Conecte-se Conosco

Destaque

Presidente do TCE-RJ é levado para a sede da PF

Publicado

em

pf

Ele prestará depoimento sobre suspeita de corrupção passiva em contratos que favoreceram à Odebrecht.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio, Jonas Lopes, foi conduzido coercitivamente para a sede da Polícia Federal (PF), na manhã desta terça-feira (13), dentro da Operação Descontrole, realizada em conjunto pela PF e pelo Ministério Público Federal (MPF), com o objetivo de investigar os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo a delação premiada de Leandro Azevedo, ex-diretor da Odebrecht no Rio, Jonas Lopes pediu para aprovar contratos que favoreciam a empresa. Os pedidos envolveriam o Maracanã e a Linha 4 do Metrô do Rio.

Quarenta policiais federais cumprem dez mandados de busca e apreensão e três mandados de condução coercitiva. As informações são do G1.

A Operação Descontrole é resultado de investigação da Lava Jato no Rio de Janeiro.

Destaque

“Não percebi que havia virado obsessão”, conta membro de A.A.

Publicado

em

alcoolismo é uma doença crônica que vem crescendo assustadoramente entre as mulheres. De acordo com o mais novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), 600 mil mulheres perderam a vida no mundo, em 2019, por causa do uso prejudicial de bebidas alcoólicas. No Brasil, o álcool é responsável em média pela morte de uma mulher por hora.

Esse é um tema que ganha atenção durante evento de Alcoólicos Anônimos (A.A.) em Pernambuco, que completa 60 anos nesta segunda-feira (19).

encontro acontece, nos dias 24 e 25 de agosto, na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), localizada na Avenida João de Barros, 1769, no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife.

“Só sossegava quando ficava bêbada. Não percebi que estava uma obsessão”, diz mulher membro de A.A.

Moradora de Olinda, município do Grande Recife, A.C.S., 34 anos, conheceu A.A. em setembro de 2022, após se perceber num estado de sofrimento profundo. Ela conta que começou a beber aos 21 anos e, desde então, não conseguia se contentar com poucas doses.

“Só sossegava quando ficava bêbada. No começo, fui achando que era legal e divertido. Eu não percebi que estava virando uma obsessão. Eu trabalhava e fazia faculdade. Não bebia todos os dias e nem bebia destilados. Mas as bebedeiras de fim de semana foram o suficiente para destruir a minha vida“, diz A.C.S.

Continue lendo

Destaque

‘O Supremo sempre estará desagradando alguém’, afirma Barroso

Publicado

em

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que, pela forma como a Constituição é feita, a Corte sempre estará desagradando alguém. Segundo o ministro, o texto tira assuntos da política e os leva ao Judiciário. A declaração foi dada em entrevista ao portal Metrópoles.

“Um tribunal como o Supremo, nas circunstâncias brasileiras, vai sempre estar desagradando uma quantidade relevante de pessoas. Porque o arranjo institucional brasileiro dá um certo protagonismo ao Supremo e o papel dele de decidir e arbitrar as questões mais decisivas da sociedade brasileira. O Supremo desempenha no Brasil um papel diferenciado em relação a todas as Cortes constitucionais do mundo”, defende Barroso.

Segundo o presidente do STF, os constituintes trouxeram vários assuntos para o texto de 1988 e, com isso, os colocaram sob a guarda do Judiciário. O ministro cita seguridade social, tributação, educação, saúde, orçamento, finanças, proteção ambiental, proteção às comunidades indígenas, crianças, adolescentes, idosos, famílias, além do papel do Estado na economia.

“É preciso que um interesse seja muito desimportante para, em algum momento, não chegar ao Supremo. A gente decide desde importação de pneu até pesquisas com células-tronco embrionárias, passando por uniões homoafetivas, mudanças climáticas, conflitos tributários, queima da palha da cana. Estamos sempre desagradando setores poderosos da vida nacional”, explica.

O ministro conclui que, exatamente por tratar de assuntos tão importantes, o Supremo sempre desagradará. “Se você decide uma questão tributária a favor do contribuinte, o governo se queixa e diz que aquilo vai produzir uma quebra fiscal do país. Se você decide a favor do governo, tributaristas dizem que você é fazendário. Se você decide uma questão em favor das comunidades indígenas, a bancada ruralista diz que a gente está fazendo com que o país seja todo tomado por demarcações de terras indígenas”. Sendo assim, Barroso conclui que, por conta desse cenário, é impossível medir a importância do STF por pesquisas de opinião pública.

Foto Getty

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Recife: João Campos lidera e Gilson Machado aparece em segundo, aponta nova pesquisa

A pesquisa foi registrada no TSE como PE-00582/2024 e realizou 800 entrevistas entre os dias 10 e 13 de agosto, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais com nível de confiança de 95%.

Publicado

em

O atual prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB), lidera a disputa pela prefeitura em Recife com 71,6% das intenções de voto no 1ª turno, segundo a pesquisa Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades, divulgada nesta segunda-feira, 19.

Todos os adversários somados não chegam a um terço das intenções de voto do atual mandatário. O candidato mais bem colocado numericamente é o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), com 11%, empatado tecnicamente na segunda posição com Daniel Coelho (PSD), que aparece com 5,3%. Na sequência, Dani Portela (PSOL) tem 2,6% e Técio Teles (NOVO) aparece com 0,7%. Brancos e nulos somam 4% e os indecisos chegam a 4,8%.

  • João Campos (PSB) – 71,6%
  • Gilson Machado (PL) – 11%
  • Daniel Coelho (PSD) – 5,3%
  • Dani Portela (PSOL) – 2,6%
  • Técio Teles (NOVO) – 0,7%
  • Ninguém/Branco/Nulo – 4,0%
  • NS/NR/Indeciso – 4,8%

Segundo turno

As projeções de segundo turno também mostram João Campos com uma boa vantagem sobre seus principais concorrentes. Em uma disputa com Gilson Machado, o candidato do PSB vence por 77,2% a 16,2%. E na simulação contra Daniel Coelho, o atual prefeito lidera por 76,4% a 14,8%.

Cenário 1: 2º turno entre João Campos e Gilson Machado

  • João Campos – 77,2%
  • Gilson Machado – 16,2%
  • Ninguém/Branco/Nulo – 3,7%
  • NS/NR/Indeciso – 2,9%

Cenário 2: 2º turno entre João Campos e Daniel Coelho

  • João Campos – 76,4%
  • Daniel Coelho – 14,8%
  • Ninguém/Branco/Nulo – 6,0%
  • NS/NR/Indeciso – 2,8%

A pesquisa foi registrada no TSE como PE-00582/2024 e realizou 800 entrevistas entre os dias 10 e 13 de agosto, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!