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Pernambuco

Raquel Lyra retira do papel uma demanda histórica de Pernambuco

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A redução do valor do Anel B, no sistema de transporte público por ônibus da Região Metropolitana do Recife, com a criação do chamado Bilhete Único reacende uma promessa política antiga. De acordo com as empresas operadoras, caindo de R$ 5,60 para R$ 4,10, a medida, anunciada ontem pela gestão Raquel Lyra (PSDB), representa uma baixa de 40% no faturamento e um déficit anual médio de R$ 60 milhões. Apesar de vista com bons olhos, sob a ótica do passageiro que utiliza e depende do serviço, parlamentares lançam à luz questionamentos sobre quem vai pagar essa conta.

Ao longo dos 16 anos em que os socialistas estiveram ao comando de Pernambuco, passando pelas gestões de Eduardo Campos e Paulo Câmara, o assunto sempre figurou como promessa. Contudo, apenas neste segundo ano da nova gestão, conseguiu sair do papel. “É uma decisão importante para a população, atingindo o cenário econômico de forma direta, sobretudo aos trabalhadores. Porém, é colocada em prática estando ainda no campo das ideias, sem a apresentação concreta dos custos e sem nenhuma segurança se o governo vai conseguir arcar com isso”, afirma o deputado Diogo Moraes (PSB), representante da Alepe no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).

Segundo Moraes, o usuário recebe a notícia, mas não sabe o que se passa nos bastidores. “Não tem ciência da falta de análise de custos, que toma como base valores defasados de 2022. Foi uma reunião que não teve espaço para discutir o contraditório, as lacunas deixadas. Um instrumento que foi aprovado, por unanimidade, mas sem representar diretamente que todos os entes envolvidos estão satisfeitos. Existem preocupações. O dissídio dos motoristas, por exemplo, acumula dois anos de perdas. O governo diz que vai injetar R$ 310 milhões, mas será necessário muito mais, algo que não está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), já em vigor”, aponta.

A visão é reforçada pelo presidente do PSB, deputado estadual Sileno Guedes. “O medo que temos é de estarmos diante de uma nova pegadinha, a exemplo do IPVA que baixou e o ICMS aumentou, logo em seguida. Dar com uma mão e retirar com outra não é o que o povo espera e nem merece. A lei que garantia o subsídio às empresas expirou desde novembro passado e não há nada tramitando sobre o sistema de transporte. O que temos de concreto, que já é percebido nas ruas, é uma redução da frota e assim também no número de viagens. Os veículos estão velhos e sem nenhum sinal de renovação. O empresário não faz graça pra ninguém, se abaixa o valor da passagem, vai querer algo em troca”, aponta.

Para a deputada Dani Portela (PSOL), a reivindicação é alvo de uma luta antiga de diversos movimentos. Entretanto, em sua visão, existem outros itens que ainda ficaram pelo caminho e agora podem se tornar mais difíceis. “Não podemos esquecer a Lei Estadual 16.787 que, em 2019, previu  a refrigeração gradativa dos ônibus em até quatro anos. Hoje, apenas 12% de toda a frota da RMR possui ar-condicionado”, ressalta. A parlamentar também destaca a integração temporal, que mesmo com o decréscimo anunciado na tarifa, pode enfrentar dificuldades. “É preciso discutir se duas horas são suficientes, já que sabemos que há percursos longos e congestionados que duram bem mais que isso, gerando dupla cobrança”, completa.

Na base do governo, o deputado Renato Antunes (PL) diz que o Bilhete Único, proposto por Lyra, chega como um redutor de injustiças e um fortalecimento de suas boas práticas. “Vamos conseguir dar mais dignidade para quem mora, por exemplo, no Ibura, no Janga, Jaboatão Centro, Olinda. Vão conseguir acessar o centro do Recife com o mesmo tarifário. Essa é uma primeira conquista, referente ao transporte público em Pernambuco. Vamos seguir trabalhando e fiscalizando, para que também o serviço seja melhor ofertado à população”, assegura.

O discurso é ampliado pelo deputado William Brigido (Republicanos), que defende que o governo  já costura a contrapartida financeira para o sistema. “Agora é fundamental não só o bilhete e a manutenção do valor da passagem, mas  a garantia de que a frota será ampliada e que os coletivos estejam equipados com o conforto que usuário necessita para termos um transporte público de qualidade. A fiscalização precisa ser eficaz”, disse.

Na mesma esteira, a deputada Socorro Pimentel (UB), diz que a população se depara com a concretização de uma demanda histórica, capaz de beneficiar centenas de milhares de pessoas que precisam se deslocar diuturnamente no transporte coletivo público na Região Metropolitana. “Foi aprovado por meio de um compromisso assumido pela governadora Raquel Lyra. E a gente fica feliz em fazer parte deste conjunto, estar participando de todas essas conquistas. Enxergamos assim a construção de um Pernambuco melhor para viver”, afirmou.

POPULARIDADE
Para o cientista político Hely Ferreira, em ano de eleições municipais, muitas movimentações são estratégicas, de olho no possível aumento da popularidade. “O eleitor, no entanto, sabe separar as coisas e não pode ser subestimado. Apesar de positivas, são ações que não conseguem mudar o tabuleiro político no Recife e nem tampouco nas demais cidades que terão candidatos apoiados pela atual governadora”, explica. Segundo o especialista, este pode ser o pontapé para o desencadear de uma agenda mais assertiva. “Muitos desgastes têm sido registrados, tendo como exemplo esta troca constante de lideranças no secretariado, demonstrando uma falta de sintonia dentro do Palácio, seja no transporte ou em qualquer outra área. É preciso mais alinhamento”, opina Ferreira.

A também cientista política, Priscila Lapa, percebe um poder de impacto político da ação. “Ainda que não seja uma melhoria tão significativa, mas interefe na qualidade de vida imediata da população. A avaliação de governo, geralmente, não toma muito como base as promessas, lançamento de grandes programas. No entanto, medidas como essa que reduzem um custo imediato, têm um poder maior das pessoas recompensarem, avaliando positivamente aquele ator político”, explica Lapa, que continua: “O transporte público é um tema muito sensível, assim como segurança, educação, saúde, mobilidade. São eixos que transmitem uma ideia de que o governo conseguiu sentir a dor do cidadão. É um gesto que pode, claro, se reverter politicamente muito favorável a Raquel”, concluiu.

Fonte: DP

 

           

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Pernambuco

Cabrobó: vereador Glênio Rodrigues realiza primeira reunião de alinhamento com equipe de pré-campanha

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O Vereador Glênio Rodrigues (PSB), pré-candidato à reeleição, deu início aos preparativos para a próxima campanha eleitoral com a realização de sua primeira reunião de alinhamento com sua linha de frente. O encontro, que aconteceu nesta sexta-feira (19), contou com a presença de diversos apoiadores, familiares e amigos.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias fundamentais para a campanha que se aproxima. O Vereador Glênio Rodrigues destacou a importância do trabalho conjunto para alcançar os objetivos propostos. “Estamos apenas começando, mas já podemos sentir a força e a dedicação de todos aqui presentes. Vamos juntos, com determinação e união, buscar o melhor para nossa cidade“, afirmou o vereador.

A participação ativa dos apoiadores e a presença de familiares e amigos reforçam o compromisso de Glênio Rodrigues em continuar trabalhando incansavelmente pelo desenvolvimento e bem-estar de Cabrobó.

Assessoria de Imprensa – Vereador Glênio Rodrigues

           

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Pernambuco

Convenção de Fabinho e Emmanuel é agendada para o dia 24 de julho com presença da governadora

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Os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito do principal grupo da oposição em Salgueiro, Fabinho Lisandro e Emmanuel Sampaio, agendaram para o dia 24 de julho a convenção que oficializará suas candidaturas e os nomes ao Poder Legislativo. O evento acontecerá na Escola Técnica Estadual (ETE) Urbano Gomes de Sá, no bairro Prado, a partir das 18h25, com presença confirmada da governadora Raquel Lyra e outras lideranças políticas.

Na ocasião serão confirmadas as candidaturas de Fabinho para prefeito, Emmanuel para vice-prefeito e de todos que vão disputar o cargo de vereador. A coligação é composta pelo PRD, Republicanos, PSD, Podemos, PSDB, União Brasil, REDE e PDT.

Fabinho e Emmanuel representam a principal força de contraposição ao grupo que atualmente governa o município, liderado pelo prefeito Marcones Libório, que vai disputar a reeleição.  Pré-candidato do PSB, ele ainda não divulgou quando realizará sua convenção.

Por Alvinho Patriota

           

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Pernambuco

TRE-PE cassa mandato de vereadores de Carpina por fraude na cota de gêneros

A ação foi movida por suplentes, que agora vão assumir os cargos vagos na Câmara Municipal.

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O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), julgou e cassou, por unanimidade, o mandato de cinco vereadores da cidade de Carpina por fraude a cota de gênero nas Eleições 2020 nesta sexta-feira, 19 de julho.

Os vereadores cassados foram:

  • Júnior de Salete e Marcelo Ferreiro que concorreram pelo PSL;
  • Cássia do Moinho que concorreu pelo Democratas e
  • Xandinho e Kakai concorreram pelo Republicanos.

O Democratas e PSL realizaram a fusão partidária em 2022.

A ação no TRE foi movida pelos suplentes Dapaz, Sargento Miranda, Irmão Roberto e Neco da Kombi, e ainda deve assumir o mandato o suplente que não participou da ação, Joel Lanches.

Por Portal de Prefeitura

           

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