O Brasil está sem cinturão no UFC. Rafael dos Anjos perdeu na madrugada desta sexta-feira (08) o cinturão peso leve para o norte-americano Eddie Alvarez em Las Vegas (EUA). O novo campeão conquistou a vitória por nocaute, ainda no 1º round.
O duelo começou estudado no jogo em pé, com vantagem para Dos Anjos, Alvarez, aliás, foi quem tentou levar para baixo no momento inicial. Caiu em situação ruim e conseguiu se levantar – na hora em que se reergueu, tomou uma joelhada que o balançou. Na sequência, o brasileiro pressionou o adversário contra a grade e começou a desferir bons golpes.
Um cruzado de direita do norte-americano, no entanto, tirou Dos Anjos do ar. Eddie, ao perceber que conectou um tiro na curta distância, foi para cima. Acertou uma joelhada voadora plástica e continuou batendo. Rafael, nocauteado em pé, não se entregou. Mas, aos 3min49s do primeiro assalto, o árbitro Herb Dean interrompeu o combate.
“Isso tem tudo a ver comigo [ser campeão. Alvarez foi campeão em todos as organizações que passou], com minha família. Agradeço aos meus treinadores. Amo vocês todos”, disse o novo dono do título peso leve, ainda no octógono. “Rafael é um campeão. Deixei esgotar o gás dele e fui para cima”, avaliou, sobre o triunfo.
O Brasil não ficava sem um cinturão do UFC há quase 10 anos. O momento de baixa, no entanto, pode durar pouco. Nesta sexta-feira (08), Claudia Gadelha disputará o título peso palha feminino com a polonesa Joanna Jedrzejczyk, no TUF Finale 23, também em Las Vegas.
No sábado (09), para fechar a Semana Internacional da Luta, José Aldo disputará o cinturão interino peso leve contra Frankie Edgar no UFC 200, e Amanda Nunes enfrentará Miesha Tate pelo posto mais alto do peso galo feminino.
Rafael dos Anjos se tornou campeão em março de 2015, ao bater Anthony Pettis. Na sequência, defendeu o cinturão contra Donald Cerrone e comprovou evolução no MMA. Ele estava com apenas uma derrota nas últimas 11 apresentações quando subiu no octógono na madrugada desta sexta, para sua segunda tentativa de manter o título. Perdeu.
(Do UOL SP)