Conecte-se Conosco

Mundo

Tribunal Supremo da Venezuela não vai divulgar atas eleitorais

Publicado

em

Após confirmar a reeleição de Nicolás Maduro nesta quinta-feira (22/8), o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela (TSJ) decidiu que as atas eleitorais, que podem atestar ou não a vitória do líder chavista, não serão divulgadas. A decisão foi anunciada pela presidente da Corte, Caryslia Rodriguez.

O tribunal teve acesso as atas no último dia 5 de agosto, quando o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) entregou os dados para um processo de investigação por parte do TSJ.

A decisão da Corte frustrou não só as expectativa da oposição, como de parte da comunidade internacional, que também cobra maior transparência no pleito e a divulgação das atas.

Além de referendar a votação em que Nicolás Maduro foi apontado como o presidente reeleito da Venezuela, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ)

Além de referendar a votação em que Nicolás Maduro foi apontado como vencedor, o Supremo Tribunal de Justiça do país ainda afirmou Edmundo González pode ser alvo de sanções.

De acordo com a Corte, o candidato oposicionista desacatou a Justiça por não comparecer a nenhuma das fases do processo de investigação do tribunal.

Por metropoles

Foto Carlos Becerra/Getty Images

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Mundo

Base da Otan na Alemanha eleva nível de alerta para “ameaça potencial”

Publicado

em

A base aérea da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na cidade alemã de Geilenkirchen elevou seu alerta de segurança “com base em informações de inteligência indicando uma potencial ameaça”, afirmou o órgão nesta quinta-feira.

“Todos os funcionários essenciais que não estão em missão foram mandados para casa por precaução”, informou a base em comunicado publicado na plataforma de redes sociais X, sem mais detalhes.

“A segurança de nosso pessoal é nossa principal prioridade. As operações continuam conforme planejado.”

Um porta-voz da base em Geilenkirchen afirmou que o nível de ameaça foi elevado para Charlie, o segundo mais alto entre os quatro existentes, definido como: “um incidente ocorrido ou informações de inteligência recebidas, indicando que alguma forma de ação terrorista contra organizações ou pessoal da Otan é altamente provável”.

Colônia

Foi a segunda vez que a base, que abriga a frota de aeronaves de vigilância AWACS, elevou seu nível de segurança, após a ocorrência de um incidente na semana passada, quando uma base militar em Colônia foi temporariamente fechada, com autoridades investigando uma possível sabotagem no fornecimento de água.

No mesmo dia, a base em Geilenkirchen reportou uma tentativa de invasão, causando uma varredura completa de suas instalações.

Sobre a suposta sabotagem em Colônia, o setor militar alemão informou posteriormente que segundo os resultados, a água não havia sido contaminada.

No passado, a Otan alertou sobre possíveis atividades hostis da Rússia, inclusive com atos de sabotagem e ataques cibernéticos. Os russos também acusam frequentemente a organização de ameaçar a sua segurança.

Fonte: Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Trump ataca Kamala em primeiro comício ao ar livre desde tentativa de assassinato

Publicado

em

Por trás de uma estrutura de vidro blindado, Donald Trump afirmou nesta quarta-feira (21) que milhões de empregos “vão desaparecer da noite para o dia” se Kamala Harris vencer as eleições presidenciais de novembro, em seu primeiro comício ao ar livre desde que sofreu uma tentativa de assassinato, no mês passado.

“As economias de toda a sua vida vão desaparecer por completo”, previu o candidato republicano no museu da aviação de Asheboro, tendo ao fundo o barulho de aviões de guerra.

“Se a camarada Kamala vencer em novembro, a Terceira Guerra Mundial está praticamente garantida”, insistiu Trump, acrescentando que a adversária é “a pessoa de esquerda mais radical” que já disputou a Casa Branca.

“Ela quer fronteiras abertas. Se for presidente, em quatro anos” haverá entre “60 milhões e 70 milhões” de imigrantes de todo o mundo, disse Trump, cuja retórica contra a imigração tornou-se uma marca de sua campanha.

O republicano, 78, prometeu que fará com que o país “volte a ser forte e grande”, e ressaltou que é capaz de evitar uma guerra com um telefonema.

“Vamos devolver a paz ao mundo e, acima de tudo, posso fazê-lo com um telefonema” para alertar o país que, se entrar em guerra, não poderá “fazer negócios nos Estados Unidos” e pagará “taxas de 100%”.

O Serviço Secreto recomendou que Trump deixasse de participar de atos públicos ao ar livre. Acostumado a multidões, ele vinha fazendo comícios em locais fechados.

O ex-presidente mostrou-se tranquilo hoje. Em determinado momento, ele deixou o palanque e se aproximou da multidão para observar uma pessoa que parecia passar mal.

Estados-chave

O bilionário faz campanha nesta semana em estados-chave, com o objetivo de frear a projeção de Kamala Harris. A vice-presidente recebeu ontem o apoio formal dos delegados democratas, tornando-se a primeira mulher negra candidata à presidência do país.

Desde que o presidente Joe Biden desistiu de concorrer à reeleição, Kamala levou esperança ao partido e mobilizou multidões de até 10 mil pessoas em seus comícios, além de impulsionar a arrecadação de fundos.

O que mais preocupa Trump, porém, é a virada nas pesquisas, nas quais a democrata aparece com uma leve vantagem em alguns estados-chave. A Carolina do Norte é um desses sete estados onde a disputa é acirrada, e que devem decidir o resultado das eleições de 5 de novembro.

Restam mais de dois meses de campanha e a sorte não está lançada para nenhum dos candidatos, que terão de lutar para conquistar o voto dos jovens, dos independentes ou indecisos e das minorias, sobretudo latinos e afro-americanos.

Alguns republicanos recomendam que Trump se concentre em seu programa de governo e deixe de lado os ataques pessoais à adversária. O republicano queixou-se hoje de que os democratas estão obcecados por ele e instrumentalizam a Justiça, que o condenou em maio em um processo criminal e abriu outras causas contra o magnata.

Fonte: AFP

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Ex-policial condenado pela morte de George Floyd é solto da prisão nos EUA

Publicado

em

O ex-policial Thomas Lane, condenado a três anos por envolvimento na ocorrência em que George Floyd foi morto por um agente que pressionou o pescoço dele junto ao chão, foi solto na terça-feira (20) da prisão federal onde estava detido no Colorado, nos Estados Unidos.

Lane, 41, estava preso por ajudar e ser cúmplice no homicídio culposo. Ele segurou as pernas da vítima enquanto ela era sufocada por um policial por mais de nove minutos em maio de 2020, em Minneapolis, nos EUA. A morte de Floyd gerou muitas manifestações ao redor do mundo contra a violência policial e o racismo.

Na Justiça Federal, o ex-policial foi considerado culpado e condenado a dois anos e meio de prisão em uma unidade federal. Em acusações estaduais, ele foi condenado a três anos por auxílio e cumplicidade em homicídio. Dois desses anos foram cumpridos simultaneamente com a sentença federal, que terminou em 26 de fevereiro deste ano.

Notícias ao Minuto[Thomas Lane na prisão]© Getty Images 

Ao todo, quatro policiais foram condenados pelo crime. Segundo a NPR (National Public Radio), em acusação estadual, Derek Chauvin -que pressionou o pescoço da vítima no chão- foi condenado a 22 anos e meio de prisão. Em novembro de 2023, a Suprema Corte dos EUA negou o recurso dele e manteve a condenação, informou a CBS News. Ele se declarou culpado das acusações federais de violação de direitos civis da vítima e recebeu uma sentença de 21 anos.

O ex-policial J. Alexander Kueng também se declarou culpado por homicídio culposo e recebeu a sentença de 3,5 anos de prisão. Já o ex-agente Tou Thao foi condenado por auxílio e cumplicidade em homicídio culposo de segundo grau e sentenciado há quase cinco anos. Kueng e Thao também foram considerados culpados por violação de direitos civis e receberam sentenças de 3 e 3,5, respectivamente.

CHAUVIN É TRANSFERIDO

O ex-policial foi transferido para uma prisão federal no Texas quase nove meses após ser esfaqueado por 22 vezes na unidade onde estava detido. O ataque ocorreu em 24 de novembro na biblioteca da prisão federal de Tucson, Arizona, onde Chauvin cumpria mais de duas décadas de pena pela morte de Floyd.

Chauvin recebeu atendimento imediato e foi levado a um hospital local na ocasião.

O policial foi considerado culpado de assassinato em segundo grau, assassinato em terceiro grau e homicídio culposo em segundo grau em 2021, e foi condenado a 22 anos e meio de prisão.

A morte de Floyd, registrada em vídeo, contribuiu para impulsionar uma significativa discussão sobre racismo e a atuação policial nos Estados Unidos e em todo o mundo. Uma investigação posterior do Departamento de Justiça sobre a Polícia de Minneapolis, cujas conclusões foram divulgadas em junho de 2023, indicou que seus agentes recorriam habitualmente a práticas violentas e racistas, “incluindo o uso injustificado de força letal”.

Foto Getty

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!