Destaque
Romário, Ronaldinho e Taffarel: a influência das Copas nos cartórios

Nomes de craques ganharam força nos anos 90
Você provavelmente não tem em seu ciclo de amizades muito amigos que se chamam Neymar. Este dado não é uma suposição, mas baseado nas informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o último Censo, são 454 pessoas registradas com este nome no Brasil desde 1960, sendo 94 nascidos na última década. O percentual não chega a 0,0003% da população brasileira. Mas a Copa do Mundo vem aí e a estatística dos cartórios nacionais pode mostrar que, de 2018 pra frente, teremos mais xarás do nosso camisa 10, caso ele traga o hexa.
O Notícias ao Minuto buscou dados de nomes do IBGE e constatou: a Copa do Mundo dita regras na hora da escolha. Como exemplo, escolhemos craques que foram protagonistas da seleção na década de 90: Romário, Ronaldinho e Taffarel.
O primeiro, Romário, um dos grandes responsável pelo tetracampeonato, conquistado em 1994 nos Estados Unidos, já habitava registros de nomes pelo país desde antes de a década de 30, com um crescimento relevante na década de 80, quando 10.511 Romários foram registrados no Brasil. Acontece que, na década de 90, quando o Baixinho despontou no futebol e chegou a ser eleito o melhor jogador do mundo, o aumento no número de registros chegou a quase 400%, com 39.740 novos Romários.
Sem muita sorte na seleção após a Copa de 94, os números caíram. Romário acabou cortado por lesão em 1998 e deixado de fora por Luiz Felipe Scolari em 2002. Resultado? Apenas 3.601 registros do nome na década seguinte.
CASO TAFFAREL
Galvão Bueno ‘imortalizou’ as defesas do goleiro campeão do mundo em 1994 e protagonista da disputa de pênaltis contra a Holanda, na semifinal de 1998, com o ‘Sai que tua, Taffarel’. O nome do goleiro era presença certa nos jogos da seleção. E por isso, o número de Tafaréis cresceu de 475 para 1.019, dos anos 80 para os anos 90. A exemplo de Romário, queda gritante: 54 registros nos anos seguintes à aposentadoria do ex-craque das traves.
RONALDINHO
Como Ronaldo é um nome comum no país, procuramos ‘Ronaldinho’, no diminutivo, no IBGE, acreditando na ousadia do brasileiro. Mesmo tendo a Copa de 2002 como a principal de sua carreira, quando, mesmo desacreditado, marcou oito gols, rompeu com um tabu de apenas seis na artilharia que vinha desde 1974, Ronaldo Fenômeno já havia sido eleito melhor do mundo duas vezes na década de 90. E ainda ganhou reforço de Ronaldinho Gaúcho, que surgiu para o mundo durante a Copa América de 1999, marcando um golaço contra a Venezuela. Resultado do surgimento dos dois craques? O registro de nada menos que 234 ‘Ronaldinhos’ no país dos anos 90 pra cá, ‘fenômeno’ nunca visto até então pelos cartórios.
RÚSSIA 2018
Daqui até o fim da Copa, é possível fazer algumas previsões muito além de Neymar. Entre os nomes do time de Tite, e confirmando-se o hexa, muitos Firminos, Casemiros, Philippes e Gabriéis Jesus podem vir por aí.
Por Notícias ao Minuto
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.
Destaque
Ex-Masterchef é presa por tráfico de drogas em bloco de Carnaval na Bahia

A ex-participante do Masterchef e de A Fazenda 9, Aritana Maroni, foi presa em flagrante por tráfico de drogas na madrugada desta segunda-feira (3), durante um bloco de Carnaval em Salvador, na Bahia.
Segundo informações da Polícia Civil do estado, a famosa e outras duas amigas estavam no bloco da cantora Cláudia Leitte, no Circuito Barra-Ondina, quando foram abordadas pela Polícia Militar.
Com a ex-Masterchef a polícia encontrou drogas e R$ 115 em espécie. Aritana e as duas amigas foram levadas à delegacia, onde foram autuadas e permaneceram presas. A CNN apurou que a audiência de custódia das três deve acontecer na manhã de terça-feira (4). A reportagem entrou em contato com o Tribunal de Justiça da Bahia e aguarda retorno.
Filha de Oscar Maroni, conhecido empresário da noite paulistana, Aritana Vaccari Maroni tem 46 anos e ficou conhecida por sua presença em realities shows.
Em 2015, participou da segunda edição do MasterChef Brasil, exibido pela Band, e terminou em 8º lugar. Dois anos depois, em 2017, integrou o elenco de “A Fazenda: Nova Chance”, na TV Record, onde acabou na 10ª posição.
No ano seguinte, em 2018, foi vice-campeã da terceira edição do “Power Couple Brasil”, também na TV Record. Em 2019, Aritana participou do programa “Troca de Esposas” e em 2022, do “Cozinhe se Puder”, do SBT, quando ficou em 3º lugar.
Fonte: CNN


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Carnaval de Salgueiro 2025: Uma festa brilhante mesmo em tempos difíceis

Em plena segunda-feira de carnaval, as ruas da cidade pulsam com a energia contagiante de foliões que celebram a festa de Momo. Embora a festa ainda esteja a meio caminho de sua conclusão, já é possível afirmar que o carnaval de 2025 está entre os melhores da história do município.
O prefeito Fabinho Lisandro, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela gestão, conseguiu organizar um carnaval inesquecível.
Com uma programação diversificada que inclui blocos de rua e shows com artistas renomados, o evento atrai visitantes de toda a região, aquecendo a economia local e promovendo a cultura da cidade. “É um esforço conjunto, que vai além da questão financeira. A articulação política e o comprometimento da equipe foram fundamentais para que tudo isso fosse possível”, destaca Lisandro.
As ruas estão repletas de foliões animados, muitos deles fantasiados e prontos para aproveitar cada momento. Ponto de encontro para amigos e famílias, Salgueiro se transforma em um verdadeiro caldeirão de alegria, com uma mistura de ritmos que vai do frevo ao axé, garantindo a animação a todos os gostos.
O sentimento de euforia toma conta dos salgueirenses e visitantes, que já se mostram ansiosos para os próximos dias. “Estou amando cada segundo desse carnaval. É uma energia que não se explica!”, comenta uma foliã que veio de longe para curtir a festa.
Com dois dias de programação pela frente até a Quarta-Feira de Cinzas, a expectativa é de que o carnaval de 2025 continue a surpreender e encantar, solidificando seu lugar na história das melhores festas já celebradas na cidade.




Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Oscar 2025: ‘Ainda estou aqui’ faz história e ‘Anora’ é grande vencedor da noite

Histórico! – O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” venceu o prêmio de melhor filme internacional no Oscar® 2025, neste domingo (2) em Los Angeles (EUA). Histórico, o momento marca a primeira vitória do Brasil no Oscar.
“Ainda Estou Aqui” disputava o troféu com “A garota da agulha” (Dinamarca), “Emilia Pérez” (França), “A semente do fruto sagrado” (Alemanha) e “Flow” (Letônia). A categoria foi anunciada pela atriz Penélope Cruz.
Dirigido por Walter Salles e inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” é o primeiro original Globoplay. O filme ainda concorre em duas categorias na cerimônia do Oscar: melhor atriz (Fernanda Torres) e melhor filme.
O longa conta a história real de Eunice Paiva (papel de Fernanda Torres), advogada e ativista que passou 40 anos procurando a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello). O ex-deputado federal foi assassinado durante a ditadura militar.
Fonte: Portal G1


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos