Conecte-se Conosco

Pernambuco

Recife: novo protesto contra aumento das passagens

Publicado

em

O ato desta sexta foi convocado pelo grupo Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP). Na quarta-feira (20), outro grupo realizou ato contra reajuste da tarifa. Novos valores do transporte público começaram a valer na terça (19).

Uma nova manifestação é realizada, nesta sexta-feira (22), contra o aumento de 14,44% no preço das passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife. O ato desta sexta foi convocado pelo grupo Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP), que organizou também a passeata do último dia 15. Outro grupo promoveu um ato contra o reajuste na quarta (20). Os manifestantes seguem pela Rua Joaquim Nabuco, por volta das 19h20.

A passeata saiu da Praça do Derby às 18h35, interditando a Avenida Agamenon Magalhães, no sentido Olinda-Recife, por 15 minutos, e depois por mais dez o sentido contrário, no cruzamento com a Avenida Carlos de Lima Cavalcanti. Cantando palavras de ordem contra o reajuste, os manifestantes seguiram pela Rua Dom Bosco. O cruzamento com a Av. Agamenon foi interditado por volta das 19h10, sendo liberado cerca de dez minutos depois.

O estudante Diogo Xavier, que faz parte da FLTP, explica que novas manifestações estão previstas até que seja implantado o passe livre, ou seja, transporte gratuito para todos. “A gente luta pelo passe livre, porque esse aumento é um absurdo. Não há nada que justifique esse reajuste. A gente continua [protestando] porque entende que é necessário fazer várias manifestações até conseguir o objetivo, que é acabar com esse aumento e caminhar para um transporte público de qualidade”, afirma.

A concentração começou por volta das 17h, na Praça do Derby, área central da capital. Os manifestantes levam cartazes pedindo a revogação do reajuste e convocando a população a se unir ao ato, além de bandeiras dos movimentos. Participam integrantes estudantes, representantes de entidades estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), e também representantes ligados a partidos políticos. O trajeto da manifestação não foi divulgado pelos organizadores.

Aumento das passagens

Na segunda-feira (18), o Grande Recife Consórcio de Transporte conseguiu aprovar o reajuste de 14,42% sugerido para as passagens de ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR). Os novos valores estão sendo cobrados desde terça-feira (19). Com o reajuste, a tarifa A subiu para R$ 2,80 e a tarifa B para R$ 3,85.

Foram 15 votos a favor e quatro pedidos de vistas. O representante do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) tinha sugerido um aumento de 32%, mas foi derrotado. Antes da reunião, na última sexta-feira (15), duas pessoas foram presas durante protesto contra o aumento na área central do Recife. Após o reajuste, em 48 horas, foram registrados 16 assaltos a ônibus na RMR.

estado que desse explicações sobre a reunião que aprovou o reajuste das passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR) na segunda-feira (18). O processo foi movido pelo estudante Márcio José da Silva Morais, que é membro do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).

O estudante alegou na ação ter feito um pedido de vistas da planilha de custos apresentada pelo Conselho e que teve o requerimento negado. Ele pediu ainda que a decisão pelo reajuste seja anulada, já que não teve acesso à planilha.

 Frente de Luta pelo Transporte Público convocou novo ato contra aumento das tarifas, com concentração na Praça do Derby (Foto: Artur Ferraz / G1)

Do G1 PE

Pernambuco

MPF instaura procedimento para acompanhar preenchimento de vagas do Programa Mais Médicos em 30 municípios de Pernambuco

Publicado

em

O Ministério Público Federal (MPF), em Pernambuco, por intermédio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), instaurou procedimento administrativo para acompanhar o preenchimento das vagas ofertadas no Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, nos 30 municípios pertencentes à área de abrangência da Procuradoria da República em Pernambuco (ver lista abaixo).

A procuradora regional dos Direitos do Cidadão em Pernambuco, Carolina de Gusmão Furtado, instaurou procedimento para acompanhar a questão a partir da publicação de edital de adesão ao Mais Médicos em novembro de 2018, após a saída de 8,5 mil médicos cubanos e a consequente abertura das vagas decorrentes no programa. 

Conforme destaca o MPF, a saída dos profissionais de Cuba provocou grande migração de médicos que atuavam em outros serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Mais Médicos, o que pode acarretar graves prejuízos aos serviços públicos de saúde.

A PRDC reforça que 40% dos inscritos já atuavam na Estratégia Saúde da Família, havendo a possibilidade de ocorrência da prática de acumulação ilícita de cargos pelos médicos, o que é vedado pela Constituição.

Foi expedido ofício para que o Ministério da Saúde informe, em até dez dias úteis, o número de vagas ofertadas e de profissionais inscritos no Programa Mais Médicos em Pernambuco, bem como número e locais de vagas não preenchidas, seja por falta de interessados ou por não apresentação de inscritos no local. Também deverá informar a lista nominal dos inscritos, com identificação dos que já atuavam no SUS, além do número de profissionais que já se estabeleceram e as respectivas localidades.

Municípios abrangidos: Abreu e Lima, Araçoiaba, Bom Jardim, Bueno Aires, Camaragibe, Carpina, Chã de Alegria, Feira Nova, Fernando de Noronha, Gameleira, Glória de Goitá, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, João Alfredo, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Limoeiro, Machados, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata, Tracunhaém, Vitória de Santo Antão. 

Procedimento administrativo nº 1.26.000.000005/2019-99 – Com informações da Assessoria de Comunicação do MPF/PE

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco cobra antecipação das diárias do Carnaval

Publicado

em

Por meio de ofícios enviados esta semana às secretarias de Defesa Social (SDS) e Administração (SAD), bem como aos comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, a Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE) lembrou a necessidade de serem pagas antecipadamente as diárias do Carnaval.

No ofício encaminhado ao secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o presidente da ACS-PE, Albérisson Carlos, destaca que a antecipação é prevista por lei e que os profissionais da segurança estão preocupados.

“Venho através deste manifestar o sentimento de preocupação dos policiais bombeiros militares, no tocante ao ‘pagamento’ das diárias do ‘período momesco’ que se aproxima, bem como lembrar que alguns eventos prévios acontecerão ao citado período”, escreveu.

Ainda no documento, Albérisson frisa que o atraso do pagamento das diárias dos policiais e bombeiros tem se repetido com muita frequência em Pernambuco.

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Secretaria de Educação de Arcoverde reúne professores e anuncia pagamento do piso salarial

Publicado

em

Os professores arcoverdenses receberam uma boa notícia na última sexta-feira, durante o “I Encontro da Secretaria de Educação da Prefeitura de Arcoverde – Edição 2019”. Na ocasião, o controlador municipal, Aldênio Ferro, informou que a prefeita Madalena Britto deve enviar à Câmara de Vereadores na próxima semana o projeto de lei que garante o pagamento do piso nacional da categoria.

Segundo Aldênio, o governo pretende pagar o salário com reajuste ainda em fevereiro. Ele destacou que, mesmo sendo obrigação, muitos municípios não estão conseguindo pagar o piso por dificuldades financeiras. “Nós sabemos que mesmo sendo lei, muitos municípios não têm conseguido pagar o piso. Mas Madalena não se cansa. A prefeita sempre luta para cumprir a lei e para satisfazer os professores”, disse.

Além de professores, o encontro também contou com a participação de gestores e coordenadores de todas as escolas da rede municipal e integra a Semana de Início do Ano Letivo. Estiveram presentes a nova secretária de Educação, Zulmira Cavalcante, o controlador Aldênio Ferro e Irailda Leandro, do Sindicato dos Servidores Municipais.

O evento começou com apresentação da Orquestra Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte e foi desenvolvido com oficinas ministradas por profissionais da Editora FTD e uma palestra com o tema “Protagonismo Juvenil, o que eu tenho a ver com isso?”.

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending