a necessidade de o governo federal dialogar com os municípios.

“A Caravana é um espaço que reunirá 36 Ministérios, secretarias do governo Federal e funcionará para atendimento e tira-dúvidas com os gestores e gestoras de Pernambuco. É um, entre vários exemplos, que o governo federal trabalha junto aos municípios”, frisou Ceciliano. A iniciativa conta com o apoio do governo do Estado e da Amupe. Hoje, os atendimentos começam às 14h. Amanhã a Caravana segue das 08h às 18h.

CONGRESSO SEGUE PELA TARDE

Ainda na tarde desta segunda, as atividades do Congresso da Amupe englobam reunião de prefeitos e prefeitas com a bancada federal; entrega do prêmio Prefeitura Empreendedora; reunião com gestores de cultura e um encontro da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal (SECOM) todas às 15h. Amanhã, dia 16, serão realizadas 9 salas temáticas durante todo o dia.

COMPOSIÇÃO DA MESA

Compuseram a mesa de abertura do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, além de toda diretoria executiva da Amupe e da governadora Raquel Lyra, os ministros de Pesca e Aquicultura, André de Paula, da Defesa, José Múcio; a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; os senadores Humberto Costa, Fernando Dueire e Terezão Leitão. Além de deputados federais e estaduais.

Fotos: Wellington Júnior

Por Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!