Conecte-se Conosco

Destaque

Tropas federais devem continuar atuando no Região Metropolitana do Recife

Publicado

em

Logo no primeiro fim de semana da chamada Operação Leão do Norte, 3.500 militares foram às ruas da RMR

Logo no primeiro fim de semana da chamada Operação Leão do Norte, 3.500 militares foram às ruas da RMR Foto: Felipe Ribeiro

Termina nesta segunda-feira (19) o prazo inicial da permanência das Forças Armadas nas ruas da Região Metropolitana do Recife (RMR), medida que atendeu ao decreto de Garantia de Lei e Ordem (GLO), assinado pelo presidente da República, Michel Temer, no último dia 9, por solicitação do governador Paulo Câmara. Procurada pela Folha de Pernambuco, a Secretaria de Imprensa do Estado informou ontem que o governador já pediu ao Governo Federal a prorrogação da permanência das tropas por mais dez dias, a partir desta terça-feira (19) . A resposta está sendo aguardada para esta segunda-feira.
Durante estes dez dias, a questão vem sendo tratada como prioritária no Palácio do Campo das Princesas. Na semana passada havia rumores de que o governo solicitaria a extensão do prazo até o dia 4 de janeiro, com envio de tropas inclusive para o Interior, que atualmente enfrenta problemas de segurança como aumento de explosões em bancos e de tráfico de drogas. A informação foi antecipada à Folha pelo secretário de Defesa Social do Estado, Angelo Gioia.
A presença de efetivo do Exército, da Marinha e da Aeronáutica como reforço de segurança em Pernambuco, desde as 18h do supracitado dia 9, aconteceu como resposta do Governo do Estado ao regime de operação padrão adotado por policiais e bombeiros militares, que pleiteiam melhores salários e condições de trabalho, além de uma revisão no plano de cargos. Frente à diminuição de PMs e BMs nas ruas, mesmo não havendo sido deflagada greve, o governador fez o pedido e foi atendido.
Logo no primeiro fim de semana da chamada Operação Leão do Norte, as Forças Armadas disponibilizaram 3.500 militares para atuarem primordialmente em 94 bairros da RMR, integrados à Polícia Militar e aos Bombeiros. A presença das tropas federais, com caminhões, tanques e armas de grosso calibre, mudou a paisagem do Grande Recife. Os casos considerados corriqueiros, como crimes de homicídio, latrocínio e até mesmo pequenos arrastões, continuaram ocorrendo, porém, nada muito diferente do que é tido como normal. A exceção ficou por conta das manifestações políticas contra a aprovação pelo Senado Federal da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 que causaram atos de vandalismo e destruição em agências bancárias e lojas na avenida Conde da Boa Vista, no Centro da Capital, na última terça-feira.
Durante estes dez dias, conforme informou o ministro da Defesa, Raul Jungmann, dois terços do efetivo destacado estão sempre nas ruas enquanto um terço descansa. Jungmann enfatizou a importância de governo e militares estaduais chegarem a um acordo, visto que a missão das Forças Armadas é de defesa e não de policiamento.

O ministro chegou a afirmar que estuda a possibilidade da criação de uma guarda especial nacional, subordinada à pasta, para atender a esse tipo de demanda.

Nesse período, a Folha foi às ruas ouvir a população a respeito das tropas federais no Estado e encontrou opiniões divididas. Pessoas acreditaram que aumentou a sensação de segurança enquanto outras, mesmo concordando com a medida, afirmaram que essa presença assusta.
(Da Folha PE)

Destaque

Prefeito Dr. Marcones Sá assina Ordem de Serviço para requalificação da UPA 24h Eduardo Campos em Salgueiro

Publicado

em

O prefeito de Salgueiro, Dr. Marcones Sá, deu um passo significativo em direção à melhoria da saúde na cidade ao assinar a ordem de serviço para a requalificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h – Eduardo Campos.

A cerimônia, realizada nesta sexta-feira (23), contou com a presença de importantes colaboradores que estão desempenhando um papel fundamental neste projeto. O Deputado Federal Pedro Campos, o Deputado Estadual Jarbas Filho e o Senador Fernando Dueire foram destacados pelo prefeito como peças-chave na garantia dos recursos necessários para concretizar esse investimento crucial em saúde pública.

A requalificação da UPA 24h Eduardo Campos é um passo significativo para aprimorar os serviços de saúde em Salgueiro. O prefeito expressou seu entusiasmo, afirmando que essa iniciativa será transformadora e proporcionará um suporte ainda maior à população.

Com previsão de conclusão em 45 dias, a obra promete trazer melhorias substanciais na infraestrutura e nos serviços da UPA. O prefeito Dr. Marcones Sá enfatizou o compromisso da administração municipal em priorizar a saúde e bem-estar dos cidadãos salgueirenses.

A requalificação da UPA 24h Eduardo Campos é mais do que uma obra física; é um investimento no cuidado e na qualidade de vida da comunidade. A administração municipal está empenhada em proporcionar serviços de saúde de excelência, e esta iniciativa reflete esse comprometimento.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Juíza confirma liminar que impediu Prefeitura de Salgueiro de fazer paralisação e condena município a pagar despesas processuais

Publicado

em

A juíza Ticiana Rafael Xenofonte Peixoto de Oliveira emitiu nesta sexta-feira, 23, a sentença sobre a Ação Popular impetrada pelo advogado Rafael Ramos em agosto de 2023, que impediu a Prefeitura de Salgueiro de fazer uma paralisação de 24 horas, sob a alegação de queda nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Ticiana confirmou a liminar, destacando que a paralisação era ilegal e arbitrária, porque não existe ferramenta jurídica que autorize a paralisação da máquina pública.

“Não existe ferramenta jurídica que autorize a paralisação da máquina pública, ainda mais com base em motivação absolutamente desprovida de fundamento constitucional. A autonomia é valor voltado à defesa do ente federativo frente à atuação de outras entidades políticas, não ao ataque ao cidadão que necessita dos serviços públicos em pleno funcionamento. Não se exercita a autonomia longe das estritas linhas do princípio da legalidade, ainda mais considerada a acepção voltada à atividade administrativa”, destacou a juíza.

“Ante o exposto, julgo procedente o pedido com fito de anular o Decreto n° 151, de 29 de agosto de 2023, por meio do qual determinava o fechamento de todas as repartições públicas da administração direta e indireta do Poder Executivo municipal, no dia 30 de agosto de 2023, em adesão à denominada ‘Greve dos Prefeitos’, razão pela qual confirmo a liminar outrora proferida, assim como promovo a extinção do processo em resolução do mérito. Condeno o Município de Salgueiro nas custas e demais despesas processuais, bem como aos honorários advocatícios de R$ 1.500”, sentenciou a magistrada.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

35,21% dos domicílios ocupados de Salgueiro ainda não estão conectados à rede de esgoto, revela novo recorte do Censo 2022

Publicado

em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 23, um novo recorte do Censo 2022, com dados sobre esgotamento sanitário e coleta de lixo. As informações revelam que Salgueiro ainda tem 35,21% dos domicílios não conectados à rede de esgoto, ou seja, que os resíduos líquidos dessas casas estão sendo descartados de forma incorreta no meio ambiente, acarretando riscos para a saúde pública.

De acordo com o Censo 2022, Salgueiro tinha 26.889 domicílios na época da pesquisa, dos quais, 20.397 estavam ocupados. Destes, 13.215 tinham conexão à rede de esgoto e 7.182 não usufruíam do serviço. Os dados mostram que 35,74% da população salgueirense vivia excluída de um correto tratamento do esgoto.

A coleta de lixo é bem mais abrangente, chegando a 87,9% dos domicílios ocupados, o que corresponde a 17.929 casas, que totalizam 54.457 pessoas.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!