Conecte-se Conosco

Mundo

Suposto terrorista é morto no Canadá

Publicado

em

Imagem de Aaron Driver ao deixar um tribunal em Winnipeg, em fevereiro de 2016 (Foto: John Woods / The Canadian Press / via AP Photo)

Imagem de Aaron Driver ao deixar um tribunal em Winnipeg, em fevereiro de 2016 (Foto: John Woods / The Canadian Press / via AP Photo)

Um suposto simpatizante do Estado Islâmico (EI) que planejava um atentado suicida em alguma das principais cidades do Canadá morreu nesta quarta-feira (10) durante um confronto com a polícia em Strathroy, a 225 km ao oeste de Toronto, segundo a Efe.

A emissora pública canadense CBC identificou o suposto terrorista como Aaron Driver, de 24 anos, a quem as autoridades estavam monitorando há dois anos, quando ele mostrou pela primeira vez sua simpatia pelo grupo jihadista.

Anteriormente, a polícia havia relatado uma operação que frustrou uma “ameaça terrorista em potencial”, mas sem dar mais detalhes sobre a identidade do suspeito ou da tal ameaça.

“Na manhã de hoje, a polícia recebeu uma informação confiável sobre uma potencial ameaça terrorista. Um suspeito foi identificado e tomaram medidas adequadas para garantir que não há nenhum perigo para as medidas de segurança pública”, informou a polícia.

A CBC divulgou uma imagem de um homem com capuz, obtida através de “uma mensagem do governo advertindo sobre um potencial ataque terrorista no Canadá”.

Segundo a emissora, o homem da foto é Driver, um jovem de Winnipeg e conhecido simpatizante do EI. Ele tinha sido identificado pela primeira vez pelo serviço secreto canadense em 2014, quando começou a escrever mensagens de apoio ao grupo jihadista no Twitter sob o pseudônimo de Harun Abduranham.

Aaron Driver foi detido em junho de 2015 e posteriormente colocado sob liberdade condicional para limitar seus movimentos já que as autoridades temiam que pudesse participar de atos terroristas, de acordo com a Efe.

A emissora CTV revelou que Driver planejava utilizar um explosivo para realizar um atentado suicida em uma área pública, embora não se revelou se na operação policial algum artefato foi apreendido.

A polícia realizou a operação no início da quarta por temer que Driver colocasse seu plano em prática na hora do rush em algum lugar frequentado por um grande número de pessoas.

O ministro de Segurança Pública, Ralph Goodale, disse em comunicado ter informado ao primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, da operação para “confirmar que a segurança pública tem sido protegida e continuará a ser”.

Lobos solitários
Dois soldados canadenses foram assassinados em outubro de 2014 por lobos solitários – como são conhecidos terroristas que agem sozinho-, na província de Quebec e na capital do país, Ottawa, segundo a France Presse.

O primeiro destes terroristas atropelou com um veículo dois soldados, matando um deles, em Saint-Jean-sur-Richelieu, 40 km a sudeste de Montreal. Dois dias depois, outro indivíduo atirou contra um soldado nos arredores do Parlamento. Os dois autores dos ataques foram mortos.

Após estes ataques, o governo conservador da época ampliou os poderes da polícia para frustrar planos de atentados e impedir a partida de jovens radicalizados que busquem se somar às fileiras do EI na Síria.

O Canadá se somou em setembro à coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos para combater o EI.

O país reduziu seu envolvimento no conflito após a chegada ao poder em 2015 dos liberais deJustin Trudeau, que ordenou a retirada dos aviões caça da zona, embora tenha aumentado o número de instrutores militares canadenses no Iraque.

Trudeau reafirmou em várias ocasiões o compromisso de seu governo “na luta contra o terrorismo sob todas as suas formas”.

(Do G1 SP)

Mundo

Passageiro paga 32 mil reais em combustível após obrigar voo desviar

Publicado

em

Um homem foi condenado, esta semana, a pagar 8.600 dólares australianos, cerca de 32 mil reais, depois de um avião ter sido desviado por sua causa.

De acordo com o que explica a imprensa australiana, o voo em questão seguia de Perth para Sidney, em 25 de setembro do ano passado, quando o mau comportamento de um passageiro colocou em risco a viagem.

As autoridades não explicam qual foi o comportamento que este passageiro, de 33 anos, teve, mas referem que o avião foi obrigado a gastar combustível e descer em outro local.

O valor que o homem terá de pagar está relacionado com o combustível gasto em vão, que foi consumido de forma a que a aeronave conseguisse pousar em segurança. Os passageiros tiveram que ser colocadas noutros voos.

“Este incidente deve servir de aviso de que o comportamento criminoso a bordo pode ter um custo elevado para o infrator”, explicaram as autoridades, acrescentando: “É muito mais simples obedecer às instruções do pessoal da companhia aérea do que causar problemas desnecessários, que podem acabar por atingir-nos no bolso”.

Foto Shutterstock

Por Rafael Damas

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Trump descarta participar de outro debate na TV com Kamala Harris

Publicado

em

O ex-presidente americano e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, anunciou, nesta quinta-feira (12), que não irá participar de outro debate televisionado com sua adversária democrata, a vice-presidente Kamala Harris.

“NÃO HAVERÁ TERCEIRO DEBATE!”, escreveu o candidato republicano em sua rede social, Truth Social, incluindo na conta o debate anterior com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em junho, e o confronto com Harris na terça-feira.

A candidata democrata colocou Trump na defensiva no embate organizado pela ABC News, que teve audiência de 67 milhões de pessoas. Rapidamente, sua campanha pediu um segundo confronto em outubro.

No dia seguinte ao debate, Trump disse que “participaria [de um debate] da NBC e da Fox também.” No entanto, sua última declaração, feita com seu estilo característico de segmentos em letras maiúsculas e insultos, deixou claro que ele desistiu — enquanto alegava que Kamala está apenas desesperada por uma segunda chance.

“As pesquisas mostram claramente que eu venci o Debate contra a Camarada Kamala Harris, a Candidata da Esquerda Radical dos Democratas, na terça-feira à noite, e ela imediatamente pediu um Segundo Debate”, escreveu ele em sua postagem.

Continue lendo

Mundo

Ex-presidente peruano Alberto Fujimori morre aos 86 anos

Publicado

em

O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, que foi libertado em dezembro por meio de um indulto humanitário, faleceu nesta quarta-feira (11) aos 86 anos em sua residência em Lima, onde se recuperava de um tratamento contra o câncer de língua, informou sua família.

“Após uma longa batalha contra o câncer, nosso pai, Alberto Fujimori, acaba de partir para o encontro com o Senhor. Pedimos a quem o apreciou que nos acompanhe com uma oração pelo eterno descanso de sua alma. Obrigado por tudo, papai!”, anunciaram seus filhos Keiko, Hiro, Sachie e Kenji Fujimori na rede social X. 

Foto AFP PHOTO / PRENSA FUJIMORI

Por AFP

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!