Conecte-se Conosco

Educação

Programa destina recursos de fundo para garantir computadores a professores

Publicado

em

Programa destina recursos de fundo para garantir computadores a professores.

O Projeto de Lei 3482/20, protocolado hoje na Câmara dos Deputados, institui programa emergencial para compra de computadores para professores da educação básica. O objetivo é garantir equipamentos tanto para formação pessoal dos professores quanto para atividades com alunos. O texto altera a lei do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) para destinar 25% dos recursos do fundo para o programa, durante o período de emergência em saúde pública por causa da pandemia de covid-19, como trata a Lei 13.979/20. Até 10% dos recursos do programa poderão ser usados para treinamento e qualificação dos professores para usar os equipamentos e melhorar técnicas de ensino com essas ferramentas.

Esse apoio financeiro da União aos demais entes federados ocorrerá por meio de repasses via Fundeb (Lei 12.695/12). O Fust arrecadou R$ 794,1 milhões em 2019. A proposta, do deputado André Figueiredo (PDT-CE), busca trabalhar três estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE, estabelecido pela Lei 13.005/14) para fomentar a qualidade da educação básica. O texto tramita na Câmara dos Deputados

O programa tem princípios como inclusão digital e qualificação continuada de professores. O Ministério de Educação deverá coordenar o programa, que terá representante das secretarias estaduais e municipais. Os sistemas de ensino deverão garantir acesso a internet. Os computadores ficarão com os professores, mas pertencerão às secretarias de ensino. Em caso de saída do profissional da rede de ensino ou de atividade de docência, os equipamentos de informática devem ser devolvidos. Figueiredo afirmou que inúmeros professores, de uma hora para outra, tiveram de gravar aulas ou transmiti-las via web. “Fizeram isso com os equipamentos pessoais disponíveis. Muitas vezes, apenas um apanas m aparelho de telefone celular”, afirmou. Para Figueiredo, as redes de ensino devem se preparar para a adoção de um sistema híbrido, em que atividades presenciais possam ser alternadas com atividades a distância. “Infelizmente, teremos de conviver com a covid-19 por alguns anos antes da situação se normalizar. Esse ‘novo normal’ precisa ser preparado com as ferramentas certas.” O total arrecadado com o Fust desde a sua criação supera R$ 21,8 bilhões. Porém, os recursos não vêm sendo utilizados para os fins previstos pela legislação, e sim para despesas como pagamento da dívida pública.

Por UOL/Da Agência Câmara.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Educação

Prazo para solicitar reaplicação do Enem termina hoje

Publicado

em

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que deixaram de fazer o exame por motivo de doença infectocontagiosa ou por problema de logística ou de infraestrutura, previstos nos editais das versões impressa e digital, têm até as 23h59 de hoje (3) para solicitar a reaplicação. Ela deve ser feita na Página do Participante, onde também será divulgado se o pedido foi aprovado.
“São doenças infectocontagiosas consideradas como condições para a reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19. É obrigatório inserir documento legível que comprove a doença”.
Na documentação a ser enviada, por meio da Página do Participante, deve constar o nome completo da pessoa, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), podem também solicitar a replicação os candidatos que não conseguiram fazer o exame por problemas logísticos, de infraestrutura ou outras ocorrências específicas. Entre elas estão desastres naturais que prejudicaram a aplicação do exame, devido ao comprometimento da infraestrutura do local, à falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação, que incorra em comprovado prejuízo ao inscrito.
Aprovação
Segundo o Inep, quem tiver a solicitação aprovada poderá participar do exame nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Nessas datas, o instituto também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.
Por:Diario de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

Eduardo da Fonte trabalha para destravar recursos para educação de municípios pernambucanos

Publicado

em

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) esteve nesta quarta-feira (01) na sede do Fundo Nacional da Educação (FNDE), em Brasília, para destravar recursos para serem aplicados na Educação de Pernambuco. Acompanharam o parlamentar na reunião com o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, a prefeita de Sirinhaém, Camila Machado; o prefeito de Palmares, Júnior de Beto; a secretária de Educação de Timbaúba, Arleide Guerra, e outras autoridades.

“Estamos em uma intensa agenda de trabalho com o FNDE para trazer ainda mais recursos para Educação de Pernambuco. Sabemos da importância do ensino e seu poder transformador na vida das pessoas. Nossa busca é pelo desenvolvimento da educação nos municípios pernambucanos e isso inclui melhor infraestrutura e maior qualidade de ensino”, afirmou Eduardo da Fonte.

Eduardo da Fonte apresenta histórico de trabalho pela Educação. Já esteve com Marcelo Lopes para destravar recursos para a construção de creches, escolas e quadras esportivas no interior pernambucano. Também trabalhou pela revogação do corte das bolsas de mestrado e doutorado para a UFPE, e solicitou ao MEC (Ofícios 53 e 54) a manutenção do pagamento do salário dos professores de unidades particulares durante a pandemia.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

SESI-PE oferece 300 vagas para cursos gratuitos na área corporativa e de finanças

Publicado

em

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está oferecendo cursos gratuitos e à distância nessas três áreas. São 300 vagas ao todo, sendo 100 para cada um dos cursos: Administrando o Seu Dinheiro; Comunicação no Foco Organizacional e Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho. As inscrições podem ser feitas pelo site pe.sesi.org.br e vão até o próximo dia 17 de dezembro ou até as vagas serem preenchidas.
Para participar dos cursos é preciso ter, no mínimo, 16 anos, e-mail, acesso à internet e noções básicas de informática. Após a confirmação da inscrição e da matrícula, o estudante tem 30 dias para acompanhar os conteúdos e concluir o curso desejado.
Com o objetivo de conscientizar sobre a importância de administrar suas finanças pessoais e familiares de forma adequada, o curso Administrando seu Dinheiro, com carga horária de 12 horas, trará conteúdos como Planejamento pessoal, familiar e com renda variável; Como evitar dívidas e como sair delas; e Formas de investimento.
Já em Comunicação no Foco Organizacional serão promovidos conhecimentos básicos sobre a comunicação, considerando as demandas de trabalho e as interações com as pessoas. O aluno irá aprender sobre O que é comunicação e qual sua importância; Aspectos que envolvem a comunicação; Fatores implicados na comunicação; Comunicação e as suas formas de abordagem; Gestão e comunicação. O curso tem carga horária de 20 horas.
Com uma carga horária de 12 horas, o curso Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho fará com que o aluno reflita sobre a importância das relações com o objetivo de ter um ambiente de trabalho saudável. Entre os conteúdos que serão trabalhados estão O ambiente de trabalho e as relações; Inteligência interpessoal; Percepção: eu e o outro; Comunicação; Escuta; Assertividade; Empatia; Cordialidade; Ética; Gestão de Conflitos.
Após o cumprimento da carga horária total do curso escolhido, o estudante participará de uma avaliação na plataforma educacional e, se alcançar 70 pontos ou mais no exame, receberá a Certificação de Conclusão. Para outras informações, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected]
Por:Diario Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending