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Renata Sorrah fala sobre Dulce de ‘Segundo Sol’: ‘Todos temos loucura’

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A atriz entra na reta final de ‘Segundo Sol’, história das nove da Globo, como Dulce, mãe de Laureta (Adriana Esteves)

Há quase meio século, em 1970, a atriz Renata Sorrah, hoje com 71 anos, fazia sua estreia TV Globo como Nívea, uma jovem da zona sul carioca que acabava assassinada, em “Assim na Terra Como no Céu”, trama de Dias Gomes (1922-1999) de que a artista se recorda com carinho.

De lá para cá, Renata fez diversos outros trabalhos de destaque, sobretudo com personagens um tanto quanto fora do prumo -tanto mental quanto socialmente. Foi assim com a alcoólatra Heleninha Roitman, de “Vale Tudo” (1988), e com a tresloucada vilã Nazaré Tedesco, de “Senhora do Destino” (2004). Nessa última trama, Renata roubava a filha de Maria do Carmo (Susana Vieira) e lançava tiradas hilárias: até hoje é venerada pelos noveleiros de plantão.

Agora, Renata entra na reta final de “Segundo Sol”, história das nove da Globo, como Dulce, a mãe de Laureta (Adriana Esteves): esquizofrênica saída de uma clínica psiquiátrica. Em bate-papo, a atriz fala dessa fase, da parceria com o autor João Emanuel Carneiro, de sua trajetória e do carinho que recebe diariamente:

NUANCES DA PERSONAGEM

A cabeça de Dulce parou na década de 1970, quando foi abandonada pelo marido e, depois, internada em um sanatório. Esse abandono e o fato de ter uma filha como Laureta a marcaram para sempre. Vejo Dulce como mais uma vítima de Laureta, que deixa a mãe morando sozinha na casa afastada onde viviam antes de tudo acontecer. Ela quase não a visita, e, quando aparece, só a trata com palavras grosseiras, não tem carinho, cuidado. Acredito que Dulce seja uma mulher desconexa para se defender: não quer enxergar quem é a filha. De vez em quando, ela tem flashes de realidade e diz coisas incríveis.

MELANCOLIA

A vida da Dulce é triste, ela simplesmente vive e tenta que a filha fique por perto. O sonho dela é que Laureta vá morar de novo naquela casa. Ao mesmo tempo, Dulce é engraçada, leve, vive cuidando de suas galinhas, que trata como filhas. É um personagem muito interessante.

DOENÇA

Não sei se podemos chamar de esquizofrenia o que ela tem. A personagem não tem o raciocínio claro, mas, em alguns momentos, apresenta até muita lucidez. Dulce sofre nas mãos de Laureta e percebe a filha que tem, mas a ama. Apesar de tudo, ela vive a loucura de uma vida sozinha, abandonada pela filha.

RETORNO ÀS NOVELAS

Fiquei muito feliz com o convite de João Emanuel, de Dennis Carvalho e de Maria de Médicis. Quando fiz “A Regra do Jogo” [2015], já era fã absoluta de João. Participar dos últimos capítulos de “Segundo Sol” me traz muita alegria e, ao mesmo tempo, é difícil entrar no final de uma novela potente como essa, com ótimos atores e direção [o último capítulo vai ao ar no dia 9]. Aceitei o desafio e estou fazendo, muito feliz.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Tenho ótimas lembranças desde o começo da minha carreira. Comecei a fazer teatro com o grupo Tuca [Teatro Universitário Carioca], dirigido pelo Amir Haddad, foi um começo de seriedade, criatividade. Carrego isso até hoje e tenho orgulho de todas as minhas escolhas em TV e teatro. Tenho o maior prazer em ser atriz, guardo memórias incríveis. Gosto de relembrar de cada um de meus trabalhos, meus colegas de cena, diretores, como fui coerente esses anos todos.

TEATRO

Nos últimos sete anos, trabalho com a Companhia Brasileira de Teatro, dirigida por Marcio Abreu. A última peça que fiz e continuo fazendo se chama “Preto”. Viajamos o Brasil todo em festivais e fomos a eventos internacionais. É uma peça que continuamos apresentando, pois é muito atual. Fala sobre se colocar no lugar do outro. Dos melhores trabalhos que fiz nos palcos, escolho dois textos de Tchekhov [dramaturgo russo, 1860-1904]: “A Gaivota”, dirigido por Jorge Lavelli e “As Três Irmãs”, por Bia Lessa. Há ainda “As Lágrimas Amargas”, de Petra Von Kant, sob direção de Celso Nunes, com Fernanda Montenegro.

CINEMA

Fiz pouco. Recebi muitos convites, mas sempre estava envolvida com televisão ou com teatro. Um filme que destaco na minha carreira é “Matou a Família e Foi ao Cinema” [1989], de Júlio Bressane, um marco do Cinema Novo. Também me marcou “Avaeté – Semente da Vingança” [1985], do Zelito Viana, uma história tão importante sobre o massacre dos indígenas. E, depois, “Madame Satã” [2002], do Karim Ainouz: fiz duas cenas com o Lázaro Ramos, mas foi incrível, filme lindo.

CARINHO DO PÚBLICO

Tenho uma resposta do público que é sensacional, carinhosa. Recebo tantos parabéns… Eles dizem “obrigada”, “gosto tanto de você”, fico surpresa. Pelo trabalho em teatro e na TV, que é mais visto, só recebo elogios. Gosto muito dessa troca, é uma resposta ao meu trabalho e recebo esse aplauso. É muito bom.

‘DOIDINHOS’

Acho esses os personagens mais interessantes. Esse desequilíbrio é interessante, principalmente quando mistura com o humor. As personagens que fiz são bem diferentes, a Heleninha Roitman era doente, frágil, apaixonada, completamente diferente de Nazaré [em 2004]. Em comum, está o fato de serem personagens mais humanas, que têm erros, falhas, alegrias, explosões. Não sei exatamente como me inspiro. São tantas coisas que inspiram um ator para fazer um personagem. Acredito que seja preciso estar generoso, aberto para a vida e para o outro. Acho que todos nós temos uma loucura dentro da gente. Adoro fazer esse tipo de personagem, pois eles são muito ricos.

PLANOS PARA O FUTURO

Quero continuar trabalhando com a Companhia Brasileira de Teatro. Como comecei no grupo Tuca, a vida inteira sempre quis ter um grupo de teatro. É tão bom trabalhar em equipe. Não sei o que gostaria para o futuro, as coisas vão surgindo, tem sempre Shakespeare [1564-1616], Tchekhov ou algum autor nacional que me entusiasmam. O texto de ‘Preto’ foi escrito durante um processo de ensaios e foi incrível, nunca tinha participado de algo assim. Foi muito interessante. Meu sonho é continuar na Companhia Brasileira e seguir trabalhando sempre. Continuar na TV, fazer uma boa novela e gostaria de fazer séries também. Fazemos séries excelentes. Gostaria de nunca perder minha paixão pela profissão. Tudo muito bom!

Por Folhapress. 

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Cláudia Raia deu vibrador para a filha de 12 anos; isso é crime?

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Cláudia Raia, 58, disse ter dado um vibrador de presente para a filha, Sophia Raia, 22, quando a jovem completou 12 anos. A declaração causou polêmica e até uma queixa-crime foi aberta pelo deputado Cristiano Caporezzo (PL-MG).

O QUE ACONTECEU

Cláudia falava sobre o uso de vibradores em uma entrevista. “Quando a Sofia fez 12 anos, eu dei um vibrador para ela. ‘Comece a investigar, para saber do que você gosta'”, contou em um programa na TV portuguesa.

Caporezzo disse ter registrado notícia-crime contra a artista e pedido abertura de inquérito policial. “Se a senhora não tem o mínimo de decência ao ponto de fazer uma declaração falando que acha normal entregar um vibrador para uma menina de 12 anos, saiba, conforme a lei brasileira, isso aí é corrupção de menores”, afirmou em vídeo publicado no Instagram.

O deputado citou os artigos 17 e 241-D do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O UOL ouviu dois advogados, e nenhum deles vê crime na situação descrita pela artista.

A reportagem conversou com Ariel de Castro Alves, advogado, ex-secretário nacional dos direitos da criança e do adolescente e ex-presidente do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), e com Vanessa Paiva, advogada especialista em direito de família e sucessões, pós-graduada e mestre em direito e professora de direito de família.

O QUE PREVÊ COMO CRIME O ARTIGO 241-D

Aliciar, assediar, instigar ou constranger, por qualquer meio de comunicação, criança, com o fim de com ela praticar ato libidinoso.

Facilitar ou induzir o acesso à criança de material “contendo cena de sexo explícito ou pornográfica”, com o fim de com ela praticar ato libidinoso

Por fim, há a ressalva que as práticas também configuram crime se a intenção é induzir criança a se exibir de forma pornográfica ou sexualmente explícita.

Para Castro Alves, o crime previsto no ECA e citado pelo deputado não se aplica à atriz, pois o aliciamento, assédio e instigação para ato libidinoso só ocorre quando a vítima é criança, até os 12 anos. “Quando a suposta vítima já completou 12 anos, pela lei, o crime não se configura”, explica o advogado.

Paiva diz que, pelo relato da atriz, a finalidade era de autoconhecimento da menina. “Educação sexual em casa é escolha de cada um. Então, desde que respeite a criança, o desenvolvimento, a idade, a maturidade, não tem nenhum crime e nenhum dano concreto que foi demonstrado”.

O QUE É DIREITO RESGUARDADO SEGUNDO O ARTIGO 17 DO ECA

A inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

Mais uma vez, o advogado não vê crime, pois o “presente” veio a tona agora, quando Sophia já é adulta. Castro Alves diz que a situação só seria diferente caso a filha da atriz resolvesse mover uma ação de ressarcimento de danos morais contra a mãe.

“Entendo que, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código Civil Brasileiro, levando em consideração os deveres do poder familiar, pai e mãe podem e devem orientar e educar seus filhos, inclusive sobre sexualidade e relações afetivas, inclusive para prevenir infecções sexualmente transmissíveis, abusos sexuais e gravidez precoce. Se ela deu o vibrador nesse contexto de orientação e educação sexual, não configura-se nenhum crime ou violação, no meu entendimento”, disse Ariel de Castro Alves.

O especialista pondera, no entanto, que a declaração da atriz foi “inadequada e equivocada”. “Mas não verifico nenhuma consequência criminal ou mesmo ilegalidade”, completa.

Paiva concorda e ressalta a necessidade de dolo para que algo se configure crime. “Eu não acho que houve a intenção de entregar algo para menina, para expor, para corromper ou para haver uma laciva, uma satisfação em ver a menina utilizar aquilo. Ela foi expor como uma questão de educação sexual. Educação é muito subjetiva. Cada um tem um jeito de educar.

“Então, eu acho que ela foi infeliz na utilização das palavras. Mas acho que não foi nessa intenção e nesse objetivo”, disse Vanessa Paiva.

O QUE CLÁUDIA DISSE

Com a repercussão, ela afirmou que a fala foi tirada de contexto. “Sempre incentivei o diálogo aberto com meus filhos sobre todos os assuntos, incluindo educação sexual, de forma respeitosa e apropriada para cada idade”.

A artista disse sempre priorizou um ambiente de confiança em casa. “Como mãe, minha prioridade sempre foi criar um ambiente de confiança e informação. No entanto, entendo que cada família tem sua própria forma de lidar com esses temas, e respeito isso”.

Foto TV Globo/João Cotta

Por Folhapress

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