Destaque
Unidades do IFPE em sete cidades funcionam de maneira improvisada
A realidade em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu e Palmares é a mesma: os terrenos foram doados pelas respectivas prefeituras, como contrapartida municipal, mas nenhuma obra foi realizada. A denúncia foi veiculada no NETV 1ª Edição desta terça-feira (6). A reitora do IFPE, Anália Ribeiro afirmou que houve problemas contratuais nos projetos dos campi.
Olinda foi onde a doação do terreno mais demorou, uma vez que a prefeitura e o antigo proprietário da área escolhida não chegaram a um acordo. O caso só se resolveu na Justiça, no ano passado. Uma placa indica que ali deveria ser feito um serviço de terraplenagem para construção do campus do IFPE, mas o abandono do poder público transformou o lugar, que fica em Casa Caiada, num lixão. São restos de materiais de construção, móveis e eletrônicos velhos, roupas, calçados, animais pastando e nenhuma máquina trabalhando por lá.
Os futuros técnicos assistem aula na Escola Municipal Robinson Cavalcanti, em Jardim Atlântico, que funciona como sede provisória. As primeiras turmas, em Olinda e nas outras seis cidades, começaram em 2014.
A situação verificada no município vizinho de Paulista é a mesma. O terreno, doado em 2013, fica no antigo campo de aviação da família Lundgren, em Maranguape 1. Em três anos, nada foi feito. O que deveria ser um campus do IFPE é um campo de futebol. Enquanto isso, a unidade funciona no prédio da Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup).
“Temos dificuldades com laboratórios. Os professores se esforçam, mas falta estrutura. A gente corre atrás do estudo, entra num Instituto Federal pensando que as condições vão ser melhores e fica nessa situação”, lamenta o estudante Iury Wallace.
Os alunos reclamam que, ao lado do prédio da faculdade, funciona uma granja. E também se queixam de quedas de energia recorrentes. “Tem muito pombo e mosca por causa da granja. Isso atrapalha as aulas. A parte elétrica vive dando problema, o laboratório é precário, é um desleixo do governo com a gente”, critica o estudante Douglas Dantas. O colega dele, Bruno Henrique Cataldi, complementa: “A gente também sofre com o barulho da estrada, porque as salas não são acústicas”.
Em Jaboatão, a obra parou na terraplenagem. O novo campus vai funcionar numa área que pertencia à Usina Bulhões e que equivale a quatro campos de futebol. Sem sinal de obras ou máquinas trabalhando há meses, o mato voltou a crescer no piso de barro. Em Igarassu, o campus do IFPE também não saiu do papel. O terreno, às margens da BR-101, com canavial de um lado e outro, foi cedido pelo município há mais de dois anos e não houve nenhuma construção.
Obra
O único campus do IFPE que está sendo, de fato, construído é o que fica no Cabo. O Ministério da Educação (MEC) liberou R$ 10 milhões em setembro para retomar a obra, que, de acordo com a placa fincada na frente do terreno, deveria ter ficado pronta há mais de seis meses.
A reportagem da TV Globo esteve lá e encontrou operários trabalhando no local. A unidade do instituto federal fica numa área chamada Convida Suape, um projeto de cidade planejada lançado em 2012 e que deveria abrigar empreendimentos comerciais e unidades habitacionais, com circulação de 100 mil pessoas e interlocução com o Porto de Suape. Quase nada foi feito. Ao redor do futuro IFPE, apenas um mar de barro.
Resposta
Em entrevista, a reitora do IFPE, Anália Ribeiro afirmou que houve problemas contratuais nos projetos dos campi. “Tivermos problemas na nossa firma, que já foram sanados. O estágio de dominialidade já foi concuido em todos os novos campi. Agora, falta o processo de licitação para contratar firmas e projeções. O projeto de Abreu e Lima já está concluído e, até o fim do primeiro semestre de 2017, o projeto dos seis outros campi estarão em fase de conclusão”, disse.
Sobre a previsão de entrega dos novos prédios, a assessoria de comunicação do IFPE afirmou que a previsão é de 12 a 18 meses, seguindo o padrão de outras obras já realizadas no instituto. “Após a licitação, dependemos de provisões orçamentárias. O Campus Cabo de Santo Agostinho, por exemplo, deve ser entregue no fim do primeiro semestre do ano que vem. As obras já estão 60% concluídas e chegaram à fase de finalização”, afirmou Amália.
(Por Wagner Sarmento, TV Globo/G1)
Destaque
Irregularidades no pagamento do Garantia Safra em Verdejante geram questionamentos na Câmara Municipal
Vereadores de Verdejante estão investigando irregularidades nos pagamentos do programa Garantia Safra, após descobrirem nomes de pessoas que não residem mais no município há anos, mas que continuam sendo beneficiadas.
O presidente da Câmara Municipal, Edilânio Carvalho, junto ao primeiro secretário, Zé Carlos, e ao segundo secretário, Dorival Gondim, além dos vereadores Felipe do Angico Torto e Heitor Urias, se reuniram com o secretário de Agricultura, Romulo Bringel, e o coordenador do Garantia Safra da cidade para esclarecer a situação.
A demanda surgiu da própria população, que notou a presença de nomes de pessoas desatualizadas no cadastro do programa, entre elas familiares do coordenador do Seguro Safra. Os vereadores questionaram a situação e cobraram explicações. O Garantia Safra é destinado à agricultura familiar da zona rural e visa garantir uma compensação aos agricultores que enfrentam perdas na safra. No entanto, a suspeita é que pessoas que não fazem parte do quadro agrícola da cidade tenham sido indevidamente incluídas.
O secretário Romulo, durante a reunião, explicou que as fichas dos agricultores são preenchidas pelos presidentes das associações locais e entregues ao coordenador do programa. Segundo ele, a responsabilidade de lançar os dados no sistema é dos sindicatos e do IPA (Instituto de Proteção à Agricultura), órgãos competentes para o processo.
No entanto, o coordenador do Seguro Safra é também presidente de uma das associações e, conforme alegado, tem acesso aos dados de sua própria família, incluindo a filha e a nora, que já não residem mais em Verdejante. Essa conexão levantou ainda mais suspeitas sobre a veracidade dos beneficiários cadastrados.
Os vereadores, insatisfeitos com a resposta do secretário, exigem uma ação mais rigorosa para esclarecer as falhas e corrigir os erros no sistema, a fim de garantir que apenas os agricultores locais, que de fato necessitam do benefício, sejam contemplados. O caso continua sendo investigado.
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Primeira sessão da Câmara de Vereadores é marcada por bênção religiosa e presença do prefeito Fabinho
Na manhã desta quarta-feira (05), a sessão inaugural do ano da Câmara de Vereadores de Salgueiro contou com a presença do Padre Edilson José Rodrigues, da Catedral de Santo Antônio, do Pastor e vice-presidente da Associação de Pastores Evangélicos de Salgueiro (Aspesal), Cláudio Fernandes, e do prefeito Fabinho Lisandro (PRD).
A convite do presidente da Câmara, Léo Parente, os líderes religiosos compareceram ao evento para abençoar os novos vereadores e a Casa Epitácio Alencar, enquanto o prefeito aproveitou a oportunidade para reafirmar seu compromisso em governar para todos. Os convidados fizeram uso da tribuna para trazer reflexões profundas sobre o papel da política e a responsabilidade dos vereadores eleitos.
Em sua fala, o Edilson ressaltou que política é uma arte e um exercício de representação, enfatizando para que os vereadores não decepcionem o povo e trabalhem pelo progresso de Salgueiro. Além disso, frisou que eles foram eleitos para cuidar do povo e criar políticas públicas, em vez de defender ideologias. Sua mensagem foi concluída com uma bênção especial, desejando um futuro promissor para o município.
O Pastor Cláudio trouxe uma reflexão inspiradora baseada no capítulo 41 do livro de Isaías. Ele sublinhou a responsabilidade dos vereadores em representar a população, destacando que toda a sociedade pode contribuir para o crescimento da cidade. O vice-presidente da Aspesal finalizou sua fala com um pedido para que os vereadores, ao elaborarem leis, lembrem-se de que “há um Deus sobre Salgueiro” e que Ele está presente em todos os lugares.
Após as bênçãos dos religiosos, o prefeito Fabinho Lisandro subiu à tribuna para reafirmar que Salgueiro é uma terra de grande potencial e que seu compromisso é governar para todos, independentemente de posições ideológicas. Ele fez um apelo aos vereadores para que coloquem os interesses de Salgueiro acima de ideologias, declarando que as portas de seu gabinete estão sempre abertas para o diálogo e a cooperação.
Em suma, a primeira sessão da Câmara de Vereadores de Salgueiro em 2025 foi marcada por discursos que evidenciaram o comprometimento com o progresso do município e o bem-estar dos salgueirenses. O evento foi um importante momento de renovação espiritual e um lembrete da responsabilidade social dos governantes, reforçando a necessidade de união e colaboração para o desenvolvimento da cidade.
Por Victória Gondim – AssCom CMS
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Polícia prende homem por furto a estabelecimento comercial em Salgueiro
A Polícia Militar do 8° BPM prendeu nessa quarta-feira, 5, um homem acusado de furtar um estabelecimento comercial na Rua Alberto Soares, no bairro Nossa Senhora das Graças, em Salgueiro.
Os policiais faziam patrulhamento ostensivo quando foram solicitados pela vítima, a qual denunciou que o indivíduo entrou em seu comércio e subtraiu três camisas de ciclismo.
O efetivo fez buscas e encontrou o acusado com o material furtado. Ele foi levado à Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.
Por Alvinho Patriota
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos