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Educação

Professores dão dicas de como estudar atualidades para o Enem

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Buscar informações em veículos de comunicação confiáveis, fazer mapas mentais e até mesmo utilizar a inteligência artificial são formas de ajudar os candidatos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a estudar conteúdos da atualidade, como a guerra no Oriente Médio. Segundo os professores entrevistados pela Agência Brasil, os estudantes devem sempre conferir as fontes de informação, questionar e checar, sobretudo, os conteúdos acessados por meio de ferramentas de inteligência artificial.

Além dos livros didáticos, simulados e provas do Enem, buscar conteúdos atuais pode ajudar os estudantes a estarem mais preparados para o exame. Segundo a diretora da Escola de Referência em Ensino Médio Escritor Paulo Cavalcanti, em Olinda (PE), e professora de geografia da Escola Estadual São José, em Paulista (PE), Patrícia Mesquita, o Enem tem cada vez mais buscado uma interdisciplinaridade, ou seja, não há mais questões de conteúdos separados de história ou geografia, por exemplo. Esses conteúdos são trabalhados de forma conjunta. Temas atuais são muitas vezes o fio condutor dessas questões.

“Até uns anos atrás se via que era uma questão de geografia, de história ou de filosofia. Hoje se está conseguindo juntar tudo numa única questão. Às vezes, é isso que dificulta para o estudante, porque ele, infelizmente, na educação básica ainda tem as aulas ministradas em caixinhas. Não se trabalham simultaneamente as quatro disciplinas de humanas”, diz.

De acordo com o professor de história do colégio Mopi, no Rio de Janeiro, Rafael Duarte ler notícias em veículos de comunicação confiáveis pode ser uma forma de estudar. “O ideal é que eles acessem algum veículo de comunicação importante uma vez ao dia e, se há veículos que possuem newsletters, que mandam informações ao longo do dia e vários são voltados para vestibulandos.”

Os professores explicam que assuntos que estão agora na mídia não necessariamente cairão no exame, já que as provas são elaboradas no primeiro semestre do ano. Mas questões como a guerra do Oriente Médio são antigas e aparecem com recorrência nas provas. Informar-se pode ajudar a entender melhor o contexto e a resolver questões.  Além disso, essas informações podem servir de repertório na hora de escrever a redação.

Uma dica de Mesquita é que os alunos estudem mapas e também charges, sobretudo sobre guerras e conflitos. “É importante entender que a disputa está naquele espaço, não apenas histórico, mas geográfico e econômico”, diz. Sobre as charges, acrescenta: “A charge é utilizada em todas as áreas do conhecimento, tanto na parte de humanas quanto de linguagens. A charge expressa muito daquele momento, do que está acontecendo.”

Outra dica da professora é a elaboração de mapas mentais. De forma simples, mapas mentais são esquemas ou diagramas que ajudam a explicar conceitos de forma objetiva. O mapa parte de uma ideia principal e, a partir daí, vão sendo acrescentadas informações e conceitos relacionados.

“O ideal é, após ler questões e textos, construir o próprio mapa mental, utilizando todas as canetas coloridas possíveis”, sugere.

Mas não vale trapacear. Segundo Mesquita, é importante que o estudante faça, ele mesmo, esse exercício. “Hoje, a inteligência artificial, se eu solicito, faz um mapa mental do conflito árabe. Aparece tudo, mas eu não fiz aquilo. Fica bonito, mas não tenho aprendizagem. Eu vejo muito isso com meus estudantes. Eles me dizem ‘tenho um mapa mental’, mas quando pergunto ‘essa seta está aqui por quê?’, não sabem responder. Digo: ‘Tá vendo que não foi você que construiu? Quem ficou sabida foi ela, a inteligência artificial, e você?’”, brinca.

Duarte concorda que há riscos em se usar ferramentas de inteligência artificial nos estudos, sobretudo quando se trata de temas atuais ou de conflitos. “Às vezes, [a ferramenta] vai assumir uma perspectiva ou não vai avisar que está assumindo uma perspectiva”, diz o professor, que acrescenta: “O estudante tem que tomar cuidado porque essas posições não são verdades absolutas e dependem também do caminho das perguntas que você faz.”

Um uso dessas ferramentas que pode ser benéfico é pedir para que a inteligência artificial (IA) justifique o gabarito das provas do Enem. Assim, o estudante, tem uma explicação sobre a resolução. Todas as provas e os respectivos gabaritos estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Essas ferramentas, no entanto, de acordo com o professor, devem ser usadas com cuidado.

“Se você coloca as questões do Enem para a IA e pede que explique gabarito, ela costuma usar um mecanismo que valida o gabarito. Mas, tem que usar com parcimônia porque, como todo tipo de tecnologia, ela tem problemas. Se vai usar para, por exemplo, se informar de atualidades, não recomendo. Para estudar conceitualmente, recomendo fazer uma checagem dupla. Pede para a IA o conceito e, depois, confere em um site confiável. Além disso, ela pode ser uma ferramenta poderosa para poupar tempo de resumo”, diz.

Desde o dia 7, noticiários de todo o mundo colocam em destaque os conflitos entre Israel e Hamas. O ponto de partida para a retomada dessa cobertura mais extensa foi o ataque do grupo islâmico Hamas contra comunidades israelenses próximas à Faixa de Gaza.

O conflito entre Israel e Hamas tem origem na disputa por territórios que já foram ocupados por diversos povos, como hebreus e filisteus, dos quais descendem israelenses e palestinos. Em diferentes momentos, guerras e ocupações, eles foram expulsos, retomaram terras, ampliaram e as perderam.

Enem 2023

O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As notas também podem ser usadas para preencher vagas em instituições estrangeiras que têm convênio com o Inep.

Edição: Juliana Andrade

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Educação

Prefeitura do Recife vai doar terrenos do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio para o IFPE

No projeto de reforma, a sala de projeção será requalificada, voltando a exibir filmes e mantendo viva a tradição cinematográfica do local.

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Os terrenos do do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio, localizados no bairro de Santo Antônio, serão doados pela Prefeitura do Recife para a construção de um novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) pela gestão municipal.
A iniciativa faz parte do programa de revitalização do centro da cidade, o Recentro e a estrutura vai contar com a sala de projeção do Cine Art-Palácio, que voltará a exibir filmes, além de servir como auditório do IFPE. Quando estiver em pleno funcionamento, o Instituto Federal terá capacidade para 1.400 estudantes.
A gestão municipal já encaminhou ao Ministério da Educação (MEC) uma Carta Compromisso para a execução do projeto de requalificação dos imóveis. O documento possui detalhes das ações de apoio à implantação da unidade de ensino, como parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Além disso, a carta destaca a oportunidade, o interesse e a prioridade conferida ao desenvolvimento do projeto, bem como o comprometimento de fornecer as garantias necessárias para sua execução.
“Em março, o presidente Lula decidiu expandir a rede de ensino técnico no Brasil. Nós ganhamos uma unidade no Recife e decidimos que ela deveria estar no centro da cidade, fazendo parte de um programa de regeneração do nosso centro urbano. E vai ser na Avenida Guararapes. A prefeitura fez a parte dela. Hoje, estamos desapropriando o Edifício Trianon e o Cine Art-Palácio para que esses dois edifícios históricos da cidade sejam recuperados e possam, com isso, acolher um novo Instituto Federal”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos (PSB).
“Nós vamos garantir que na área do Art-Palácio seja reconstruída uma sala de audiovisual para que a gente possa ter de volta esse espaço para a cidade, como tão bem retratou Kleber Mendonça Filho no seu filme ‘Retratos Fantasmas’. Então, por que não misturar educação, cultura e regeneração urbana em uma ação da Prefeitura do Recife com o governo do presidente Lula para trazer o Instituto Federal, trazer a educação técnica e trazer também uma nova sala de cinema que vai ser construída e aberta na nossa cidade. Então, com parceria, a gente segue avançando e cuidando do Recife”, concluiu João Campos.
 
Imóveis doados possuem valor histórico
O Edifício Trianon, construído nos anos 1930, é um marco da arquitetura modernista e já foi adaptado para diversas funções, incluindo consultórios médicos e uma faculdade. Em 1990, deu espaço para o Cinema Trianon, do Grupo Art Filmes.
O cinema possuía 611 lugares e tinha a área coberta com tesouras em concreto e telhas cerâmicas. A edificação está localizado no polígono de tombamento dos bairros São José e Santo Antônio, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 
Agora, o prédio está apto para abrigar o novo campus do IFPE com poucas modificações. 
Já o Cine Art-Palácio, inaugurado em 1940, é um ícone do patrimônio cultural do Recife, conhecido por sua sala de projeção. O local tinha capacidade para cerca de 1.500 espectadores, 1.000 na platéia e 500 no balcão. Ele fica localizado no bairro de Santo Antônio, na esquina da Rua da Palma com a Rua Matias de Albuquerque.
Foto Wagner Ramos
Por Adelmo Lucena

           

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Educação

Pernambuco tem 59% dos estudantes alfabetizados na idade certa; meta supera a média nacional em alfabetização

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Ministério da Educação (MEC) divulgou, nessa terça-feira (28), o 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada. Segundo os dados, 59% dos estudantes pernambucanos estão alfabetizados na idade certa, de acordo com os parâmetros definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental.

Pernambuco ultrapassou a meta estabelecida pelo MEC para 2023, que era de 45%. Já em comparação à última avaliação, realizada em 2021, o Estado mais que dobrou o percentual de estudantes alfabetizados na idade certa, saltando de 28% para 59%, representando um aumento de 114%. Em 2019, ocupava a 15ª posição no ranking, caindo para 16ª em 2021. No entanto, em 2023, subiu para a 9ª colocação, estando agora entre os dez melhores Estados do Brasil.

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Educação

Prefeito de João Alfredo, Zé Martins, anuncia aulas gratuitas de pré-vestibular

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O Prefeito de João Alfredo, Zé Martins, vai anunciar na próxima segunda-feira, 03 de junho, em uma iniciativa das Secretarias de Educação, a Instituto Ágape e Assistência Social, com o apoio da Diretoria de Juventude, o projeto Aprova João Alfredo. A iniciativa vai oferecer aulas gratuitas de pré-vestibular para os jovens do município, visando aumentar as chances de sucesso nos exames de ingresso ao ensino superior.

Para Zé Martins, “o nosso sonho é realizar o sonho da juventude de João Alfredo. A Prefeitura Municipal está buscando incansavelmente melhorar a qualidade de vida e gerar oportunidades para nossa juventude. Queremos ver nossos jovens conquistando o seu lugar nas universidades e construindo um futuro promissor”, destacou.

A equipe docente será composta por professoras da rede pública de ensino do município, que irão trazer, diariamente, conhecimento e dicas para a prova do Enem, além de responderem questões de certames anteriores.

Ainda ontem, 28, a coordenação geral do Aprova João Alfredo visitou diversas escolas da rede estadual da cidade, distribuindo fichas de inscrição para os alunos do terceiro ano do ensino médio. O objetivo é garantir que todos os interessados possam se inscrever e aproveitar essa oportunidade única de preparação intensiva para os vestibulares.

Foto: Divulgação

Por Fala PE

           

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