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Educação

Preconceito e modernização indígena: veja como foi a prova do vestibular da Unicamp

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Candidatos do inédito vestibular realizado pela Universidade de Campinas tiveram cinco horas para responder 50 questões alternativas e escrever uma redação na fase única realizada neste domingo (2).

Assim como o prometido, a prova do primeiro vestibular para indígenas da Unicamp, aplicada neste domingo (2), levou em consideração o cotidiano e experiências dos candidatos, com enunciados curtos e diretos. Foram abordados temas como preconceito e modernização dos povos índigenas. [veja algumas das questões abaixo]

Em uma das questões, a Unicamp contrapõe a informação de que projetos de lei no Congresso Nacional pretendem endurecer as regras contra as invasões de terra com a imagem de uma indígena que questiona quando os territórios de seus povos serão desocupados.

As mudanças dos hábitos alimentares de indígenas, influenciados após o contato com a população em geral, também estão presentes em duas questões.

Diferentemente do processo seletivo tradicional, dividido em duas fase, os candidatos tiveram cinco horas para responder 50 questões alternativas e escrever uma redação de uma fase única. O teste agradou aos candidatos.

“A prova serviu para mostrar que mesmo em áreas distantes das metrópoles existem jovens que procuram ingressar uma universidade. A Unicamp está proporcionando a oportunidade pra gente construir um novo caminho, uma profissão”, destacou a candidata Daniela Patrícia Villegas Barbosa.

Candidatos ao vestibular indígena da Unicamp esperam prova começar em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas — Foto: Cássio Ribeiro/EPTV

Candidatos ao vestibular indígena da Unicamp esperam prova começar em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas — Foto: Cássio Ribeiro/EPTV

Redação

Em relação a redação, a prova apresentou duas propostas, uma de texto argumentativo, no qual o candidato deveria criar um texto expressando sua opinião, e outra de narrativa, onde o aluno tinha à disposição de dois irmãos visitando uma aldeia indígena e eles deveriam completá-la. Confira os enunciados:

Texto argumentativo

  • “Imagine a seguinte situação: um jornal de grande circulação no Estado em que você mora publicou uma matéria com o título “Índios estão perdendo suas culturas: eles agora preferem ver televisão, usar celular e navegar na Internet!”.

Após ler a matéria, você decidiu escrever um texto expressando sua opinião sobre o assunto, para ser publicado nesse mesmo jornal.

Narrativa

  • “Flávio e Roberto são dois irmãos, nascidos e criados em Goiás. Flávio fez faculdade em Goiânia e voltou para sua cidade, onde dá aulas de História no Ensino Médio. Roberto seguiu a vocação do pai e se dedicou à lavoura, tornando-se um produtor de soja no cerrado.
  • Os dois irmãos sempre gostaram de pescar e todo ano tiram férias para uma viagem de pescaria. No ano passado decidiram fazer sua pescaria anual em um rio do Estado de Mato Grosso. Bem equipados, partiram em uma camionete. Depois de centenas de quilômetros, chegaram ao local escolhido. Montaram acampamento na beira do rio e dormiram, exaustos, a primeira noite.
  • No manhã seguinte, encontraram um outro pescador acampado perto do rio. Conversando com ele ficaram sabendo que estavam acampados na divisa de uma área indígena. O homem disse a eles que, atravessando o rio, com mais dois quilômetros de caminhada chegariam a uma aldeia. Cheios de curiosidade, os dois irmãos decidiram que, no dia seguinte, iriam conhecer a aldeia.”

Continue essa história, relatando a visita dos irmãos à aldeia indígena, a recepção e as conversas que tiveram lá e suas descobertas.

Confira questões da prova

Questões do primeiro vestibular da Unicamp para indígenas, realizado neste domingo (2) — Foto: Comvest/Divulgação

Questões do primeiro vestibular da Unicamp para indígenas, realizado neste domingo (2) — Foto: Comvest/Divulgação

Questões do 1º vestibular indígena da Unicamp, realizado neste domingo (2) em cinco cidades do Brasil — Foto: Comvest/Divulgação

Questões do 1º vestibular indígena da Unicamp, realizado neste domingo (2) em cinco cidades do Brasil — Foto: Comvest/Divulgação

Vestibular indígena da Unicamp teve 50 questões e será disputado em fase única — Foto: Comvest/Divulgação

Vestibular indígena da Unicamp teve 50 questões e será disputado em fase única — Foto: Comvest/Divulgação

Segundo a Unicamp, serão desclassificados os candidatos que não acertarem, no mínimo, dez questões de múltipla escolha e não obtiverem, no mínimo, 5 dos 25 pontos de Redação — Foto: Comvest/Divulgação
Segundo a Unicamp, serão desclassificados os candidatos que não acertarem, no mínimo, dez questões de múltipla escolha e não obtiverem, no mínimo, 5 dos 25 pontos de Redação — Foto: Comvest/Divulgação
Por Fernando Evans, G1 Campinas e região

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Educação

Pé-de-Meia: ainda sem acordo, DPU pede liberação do programa ao TCU

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Os cerca de R$ 6 bilhões do Programa Pé-de-Meia seguem bloqueados e não podem ser repassados aos mais de 4 milhões de beneficiários, seguindo uma decisão de 22 de janeiro do Tribunal de Contas da União (TCU). A justificativa do TCU é que parte dos recursos da União foi usada sem passar pelo processo orçamentário adequado.

Esta semana, a Defensoria Pública da União entrou na briga pedindo a liberação dos recursos pelo TCU. A alegação da DPU é de que trata-se de um programa social, que abre oportunidades para as pessoas terem formação e se integrarem à economia formal. A declaração foi dada pelo chefe da Defensoria Pública Federal, Leonardo Magalhães, nesta quinta-feira (6) à CNN.

Enquanto isso, o governo corre para tentar negociar e liberar os valores. Na última terça-feira (4) o ministro da Educação, Camilo Santana, esteve em audiência no TCU. O assunto consta no processo 024.312/2024-0 e, segundo o acórdão, o processo ainda não foi apreciado no mérito.

O que o TCU avaliou

Os valores bloqueados vêm de dois fundos específicos de financiamento —  Fundo Garantidor de Operações (FGO) e Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc) — e são repassados diretamente ao Fundo de Incentivo à Permanência no Ensino Médio (Fipem). No entendimento do ministro relator do caso, Augusto Nardes, é aí que está o erro, já que esses valores deveriam passar pelo Orçamento.

Em função do atraso na votação do Orçamento 2025, prevista para depois do Carnaval, ainda há chances de que o Congresso resolva a questão, como explica o mestre em direito, Washington Barbosa.

“Se o Congresso aprovar um PLN [Projeto de Lei Nacional] que altere o orçamento disponibilizando esses recursos, em tese, fica regular”, esclarece.

Mas Barbosa explica que, como existe uma decisão suspendendo essas transferências e o pagamento do programa, o governo teria de pegar a Lei, levar para o TCU e pedir para que o tribunal revogue a cautelar de suspensão do processo.

“Superados todos esses pontos, se houve a aprovação do PLN, foi disponibilizado o recurso, essa decisão foi encaminhada para o TCU, o TCU revogou a suspensão desses repasses, o Pé-de-Meia volta ao normal”, detalha Barbosa.

Repasses

Em publicação feita na página do TCU na internet, o Tribunal explica.

“Como a verba também vem de outras fontes, a suspensão não compromete o andamento do programa de imediato. O MEC deve adotar medidas para adequar o financiamento à lei orçamentária.”

Questionado sobre como ficaram os repasses de janeiro e o futuro do benefício nos próximos meses, o Ministério da Educação não respondeu até o fechamento desta edição.

CPI

No Congresso, o deputado Zucco (PL-RS), líder da oposição, disse que o governo federal precisa ser investigado pelas supostas irregularidades no Pé-de-Meia, assim como o atraso no pagamento de obrigações do Tesouro Nacional com os bancos públicos foi analisado na gestão Dilma Rousseff.

Fonte: Brasil 61

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Educação

Fies 2025: inscrições terminam nesta sexta-feira

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As inscrições gratuitas para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025, terminam às 23 horas e 59 minutos (no horário oficial de Brasília) desta sexta-feira (7).

O programa federal financia as mensalidades dos estudantes do ensino superior em instituições privadas de ensino superior.

No processo seletivo, 50% das vagas serão reservadas a estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) em situação de ativos.

Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) oferecerá, ao todo, mais de 112 mil vagas, em dois processos seletivos do Fies, sendo 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867, no segundo semestre. 

Inscrição

Os interessados devem se inscrever no o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Fies e fazer o login com a conta do site ou aplicativo de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Na plataforma, devem ser preenchidos os dados pessoais e a escolaridade.

Para concorrer às vagas reservadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), a opção deve ser marcada na autodeclaração do perfil étnico-racial.

Em seguida, o candidato deve escolher os três cursos desejados, por ordem de prioridade entre as opções escolhidas. Neste momento de indicação de cada um dos três cursos, devem ser selecionados o estado, município e a instituição de ensino escolhida.

Por último, o candidato preencherá seus dados financeiros e os da sua família. O MEC orienta que, ao confirmar a inscrição, o candidato deve salvar o comprovante de inscrição com a chave de segurança.

Os pré-selecionados que atenderem às regras do Fies Social, a contratação do financiamento será integral e o governo federal cobrirá até 100% dos encargos educacionais.

Condições

Para concorrer às vagas do Fies, é preciso ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer uma de suas edições a partir de 2010 até a mais recente.

Além disso, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média aritmética das notas das cinco provas do exame, e a nota na prova de redação precisa ser superior a zero.

Os participantes do Enem na condição de treineiro não podem se inscrever no Fies. O treineiro faz o Enem somente para autoavaliação e as notas não podem ser usadas para se inscrever nos programas de acesso ao ensino superior, como o Sisu, o Prouni e o Fies.

Em relação à situação dos candidatos inscritos no CadÚnico, serão considerados os dados de 11 de janeiro de 2025, como data de corte.

Resultados

O processo seletivo do Fies terá chamada única e, posteriormente, a lista de espera. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 18 de fevereiro.

Entre 19 e 21 de fevereiro, os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar a inscrição para obter o financiamento público das mensalidades em faculdades privadas.

Os estudantes inscritos que ficarem fora da chamada regular irão automaticamente para lista de espera de eventuais vagas não preenchidas.

O período de convocação por meio da lista de espera será de 25 de fevereiro a 9 de abril. 

O edital nº 3/2025, publicado pelo Ministério da Educação, no Diário Oficial da União, em janeiro, traz as regras e o cronograma do processo seletivo.

Por Agência Brasil

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Educação

Volta às Aulas em Verdejante: Uma nova jornada começa em 17 de Fevereiro

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Na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, as escolas de Verdejante abrirão suas portas para o início do ano letivo de 2025.

Com o retorno às aulas, crianças e jovens da cidade se preparam para uma nova fase repleta de aprendizado, desafios e novas experiências.

Este ano letivo promete ser especial, pois as instituições de ensino estão preparadas para oferecer um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento intelectual e social dos alunos.

A expectativa é que, após um período de pausa, os estudantes encontrem nas salas de aula não apenas conteúdos acadêmicos, mas também a chance de fortalecer amizades e construir laços com seus colegas.

“A volta às aulas representa uma nova oportunidade de crescimento. Estamos prontos para enfrentar os desafios e fazer deste ano um capítulo incrível na educação de Verdejante”, afirma a Secretária de Educação do município.

As escolas implementaram diversas atividades para engajar os alunos desde o primeiro dia, como projetos e oficinas que estimulam a criatividade e a colaboração.

Com o apoio das famílias e a dedicação dos educadores, 2025 se inicia com a promessa de ser um ano de conquistas e aprendizado significativo. Portanto, que todos os estudantes estejam prontos para abraçar essa jornada e transformar o conhecimento em ações que impactem positivamente a comunidade de Verdejante.

A contagem regressiva já começou!

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