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Educação

Programa de leitura para rede pública atinge cerca de 50 mil alunos

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Círculos de leitura busca diminuir violência nas escolas periféricas, da cidade ou de regiões esquecidas pelo desenvolvimento econômico.

Protagonismo juvenil e desenvolvimento de competências socioemocionais são os pilares do programa Círculos de leitura, que atua com jovens de escola pública de São Paulo e Ceará há 18 anos.

Pesquisa do Instituto Pró-Livro aponta que 44% dos brasileiros não leem e 30% nunca compraram um livro. Nesse projeto, é a partir da literatura que os jovens são apresentados às demais expressões artísticas. Ler para sensibilizar, refletir e discutir é o lema.

Outro dado que mostra que a educação precisa se voltar para a leitura foi divulgado pelo Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que faz levantamento com jovens de 15 a 16 anos. Dos cerca de 70 países pesquisados, o Brasil está na 59ª posição na área de leitura.

Criado pelo Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, o Círculos de leitura teve seu piloto em 2000, quando trouxe a leitura – como forma alternativa à violência escolar – a um pequeno grupo de alunos da Escola Municipal Conforja, em Diadema. A cidade na época era uma das mais violentas de São Paulo.

Durante as atividades, os alunos têm um resgate da tradição oral. Eles leem em voz alta e discutem o tema do livro em grupo, sentados em círculo como o próprio nome do projeto insinua.

Dom Casmurro, de Machado de Assis, O pintor, a cidade e o mar, de Monika Feth, Otela, de William Shakespare e O banquete, de Platão fazem parte das leituras. Passeios a museus e centros culturais também fazer parte do projeto.

Desde 2007, as atividades são levadas também à algumas Etecs (escolas técnicas estaduais).  Hoje o projeto atinge cerca 128 escolas e durante os 18 anos já atingiu cerca de 50 mil alunos.

Esse ano, em comemoração aos 18 anos do programa, foi lançado o livro Círculos de Leitura – a arte do encontro, que em 190 páginas, revela a história, metodologia, comentários dos jovens participantes e outros.

Por: Revista Educação 

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Educação

CDHU vai abrir concurso público em 2025, mais de 20 anos após última seleção

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Após mais de 20 anos, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) vai abrir um concurso público que contemplará 388 vagas, para os níveis de escolaridade médio e superior. Ainda não há um calendário definido, mas a previsão é que as inscrições sejam abertas em 2025.

A última seleção feita pela empresa ocorreu em 2002, e o plano de cargos, que estava bloqueado desde 2006, já foi aprovado pelo Governo de São Paulo. O plano inclui desde carreiras das atividades-base da CDHU, como engenharia e arquitetura, até cargos de áreas-meio, como administração, contabilidade, auditoria, entre outras.

O objetivo da companhia é modernizar o quadro de funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. O órgão decidiu o número de vagas com base no déficit operacional dimensionado. No momento, a CDHU está trabalhando no plano de cargos e salários, enquanto busca autorização da Secretaria da Fazenda para realizar o concurso. Depois disso, é feita a seleção da organizadora e publicação de datas para inscrição e prova.

COMO SE PREPARAR?

Para o professor Eduardo Cambuy, da plataforma de estudos Gran Concursos, é importante que os futuros candidatos busquem a última prova, de 2002, e observem concursos de empresas locais correlatas, como saneamento e energia.

“Trata-se de uma empresa pública. Então é importante entender sobre toda a estrutura da administração pública no geral, os princípios básicos”, afirma. Ele sugere procurar empresas paulistas semelhantes, que tiveram algum concurso recentemente, e treinar com base nessas provas.

Letícia Bastos, professora de português na plataforma, cita disciplinas relacionadas a administração pública e direito administrativo como pontos de atenção para os candidatos, bem como conhecimentos específicos pertinentes ao setor habitacional e urbano.

Ela aconselha os candidatos a praticarem questões de Língua Portuguesa das bancas que organizam concursos no estado de São Paulo, como Cebraspe, FGV (Fundação Getulio Vargas), FCC (Fundação Carlos Chagas) e Vunesp. Caso a prova de 2002 seja utilizada para estudo, é importante se atentar às mudanças estabelecidas pelo Acordo Ortográfico de 2009.

Também é fundamental ficar atento e acompanhar a publicação do edital para direcionar os estudos de forma mais objetiva ao longo do processo.

O QUE É A CDHU?

A CDHU, sigla para Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, é uma empresa voltada para a construção de moradias populares, que atende famílias com renda na faixa de 1 a 10 salários mínimos. Fundada em 1949, está ligada ao Governo de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Desde 2023, a companhia foi responsável por 18,1 mil moradias do total de 50,5 mil entregues pela gestão estadual. Hoje, há mais de 32 mil unidades em construção. A meta de entrega de moradias até 2026, segundo a empresa, é de 200 mil unidades, incluindo todas as modalidades e programas disponíveis na secretaria.

Por Folhapress

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Educação

Municípios que incluíram alunos fantasmas no censo escolar têm recursos bloqueados

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Os dados falsos foram inseridos no Censo Escolar de 2024 e levaram os municípios a receberem irregularmente verbas do Fundeb – o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Pelo menos dez cidades do Maranhão informaram matrículas inexistentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e outros 23 municípios estão sendo investigados por indícios de fraude similar.

Para evitar que os valores recebidos indevidamente fossem desviados para fins ilícitos, o MPF entrou com ações na Justiça e, agora, obteve o bloqueio de R$ 134 milhões. Desse montante, R$ 3 milhões já foram devolvidos ao Fundeb após o primeiro acordo homologado judicialmente, entre o MPF e a cidade de Serrano do Maranhão. Propostas de devolução por parte de outros municípios investigados estão em fase de análise.

Além disso, estão sendo apurados os atos de improbidade administrativa e a responsabilidade dos envolvidos pelos crimes praticados.

Por MPF

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Educação

Pé-de-Meia paga R$ 1 mil a alunos dos anos iniciais do ensino médio

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Os participantes do Pé-de-Meia que foram aprovados em 2024 no primeiro e no segundo ano do ensino médio recebem nesta quinta-feira (27) a parcela de R$ 1 mil. O depósito está confirmado a todos que concluíram uma das três etapas do ensino médio, independentemente do mês de aniversário.  

O dinheiro entra na conta na modalidade poupança e, por isso, o valor somente poderá ser sacado após os estudantes se formarem no ensino médio.

Requisitos

Para ter direito ao bônus, o estudante precisa:

estar matriculado no ensino médio regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas;fazer parte de uma família com inscrição ativa do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico),ter renda familiar per capita que não ultrapasse meio salário mínimo;ter entre 14 e 24 anos (no caso da EJA, a idade mínima é de 19 anos).

Gustavo Henry Alves da Silva, de 17 anos, cumpre todos os requisitos. Depois de concluir, em 2024, o segundo ano no Centro Educacional 619 de Samambaia, cidade do Distrito Federal, ele admite que estava aguardando o depósito do incentivo-conclusão neste terceiro dia de depósitos feitos pelo Ministério da Educação (MEC).

Com o dinheiro que já recebeu da Poupança do Ensino Médio pela frequência escolar no ano passado, o jovem consegue se dedicar ao estudo regular e, também, a cursos que vão contribuir para sua formação. Atualmente, Gustavo não consegue conciliar a vida de estudante do terceiro ano com estágios remunerados. “O Pé-de-Meia sempre foi muito importante para mim porque ele dá um auxílio que muitas vezes eu não conseguiria ter.” 

Para ele, o dinheiro extra reforça o entendimento de que não se pode parar com os estudos.

“Eu sempre tive muito apoio e sempre busquei ser a minha melhor versão e nunca deixei de estudar. Até porque eu via a história de outras pessoas que pararam de estudar: os desafios que enfrentavam, o que ocorreu na vida delas. E decidi que eu não queria aquilo para mim”, optou o aluno Gustavo Henry Alves da Silva.

Redução da evasão

A 30 quilômetros da escola do Gustavo, no Centro Educacional 01 (CED) da cidade Estrutural, somente no ensino médio, há 636 estudantes na modalidade regular (diurno e noturno) e mais 180 estudantes da EJA.

Diretora da unidade há três anos, Vanessa Nogueira disse à Agência Brasil que a escola está inserida em uma comunidade social e economicamente bastante vulnerável e a situação impõe a muitos alunos a necessidade de trabalhar para contribuir para o aumento da renda familiar. 

Vanessa contabiliza que, antes do Pé-de-Meia, a evasão escolar era maior. “Eles abandonavam a escola no ensino médio, principalmente no regular diurno. Com o programa, isso diminuiu demais. Eles voltaram à escola.”

O impacto pôde ser sentido pela gestora educacional nos estudantes que faziam estágio ou tinham algum trabalho informal no turno vespertino. “Desde que passaram a fazer parte do Pé-de-Meia, muitos deles deixaram esse trabalho, o que melhorou também o rendimento escolar, porque puderam abrir mão dessa ocupação informal para se dedicar aos estudos, já que o programa ajuda na renda familiar”.

“Avaliei o programa com nota mil. Só tenho elogios.  Nós avançamos, com o programa Pé de Meia, tanto nas aprendizagens quanto na questão do rendimento escolar, a partir do recurso que eles estão recebendo”.

A diretora do Centro de Ensino Médio 304, em Samambaia, Justina Neta, comanda a rotina escolar de 1.730 estudantes da modalidade regular desde 2020. Cerca de 400 deles são beneficiários da bolsa federal.

Apesar de perceber avanços que classifica como significativos na diminuição das faltas às aulas e na queda no abandono do ano letivo, a dirigente avalia que a educação pública ainda enfrenta desafios em relação ao desempenho acadêmico dos alunos desta política pública. 

“A preocupação de muitos alunos parece estar centrada em apenas comparecer às aulas, e não em se engajar ativamente no aprendizado. Isso pode estar relacionado a fatores como a necessidade de apoio pedagógico adicional, questões emocionais e sociais”, percebe.

Como proposta, ela revela que a unidade escolar tem trabalhado para implementar estratégias que incentivem não apenas a frequência, mas também a participação nas atividades escolares. “Nossa meta é que esses alunos não estejam apenas presentes, mas que também alcancem um desempenho satisfatório e se sintam parte da comunidade escolar”, anseia a diretora escolar.

Outras situações

O MEC explica que os alunos de escolas que ainda não terminaram o ano letivo de 2024 também vão receber o incentivo quando tiverem as aprovações informadas pelas suas redes de ensino.

Aqueles que tiveram uma ou mais parcelas bloqueadas no ano passado ainda poderão receber os valores nos próximos meses, desde que cumpram os requisitos pedidos. Em caso de dúvidas, o estudante deve procurar a secretaria escolar.

O prazo para o envio correto dos dados pelas secretarias de educação é de dois meses.

Incentivos

O Pé-de-Meia oferece os seguintes benefícios aos estudantes do ensino médio regular . 

Somente aos estudantes da EJA, o incentivo-frequência será pago em quatro parcelas de R$ 225, por semestre cursado.

Os recursos serão depositados em uma conta em nome do estudante beneficiário, de natureza pessoal e intransferível, que poderá ser do tipo poupança social digital. E os valores não entrarão no cálculo para declaração de renda familiar e recebimento de outros benefícios, como Bolsa Família, por exemplo.

Para mais informações, acesse o site do programa.

Por Agência Brasil

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