Conecte-se Conosco

Notícias do Sertão

Presidente da Câmara de Cabrobó comunica que Projeto de Lei sobre precatórios do Fundef, está em deliberação nas comissões

Publicado

em

O Presidente da Câmara de Cabrobó, em Pernambuco, informou sobre o Projeto de Lei n° 13/2024, que trata dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Segundo ele, o projeto encontra-se atualmente em análise nas comissões competentes para deliberação e em breve será colocado em pauta para votação.

O projeto tem como objetivo a abertura de crédito adicional especial no orçamento público municipal vigente, no valor de R$ 1.714.935,50 (Um milhão, setecentos e quatorze mil, novecentos e trinta e cinco reais e cinquenta centavos), provenientes de decisão judicial transitada em julgado no Processo 0020395-46.2012.05.8300 e requisitório nº 20218300007200811, autuado perante o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Essa decisão garantiu ao Município de Cabrobó o recebimento de verbas do FUNDEF não repassadas pela União entre os anos de 1998 a 2006. O valor correspondente a 60% do total principal recuperado, precatório nº 219440-PE, equivalente à 3ª parcela, será destinado ao rateio para os professores, incluindo aposentados e pensionistas, na forma de abono.

A matéria agora está sob análise das comissões da Câmara Municipal de Cabrobó, com a expectativa de ser debatida e votada em breve, representando um avanço significativo para a valorização dos profissionais da educação no município.

Por Didi Galvão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Notícias do Sertão

Operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro cumpre mandados em Salgueiro e outras cidades do Sertão

Publicado

em

Nessa quinta-feira, 23, a Polícia Civil deflagrou uma operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Estado de Pernambuco, com ramificações na Bahia, Pará, Roraima e Amazonas. Os policiais cumpriram oito mandados de prisão e 25 de busca e apreensão.

Em Pernambuco a operação “Escoamento” cumpriu mandados nas cidades de Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde, Ibimirim, Belém do São Francisco, Floresta e Petrolândia. A ação foi coordenada pela Diretoria Integrada do Interior II (DINTER II).

Todos os mandados foram expedidos pela Comarca de Serra Talhada, com base em investigações iniciadas em fevereiro de 2021.

Fonte: Blog Alvinho Patriota

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Notícias do Sertão

Luciano Duque lança pré-candidatura a prefeito de Serra Talhada e implode relação com Marília Arraes

Publicado

em

Com a cara e a coragem, o deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) oficializa hoje sua pré-candidatura a prefeito de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Sem o aval da vice-presidente nacional do partido e líder principal da legenda no Estado, Marília Arraes, a iniciativa não tem valor jurídico e deve implodir a relação com a ex-deputada federal e ex-candidata ao Governo de Pernambuco.

O vínculo entre os dois anda estremecido desde o resultado da eleição de 2022, quando Marília Arraes saiu derrotada e Duque acabou se aproximando da governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB). A aliada de antes teria ficado irritadíssima e se distanciado.

Ex-prefeito da Capital do Xaxado por duas vezes (em 2012 e reeleito em 2016), o deputado quer mostrar a força que tem. Na eleição de 2022, para o primeiro mandato legislativo, obteve 61.411 votos, a maioria em Serra. É líder da bancada na Assembleia Legislativa e benquisto pelos pares. Lembra que a legenda  não tem candidato em Serra e, como filiado ao partido, tem o direito de disputar.

Quem acompanha sua trajetória avalia que a jogada é de mestre. Não espera autorização de Marília Arraes, e antecipa-se ao anúncio, previsto para 1º de junho, de apoio da ex-deputada à reeleição da prefeita Márcia Conrado (PT), ex-secretária de Saúde, sua cria política e com quem está rompido.

Coloca-se como “traído duplamente” na história e fica livre até para apresentar um outro nome, já que provavelmente não terá a legenda. Nos bastidores, comenta-se que uma opção é lançar Miguel Duque, seu filho e presidente do Podemos Jovem.

Hoje Luciano Duque pretende reunir os dois vereadores que lhe são fiéis – Ronaldo de Deja e Vandinho da Saúde – e a maioria dos 60 pré-candidatos a vereador. Será no auditório do Posto do Vale do Ipsep, na Academia das Cidades, em Serra Talhada, às 10h.

Sonho da casa própria
O Governo de Pernambuco doou cinco terrenos para construção de 594 moradias no Recife, em Olinda e Paulista. Ontem, a governadora Raquel Lyra (PSDB) visitou a ocupação Presente de Deus, em Água Fria, Zona Norte da capital. A comunidade será uma das contempladas com 64 residências e o público não recebe o Bolsa Família.

Desoneração
O senador Fernando Dueire (MDB) se reuniu com o relator do projeto de desoneração da folha dos municípios, senador Jaques Wagner (PT). Tem trabalhado pela manutenção do benefício para cidades com até 156 mil habitantes e conquistou o reconhecimento dos prefeitos.

Undime
Secretários de Educação de 150 dos 184 municípios pernambucanos se reúnem segunda e terça para discutir desafios da gestão. O evento, promovido pelo Fórum Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PE), começa às 8h, no  Beach Class, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Fonte: Fala PE

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Notícias do Sertão

Em Carnaíba, Ilma Valério ganha apoio de Ministro de Lula

Publicado

em

Em Carnaíba, no sertão de Pernambuco, a euforia das eleições deste ano continua fervendo nos quatro cantos do municipio. De um lado o pré candidato Berg Gomes, apoiado pelo prefeito Anchieta Patriota (PSB) e do outro lado, a pré candidata pelo grupo de oposição, Ilma Valério, ambos na disputa pela prefeitura carnaibana.

Enquanto Berg tem o apoio do prefeito, Ilma Valério ganhou o apoio dos ex prefeitos José Francisco Filho (Didi), Tota de Juvenal e Zé Mário Cassiano (ex aliado de Anchieta Patriota) e recentemente do ex vice prefeito Jeovane Adriano, também ex aliado de Anchieta Patriota.

Um marco na pré campanha de Ilma Valério, é o apoio do Ministro Silvio Costa Filho (Republicanos), mesmo partido de Ilma, aliado do Presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), que para os carnaibanos e maioria dos brasileiros é um presidente que trabalha principalmente pelo povo mais pobre.

O Ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho esteve recentemente em Carnaíba, onde participou de um encontro com Ilma Valério e outras autoridades politicas do Estado de Pernambuco, onde declarou apoio a empresária. Ainda estiveram no encontro os três ex prefeitos de Carnaíba, os vereadores Neudo da Itã, Matheus Francisco, Juniano Ângelo, Irmão Paulinho, Vanderbio Quixabeira e os suplentes Anchieta Crente e Missa de Lulu além de uma grande massa da população carnaibana bem como do Advogado e ex vereador Gleybson Martins que compõe a pré chapa com Ilma Valério.

Silvio Serafim Costa Filho é natural do Recife, é um pedagogo e político brasileiro, filiado ao Republicanos, é o atual Ministro dos Portos e Aeroportos do terceiro governo Lula e deputado federal licenciado de Pernambuco. É filho do ex-deputado federal Silvio Costa que foi Ministro da Presidente Dilma e irmão do atual deputado estadual João Paulo Costa.

Em 2018, foi eleito deputado federal de Pernambuco com 109.185 votos para o mandato 2019-2022.

Em 2019 realizou um trabalho importante na Comissão Especial da Reforma da Previdência, como vice-presidente do Colegiado. Atualmente, é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Novo Pacto Federativo, relatou a proposta que concedeu autonomia ao Banco Central e realiza discussões sobre a pauta municipalista com parlamentares, associações e instituições e sociedade civil organizada, como a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).

Teve o trabalho reconhecido pelo DIAP, sendo escolhido por duas vezes consecutivas como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Além disso, foi apontado pela Confederação Nacional dos Municípios como o parlamentar mais municipalista do Brasil. Silvio também ocupou o cargo de vice-líder do Republicanos na Câmara e é presidente do Republicanos Pernambuco. Silvio ainda teve a oportunidade de relatar projetos importantes na Câmara dos Deputados, a exemplo da venda direta do etanol.

Em setembro de 2023, foi confirmado como novo titular do Ministério de Portos e Aeroportos do governo de Lula. Tomou posse no dia 13 de setembro e em Carnaíba apoia a pré candidatura de Ilma Valério.

Fonte: Cauê Rodrigues

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!